O uso de monofosfato de potássio como fertilizante

Pin
Send
Share
Send

De vários tipos de fertilizantes, o monofosfato de potássio ganhou grande popularidade entre os camionistas e jardineiros, é usado tanto como potássio quanto como fertilizante fosfatado.

  • Descrição e composição
  • Quando o monofosfato de potássio é usado
  • Como se inscrever
    • Mudas
    • Vegetal
    • Frutas e bagas
  • Vantagens e desvantagens
  • Precauções

Descrição e composição

Esta substância pertence a fertilizantes complexos de potássio-fósforo. Externamente, parece pó branco ou grânulos. Sua solubilidade em água a + 20 ° C é de 22,6% em massa e a + 90 ° C é de 83,5%.

Isto significa que este fertilizante se dissolve muito facilmente na água. A fórmula química do monofosfato de potássio é o KH2PO4. O conteúdo de óxido de potássio (K2O) é de 33% e de óxido de fósforo (P2O5) - 50%.

Importante! No fertilizante monofosfato de potássio, não há substâncias prejudiciais para muitas plantas: cloro, metais pesados, sódio.
Neste caso, as frações de massa de potássio (K) e fósforo (P) são 28% e 23%, respectivamente. De acordo com o teor de potássio, este fertilizante é superior ao cloreto e sulfato de potássio, bem como ao nitrato de potássio. No fósforo é ultrapassado pelos superfosfatos.

Quando o monofosfato de potássio é usado

Seu uso aumenta o rendimento de legumes e frutas, afeta positivamente a qualidade das frutas e vegetais em si.Isso aumenta a resistência das plantas a várias doenças.

Top dressing com monofosfato de potássio é feito de acordo com as instruções de uso e também contribui para a floração precoce, abundante de várias culturas de flores. O fertilizante é aplicado geralmente durante o processamento de plantio na primavera, plantio de mudas e durante o florescimento de plantas, incluindo plantas ornamentais.

Importante! Monofosfato de potássio categoricamente não recomendado para misturar com drogas que contenham magnésio e cálcio.

Como se inscrever

Este medicamento é usado como curativo superficial ou para aplicação no solo (aberto ou protegido), independentemente e como parte de misturas minerais. Geralmente é usado na forma de uma solução, mas pode ser introduzido no solo como parte de várias misturas secas.

Uma propriedade útil da droga é a sua compatibilidade com quase qualquer fertilizante, exceto por conter magnésio e cálcio. Uma mistura com compostos nitrogenados tem um efeito benéfico no desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

Mudas

Uma solução da preparação para regar o solo, na qual as mudas crescem (vegetais ou flores), é preparada na proporção de 10 g de monofosfato de potássio por 10 litros de água. A mesma solução é usada para o tratamento de plantas de interior, bem como flores crescendo ao ar livre. Ao regar as cores do jardim, são consumidos aproximadamente 5 litros de solução por 1 metro quadrado. m.

Vegetal

Para molhar os vegetais que crescem no campo aberto, use uma solução de monofosfato de potássio na proporção de 15-20 g da droga por 10 litros de água. A taxa de aplicação é de 3-4 litros de solução por 1 km2. m para plantações jovens (antes da brotação) ou 5-6 l para as mais maduras.

A mesma solução é usada no caso de plantas de pulverização. A droga processa-se de tarde para evitar a sua evaporação rápida abaixo do sol.

Frutas e bagas

Ao processar árvores frutíferas ou arbustos de bagas (por aspersão ou pulverização), use uma solução mais concentrada do fármaco: 10 g de água requerem 30 g de substância.

Para o mato, o consumo da solução preparada é de 7-10 litros por metro quadrado. m área de terra, sombreada ao meio-dia. Para o consumo de árvores é maior - 15-20 litros por 1 km2. m adjacente ao tronco da superfície da Terra.

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens deste fertilizante são as seguintes:

  • alto teor de K e P;
  • boa solubilidade;
  • é assimilado por todas as partes da planta (raízes, folhagem, brotos);
  • pode ser usado para a prevenção de doenças fúngicas de plantas;
  • Com esta droga é praticamente impossível "overfeed" plantas;
  • não afeta a acidez do solo;
  • compatível com outros fertilizantes minerais (exceto cálcio e magnésio).

Voce sabe A falta de fósforo, assim como o potássio, leva a um fraco teor de açúcar da fruta.

Este fertilizante também tem alguns inconvenientes, nomeadamente:

  • decai rapidamente no solo, pelo que a fertilização das plantas é normalmente produzida por soluções;
  • útil não só para plantas cultivadas, mas também para ervas daninhas;
  • é incompatível com fertilizantes contendo magnésio e cálcio, o que limita seu uso para algumas plantas (por exemplo, uvas);
  • a preparação é higroscópica, perde rapidamente as suas propriedades quando molhada;
  • soluções da droga são instáveis, eles não podem ser armazenados.
Voce sabe A utilidade do monofosfato de potássio tanto para as plantas cultivadas quanto para as ervas daninhas pode ser uma brincadeira cruel. Um caso foi registrado onde, como resultado da aplicação desse fertilizante, um gigantesco balde, uma altura de 4,5 me um tronco grosso, emergiu no jardim. Ele teve que cortar.

Precauções

Mantenha a substância em uma sala ventilada, que não seja acessível a crianças e animais. Você não pode armazená-lo com alimentos, medicamentos e ração animal. Ao usar, use luvas de borracha.

Se o produto estiver na pele ou nas membranas mucosas, elas são cuidadosamente lavadas com água corrente. Se você entrar no estômago, lave o estômago.

Assim, pode-se argumentar que esta droga é um fertilizante eficaz que promove tanto o aumento do rendimento de frutas, bagas e legumes, bem como a floração prolongada de flores no jardim. Inúmeras vantagens tornam este fertilizante muito atraente para qualquer jardineiro ou jardineiro.

Assista ao vídeo: A Importância do Potássio

Pin
Send
Share
Send