Pelargonium de grandiflora é um dos representantes da família Geraniev. Esse pelargonium também é chamado de royal ou royal para flores grandes e luxuosas. Sua forma lembra pansies com um diâmetro de 5 a 7 cm, mas, como é característica dos aristocratas, a grandiflora não é apenas bonita, mas também caprichosa em comparação com outros tipos de cultura. Portanto, a fim de obter uma floração exuberante e o pleno desenvolvimento dos arbustos, certas regras de cuidado devem ser observadas.
Descrição do Pelargonium de Grandiflora
Royal Pelargonium é um parente próximo da variedade zonal de cultura. Mas não pode ser encontrado em condições naturais, pois é obtido pelo cruzamento de outras espécies. Portanto, a planta difere de suas contrapartes não apenas na aparência, mas também em suas condições extravagantes.
Grandiflora Pelargonium se destaca por suas cores requintadas
História do Século
As primeiras variedades de grandiflora apareceram no final do século 18 e eram de origem inglesa. Eles foram obtidos como resultado da melhoria do tamanho das flores em espécies comuns importadas da província do Cabo da África do Sul.
Mas já em 1834, os criadores franceses fizeram ajustes no processo de obtenção de pelargonium real. Portanto, variedades e espécies com veias contrastantes e dois pontos brilhantes nas pétalas superiores apareceram durante esse período. Este grupo de pelargonium real foi chamado de Diadeatum.
O passo decisivo na seleção do grandiflor foi dado pelo jardineiro James Odier, que conseguiu garantir que as veias das pétalas se transformassem em manchas e, como resultado, elas produziram 5 peças em uma flor.
Funcionalidades
O grandiflora gerânio, como os habitantes às vezes chamam erroneamente de flor, forma um arbusto com até 50 cm de altura e, ao mesmo tempo, cresce mais em largura do que em cima. Suas folhas estão densamente localizadas nos brotos. As placas são grandes, arredondadas, ásperas ao toque, serrilhadas ao longo da borda. Eles podem ser de cor verde clara ou escura. O sistema radicular é fibroso.
Os arbustos Grandiflora são compactos
Na variedade real, as flores consistem em 5 pétalas. Ao mesmo tempo, os três superiores são muito maiores e os dois inferiores são menores. Pétalas vão uma após a outra. As flores podem ser simples e felpudas. A cor das pétalas é muito diversa: do branco, rosa e laranja à cereja vermelha e escura. As pétalas podem ser onduladas e onduladas, têm um ponto brilhante ou listras.
Atenção! A diferença entre grandiflor é que os caules das flores não se elevam acima da folhagem, como em outras espécies, mas estão localizados no mesmo nível. Durante o período de floração, o mato é uma visão inesquecível, pela qual o pelargonium real era amado pelos cultivadores de flores.
Devido às suas altas qualidades decorativas, as plantas são amplamente utilizadas para decorar varandas envidraçadas, terraços, galerias e interiores de casas. O período de floração na grandiflora começa em abril e maio e dura de 3 a 4 meses, dependendo das condições de detenção.
Ao mesmo tempo, o pelargonium da grandiflora não se destina ao cultivo no jardim, uma vez que não floresce em campo aberto.
A planta é caracterizada por um crescimento rápido - no final da primeira temporada, você pode obter um arbusto compacto com 20 a 30 cm de altura, e já na próxima temporada o pelargonium real atinge seu tamanho padrão. À medida que envelhecem, os rebentos são lignificados abaixo, como em outras espécies.
Importante! As espécies de grandiflora não têm um cheiro característico de pelargonium, mas algumas variedades exalam um aroma delicado que combina tons de rosa, limão e hortelã durante a floração.
Plantando pelargonium de flores grandes
O pelargonium de flores grandes é muito exigente em condições de cuidados e manutenção. Portanto, os cultivadores iniciantes precisam considerar isso. O não cumprimento dos requisitos básicos da cultura pode causar falta de botões ao longo da temporada.
Para a planta, é necessário selecionar pequenos vasos com furos de drenagem, cujo volume será 2 vezes o sistema radicular.
Para a variedade real, você não pode pegar potes grandes
Seleção de localização e iluminação
O Royal Pelargonium precisa de boa iluminação. Portanto, recomenda-se colocar o vaso de flores no parapeito da janela mais leve da casa, com uma leve sombra da luz direta do sol, para que as queimaduras não apareçam nas folhas.
No inverno, para o pleno desenvolvimento do mato, é necessário fornecer horas de luz do dia de pelo menos 10 horas, portanto, à noite, devem ser incluídos os fitolamps.
Importante! Com a falta de luz, a flor não forma botões e os brotos são prolongados.
Solo
Para a variedade real, deve ser comprado um substrato destinado ao cultivo de pelargonium. Tem boa umidade e respirabilidade e uma composição equilibrada. Na ausência desse solo na loja, você pode prepará-lo combinando os seguintes componentes:
- 1 parte - relva;
- 1 parte - húmus;
- 1 parte - areia;
- 1 parte - turfa.
Antes de plantar no fundo da panela, a argila deve ser depositada com uma camada de 1,0 cm e depois polvilhada com um substrato nutritivo. Posicione a flor no centro do recipiente sem aprofundar o colo da raiz e preencha os vazios formados com o solo.
Após o plantio, regue a planta abundantemente e coloque no local sombreado por 2-3 dias.
Grandiflora cuidados com pelargonium de flores grandes
A variedade real da flor também exige o cumprimento de certas regras de cuidados. Portanto, antes de comprar esta flor, você precisa se familiarizar com elas.
