Quase todos os tipos de ficus são resistentes a condições externas, despretensiosas nos cuidados. Para o correto desenvolvimento da cultura, a coroa é submetida a beliscões sistemáticas. Para não danificar a planta, você precisa saber como aparar o ficus. Uma bela coroa é formada no mato, que é fornecida com rega, cultivo, proteção regular contra vírus e pragas de alta qualidade.
Para que serve a poda?
Os jardineiros iniciantes estão interessados em saber se a remoção parcial dos galhos prejudicará o mato crescido? A poda é feita para formar uma bela coroa magnífica no ficus.
Ficus emborrachado
Cortar periodicamente galhos secos e danificados permite manter a planta saudável. A prevenção de doenças inclui a remoção oportuna de processos danificados. Se isso não for feito, a infecção pode se espalhar para todo o arbusto.
A manipulação realizada corretamente contribui para:
- rejuvenescimento, restauração de uma planta de casa;
- a formação de uma linda coroa.
Tempo de corte e preparação da ferramenta
A remoção parcial e o encurtamento de partes individuais, realizadas durante um período de crescimento vigoroso, ajudarão a tornar volumosa e macia a coroa do ficus.
Aparar ferramentas
Um período específico é recomendado para cada tipo de corte. A formação da coroa é realizada desde o início da primavera até o meio do verão. Como formar ficus corretamente em casa, por que não pode remover partes dos galhos, folhagem no inverno?
Uma espécie é popular entre criadores de plantas russos - corte de ficus de borracha, cuja formação é estritamente proibida de janeiro a março. Saindo do estado inativo, a planta começa a liberar os brotos do lado onde os galhos foram cortados. O arbusto fica inclinado para um lado.
Preste atenção! Novos brotos são formados devido ao estoque de substâncias úteis remanescentes do outono. É prejudicial ao mato. O crescimento ativo de novos galhos enfraquece a planta interna.
Você não pode aparar imediatamente após o transplante. A flor do ficus ainda está em adaptação, e beliscar e remover brotos causará estresse adicional. Após o transbordo do mato para outra panela, é necessária a poda sanitária.
No processo de formação de um arbusto, use:
- tesouras de podar;
- tesouras de jardim;
- faca afiada (bisturi).
Antes da manipulação, você precisa preparar agentes anti-sépticos:
- jardim var;
- álcool
- carvão ativado.
Produtos contendo álcool por calcinação em ferramentas de desinfecção pelo fogo. Fatias no tronco, os ramos são tratados com var jardim. A remoção de processos desnecessários é feita com uma faca afiada. Com uma ferramenta sem corte, é impossível cortar suavemente uma fuga desnecessária. No ponto de corte, a casca será "irregular". Bactérias patogênicas podem entrar no tronco através da área lesionada.
Garden Var
Regras gerais para aparar ficus
A remoção de galhos saudáveis só pode ser feita durante o crescimento ativo. Antes disso, em duas semanas, as plantas precisam ser alimentadas com fertilizantes nitrogenados.
Algumas espécies de ficus param em crescimento vertical, beliscando um único caule central. Geralmente, em vez de um único tronco, vários brotos aparecem. No ficus com borracha, os ramos laterais não se formam após o aperto.
As fatias são feitas acima dos rins na direção horizontal. Ramos são cortados perto do caule. Tocos altos estragam a aparência da flor. Com o tempo, essas varas curtas secam e se tornam um terreno fértil para fungos e pragas.
É importante saber! Ramos grossos e grossos são removidos em um ângulo de 45 graus, e brotos verdes finos devem ter um corte reto.
O suco de leite é removido das feridas frescas de ficus com um cotonete, e as áreas danificadas são tratadas com carvão ativado triturado, var. Essas medidas permitirão desinfetar a seção e proteger o ficus contra infecções.
O suco leitoso do ficus é muito espesso. Se os instrumentos foram calcinados e limpos com álcool, as feridas no córtex não podem ser tratadas com cozinheiro e carvão. Suco de secagem, entope a fatia. Portanto, o aparamento de ficus de borracha pode ser realizado sem anti-sépticos.
