No flox, as folhas inferiores ficam amarelas: o que fazer

Pin
Send
Share
Send

A bela flor de phlox é uma das culturas de flores mais amadas entre os cultivadores de flores. Flores brilhantes encantam os olhos durante toda a temporada, sem exigir cuidados especiais. No entanto, às vezes a floração pode ser evitada por doenças que aceleram o processo de murcha. Além disso, lesões graves podem se espalhar de uma flor doente para vizinhos saudáveis, o que acaba prejudicando todo o canteiro. O sintoma mais comum da doença é o amarelecimento das folhas inferiores da planta. Abaixo no artigo, é examinado em detalhes por que as folhas do flox ficam amarelas e como lidar com isso.

Que doenças podem ser a causa

Floxes podem ser afetados:

  • doenças virais;
  • doenças fúngicas;
  • doenças micoplasmáticas;
  • pragas.

Erva de flox linda floração

Além disso, devido ao tratamento inadequado da flor, podem ocorrer danos fisiológicos.

Importante! Se for detectada uma planta não saudável, mas suspeita, ela deve ser plantada do resto ou coberta com sacos de linho com inflorescências. O isolamento da flor impedirá a propagação da doença por todo o canteiro.

No flox, as folhas inferiores ficam amarelas: o que fazer

Doenças virais

As infecções virais são transmitidas por pragas de jardim: pulgões, carrapatos, cigarras e lombrigas. Doenças deste tipo são bastante raras e não causam muitos danos às plantações de flores. No entanto, entender as causas da doença do flox e conhecer os métodos para o seu tratamento pode salvar plantas e prevenir infecções em massa.

O amarelecimento das folhas pode indicar danos à planta pelo vírus encaracolado. Nesse caso, ocorre uma modificação perceptível das folhas. Sua superfície é coberta por inúmeras manchas amareladas ou pretas, as veias tornam-se marrons, os verdes começam a secar e as próprias folhas são torcidas em espiral. O mato, com brotos curtos e fracos, adquire sinais de nanismo. Os flox perdem a capacidade de florescer por conta própria e podem até morrer.

Preste atenção! Para salvar a planta, você precisa usar o marcador complexo de fungicida para preparação química (ou seu análogo). Após remover os vestígios de infecção (folhas manchadas de amarelo e preto) dos arbustos, é necessário borrifá-los com a droga.

Além disso, todo o lixo embaixo da planta deve ser removido. Se nenhum meio ajudou a se livrar da infecção, a planta precisa ser desenterrada e destruída.

Além disso, o flox pode ser afetado pela localização do anel. A doença se faz sentir desde o final da primavera até o início do verão. O primeiro sinal é a manifestação de manchas claras ou amareladas nas folhas. O vírus se espalha ao longo do tempo por toda a massa verde. Phlox deixa torcer, a planta está deformada, o arbusto parece doloroso. A causa da infecção está na atividade do nematóide do solo. Na maioria dos casos, a planta não está sujeita a tratamento.

O próximo passo depois de descobrir a razão pela qual as folhas do flox ficam amarelas é entender o que precisa ser feito para curar a planta. Com uma inspeção constante e completa das plantações, detecção e destruição oportuna das flores infectadas, podem ser evitadas sérias conseqüências da atividade da maioria dos vírus. Os principais portadores de vírus perigosos para as plantas são os nematóides. Antes de tudo, é necessário verificar se há infecção no solo exatamente com esses indivíduos multicelulares. Quando são detectados, o local é tratado com nematicidas.

Além disso, uma ferramenta de jardim infectada (tesouras de podar) pode se tornar a causa da propagação da infecção. O vírus também pode ser transportado por toupeiras, flores caídas de plantas doentes e outros detritos de plantas. Os floristas notaram que as doenças podem ser transmitidas usando estacas e sementes de plantas doentes.

Preste atenção! Para lidar rapidamente com o problema em caso de infecção, recomenda-se equipar uma pequena área (quarentena) para as culturas recebidas. Além disso, os poços em que as flores doentes estavam localizadas devem ser gravados.

Doenças fúngicas

As doenças fúngicas geralmente caem na planta junto com a chuva. Isso acontece se a flor cresce ao ar livre e não possui um abrigo articulado. Períodos chuvosos frios e flutuações de temperatura são um bom momento para o desenvolvimento de esporos de fungos.

Se as folhas inferiores dos floxes estavam cobertas com manchas marrom-amareladas e a folhagem da camada superior adquiria uma cor amarela, é mais provável que seja uma fomose. Esta doença é causada pela atividade do fungo Thomas, que afeta a base dos brotos das flores e as mancha na cor marrom. 6-7 dias após a infecção, as folhas começam a enrolar e secar. De baixo, a chapa está coberta de pontos escuros e escurece. A elasticidade do cano é significativamente reduzida, podendo até ocorrer trincas. A flor se inclina contra o chão ou quebra. O vírus geralmente ataca plantas perenes (de 2 a 3 anos).

Doenças fúngicas

Agora você precisa descobrir o que fazer se o flox amarelar as folhas devido a uma doença fúngica.

