Vriesia é uma planta perene decorativa com inflorescências paniculadas brilhantes nativas da América do Sul. Ao contrário de outros "convidados" tropicais, esta flor de interior é bastante despretensiosa. O principal é fornecer a ele as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento. Pode ser mantido em casa e no escritório, e organicamente se encaixa em qualquer interior.
Esta planta cresce bem sem interferência externa, ao mesmo tempo em que requer atenção. Vriesia flor como cuidar em casa:
Esta planta vem de países exóticos.
· Rega abundante;
· Criação artificial de sombra parcial no verão;
· Colheita;
Transplante.
O local recomendado para o vaso de flores é próximo à janela (a planta responde bem ao arejamento), mas longe das baterias de aquecimento a vapor.
A flor adora solo ácido e neutro, mas cresce mal no solo com uma reação alcalina. Para que a água na panela não fique estagnada e as raízes não apodreçam, é necessário colocar a drenagem em várias camadas no fundo. Recomenda-se o uso de um primer especial para plantas de interior, para não infectar a doença com parasitas e doenças.
Iluminação
É melhor colocar a panela na janela leste ou oeste. No verão, você precisa criar uma sombra artificial para que as folhas não se queimem. Não deve haver rascunhos na sala.
Atenção! É desejável que a janela em que a flor esteja localizada esteja bem iluminada pela manhã e na hora do almoço. No inverno, você pode mover a planta com segurança para a janela sul.
Modo de temperatura
Vriesia flor ama calor. Temperatura do ar recomendada na sala (ou na varanda, onde você pode tirar a panela no verão) - a partir de 23 graus.
A planta adora sombra leve e parcial
Se estiver frio no inverno ou no outono, o aquecedor deve ser ligado periodicamente. Nesse caso, a rega se torna mais abundante, porque qualquer aquecedor seca o ar, o que afeta adversamente o desenvolvimento da flor.
Humidade do solo e do ar
O calor combinado com a alta umidade tem um efeito benéfico no vriesia. A estagnação prolongada da água no solo pode levar a doenças fúngicas perigosas. O mesmo se aplica à estagnação do fluido na saída da folha, onde a água é derramada durante a irrigação.
Após a rega, recomenda-se afrouxar, para que a umidade seja melhor absorvida.
Para evitar isso, uma vez a cada dois a três dias, recomenda-se remover cuidadosamente o excesso de umidade da tomada com um pano de microfibra. A frequência recomendada de rega é de até três vezes por semana.
Atenção! A água deve ser mantida para irrigação por pelo menos 6 horas. Temperatura recomendada - pelo menos 23 graus.
Como transplantar uma flor
O transplante de Vriesia é um dos principais cuidados. Primeiro, uma drenagem misturada ao carvão é derramada em uma panela nova, depois o vaso é preenchido com terra por três quartos. Em seguida, a flor é cuidadosamente colocada em um novo local e o pote é coberto com terra até a borda. O estágio final do transplante é a rega abundante.
Como dividir vriesia
Os floristas costumam pensar em como dividir a vriesia. Para propagação, a flor é removida do vaso. Os brotos, cada um com sua própria raiz, uma faca afiada, são separados da planta mãe e enviados para secar.
A principal coisa ao transplantar não é danificar as raízes
Depois de um dia, são colocados em novos vasos pré-preparados com drenagem e solo.
Corte correto
O atendimento domiciliar da Vriesia é uma poda oportuna com a remoção de folhas secas e deformadas e inflorescências. Este evento deve ser realizado após a floração. Para formar uma planta, talos de flores, folhas secas e brotos deformados são cortados.
A poda tem um efeito rejuvenescedor na vriesia e é uma prevenção eficaz da propagação de doenças, pragas e parasitas.
Essa variedade tem sido amplamente utilizada na Rússia há relativamente pouco tempo. Sob condições naturais, cresce em árvores altas e galhos grossos. Vriesia recebe todos os nutrientes da atmosfera através de uma saída de folhas. Na botânica, essas plantas são chamadas "epífitas".
Descrição da planta
Vriesia Splenriet atrai a atenção com sua forma compacta e bela floração. Externamente, essa variedade se assemelha a Eries vriesia - a variedade mais popular entre os cultivadores domésticos. Suas inflorescências de panículas alongadas alaranjadas brilhantes parecem luzes brilhantes. Você pode reconhecer essa variedade pelos seguintes sinais característicos:
- Folhas alongadas em verde claro até 35-42 cm de comprimento;
- Rosetas compactas, apertadas e frondosas em forma de broto fechado;
- Brácteas escarlate que duram até dois meses (em contraste com as "panículas" que desaparecem rapidamente);
- Tiras cruzadas nas folhas de uma tonalidade mais clara que a placa principal.
