As condições climáticas dos Urais e da Sibéria podem suportar longe de todas as plantas cultivadas. Isso cria certas dificuldades para os residentes de verão e proprietários de suas próprias casas que vivem nesta região. Muitos têm medo de comprar plantas interessantes para os lotes que florescem por muitos anos, porque não têm certeza de que sobreviverão ao inverno rigoroso. Portanto, eles são limitados apenas a gramados e anuários. Mas a seleção russa não pára e anualmente novas variedades de plantas que antes eram consideradas inadequadas para esse clima são divididas em viveiros. Hoje, você pode colher flores perenes para a Sibéria e arbustos decorativos para os Urais. Mas quais deles são os mais despretensiosos e resistentes ao gelo - examinaremos mais detalhadamente.
As perenes de tamanho despretensioso mais despretensiosas
As plantas de baixo crescimento são sempre apropriadas na paisagem, porque podem ser usadas para modelar a borda do gramado, o primeiro plano nos canteiros de flores e criar bordas vivas. Se analisarmos as plantas de baixo crescimento mais lucrativas da Sibéria, apenas algumas serão incluídas nesta lista.
Challenger # 1 - prímula e snowdrops
Será um prazer antes de todos os outros. O calor não suporta, mas se dá bem com alta umidade e frescor. Se nas regiões sul essas plantas estão tentando plantar na sombra para que as raízes não queimem durante o verão, os siberianos podem decorar qualquer parte do terreno com prímulas.
Challenger # 2 - lírios do vale
Eles se distinguem pela capacidade de conviver em qualquer condição, adaptando-se ao clima local. Se você pegar um canteiro de flores inteiro para os lírios do vale, será decorativo por toda a estação, já que em maio os sinos brancos perfumados se espalharão sobre as folhas verde-escuras brilhantes e, em agosto, as bagas vermelhas tomarão seu lugar (venenoso!). O lírio-do-vale, por uma estação, estende o rizoma em 30 cm, e em alguns anos aumentará toda a área que lhe será atribuída. Você precisará proteger as bordas do jardim com pedaços de ardósia para impedir a propagação das raízes. Em um lugar, a flor pode crescer até 40 anos.
Challenger # 3 - Violetas (Pansies)
Uma planta de um ciclo bienal de desenvolvimento, ou seja, no primeiro ano após a germinação das sementes, aumenta a parte aérea e, no próximo verão (junho-agosto), agrada-se. Pode propagar-se por cultivo próprio, embora as donas de casa prefiram crescer em caixas. Adequado para canteiros de flores combinados, porque antes do aparecimento das flores, parece bastante claro.
Challenger # 4 - Margaridas
Plantas em miniatura muito macias da família aster. Eles são considerados perenes porque a margarida tem um ciclo de flores como o dos amores-perfeitos, e então é simplesmente plantada sozinha. Usado para projetar colinas alpinas, intercaladas no gramado, etc. Com a divisão livre, as margaridas gradualmente ficam soltas e se tornam pequenas. Portanto, o processo de reprodução é melhor controlado, transplantado periodicamente e dividindo arbustos muito grandes.
Flores perenes da segunda camada, com até meio metro de altura
O segundo nível, ou seja, para plantas atrofiadas, é habitual plantar aquelas cuja altura não chega a meio metro. Entre as plantas perenes adequadas para os Urais e a Sibéria, dois grupos podem ser distinguidos: com brotos bonitos e folhas decorativas.
Plantas com flores
As plantas perenes brilhantes diferem na medida em que não podem ser decorativas durante todo o verão. Como regra, após a floração, a parte aérea da planta se torna discreta e morre gradualmente para botar os brotos para a nova estação. Isto é especialmente verdadeiro para tubérculos e bulbosos, que dessa maneira se protegem de gastos excessivos. E, no entanto, aquelas semanas de floração brilhante que eles dão são tão espetaculares que todo funcionário de verão tenta decorar seus canteiros de flores com pelo menos duas cópias dessas plantas.
Qual das alternativas a seguir é adequada para o clima da Sibéria:
- Tulipas Para um clima frio, vale a pena tomar variedades que amadurecem antes de qualquer outra pessoa. Estes incluem tulipas simples e felpudas. Ambas as variedades começam a florescer em maio, mas nas condições da Sibéria esse período pode avançar quinze dias. Tulipas simples simples crescem até 40 cm, tulipas felpudas crescem até 25 cm e exigem escavação e secagem anuais para que as lâmpadas não fiquem menores.
- Narcisos. Um filho de duas vezes - é assim que ele é chamado porque está tentando florescer em uma época em que o inverno está lutando com a primavera. É conveniente para o cultivo em climas frios, porque não requer escavação anual, não congela no inverno e é despretensioso para o solo. Porém, apenas novas variedades criadas são diferenciadas por botões muito grandes, que exigem uma liga indispensável. Pedúnculos finos do vento e das chuvas podem quebrar no meio do amadurecimento.
- Malha de íris. Uma perene incrível que pode congelar completamente e renascer de um rim sobrevivente. Comparado com íris barbadas, é menos comum, mas não é de forma alguma inferior aos "irmãos mais velhos" em termos de decoração. Entre folhas finas e pontiagudas, como espadas, caules altos com flores pequenas, mas numerosas, são disparados em maio. Graças às cores azul-amarelo, violeta-branco e outras extraordinariamente brilhantes, elas são visíveis de longe. Eles suportam geadas muito severas, mas não gostam de lugares úmidos. Portanto, eles não são plantados nas planícies.
- Iris está barbada. Este grupo de plantas se distingue por belas folhas carnudas que não perdem a decoratividade até o final do outono e flores grandes, agradáveis aos olhos de maio a junho. Para os Urais e a Sibéria, as íris são apenas um achado: são resistentes ao gelo, bonitas durante toda a temporada, não precisam de transplantes frequentes. Especialmente para o clima frio, foi cultivada a cultivar "íris da Sibéria", com grandes flores azul-azuladas. Capaz de produzir pedúnculos com até um metro de altura, embora a maior parte das folhas esteja localizada na região de 50 a 60 cm.
Artigo no tópico: Plantando, crescendo e cuidando de íris bulbosas - segredos dos jardineiros
Plantas perenes com folhagem decorativa
Em algumas plantas, vale a pena acrescentar flores com folhagem decorativa. Eles criarão um pano de fundo para o canteiro e tomarão o lugar das plantas quando começarem a perder sua bela aparência. Entre os mais espetaculares e exigentes estão os anfitriões, astilbe, incenso, lyatris, uma pêra heterogênea, diferentes tipos de pedras e um buzulnik.
As plantas perenes coexistem perfeitamente na Sibéria, que, antes da floração e depois dela, não perde uma folhagem espetacular. Estes são crisântemos, rudbeckia, flox, doronicum.
Especialmente para as condições da Sibéria, um grau especial de clematis foi cultivado - clematis em chamas. É tão resistente ao inverno que não requer nenhum abrigo de inverno.
Mas o mais espetacular, é claro, serão as rosas. Em condições climáticas frias, os graus enxertados nas roseiras, que são mais fortes e resistentes que as raízes, sobrevivem com sucesso. O mais despretensioso - parque e floribunda. Mais detalhes no vídeo: