Mas os residentes de verão empreendedores e econômicos, os habitantes do campo, rapidamente perceberam o valor que esses resíduos aparentemente inúteis podem ter no local do pomar.
E agora os edifícios originais com todos os tipos de delícias de designer podem ser vistos em muitos sites.
Disponibilidade de material
O material para qualquer estufa ou estufa requer muitos custos. O filme mais fino para uma estufa custa 40 rublos por 1 metro. Um menino precisará de 10 metros - e isso é apenas por um verão. Garrafas de plástico - material de lixo, para a estação outono-inverno, pode ser acumulado em várias estufas, sem gastar um centavo. Para servir uma tal estufa será de 3 a 5 anos, não menos. Recolha a quantidade necessária de plástico que você terá o prazer de ajudar os vizinhos, porque ao queimar este material para liberar na atmosfera muitas substâncias perigosas, envenenando o ar. O uso secundário de garrafas plásticas é uma questão ambiental importante, na qual muitos vão querer contribuir.
Espaço para criatividade
Um viveiro de garrafas de plástico por suas próprias mãos não é apenas fácil, mas também um enorme espaço para a imaginação. O uso de garrafas de plástico para a construção de estufas tornou-se popular recentemente, por isso imaginação e imaginação irão ajudá-lo a criar designs completamente originais.
De garrafas inteiras
As estufas mais simples são feitas de garrafas inteiras, leva um pouco de tempo para montá-los, e o design é fácil, forte e excelente para manter o calor devido a vazios cheios de ar.
Se o seu site tiver um quadro pronto para uma estufa de filme, é perfeito para o engarrafamento.
Se você é um jardineiro iniciante, prepare barras, cujo número é calculado com base no tamanho esperado do prédio.
A cinta inferior é feita de blocos, colocados em blocos de concreto, blocos de escória. Então, a uma distância de 1, 5 metros um do outro, colocamos na vertical as barras das paredes.
Nós reforçamos o chicote superior para durabilidade. É desejável fazer o telhado da empena de estufa, a armação abaixo dele para a confiança não só se aperta por rios, mas também se aperta por uma grade metálica para que não surja necessário desmontar a estufa do inverno. Na verdade, as paredes e o teto das garrafas são montados da seguinte forma:
- esticar entre as colunas verticais de um fio de nylon, circulando-os. Entre eles estarão as nossas garrafas;
- na barra inferior, fixamos a primeira fileira de garrafas, que precisam cortar o topo até os "ombros", onde começa o cilindro mais largo;
- cada uma dessas garrafas se tornará a base dos pilares das paredes;
- neles nós inserimos um após o outro até a bandagem superior da garrafa, na qual primeiro cortamos o fundo para que a largura do corte seja menor que o diâmetro do cilindro em sua parte mais larga;
- a parte superior da nossa coluna de garrafas deve caber confortavelmente na alça;
- pelo mesmo esquema, montamos um telhado e uma porta;
- Para maior confiança na força da construção, está na moda fazer uma fita adicional no meio com uma fita comum.
Da mesma forma, amarrando garrafas em ripas de madeira, e prendendo-as em barras, fazem estufas, que são chamadas de "shashlik".
Bottoms, a propósito, pode ser usado para acabamento decorativo do jardim da frente, gazebos, cercas para camas. Eles podem simplesmente ser parafusados em uma base de madeira, e você pode coletar padrões de mosaico a partir de recados multicoloridos.
De pratos de plástico
Para montar uma estufa a partir de placas de plástico, você precisará de:
- Prepare uma quantidade suficiente de material.
- Corte as garrafas superior e inferior estreitadas.
- Os cilindros resultantes são cortados verticalmente: é mais fácil fazer uma faca aquecida.
- Cada parte é melhor sanadas ferro amargo sobre o pano ou papel para plástico esticado.
- As placas costurar, sobrepondo uma à outra (não costura cerca de 1 cm) e um furador primeira perfuração a quente e, em seguida, puxando o fio de metal fino ou de um fio sólido.
- A tela deve ficar bem na parede da estrutura da estufa.
- Para os montantes verticais e os postes que adicionalmente ligado pinhão, aparafusar os parafusos.
- Para a placa de topo e de fundo, também de armadura de telhado de plástico fixada com parafusos.
- Muitas vezes, para reduzir a pressão sobre as paredes de uma estufa feita quadro cremalheira, que transporta as placas 4-6 costuradas juntas. Para enquadrar estufas, estes quadros podem ser pregado pregos convencionais.
Estufas - pirâmides
No início do aço zero, as estufas piramidais com uma base quadrada e as paredes convergentes no topo são populares. Essas estufas agora são feitas tanto de garrafas como de pratos.
Mas a opção mais comum: uma base de garrafa inteira em uma altura de cerca de 1 metro e diretamente 4 paredes triangulares, convergindo no topo.
- A coleta das garrafas é feita de acordo com o princípio da cinta superior e inferior de uma estufa comum.
- A porta é montada separadamente das placas no quadro.
- Você terá que suar com telas para o quadro de paredes. Eles devem estar perfeitamente planos, bem apertados juntos.
- Prepare tábuas com furos nos quais você fixará as placas.
- Prenda a parte superior e inferior da placa com dois pregos.
- Shilom faz perfurações.
- Retire a unha de cima e coloque a segunda placa, segura. Em seguida, retire a unha do fundo, fixe as duas placas no lugar da costura a partir de baixo.
- Faça punções, prenda as placas.
Lembre-se do tamanho exato do quadro: em cada lado, serão necessários 30 a 40 cilindros de garrafas.
Não exigirá cuidados especiais e os materiais para a sua reparação estão sempre em abundância.
Se um material multicolorido for usado, é melhor coletar o lado norte de panos verdes e marrons, e sul - sempre transparente.
Um bom resultado é a alternância de recipientes transparentes e coloridos.
Quais plantas são adequadas para?
As estufas de garrafas plásticas são ótimas para o cultivo mudas de repolho, tomate, beringela e pepino.
E se já puder transferir o repolho ao espaço aberto em junho, como tomates, então pepinos, abobrinha e abóbora se frutificarão perfeitamente neste lugar protegido de baixas de temperatura agudas até em setembro.
Como em qualquer estufa, nestes edifícios é possível fazer e proteção adicional de um frio: estabelecer arcos sobre camas e puxar um filme, arranjar camas quentes com bioheating.
Em tais estufas excelente tomar raiz mudas anuais de uma groselha, framboesas, amoras, eles transplantam-se para o inverno e morangos de morango jovens, morangos e cobertura adicional com lapnik.
Mini hotbed de uma garrafa de plástico
A maneira mais comum de usar garrafas plásticas é criar mini-estufas.
Primeiro, cortando o fundo e instalando uma garrafa sobre a planta, você obtém uma proteção individual única contra resfriamento excessivo, seca e vento. Para ventilar a muda ou regar, basta abrir a tampa!
Em segundo lugar, cortando a "porta" horizontalmente dois terços do comprimento da garrafa de três lados e enchendo-a com metade do solo, você pode obter um mini-viveiro.
Garrafas cobertas com a geada repolho de repolho recentemente plantado, tomates.
Como corretamente fazer um mini hotbed de uma garrafa de plástico você pode neste vídeo:
Eles criam um excelente microclima para a germinação e enraizamento de estacas de culturas de frutas e bagas.
Não se apresse para esvaziar uma garrafa de plástico vazia na lata de lixo, se você tiver uma dacha. Lembre-se de quantas coisas úteis você pode fazer, economizando muito dinheiro.