Kotovnik: propriedades medicinais e aplicação na medicina popular

Pin
Send
Share
Send

A grama do gato (matoshnik, chandra perfumado, bálsamo de campo) é uma erva perene da família labiada. A maca do gato é amplamente utilizada na medicina.

As propriedades curativas serviram para o fato de que o bálsamo de campo é especialmente cultivado nos EUA e no Canadá. Em condições naturais, cresce nas latitudes médias da Eurásia.

  • Gatos de plantas: composição
  • Quão útil é o gato: as propriedades farmacológicas das flores, caules e folhas
  • A aplicação dos gatos na medicina popular: como preparar uma "poção" de cura
    • Com dores de cabeça
    • Com insônia
    • Para relaxamento muscular e alívio da dor
    • Com doenças de pele
    • Com resfriados
  • Kotovnik: contra-indicações para plantas

Gatos de plantas: composição

Grama do gato - uma planta perene resistente ao frio e à umidade. É despretensioso para as condições do meio ambiente. Ela cresce em locais iluminados na floresta, em um deserto ou perto de estradas. A planta não é comum, sua descrição se parece com hortelã. O caule da planta mãe é ramificado, com 50 a 110 cm de altura, as folhas são afiadas, de formato oval. As flores são brancas, roxas ou azuladas, recolhidas na inflorescência com um diâmetro de 1,5 a 2,5 cm, sendo o fruto castanho e em forma de noz. Flores de junho a setembro.O cheiro de shandra é perfumado, com um toque de limão.

Voce sabe A planta recebeu o nome de uma cauda de gato e grama de gato por causa do grande amor por esses animais. Como valeriana, o gato mãe atrai gatos com seu cheiro. Os gourmets macios comem a grama. Causa euforia, semelhante à intoxicação narcótica.

Bálsamo de campo em sua composição tem muitos componentes úteis. Entre eles:

  • Óleos essenciais que têm um efeito positivo no sistema nervoso;
  • vitamina C, fortalecendo a imunidade;
  • componentes taninos, cujas propriedades de tricotagem são utilizadas em preparações à base de gatos;
  • flavonóides, útil para os vasos do corpo;
  • ácido ursólico, melhorando o trabalho das enzimas;
  • glicosídeos, saponinas, amargura.

Quão útil é o gato: as propriedades farmacológicas das flores, caules e folhas

O gato da grama é valorizado em farmacologia, e suas propriedades medicinais ajudam a superar muitas doenças. Shandra perfumado tem efeitos antipiréticos, anti-inflamatórios, diaforéticos, expectorantes, anti-helmínticos e fortificantes.

Gato Catnip é usado no tratamento de patologias de tais sistemas:

  • cardiovascular (anemia, angina pectoris, aterosclerose);
  • nervoso (dores de cabeça, insônia, distúrbios nervosos, depressão, histeria);
  • respiratória (bronquite, resfriados, tosse);
  • urogenital (doença renal, irregularidade menstrual, disfunção erétil);
  • digestivo (icterícia, atonia intestinal, catarro estomacal, gastrite);
  • pele (dermatite, eczema, inflamação na pele).

Importante! Antes de usar drogas e tinturas com base em um matte, você precisa consultar um médico, uma vez que a planta não é adequada para todos e tem contra-indicações.

A aplicação dos gatos na medicina popular: como preparar uma "poção" de cura

Matoschnik é usado para curar muitas doenças. Na fitoterapia, são utilizados caules, flores e folhas que são rasgadas durante o período de floração. Recolhendo a grama, seca-se em um quarto ventilado ou no ar puro. Use matérias-primas pode ser de 2 anos após o cozimento. Das partes coletadas do chandra perfumado, faça chás e decocções de cura.

