Likoris (lat. Lycoris) é uma planta nativa da Ásia. Existe uma flor silvestre à qual são atribuídas propriedades místicas. Os russos cultivam alcaçuz em cabanas de verão e em casa como uma planta de maconha. Ele cria raízes, no entanto, de nenhuma maneira em todas as regiões. Na tecnologia agrícola, pode ser comparado com narcisos e tulipas.
Lenda da flor da morte
Likoris - o nome europeu da planta oriental, obtido a partir do nome da bela Nereida (ninfa do mar). Segundo a lenda asiática, os espíritos do mundo vegetal Manju e Saga cuidavam da flor. O primeiro foi responsável pelas flores, o segundo pelas folhas. Uma vez que eles se esqueceram do trabalho designado para se conhecerem. Deus escolheu um castigo cruel para os amantes: parece estar próximo, mas não é capaz de se ver. Durante o período de floração do alcaçuz, as folhas secam e, quando aparecem novamente, as flores desaparecem.
Os japoneses geralmente plantam essa flor no cemitério, usam-na em cerimônias de luto, como acreditam: ela cresce na beira das estradas subterrâneas da morte. Outros nomes de plantas:
- manzhusaga (em homenagem a espíritos apaixonados);
- higanban (significado: "flor do equinócio de outono");
- flor celestial;
- flor fantasmagórica;
- raposa flor;
- lírio de demônios;
- lírio-aranha;
- flor dos mortos;
- flor do deserto;
- flor de barbear;
- flor infernal;
- flor da morte.
Vídeo: lycoris floração exuberante
Características da crescente cultura decorativa
Licoris é uma planta perene bulbosa de até 70 cm de altura, com comprimento de folha grande (até 60 cm), mas largura máxima de 20 mm. A planta é bastante termofílica, só pode inverno nas zonas sul. Assim, criou raízes bem no Território de Krasnodar.
Após as férias de verão, quando as folhas desaparecem, os caules das flores são jogados fora nos últimos dias de agosto ou no início de setembro. Aqueles estão ganhando altura rapidamente: por 5 dias, as flechas podem crescer até meio metro. Buquês perfumados em hastes nuas retas tornam-se uma decoração do jardim. Em uma espécie de flor de raposa, os estames filiformes são muito mais longos que as pétalas, na outra - quase nivelados.
Por causa dos estames incomuns, as flores são semelhantes aos representantes da família das aranhas.
Paleta de cores Lyricis:
- branco
- amarelo
- dourado;
- vermelho
- lilás;
- laranja
- rosa.
O período de floração dura cerca de 15 dias. Após a murcha, formam-se folhas estreitas em forma de flecha, que sobrevivem até o final da primavera, início de junho.
Após a polinização, os frutos aparecem: cápsulas de 3 canais com pequenas sementes pretas. No entanto, o alcaçuz é geralmente propagado vegetativamente: por lâmpadas filhas. Muitas espécies não formam sementes; portanto, é impossível cultivar essa cultura com sua ajuda na maioria dos casos. Bulbos de cultura durante a reprodução formam rizomas fundidos densos - isso é bom para fortalecer o solo.
Exemplos de uso em paisagismo
- Tons delicados ficam bem no fundo da vegetação
- Jardim Japonês - um lugar maravilhoso para cultivar lycoris
- Vermelho com branco é uma das combinações vencedoras
- A Likorisy na forma de bordas vivas divide o jardim em zonas bem
- Lycoris também enraizar-se-á bem em vasos
- Você pode fazer um pouso solo misturando várias cores de lírios-aranha
Variedades populares na foto
Na maioria das vezes, essa flor é encontrada em jardins no sul da Rússia, com menos frequência na faixa do meio. Os floristas preferem várias variedades de flores fantasmagóricas.
- Licoris é dourado. Não tolera temperaturas abaixo de -5 ° C. Muitas vezes, é cultivado apenas em casa. Sua altura é ligeiramente superior a meio metro. O diâmetro das flores tubulares da cor canária é de 10 cm. Na inflorescência, geralmente não há mais de 6 peças. Floresce em maio ou no início de junho.
- Licoris Blood Red. Baixinho em comparação com outras variedades: apenas 45 cm, folhas pequenas crescem de abril a junho. Em agosto, flores vermelhas florescem. No pedúnculo, geralmente 5-6 botões com um diâmetro de 5 cm.
- Licoris é radiante. Perene altamente decorativo, com longos estames filamentosos e pétalas incomuns. As "antenas" laterais são dobradas para trás e as pétalas centrais lembram um arco ondulado. As flores grandes são rosa, branco, terracota (a cor da argila queimada). A altura das setas da flor atinge 30-70 cm.
- Licoris é escamoso ou escamoso. As espécies mais legais com inflorescências de 8 a 9 botões. As flores em forma de funil cheiram bem. A cor das pétalas ligeiramente dobradas para trás é rosa pálido com um tom lilás, e o núcleo é amarelo. Altura da planta - 60-70 cm, multiplica-se por lâmpadas filhas. As folhas basais aparecem no final do período de floração.
Vídeo: alcaçuz radiante no Japão
Métodos de plantio de alcaçuz
A criação de alcaçuz é melhor realizada no outono. Os bulbos são plantados no local um mês antes da geada, para que eles tenham tempo para se acostumar com o solo e colocar as raízes. Algumas plantas na primavera, mas é provável que as plantas caprichosas fiquem doentes e não floresçam no próximo ano.
