A poda diurna é realizada na primavera, outono ou antes do inverno. Isso é feito para que a planta gaste energia nas funções necessárias, minimizando as perdas no crescimento do excesso de folhas e caules.
Período de floração diurna
Hemerocallis floresce do final de junho ao início de agosto. O tempo de floração depende da variedade. As variedades modernas de orquídeas requerem floração múltipla. Após a primeira onda, eles jogam flechas. As plantas adultas dão de 20 a 30 inflorescências por estação, em cada uma das quais até 20 flores florescem.
Hemerocallis floração
Aparar ou não?
Antes do inverno, decida como podar o diurno após a floração. Não há resposta definitiva. Muitos jardineiros estão se perguntando se é necessário podar os daylilies após a floração. Algumas pessoas pensam que isso não é necessário. O sistema radicular da planta pode sobreviver bem no inverno, e as folhas aparadas permanecem até a primavera. Este não é um impacto significativo na qualidade dos arbustos de inverno, e é por isso que cada produtor decide individualmente se deve cortar folhas diurnas no outono.
É importante saber! Os pedicelos devem ser removidos imediatamente após a floração, porque a planta gasta muita energia e consome nutrientes no momento do amadurecimento direto das sementes.
Os defensores de um ponto de vista diferente acreditam que a planta deve ser enviada para o inverno sem folhas. Supõe-se que os coágulos verdes continuem a fornecer nutrientes às plantas: no início do tempo frio, o fluxo de oligoelementos e açúcar das folhas para os tubérculos aumenta. Ao mesmo tempo, se as folhas secas não puderem ser removidas na primavera, o diurno pode infectar facilmente o pescoço da raiz.
Quando podar após a floração?
Daylily floresceu o que fazer a seguir? Eles devem ser processados antes da geada ou após a primeira geada. Ao mesmo tempo, apenas folhas jovens são deixadas. A poda não é possível em uma data anterior, pois é provável que as folhas comecem a crescer durante o aquecimento - os brotos do sono podem acordar. O corte será completamente inútil.
Como cortar
Aparar daylilies é um processo seletivo que depende do estado e das características do desenvolvimento da planta. Depois que os últimos rins abrem e desaparecem, eles são usados para cortar os pedicelos inferiores. O atraso neste caso é inaceitável. Como cortar daylilies se o tempo chuvoso ocorre?
Atenção! Você deve remover ou cortar manualmente uma flor molhada que não pode cair sozinha.
Na primavera, a planta é cortada com folhas velhas ao longo das bordas para limpar o fundo da cortina e estimular seu rejuvenescimento. Durante o verão, eles cuidam não apenas da inflorescência e do pedúnculo, mas também cortam as folhas amarelas na base da flor.
Poda de primavera
Quanto à poda de inverno, este é um ponto discutível: se as folhas ficarem amarelas e secas naturalmente, elas poderão ser usadas como uma medida adicional de proteção. Na parte central da Rússia, o daylily floresceu o que fazer? Muitas vezes, as plantas caem antes da estação de crescimento. Após a geada, as folhas morrem. Nesse caso, toda a parte aérea da planta é tratada antes do congelamento, devido ao fato de ser difícil aparar uniformemente as folhas molhadas.
As folhas jovens têm tempo para crescer e florescer antes do início do inverno, mas nunca são removidas ou cortadas. Eles são deixados nas plantas para evitar o amarelecimento em climas mais amenos.
Poda antes do inverno
Aparar diurno no outono geralmente não causa dificuldades:
- Use tesouras afiadas ou tesouras para cortar todas as folhas a uma altura de 10 a 15 cm do chão.
- Não corte muito, pois isso estimula a retomada do crescimento das plantas.
- A folha inteira é cortada ou compostada no local e queimada para revelar a floração.
Cuidados após o corte
Após a poda na primavera, a planta deve receber os devidos cuidados. Primeiro de tudo, fertilizantes e cobertura são usados para obter a quantidade necessária de nutrientes. No outono, são realizadas operações especiais antes do inverno.
Preciso cobrir daylily no inverno
No inverno, a maioria das flores perenes é protegida, porém o diurno é uma planta com alta resistência ao gelo, razão pela qual geralmente não precisa de abrigo. A neve é uma proteção para muitas plantas perenes. Mas se o clima na região de cultivo é caracterizado por geadas estáveis e uma quantidade mínima de neve, o diurno ainda deve ser isolado. Quando as mudas de flores são plantadas no outono, é necessário abrigo. O motivo é a falta de tempo adequado para se adaptar às novas condições ambientais.
Como se abrigar no inverno
Geralmente é suficiente para cobrir o lírio do dia com uma camada de cobertura morta (5-8 cm). É permitido o uso de uma camada de palha, folhas secas e lascas de madeira podres. Se for necessário abrigo mais forte, galhos de abeto são colocados em cima da cobertura. A flor também é revestida com material isolante não tecido.
Invernada sob uma camada de lixo de coníferas e musgo
Daylily é uma cultura de flores resistente que precisa estar preparada para o inverno. Se as regras de poda e abrigo não forem respeitadas, a planta não se desenvolverá completamente e, às vezes, pode até morrer de doenças e resfriados.