Com dores de cabeça

Citron limão tem propriedades medicinais bem conhecidas na luta contra a enxaqueca. Uma colher de sopa de licor mãe seco é vertida em 300 ml de água a ferver. O chá é infundido 2 horas em um recipiente fechado.O caldo filtrado é consumido em uma colher de sopa 30 minutos antes de comer. O tratamento é aplicado 1-2 dias, até a dor de cabeça desaparecer. Com a dor contínua, a infusão é feita no futuro.

Os defensores da medicina popular estarão interessados ​​em ler sobre as propriedades curativas e o uso de ambrosia, absinto amargo, roupas de banho, derbennik, ferida, genciana.

Com insônia

Não menos eficaz é a hortelã do gato na superação da insônia. Popular é a receita, onde os gatos, raiz de valeriana, cor de camomila e cones de lúpulo são combinados na mesma proporção. Para preparar o caldo, tome três colheres de sopa de ervas secas e 400 ml de líquido. Tudo é fervido por cinco minutos e filtrado. Use metade do copo depois de comer 2-3 semanas.

Voce sabe Da menta do gato, faça "pó de felicidade". A composição inclui 1 parte do bagre e orégano, 2 partes de lavanda. A mistura é colocada em sacos e colocada em toda a casa, principalmente no quarto.

Para relaxamento muscular e alívio da dor

Citron de limão tem propriedades úteis que ajudarão a aliviar a tensão muscular. Você deve tomar uma colher de chá de mate, valeriana e calota craniana, despeje-os com dois copos de água.Infundir a mistura por 20 minutos e usá-lo durante todo o dia.

Com doenças de pele

Os gatos erva se livrar das doenças da pele, suas propriedades medicinais ajudam a superar a irritação e inflamação. Para fazer isso, prepare decocção de shandra de bagas de mirtilo perfumadas, erva de São João, musgo irlandês, nove-cerca, confrei, verbena azul, raiz de vassoura velha, resina de mirra. Todos os ingredientes são tomados nas mesmas proporções. Três colheres de sopa de ervas derramou 400 ml de água fervente. O caldo é infundido por meia hora, depois filtrado. Beba uma vez por dia (primeiros três dias) e depois - três vezes ao dia por 1/3 xícara.

Superar o eczema ajudará a comprimir da mãe. Duas colheres de sopa de ervas são cozidas em banho-maria (300 ml de líquido) por 5 minutos. A mistura arrefecida é filtrada. Para se livrar da doença da decocção, faça loções que são aplicadas às partes afetadas do corpo por 30 minutos. O procedimento é feito duas vezes ao dia até a pele melhorar.

Como drogas para resfriados, você pode usar anêmona, framboesa, sálvia, tília, cardamomo, noz-moscada.

Com resfriados

É comum o uso de chandra perfumado para o tratamento de infecções respiratórias agudas.

Com faringite (inflamação da membrana mucosa da faringe) não infusão alcoólica. Para o tratamento tomar 40 g de catnip seco e meio litro de vodka. Eles insistem 14 dias. Aplicando o medicamento, adicione 1 colher de chá da mistura ao copo de água e lave a garganta.

Para aliviar a temperatura para resfriados, aplique infusão desta planta. Você precisa tomar duas colheres de chá de verduras e despeje 250 ml de água fervente. A mistura é infundida por algumas horas, depois filtrada. Aplicar quatro vezes ao dia por 50 ml do produto.

Kotovnik: contra-indicações para plantas

Kotovnik não só tem propriedades úteis, mas também contra-indicações.

Ingestão indesejável de plantas em tais casos:

  • gravidez;
  • período de lactação;
  • taquicardia e doenças cardíacas graves.

Importante! Tendo decidido usar a hortelã do gato, não se esqueça de se certificar de que não tem contra-indicações e alergias a esta planta.

Shandra perfumado é uma planta muito interessante que combina beleza, aroma único e propriedades úteis. É usado em paisagismo, culinária, mas acima de tudo, era útil na medicina. As propriedades curativas da erva tornaram um excelente remédio para a terapia de muitas doenças.

Pin
Send
Share
Send