Condições favoráveis ao cultivo de alcaçuz:
- um clima semelhante ao habitat natural;
- local bem iluminado e quente, sem estagnação da água;
- proteção contra correntes de ar, rajadas de vento;
- proteção contra a luz direta do sol por sombra parcial de grandes copas frondosas.
Regras de desembarque:
- Escolha um local adequado, melhor com solos arenosos ou levemente ácidos.
- Descasque e maconha.
- Se necessário, adicione turfa, húmus e areia grossa no chão.
- Nivele o solo.
- Faça uma distância entre os orifícios: 25 a 30 cm e cubra o fundo de cada um com uma camada de areia.
- Plante bulbos grandes, espremendo um pouco no substrato, a uma profundidade de pelo menos 14 cm.
- Cubra as lâmpadas com areia e o restante espaço vazio com o solo em folha.
- Aperte o solo no buraco e regue-o abundantemente.
Garden Care
O cuidado com esta cultura de jardim consiste em regar oportunamente, soltar o solo, arrancar ervas daninhas, alimentar-se com nutrientes e preparar-se para o inverno. De tempos em tempos, o alcaçuz precisa de um transplante.
Durante o crescimento ativo de pedúnculos e folhas, as plantas são regadas regularmente para que apenas a camada superior de terra seque. As camadas inferiores do solo devem estar sempre um pouco úmidas. Durante a dormência no inverno, a rega não é necessária, durante o verão é minimizada.
Os nutrientes são introduzidos na primavera e no início da floração, bem como nos casos em que as flores não parecem muito saudáveis. Mas zelo neste assunto não vale a pena. Os fertilizantes minerais são preferidos para as culturas de bulbos. Adicione a cobertura, à raiz, previamente dissolvida em vários litros de água. O principal é seguir as instruções na embalagem. É melhor não adicionar nitrogênio, especialmente no outono.
Transplante
Não há necessidade de um transplante anual; com divisão frequente, as flores enfraquecem. Basta fazer isso uma vez a cada 5 anos, seguindo regras simples:
- Prepare um novo local para alcaçuz.
- Desenterre as lâmpadas, separe delicadamente as crianças.
- "Pó" os lugares onde eles estavam com cinzas de madeira.
- Aterre no local preparado.
- Não molhe o solo durante o transplante de outono.
Um ano e dois após o transplante, o alcaçuz pode não florescer.
Preparações de inverno
No final do outono, as flores e folhas secas da planta são removidas. Lâmpadas para o inverno não cavam. Com o enraizamento profundo, as geadas não têm medo deles, mas apenas com a condição de que a distância entre o fundo e a superfície do local seja de pelo menos 30 cm. Se os meteorologistas prometem um inverno rigoroso sem neve, a flor é coberta com grama seca, folhas, ramos de abeto ou agrospam antes da primavera.
Problemas crescentes, pragas
Licoris é resistente a doenças e a todas as pragas, exceto narcisos. Para que não danifiquem, durante o período de crescimento ativo, as flores são regadas com uma solução de uma preparação inseticida.
Licoris é venenoso, principalmente suas lâmpadas. Para cumprir as precauções de segurança, os cultivadores de flores trabalham com ele apenas em luvas de borracha apertadas. Cultive-o em um local inacessível para crianças e animais de estimação.
Se você não observar o regime de rega, a podridão das raízes poderá aparecer devido à umidade excessiva do solo. Com a exposição prolongada à luz solar direta, as folhas queimam: áreas claras, como se estivessem queimadas. Isso afeta adversamente a saúde e a aparência da cultura.
Comentários sobre o cultivo de alcaçuz
Como todas as cebolas, o floreio Likoris é plantado a uma profundidade de 3 vezes o diâmetro da lâmpada. Em um local ensolarado ou ligeiramente sombreado, o solo é argiloso ou argiloso, rico em húmus.A semente não se forma, se propaga vegetativamente.
Yuriks
//frauflora.ru/viewtopic.php?t=3222
Licoris pode ser não apenas branco, amarelo, vermelho, pode ser rosa e azul, ou seja, azul ou azul.
Elfeya
//forum.bestflowers.ru/t/likoris.44097/
O alcaçuz em nossas condições deve ser cultivado como nerins. Como muitos amarílis, eles não gostam de transplantes, por isso não serão capazes de crescer como gladíolos. Além disso, como você provavelmente notou, novas folhas crescem nelas no final do verão e no outono, e permanecem o inverno inteiro.
Nerina Bowden cresce em minha capacidade de 10 litros. Após a floração, não a rego e coloco em uma sala sem aquecimento a aproximadamente + 5 graus. até a primavera. Então as folhas começam a crescer e você precisa de luz, rega e fertilização. Assim que o tempo permite, eu o tiro ao ar livre. E assim cresce durante toda a temporada. No final de julho-agosto, paro de regar e de encher a cobertura e coloco-a em uma copa, organizando um período seco. No outono, floresce. Da mesma forma, você pode cultivar alcaçuz, mas no inverno elas não morrem das folhas, por isso é necessário mantê-las frescas na luz máxima e umedecer um pouco. O inverno mais persistente - squamigrace lycoris na 5a zona.
Alik
//www.flowersweb.info/forum/forum7/topic112581/messages/
Likoris é uma planta bonita com uma lenda incrível. No Japão, na linguagem das flores, significa "aguardar uma nova reunião". Com os devidos cuidados, agrada os jardineiros por muitos anos.