A faca e outros itens usados durante o corte são bem lavados imediatamente após a manipulação. Se isso não for feito, será difícil remover o suco congelado.
Como aparar ficus
Uma coroa magnífica de um ficus é obtida se os brotos são cortados regularmente. A fixação dos pontos de crescimento dos galhos resulta no crescimento ativo de novos rebentos laterais.
Preparando ficus para poda
Para não estragar a flor de interior como resultado de beliscar, o arbusto é inspecionado antes da manipulação. Processos enfraquecidos e feios são escolhidos, eles pensam sobre a forma que deve resultar do processamento. Os botões localizados abaixo dos galhos se tornarão um local de crescimento para futuros galhos laterais.
Informações adicionais! Novos brotos crescerão nas direções em que os rins são direcionados.
Com pinças regulares, o tamanho das folhas diminui. As lâminas das folhas nos galhos laterais têm uma área menor do que as que crescem no caule central.
Poda para rejuvenescer a planta
Para dar nova vitalidade e recuperação, é recomendável cortar todos os galhos danificados. A poda antienvelhecimento é realizada quando a planta é congelada ou começa a secar devido a doença.
Se o ficus perdeu a folhagem após a hipotermia e o topo começou a morrer, a poda pode ajudar. As flores de interior, se livrando da parte doente, se recuperam rapidamente devido aos brotos jovens, que vão de raízes vivas. Dessa maneira, será possível rejuvenescer o ficus carican (figos).
Se desejar, você pode deixar alguns brotos e cultivar uma flor na forma de um arbusto. Normalmente, os cultivadores de flores escolhem o caule mais forte, cortam os brotos ao redor e formam uma planta na forma de uma pequena árvore. A escolha da forma depende do gosto pessoal.
Preste atenção! Se você quiser novamente ter muitos brotos, remova o broto central "no toco", depois de um tempo brotos de raiz aparecerão do chão. Ficus anões respondem bem a tais manipulações.
Pacientes que secam flores são podados. Exclua todos os galhos danificados. Deixe apenas 2 rins. O material cortado é usado em estacas. Os galhos longos são encurtados para que 4 botões permaneçam neles. Dois estão enterrados, os restantes são deixados acima da superfície do solo. Todas as seções são pré-tratadas com carvão ativado.
Poda para rejuvenescimento de plantas
Poda sanitária
Galhos secos e quebrados, folhas que começaram a ficar amarelas são removidas ao longo do ano. Brotos pouco desenvolvidos e doentes não podem ser deixados, estragam a aparência e podem se tornar uma fonte de infecção de toda a planta.
A flor é inspecionada periodicamente. Em algumas variedades de ramos de ficus decíduos são expostos após setembro. Você pode detectar áreas doentes depois que elas entram em estado de repouso. Cada broto não saudável é removido imediatamente após ser detectado. O corte é feito regularmente.
Galhos velhos e doentes tornam-se alimento para fungos. Decaindo gradualmente, esses locais atraem pragas. Larvas são colocadas sobre eles. Os brotos doentes do solo são removidos na raiz.
Coroa e formação geral
Aparência bonita, coroas macias são formadas no processo de trabalho meticuloso e regular. A forma da parte apical da flor é planejada com antecedência. É necessário determinar qual ficus estará em altura. É importante entender imediatamente se será uma planta padrão ou um arbusto fofo. O próprio dono da flor decide como formar um ficus.
Quando há muitos tiros internos, a coroa pode ser afinada. Eles deixam rins que não são direcionados ao longo do tronco, mas fora. Se a tarefa for formar uma coroa redonda, deixe um número igual de galhos direcionados horizontal e verticalmente. A poda dos brotos é realizada em círculo, a uma distância igual do ponto delineado no centro.
A formação da coroa de uma planta inclui:
- poda de brotos apicais;
- encurtar galhos laterais;
- a direção dos processos em uma determinada direção.
