A temporada de verão está se aproximando. Na estação quente, mais e mais pessoas preferem viver fora da cidade, na natureza. E isso significa que você precisa considerar não apenas sua vida, mas também o interior, no qual passará parte da primavera, verão e início quente do outono. Talvez a cortina da casa, costurada com suas próprias mãos em um tecido barato, mas prático, seja o começo da reforma de sua casa de verão.
O que devem ser as cortinas do país?
Obviamente, as cortinas do país devem agradar aos olhos e combinar com o local a que se destinam. Porém, existem vários outros parâmetros que devem ser considerados ao escolher "roupas" para as janelas da habitação suburbana.
Aqui estão algumas coisas que você precisa prestar especial atenção:
- É melhor dar preferência a materiais naturais como linho, algodão e chita.
- As cortinas devem ser práticas. Eles não devem desaparecer rapidamente e se sujar muito.
- A escolha de tecidos para janelas também depende da sua localização. Para janelas voltadas para o lado ensolarado, escolhemos cortinas opacas feitas de matéria escura e, para janelas orientadas para o lado sombreado, deixaremos tecidos leves e leves.
- Se você mora no país o ano todo, precisa de outro conjunto de cortinas - o inverno.
- Não sobrecarregue o modelo com vários babados e elementos decorativos. Simples e doce é o nosso lema.
- Para uma varanda ou mirante, é melhor escolher um material que não permita a passagem da água - tecidos de PVC.
E também preste atenção ao fato de que as cortinas do país devem ser facilmente removíveis; portanto, anéis ou prendedores de roupa devem ser usados como fixadores para elas.
Costuramos cortinas de diferentes estilos
O estilo, que é mais preferido pelos residentes de verão, é chamado de "rústico". É popular não apenas em nosso país, mas também na Europa e até na América. Só que em diferentes países adquire características próprias de distinção.
Retalhos no espírito russo
Para incorporar o estilo da vila russa, precisamos do tecido natural mais simples. Geralmente é uma chita, linho ou algodão "engraçado". A matéria simples e com um padrão fino servirão. A cortina feita pelo método dos retalhos parece ótima.
Para costurar cortinas de abas, é necessário medir a janela, decidir sobre os parâmetros das pinturas da futura cortina e, em seguida, fazer um padrão de seus detalhes. Nesse caso, deve-se dar preferência a elementos grandes, para que as cortinas não sejam muito pesadas devido à abundância de costuras. A técnica de retalhos envolve o uso de formas geométricas. Na maioria das vezes, são triângulos ou quadrados isósceles. A combinação de detalhes escuros e claros parece mais eficaz.
Recortamos peças de papelão grosso sem abas para costuras e as numeramos para não confundir ao conectar. Aplicamos padrões no lado errado do material e circundamos-os ao redor do contorno com um marcador raso, remanescente ou especial. Cada elemento será cortado com uma margem para costuras - cerca de 0,5 cm Para que a costura fique do lado errado do trabalho, as peças devem ser unidas, prendendo-as umas às outras com os lados frontais.
Costurar em uma máquina de costura ou em costuras feitas manualmente. Para ocultar o lado errado do produto, ele precisa de um revestimento. As bordas das cortinas resultantes podem ser decoradas com tranças, rendas ou fitas.
Aprenda os segredos da colcha de retalhos para tecidos soltos no vídeo:
As cortinas em estilo rústico russo distinguem não apenas as janelas, mas também as portas, além de um local para dormir.
Incorporamos o estilo rústico francês
O estilo rústico na França recebeu o nome de uma das províncias deste país. Ou seja, Provence. Para criar esse estilo, o chintz também é bastante adequado, e você também pode usar linho e até um cambraia. Todos esses tecidos são naturais e servirão bem no país.
Além de tecido e máquina de costura, para o trabalho precisamos:
- Hardware. Fitas e fios de cetim para combinar com o tom de uma das cores do material principal são adequados para decorar o produto.