Splenriet - uma das variedades mais bonitas
Esta variedade tem o nome não oficial "espada de fogo" devido à aparência característica de "espiguetas" floridas. No habitat natural, ele vive em uma floresta tropical, em um clima úmido e quente.
Floração
A flor Vriesia de Splenriet é bastante grande. "Espiguetas" alongadas podem crescer até 1 m de altura. Eles têm uma cor laranja, menos frequentemente - amarelo. A floração em casa dura vários dias, no máximo uma semana. Depois que as “panículas” murcham, brácteas vermelhas brilhantes agradam aos olhos por um longo tempo.
Normalmente, a estação de floração ocorre na estação fria, portanto, na Europa, essa planta é frequentemente considerada "Natal" e "Ano Novo". Juntamente com a morte de um pedúnculo, a vida de uma saída de folha termina. Neste momento, a planta precisa de rega aprimorada; Você pode realizar curativos adicionais com fertilizante mineral complexo para flores de interior.
O espécime adulto que perece deixa um crescimento jovem, portanto ocorre a reprodução de vriesia. Brotos jovens são transplantados para outro vaso e eles começam a se desenvolver.
Cuidado
Splenriet de vriesia, cultivo e cuidados é, em primeiro lugar, manter a temperatura adequada. Essa variedade é uma das correntes mais termofílicas e sensíveis ao frio. A composição recomendada para o solo é relva, solo de jardim para plantas de interior e areia de rio. Além disso, o carvão pode ser adicionado como um adsorvente natural, bem como a casca de pinheiro, triturada em pó. O primeiro transplante é realizado somente após dois anos. Brotos jovens são cultivados sob filme plástico para criar um ambiente quente e úmido.
Vriesia Mix
A visão mais despretensiosa, os especialistas consideram o Mixes vriesia. Se essa vriesia for plantada no parapeito da janela, geralmente é preciso manter as condições ideais de temperatura e umidade. A alimentação é rara.
Mix é uma variedade de vida longa
A lista das principais atividades de assistência inclui:
· Molhar duas a três vezes por semana;
· Afrouxamento;
· Colheita;
· Pulverização preventiva para proteger a flor de doenças, pragas e parasitas.
Esta variedade pode ser cultivada a partir de sementes. Para fazer isso, despeje uma mistura de areia e turfa em um recipiente de plástico transparente. Uma semente é colocada na superfície e levemente polvilhada com terra. Todos os dias, o recipiente é aberto, o solo é pulverizado a partir do spray. Em duas semanas, os primeiros brotos devem ser esperados. O principal é manter um nível suficiente de umidade. Se o solo secar, os brotos não aparecerão.
Preste atenção! No vriesia, o Mix frequentemente parasita a balança. É possível combatê-lo com a ajuda de um inseticida industrial "Actellik", os resultados mais efetivos são obtidos pela destruição de pragas por meios mecânicos. Para fazer isso, remova cuidadosamente a crosta das folhas com um pano úmido umedecido em álcool. Você também pode usar uma escova de dentes velha.
Às vezes, as folhas dessa variedade ficam manchadas e adquirem um tom acastanhado. Este é um sinal de doença fúngica. Nesse caso, a pulverização regular com fungicidas industriais ajudará a resolver o problema.
Descrição do produto
Você pode reconhecer a variedade Mix pelos seguintes critérios:
- Uma grande saída de forma redonda regular, semelhante a um funil;
- Folhas manchadas ou listradas de vários tons de verde;
- Inflorescência de forma semelhante a uma pena de pavão;
- Pedúnculo fino e alongado.
Para tirar o máximo proveito da luz solar, o vriesia move as folhas de maneira que elas estejam sempre em ângulo reto com a fonte de luz natural. As espiguetas da variedade "Mix" podem ter uma variedade de cores: do vermelho brilhante ao amarelo limão. A floração dura vários dias. Esta variedade é criada artificialmente e não ocorre na natureza, por isso cresce e se desenvolve melhor do que outras variedades em casa.
A cobertura é realizada apenas no verão, uma ou duas vezes por temporada é suficiente. O Vriesia Mix não tolera transplantes, portanto, você precisa lidar com o frágil sistema radicular com muito cuidado. Sabe-se que as raízes da vriesia, apesar da fragilidade e vulnerabilidade, raramente sofrem de infecções por fungos.
Preste atenção! O método recomendado de reprodução é vegetativo (brotos jovens, as chamadas "crianças"). Realocar as "crianças" em uma panela separada só é possível depois que elas tiverem suas próprias raízes.
A principal coisa ao cultivar vriesia é o ar quente durante todo o ano e a ausência de mudanças bruscas de temperatura. Se costuma fazer frio em casa, é melhor plantar qualquer outra flor. As plantas localizadas em uma janela ensolarada desenvolvem-se mais rapidamente do que as da sombra. A única desvantagem do vriesia, em comparação com outros "convidados" tropicais, é o curto tempo de floração.