O tratamento da fomose é uma tarefa muito difícil, portanto, o procedimento deve ser iniciado apenas se a planta infectada pertencer a uma variedade rara. O procedimento é o seguinte:

  1. Corte as partes superiores dos brotos não infectados.
  2. Coloque as mudas em uma solução fungicida (foundationazol, maxim).
  3. Coloque-os em uma área remota e isolada.

Preste atenção! Para controlar a propagação da infecção, é necessário pulverizar os floxes com uma preparação contendo cobre uma vez a cada 10 dias (o pico de Abiga, a solução doméstica a 1% de Bordeaux e o líquido de Bordeaux são adequados).

Doenças micoplasmáticas

Os agentes causadores de doenças por micoplasma são organismos patogênicos. Portadores de doenças são alguns tipos de cigarras. Quando o micoplasma entra no corpo, o período de incubação começa e, portanto, a propagação da infecção é mais lenta do que com outros tipos de doenças. A propagação da doença também pode ser desencadeada pela reprodução do flox (durante a vegetação).

A maneira mais eficaz de combater é a destruição de flores infectadas. No entanto, quem sente muito por destruir a planta pode tentar curá-la. Isso deve ser feito usando soluções aquosas de antibióticos.

Pragas

Por que as folhas de rododendro ficam amarelas e o que fazer

Além disso, pragas que apreciam os tecidos e o suco dessas flores podem afetar o amarelecimento dos floxes. Aqui estão alguns deles:

  • lagartas
  • centavos babados;
  • lesmas.

Pragas

Como lidar com eles

A maneira mais ecológica é pegar pragas. Eles podem ser coletados manualmente ou configurar armadilhas. Por exemplo, cerveja ou fermento atrai lesmas bem. Além disso, cal, cinzas e superfosfatos são adequados para o combate. Esses medicamentos podem ajudar se estiverem espalhados pelos arbustos.

Preste atenção! Além disso, a pulga crucífera pode prejudicar a planta, que pode ser combatida com a ajuda do xampu para cães anti-pulga, bem como os nematóides mencionados anteriormente, que deixam a flor quase sem chance de cura.

Carrapato, aranha

Outra praga perigosa é uma aranha-carrapato. Um pequeno inseto aracnídeo se alimenta principalmente de folhagem. Se listras leves e fracas são observadas nas folhas, esses são traços da atividade da aranha-carrapato.

Os óleos inseticidas e o sabão ajudarão a se livrar desses insetos. Além disso, eles só serão eficazes quando aplicar fundos aos próprios parasitas. Como profilaxia, você pode pulverizar uma solução fraca de sabão e óleo nas plantas até 1 vez em duas semanas. Alguns jardineiros recomendam o controle de pragas com um spray de carbaril.

Carrapato, aranha

Umidade pesada

Por que as folhas ficam amarelas em flores de interior - o que fazer

Outra razão para o amarelecimento das folhas inferiores do flox é a umidade excessiva. Na maioria dos casos, o flox precisa de um solo moderadamente úmido para o desenvolvimento normal. Com muito fluido, a planta deixa de receber nutrientes suficientes, o que leva ao alagamento das raízes e a um suprimento fraco de oxigênio. Como resultado, o rizoma começa a apodrecer, e o primeiro sinal disso são folhas amarelas.

Preste atenção! Não é necessário regar o flox se o solo superficial (2-3 cm) estiver saturado com umidade. Ao estagnar a água, é necessário pensar em melhorar a drenagem, e adubo e seixos médios (em pequenas quantidades) devem ser adicionados ao solo superficial.

O que fazer para ajudar a planta

Doenças do gerânio, nas folhas de gerânio ficam amarelas e secas - o que fazer?
<

O cuidado adequado da flor reduzirá significativamente os riscos de sua doença. Para isso, é necessário realizar regularmente medidas de proteção abrangentes. A conformidade com a tecnologia agrícola (rega periódica, remoção de ervas daninhas e pragas, tratamento sanitário e cobertura) também protegerá amplamente a planta contra ameaças potenciais. Além disso, deve-se ter em mente que o crescimento do flox no mesmo solo por um longo tempo provoca a multiplicação de microorganismos que afetam adversamente a flor. Não se esqueça da higiene do local de crescimento. Se a planta já estiver doente, é necessário determinar a causa da infecção e, dependendo disso, escolher um dos métodos de tratamento descritos nas seções anteriores.

Ajude a planta

<

Por que os floxes viram folhas amarelas? O principal motivo é o cuidado inadequado da planta. Pode ser solo inadequado, umidade insuficiente / excessiva ou inspeção prematura da flor. A prevenção é outro fator importante, ignorando o que pode levar ao desenvolvimento e à disseminação da doença. No entanto, se a doença já afetou a planta, e sinais de amarelecimento começaram a aparecer nela, medidas urgentes devem ser tomadas. Mesmo que o flox doente não possa ser salvo, as ações operacionais salvarão outros representantes dessa cultura dos efeitos nocivos.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: . 15-09-2015 - Fiat Doblò 8v. Flex 2007 (Pode 2024).