Modo de temperatura
Durante o período de vegetação ativa e floração, que dura do início da primavera ao meio do outono, o regime de manutenção deve estar dentro de + 20 ... +27 graus. Mas, de meados de outubro até o final de janeiro, a grandiflora está em um estágio adormecido, por isso é importante fornecer uma temperatura de cerca de + 12 ... +17 graus.
Devido ao conteúdo frio durante esse período, a planta está ganhando força para a floração exuberante na nova estação.
Rega e pulverização
O pelargonium da grandiflora é resistente à seca, mas as raízes não devem secar. Portanto, a rega é recomendada ao secar o solo em uma panela. Para fazer isso, é recomendável usar chuva ou água assente à temperatura ambiente.
Em períodos quentes, recomenda-se umedecer o solo 2 a 3 vezes por semana, e no outono-inverno 1 vez em 7 dias. Tal pelargonium não precisa pulverizar folhagem.
Grandiflora precisa ser regada após a secagem do solo superficial
Afrouxamento
Após cada rega, recomenda-se afrouxar um pouco o solo da panela para melhorar o acesso do ar às raízes.
Atenção! Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes da flor.
Humidade do ar
O pelargonium real é capaz de crescer e se desenvolver tanto no ar seco quanto no úmido. Mas o nível máximo de decoratividade é alcançado quando cultivado com umidade moderada na sala.
Top vestir
Para o crescimento e a floração do pelargonium real, são necessários nutrientes. Portanto, a flor precisa ser fertilizada regularmente.
Na primavera e no verão, é recomendável fazer isso a cada 10 dias, e no outono e inverno - uma vez a cada 3 semanas. Para a cobertura, fertilizantes especiais devem ser usados para pelargonium ou culturas com flores, que podem ser compradas em qualquer floricultura.
Poda
Para a formação de um arbusto compacto e exuberante, o pelargonium da grandiflora deve ser cortado no outono. Durante este período, os rebentos devem ser encurtados em 1/3 e todas as áreas secas e danificadas devem ser removidas.
Importante! Se houver muitos brotos, a poda deve ser realizada em várias etapas com uma frequência de 1 mês para minimizar o estresse.
Transplante
Grandiflora Pelargonium pertence à categoria de flores que realmente não gostam de transplantes. Portanto, esse procedimento deve ser realizado apenas se a planta desacelerar, brotos e folhas ficarem menores.
Royal Pelargonium não tolera transplante
Como a grandiflora se propaga
Você pode propagar o pelargonium real de diferentes maneiras: sementes, estacas e camadas aéreas. Cada um deles possui certos recursos, portanto, você deve se familiarizar com eles.
Sementes
Esse método é o mais demorado e demorado, mas permite obter um grande número de novas mudas. Ao mesmo tempo, você pode comprar material de plantio de uma variedade e misturas.
As sementes devem ser semeadas em uma mistura de turfa, turfa e areia no solo umedecido na proporção de 2: 1: 1 para uma profundidade de 0,5 cm. Depois disso, o recipiente deve ser colocado em um local claro, com uma temperatura de + 22 ... +26 graus. Os primeiros brotos aparecem após 2 semanas.
Estacas
O método vegetativo é considerado o mais simples. Deve ser usado na primavera e no verão.
Para a propagação, é necessário cortar as estacas apicais com 3-5 folhas. Em seguida, seque a seção inferior por 2-3 horas e, em seguida, pulverize-a com um agente formador de raiz e plante-a no solo, consistindo em areia de turfa e turfa em proporções iguais.
Para um enraizamento bem-sucedido, é recomendável manter o solo constantemente levemente úmido e a temperatura dentro de + 22 ... +25 graus.
Preste atenção! Raízes de estacas em 3-4 semanas.
O corte da grandiflora permite obter mudas fortes
Camadas de ar
Para propagar o pelargonium dessa maneira, é necessário medir o comprimento da haste a partir do topo da parte aérea e fazer uma incisão oblíqua na profundidade 1/3 da sua largura. Em seguida, pulverize a seção com qualquer agente de enraizamento e coloque um pedaço do fósforo dentro para evitar a fusão do tecido.
Então, logo abaixo do corte, você precisa fazer um manguito do filme e colocar um musgo esfagno úmido dentro. Nesse ambiente, as raízes se formam após 2 semanas. Depois disso, as camadas devem ser cortadas 1,5 cm abaixo do manguito e colocadas na mistura habitual do solo.
Doenças e pragas, a luta contra eles
Violando as regras de cuidados em casa, o pelargonium da grandiflora é afetado por doenças e pragas. Nesse caso, recomenda-se tratar a planta com produtos químicos para evitar a morte da flor.
Doenças comuns:
- oídio;
- ferrugem
- mancha de folha;
- podridão da raiz.
Para o tratamento, recomenda-se o uso de medicamentos como Horus, Skor, Topaz, Maxim, Previkur Energy.
Pelargonium desta espécie é suscetível a danos a pulgões e moscas-brancas. Para se livrar dessas pragas, recomenda-se pulverizar o mato com uma solução de trabalho de "Actellika" e "Fitoverma", bem como regada com "Actara"
Pelargonium de grandiflora é um representante vívido da família Geraniev. Ela se distingue por flores excepcionalmente bonitas. Mas as dificuldades no seu cultivo estão associadas ao aumento da demanda de plantas nas condições de detenção. Portanto, somente produtores experientes podem lidar com eles, que são capazes de cumprir todas as recomendações.