Hoje, o gerânio está experimentando outra onda de popularidade. Está decorado com instalações residenciais e de escritório, janelas, estufas. Sua principal característica é o alongamento dos brotos, que devem ser removidos a tempo. Você precisa fazer isso, sabendo como aparar o gerânio. Se você seguir todas as regras, o arbusto florescerá a tempo e terá a forma desejada.
Você precisa cortar gerânios e quando fazê-lo
Os jardineiros iniciantes têm muitas perguntas sobre os gerânios: como cortá-lo para que fique exuberante ao longo da temporada, é necessário fazê-lo regularmente, etc. A poda de gerânio deve ser feita a tempo e corretamente. Isso garante a formação de não apenas um arbusto bonito e exuberante, mas também rejuvenesce a flor, aumentando significativamente sua vida útil.
Gerânio de florescência
Por que poda de gerânios
Em geral, os gerânios não requerem cuidados complicados. As plantas de poda devem receber a devida atenção. Se isso não for feito, a flor se transformará em um arbusto enorme, com brotos de diferentes comprimentos que se destacarão descuidadamente em todas as direções. É por isso que é importante se livrar de ramos desnecessários em tempo hábil. Além disso, cortar uma flor contribui para:
- despertar das hastes laterais;
- a formação de uma forma atraente;
- a formação de novas inflorescências;
- extensão do tempo de floração;
- aumentar o esplendor das inflorescências;
- propagação por brotos cortados.
- melhorar o metabolismo dos nutrientes.
Recomenda-se cortar a planta todos os anos, caso contrário, parará de esfregar. Não há necessidade de esperar até que as brotações voltem a crescer.
Preste atenção! A flor não pode formar brotos de forma independente, a poda nas laterais provoca o despertar de botões que estão no estado de sono. A partir desses brotos, as inflorescências são subsequentemente formadas.
No primeiro ano de crescimento das flores, não é recomendável apará-las, é melhor esperar até que cresça
Preparação do solo, varanda e sala de gerânio para poda
Principalmente arbustos de gerânio que não adoecem. Durante o verão, outono, elas florescem luxuriosamente e dão prazer estético àqueles ao seu redor. Para uma melhor floração, é necessário preparar adequadamente o gerânio para podas adicionais, dependendo do local de crescimento.
No jardim
Antes do início dos primeiros dias frios e geadas, o pelargonium que crescia na horta é desenterrado com a raiz e, usando o método de transbordo, transplantado para um recipiente preparado. Anteriormente, uma camada de drenagem de vários centímetros é feita no vaso de plantio. Em seguida, a planta transplantada é transferida para uma sala e não é tocada por 14 dias. Somente após a adaptação você pode iniciar o processo de poda da flor.
No canteiro de rua
Ao cultivar pelargônio na rua, o método de armazenamento em sacolas plásticas vem em socorro. Em uma sala fria ou geladeira. O método envolve o corte após a escavação de uma planta de um lote de rua. Os brotos são cortados e deixam brotos de até 6 cm, raízes longas também são encurtadas.
O solo úmido é deixado nas raízes, a planta é colocada em um saco plástico forte e amarrada para que o caule invertido seja visível. Você pode usar o saco de leite. O conteúdo da embalagem é transferido para a geladeira em uma caixa para armazenar frutas e legumes. Lá, a temperatura geralmente varia entre +5 ℃.
Na varanda ou peitoril da janela
Se a flor crescer em uma panela no terraço aberto ou na varanda sem vidro, elas serão trazidas para a sala antes do tempo frio. Se o pelargonium hibernar no peitoril da janela de um apartamento em casa, ele deverá ser regado uma vez a cada 30 dias. Caso contrário, o clima árido durante a estação de aquecimento afetará o desenvolvimento da flor. Essa limitação na água é causada pelo fato de que após o corte das folhas verdes praticamente não há resíduos e a planta não tem nada para evaporar a umidade. Portanto, para evitar doenças, a rega é reduzida.
Importante! Os potes de pelargonium são melhor armazenados em uma sala escura com uma temperatura do ar variando de 0 a +10 10. Ao fornecer tais condições, a rega abundante mensal não é necessária.
Se o gerânio cresce constantemente no parapeito da janela e não é plantado no verão em campo aberto, também deve ser podado corretamente. Para que no inverno não se estique devido à falta de luz, uma parte das folhas é removida para a planta. Para obter um florescimento uniforme do pelargonium, ramos longos são cortados acima de dois entrenós.