- Ferramentas e material. Prepararemos papel para o padrão, uma fita de centímetro, giz ou remanescente, alfinetes e tesouras muito afiadas.
É melhor comprar um tecido com uma margem de 10 a 15% em caso de possíveis erros de medição. A largura mínima do tecido deve ser de 3 metros.
Certifique-se de medir a janela e ajustar os tamanhos propostos abaixo, com base nos resultados de nossas medições. Temos que costurar uma versão simples de cortinas no estilo da Provença a partir de duas metades com uma faixa transversal. A largura de cada metade é de aproximadamente 80 cm, e a faixa transversal é de 15 a 20 cm.
Apesar da aparente simplicidade do trabalho, ele deve começar com um padrão. Para fazer isso, o papel dobrado duas vezes é colocado em uma mesa grande ou no chão. Desenhamos os contornos de futuras pinturas pela metade do tamanho real e recortamos.
Ao transferir o padrão para o tecido, não se esqueça de permitir as costuras. Na parte superior do produto, que será fixada à cornija com prendedores de roupa, o subsídio deve ser de pelo menos 5 cm. Para as demais costuras, basta deixar 1 cm.
Nos detalhes recortados do tecido, fixamos as bordas a serem costuradas com alfinetes, para que as costuras sejam uniformes e limpas. Depois disso, decoramos as bordas com uma fita e depois montamos as cortinas acabadas no estilo provençal.
Não se esqueça dos ganchos que prendem as cortinas quando elas são separadas. Eles podem ser feitos de pedaços de tecido a partir de cortinas ou na forma de cordões decorativos, fitas, flores.
Costuramos cortinas no estilo do país americano
Como qualquer outro estilo rústico, o país é caracterizado pela simplicidade e naturalidade.
Para o país, os tecidos naturais são mais frequentemente escolhidos:
- não muito brilhante;
- com padrão de flores;
- na "caixa".
No entanto, você pode usar produtos sintéticos que imitam tecidos naturais. Suas vantagens em dar são que não desaparecem, não ficam amarelas com o sol, não encolhem e não se deterioram.
Para calcular corretamente a necessidade de material, fazemos as medições necessárias. Para determinar o comprimento do produto, é necessário medir a distância da cornija (o ponto superior da cortina) ao peitoril da janela ou à parte inferior da bateria de aquecimento (ponto inferior). Adicionamos 6 cm ao resultado para dobrar o produto por baixo e 3 cm para a curva na parte superior da tela. Para determinar a largura do produto, é necessário aumentar o comprimento da cornija de 1,5 a 2 vezes, dependendo da densidade da cortina futura.
O padrão mais simples são telas retangulares. Corte o tecido. Para não usar alfinetes, você pode definir a máquina de costura para o modo de ponto longo. Ele permite que você observe a bainha. Na borda superior dobrada costuramos a fita para cortinas. Em seguida, as costuras laterais devem ser processadas. As bordas da trança devem ser removidas na costura e as extremidades dos fios devem ser deixadas do lado de fora. Ao puxá-los, será possível ajustar o grau de cortina da cortina. Resta apenas processar o fundo e pendurar as cortinas acabadas na borda.
Características de estilo rústico para quartos diferentes
O estilo rústico é universal e muito adequado para uma residência de verão, portanto, todos os quartos podem ser decorados, levando em consideração suas características.
Costuramos cortinas romanas para a cozinha
O design mais relevante para cortinas de cozinha é chamado de cortinas de café. Uma vara, linha de pesca ou barbante é fixada no meio da janela. Duas telas pequenas são reforçadas nela. A parte superior da janela é decorada com um lambrequin ou cortinas com pick-ups.
Outra opção que olhará organicamente na cozinha do país são as cortinas romanas.