A flexão e fixação são feitas com fios, cordas, estacas. Os galhos que crescem na direção errada são nivelados, fixados com dispositivos de tensionamento. Nem sempre é necessário cortar brotos fortes e saudáveis sob a raiz. É melhor dar a eles a forma desejada. Não há garantia de que os novos ramos cresçam uniformes e fortes o suficiente.
Você pode dar a direção desejada se dobrar o galho para longe do tronco central, basta fixá-lo na distância certa com um espaçador ou estilingue.
Preste atenção! Para não ferir a casca, espuma de borracha, lã, os tecidos são colocados sob a ponta do bastão.
Parece linda coroa formada na forma de uma bola, cone. A parte apical do ficus pode ser cortada na forma de qualquer forma geométrica. A partir de vários rebentos, forma um único tronco entrelaçado com uma coroa comum. Tal árvore será uma decoração do escritório, jardim de inverno em casa.
Para a formação do caule, todos os brotos são cortados, exceto os cinco ápices. Quando o ficus atingir a altura desejada, aperte a haste central e encurte todos os galhos crescidos em um círculo. Tais manipulações são possíveis apenas com plantas jovens.
Crie formas sofisticadas
O ficus padrão parece bonito, muitos produtores iniciantes não sabem como formar sua coroa. Alguns ficus são cultivados na forma de uma pequena árvore. A maior parte do tronco do tronco é liberada dos ramos laterais. A parte apical da planta é anexada a qualquer forma geométrica.
Existem opções interessantes para a formação de um tronco único entrelaçado a partir da raiz. À medida que crescem, vários brotos se entrelaçam.
Informações adicionais! Com o tempo, as hastes crescem juntas. Para criar um único tronco usando qualquer esquema de tranças de tecelagem.
Para trançar ficus, vale a pena esperar até que os rebentos cresçam. Brotos jovens e não teimosos cedem à formação. Dependendo da quantidade de material, a tecelagem pode ser criada na forma de:
- espirais;
- sebes (acácia);
- grades;
- tranças.
Formas incomuns de tronco
Uma importante regra de design. Quanto mais complexa a forma do tronco, mais simples e natural a parte apical deve parecer. Em uma haste simples e simples, a coroa parece harmoniosamente, tendo a forma:
- esferas;
- cone;
- hemisférios.
Como cortar ficus em casa para que fique fofo, o proprietário toma uma decisão após um exame minucioso dos galhos e da localização dos brotos. Se o produtor decidiu criar uma única planta a partir de vários rebentos, eles precisam ser encurtados na mesma altura. Hastes com galhos laterais removidos são adequadas para tecer. O remendo do ápice ativa os rins laterais. Se a manipulação for realizada regularmente, uma bela coroa magnífica é formada no ficus.
Atividades pós aparar
É impossível cultivar uma bela cultura interna sem cuidados de qualidade, que incluem:
- rega regular com água morna;
- cobertura superior equilibrada;
- proteção contra vírus, bactérias e pragas.
Molho de ficus
Antes e depois de formar a flor, você precisa fazer o curativo. Para uma restauração rápida, a planta precisa de substâncias úteis e um afrouxamento cuidadoso do solo. Quando a planta estiver crescendo ativamente, escolha fertilizantes nitrogenados.
Informação importante! Não é possível fabricar matéria orgânica pura. Composto, a tintura de estrume é desinfetada. Fertilizantes caseiros geralmente causam infecção.
Para evitar a infecção por pragas, as folhas de ficus podem ser irrigadas periodicamente com a infusão de alho e cebola. Este medicamento também é adequado para regar a colheita. É usado simultaneamente como proteção e aplicação foliar.
O transplante de flores de interior após a poda não é recomendado. Estresse adicional pode levar à morte arbustos imaturos. Durante o transbordo, raízes muito podres e doentes são removidas.
Com a abordagem abrangente e correta para o cuidado e a proteção das plantas, poda regular de alta qualidade, uma coroa magnífica é formada. Quando há um ficus em uma casa, como formar uma coroa é uma questão secundária. A cultura despretensiosa tolera a remoção, beliscando bem os galhos.