A preparação para a poda é necessária apenas para os arbustos que precisam de rejuvenescimento
A técnica de poda de gerânio para floração exuberante
Para que a flor não se machuque e se desenvolva corretamente, é importante saber como podar os gerânios corretamente para que floresça exuberantemente e por muito tempo. Os jardineiros identificam as seguintes regras e recomendações sobre a poda para floração ativa:
- Todas as manipulações devem ser realizadas com ferramentas desinfetadas: uma faca afiada, lâmina ou tesoura.
- A incisão é feita estritamente obliquamente acima do nó da folha.
- Em nenhum caso você pode danificar o ponto de crescimento da flor (um nó no caule).
- Primeiro, brotos laterais e longos são removidos, depois os que estão no meio da planta.
- Recomenda-se que o local do corte seja tratado com cinza de madeira, carvão ativado ou seja permitido o uso de canela em pó como anti-séptico. A manipulação protegerá o arbusto de decomposição ou danos causados por pragas.
- Após o corte do mato na primavera, os gerânios são alimentados com fertilizantes contendo nitrogênio para acelerar o crescimento de galhos jovens, o aparecimento de ovários.
- Se no verão a flor murcha em gerânios ou algumas brotações começam a secar, elas são descartadas. Caso contrário, a flor gastará sua força e nutrientes em partes não saudáveis. O arbusto é cuidadosamente cuidado para se livrar de brotos doentes.
Informações adicionais! Não é necessário usar ferramentas para remover os rebentos. É suficiente segurar o mamilo suavemente com as mãos limpas e secas.
Com hastes aparadas saudáveis, você pode cultivar novos bons arbustos
Para a propagação do pelargonium por brotos aparados, ele é colocado na água e deixado em local iluminado. Evite o contato com flores sob luz solar direta. Depois de um tempo, as raízes aparecem nos processos e são plantadas no solo.
Tipos de poda de flores
Muitas vezes, os jardineiros se perguntam: qual é a melhor maneira de cortar gerânios? O procedimento é dividido em três tipos, dependendo dos objetivos perseguidos:
- O principal.
- Sazonal (primavera e outono).
- Beliscar.
A poda de outono é considerada sanitária. É realizada somente após o desbotamento da planta e é necessário prepará-la para o inverno. É feito até dezembro. Todos os galhos que danificam a aparência (danificados, murchas) são removidos do arbusto. As fotos em que não há folhas são cortadas em um terço.
Preste atenção! A poda da primavera é realizada no final do inverno ou no início de março. Quanto mais cedo for realizada, mais cedo a floração começará. Durante o procedimento, os jardineiros cortam brotos alongados e enfraquecidos, deixando não mais que três brotos sobre eles.
A última espécie provou-se bem; é eficaz quando se sabe exatamente como beliscar um arbusto de gerânio. A flor assume uma forma bonita. A vista tem muitas vantagens, mas você precisa saber como comprimir o gerânio corretamente. No inverno (de dezembro a janeiro), o corte de arbustos não é realizado, pois a planta está imersa em um estado inativo. Desta vez, serve para restaurar a força.
O gerânio é completamente podado para o inverno
Beliscar uma planta
Beliscar envolve cortar a ponta de um broto de planta. A ação levará ao despertar dos brotos laterais e à formação de uma coroa exuberante. Antes de prosseguir, é recomendável que você aprenda a comprimir o gerânio para que ele cresça mais denso e floresça a tempo. Para a formação de um arbusto de pelargonium sem estresse, a técnica de beliscar deve ser aplicada. Realizada conforme as plantas crescem. É necessário lembrar que a floração começará com um pequeno atraso. Para executar corretamente o procedimento, é importante lembrar como beliscar o gerânio para uma flor exuberante e seguir o seguinte esquema:
- Beliscar o rim superior é feito 14 dias após o transplante.
- À medida que as hastes se desenvolvem, a manipulação é realizada quando há quatro folhas na parte aérea.
- Beliscar termina ao atingir a forma desejada do arbusto.
O procedimento é realizado a qualquer momento (melhor do início da primavera até o final do verão), exceto no inverno. Variedades que florescem no inverno são excluídas desta regra.