Um workshop detalhado sobre costura de cortinas romanas, veja o vídeo:
Sala de estar, quarto e sala de jantar
Se o seu chalé tiver esses quartos, decore-os com longas cortinas de estilo rústico, com pick-ups. Como decoração adicional dos painéis, você pode usar babados de renda ou tecido, fitas de cetim, cordões, botões e miçangas.
Inúmeras idéias de cortinas de estilo rústico são apresentadas no vídeo:
Cortinas de costura em estilo mediterrâneo
Outro estilo que os moradores de verão adoram escolher é o Mediterrâneo.
As características dele podem ser chamadas da seguinte maneira:
- a abundância de luz nos quartos;
- grandes janelas;
- tecidos translúcidos ou totalmente transparentes são preferidos;
- Os tecidos devem ser lisos ou com ornamentos florais.
Vamos preparar todo o material necessário para o trabalho:
- o tecido que escolhemos levando em consideração todas as recomendações dadas acima;
- tesouras para tecidos;
- fita de centímetro ou fita métrica;
- alfinetes e agulhas, fios;
- máquina de costura
Para costurar as cortinas do chalé com suas próprias mãos, é necessário fazer medições preliminares, pelas quais seremos guiados posteriormente ao cortar o tecido.
Cortinas em duas peças
Para começar, você pode simplesmente anexar o tecido selecionado à janela, verificar a localização da imagem e como a cortina final ficará no interior. Medimos a largura da janela. Precisamos do dobro de tecido que o valor de medição obtido. Ou seja, para uma janela de dois metros, você precisará de quatro metros de material.
Determinamos o comprimento do produto futuro, fazendo uma medição desde o ponto em que a borda superior do painel será fixada até o nível do comprimento desejado. Ao calcular os parâmetros do produto, adicione 15 a 20 cm nas costuras, na bainha e na parte das pinturas que serão fixadas na cornija. Corte o tecido melhor espalhando-o no chão ou em uma mesa grande. Se as cortinas consistirem em duas pinturas, dobramos o produto na meia largura e cortamos cuidadosamente ao longo do comprimento.
Em todos os lados dos painéis, exceto na borda superior, fabricamos bainhas, fixando-as com pinos. Os esboços feitos são costurados em uma máquina de escrever. Agora a tela parece arrumada. Dobramos a borda superior para o lado errado, fixamos com alfinetes e costuramos. Do lado de fora da costura pode ser escondido com trança. A bainha obtida de cima é usada para fixação na cornija. Agora, a partir do material improvisado, dominamos os truques.
Um modelo mais complexo pode ser costurado usando o diagrama abaixo.
Cortina de arco bonito
Você pode decorar a abertura da janela na cozinha e em qualquer outra sala com um arco. Em todos os lugares, ela parecerá surpreendentemente orgânica e gentil. Você pode costurar um arco de um pedaço inteiro de tecido. Deve ser um pedaço grande o suficiente para que as extremidades do arco caiam no parapeito da janela ou até mais baixo.
Dois métodos podem ser usados para criar uma forma arqueada dessa cortina.
- O arco pode ser cortado na parte inferior da tela. A borda do arco deve ser tratada com um acabamento oblíquo; você pode até decorá-lo com babados. A parte superior do arco se encaixa nas dobras que se aproximam.
- No segundo método, não um, mas dois arcos são cortados. O arco superior ao longo da seção B é esticado, uma fita especial é costurada para prender a cornija. O tecido, cortado ao longo do oblíquo, fica pendurado lindamente, formando dobras suaves. A borda do arco corre ao longo do arco inferior. Bainha, decorada com babados, se desejar.
Para maior clareza, sugerimos que você assista a um vídeo sobre o tópico de criação de arcos de cortina:
Como você pode ver, nenhuma habilidade especial é necessária para costurar as cortinas para dar. Mas são as cortinas selecionadas com bom gosto que transformam o interior diante de nossos olhos, dando-lhe plenitude. No país, você passará pelo menos três meses. Crie uma atmosfera de aconchego e conforto.