Durante o verão, você pode comprimir o gerânio várias vezes. Como resultado, novos brotos se formam nos brotos crescidos, o arbusto cresce mais, ficando mais denso.
Informações Adicionais! Para que o gerânio possa depositar os brotos, o processo de pinçamento é suspenso dois meses antes do início da floração.
O pelargonium real é uma espécie temperamental. Para infligir um estresse mínimo nela, recomenda-se limitar-se a beliscar apenas. Como resultado, a coroa terá uma forma esférica atraente.
Formação de coroas
A forma da coroa pode ser formada gradualmente a partir do momento do plantio. Para aparar corretamente a coroa, siga as seguintes regras:
- A poda deve ser feita com tesoura desinfetada e afiada, uma faca para evitar infecções.
- No processo de desbaste, os brotos começam com os que crescem profundamente na planta.
- O caule é cortado acima da folha em cinco mm.
- Poucos dias antes da poda, a flor é limitada na rega.
- Você pode beliscar as mudas antes dos dias de verão, caso contrário, o arbusto não poderá formar flores.
Escolha do momento para o corte de gerânios
O gerânio não pode prescindir da poda. O procedimento é necessário para despertar os botões do sono, que, à medida que se desenvolvem, se transformarão em hastes laterais.
Vale a pena conhecer! A poda do arbusto é realizada no devido tempo, para não causar estresse na flor. O principal tipo de manipulação é realizado com o advento da primavera.
Como podar gerânios no outono
Corte de cabelo de outono envolve a preparação para o inverno. O desenvolvimento da planta na próxima temporada depende da fidelidade da tecnologia que está sendo realizada. A planta desaparece, após o que realiza uma série de ações:
- Primeiro, as inflorescências lentas são removidas do mato e as folhas secas e enfraquecidas são cortadas.
- Em seguida, ajuste a coroa. Depois de examinar o arbusto inteiro, determine quais hastes são removidas sob a raiz. Deles, no futuro, você pode cultivar novos arbustos.
- Terminada a correção, eles encurtam o tiro principal em um terço. Aperte brotos jovens em 5 pontos. Se isso não for feito, a planta durante o período de inverno gastará sua energia nelas e, na primavera, não florescerá.
A forma "rasteira" ou ampelosa de pelargonium também precisa aparar os brotos que estão pendurados demais na panela. O melhor período para isso é o outono.
A hera pelargonium é podada no outono
De dezembro a meados de fevereiro, a flor está em repouso. Durante esse período, você não pode aparar, beliscar ou fertilizar. Um suprimento mínimo de água é suficiente.
Gerânio de poda de primavera em casa
A poda de primavera é realizada em março. Permite que a planta forme muitos brotos e folhas.
Preste atenção! Após essa poda, os gerânios geralmente florescem mais tarde, mas como resultado das inflorescências, mais forma-se e seu período de floração aumenta.
A poda das hastes é realizada levando em consideração os parâmetros da própria bucha. Se o arbusto for grande, muitos brotos não devem ser cortados. Caso contrário, ele não terá forças para formar novas inflorescências e folhagens. Como resultado, a planta não agradará a floração. Uma flor jovem e fofa permite obter qualquer forma, ao contrário de arbustos grandes e cobertos de vegetação. Em casa, eles também cultivam poda de gerânio para flores luxuriantes, que é feita no outono.
Como não prejudicar gerânios ao podar
O procedimento para podar os brotos não é difícil, mas os gerânios podem começar a ter uma aparência insatisfatória ou até morrer dos jardineiros iniciantes. Erros comuns incluem:
- Poda prematura. Um corte de brotos durante a floração pode causar a queda das inflorescências da floração.
- Uma fatia de um grande número de ramos. Se você remover a maioria dos brotos de cada vez, a planta não florescerá e crescerá por um longo tempo.
- Falha no cumprimento das recomendações para a altura de corte em relação à unidade de chapa. Um corte muito alto pode causar a morte do topo da parte aérea, o que prejudicará significativamente a aparência do arbusto.
- Um grande número de cortes de cabelo. Nesse caso, o desenvolvimento de botões e botões é suspenso.
O cumprimento de todas as recomendações de poda contribui para a floração exuberante na próxima temporada.
A poda de gerânios é parte integrante do cuidado com ela. Comparado com outras cores, ela é completamente exigente. Com 15 minutos de poda no outono, com o início do verão, a flor se deliciará com a beleza e o aroma das inflorescências.