Vallota (Vallota) - uma planta bulbosa da família Amaryllis. No ambiente natural, distribuído na zona subtropical da África do Sul, a terra natal de Wallota é a região do Cabo, que faz parte da África do Sul. Em casa, a flor cresce desde meados do século XVII.
Uma planta perene se desenvolve a uma taxa média, geralmente sua altura não excede 0,5 M. O florescimento da wallota ocorre no verão, mas alguns espécimes com uma lâmpada forte podem florescer duas vezes - na primavera e no outono.
Vallota atrai a atenção com flores vermelhas espetaculares, semelhantes a sinos grandes e elegantes estames dourados. O nome é dado pelo nome do biólogo francês Pierre Vallo, que deu a primeira descrição científica da planta.
Certifique-se de olhar para a flor hemanthus da mesma família. Eles parecem muito bons em pares.
A taxa de crescimento é média. | |
Wallota de floração ocorre no verão. | |
A dificuldade média de crescer. | |
É uma planta perene. |
Propriedades úteis de wallots
Apesar do fato de que a beleza exótica Wallot é venenosa, é benéfica. As propriedades positivas da planta são sua beleza. A contemplação de uma parede florescente causa um prazer estético incomparável.
A alegria de se comunicar com um representante da flora melhora o humor, aumenta o tônus do corpo. A planta enfatiza a individualidade do interior, cria uma atmosfera aconchegante na casa.
Vallota: atendimento domiciliar. Brevemente
Para que o wallota se desenvolva harmoniosamente em casa, você deve descobrir as preferências da planta e criar um ambiente favorável para ela:
Modo de temperatura | Não superior a + 28 ° C - no verão; conter no inverno a + 12 ° C. |
Humidade do ar | Médio, pulverizado no verão. |
Iluminação | No verão, no calor - disperso, o resto do tempo - ensolarado. |
Rega | Na primavera - no verão - uma vez a cada 7 dias (no calor com mais frequência); no inverno - uma vez a cada 12 dias. |
Solo de Wallot | Nutritivo solto; mistura de terra do solo do jardim, húmus, areia e turfa, recolhida em partes iguais. |
Fertilizantes e fertilizantes | Na primavera e no verão - com fertilizante mineral líquido diluído - uma vez a cada 14 dias; no outono, a frequência de cobertura é reduzida, no inverno é interrompida. |
Transplante de Wallot | Na primavera, a cada 2,5 anos; substitua mais frequentemente o solo superficial. |
Reprodução | Filhos e sementes. |
Recursos crescentes | Vallota não decola folhas para o inverno, elas permanecem verdes. Portanto, a planta deve continuar a ser cuidada: mantida fresca e às vezes regada. Quanto mais folhas você economizar durante o inverno, melhor será a flor. |
Cuidado de Wallot em casa. Em detalhe
Vallota é uma bela planta no exterior. No interior, cria raízes bem e floresce exuberantemente, se você criar uma atmosfera favorável.
Período de descanso
Após a floração, Wallota indicará que ela precisa de um período adormecido de definhamento do pedúnculo. Muitas vezes isso acontece em meados de setembro. O pedúnculo completamente murcho é removido. Vallota é reorganizado em local fresco e mantido a uma temperatura de cerca de + 12 ° C.
A rega deve ser escassa para apoiar as folhas e não causar apodrecimento das raízes. Top vestir pára.
Preparação de floração
No início de abril, Wallota começará a acordar e liberar folhas. É neste momento que começa uma preparação em fases para a floração. Extremos não devem ser permitidos às pressas, a qualidade da futura floração depende disso. Aumente gradualmente a temperatura do conteúdo, sem levar a um aumento acentuado.
Alimentam a planta com adubo líquido complexo, diluindo-o ao meio. Quando o pedúnculo aparece, a dose de fósforo nos curativos é aumentada: o elemento estimula a floração. O substrato deve sempre estar moderadamente úmido. Certifique-se de que não haja estagnação de umidade.
Floração
As plantas da família Amaryllis florescem não apenas lindamente, mas de maneira fascinante. O florescimento da wallota é uma visão inesquecível, apesar do fato de que a gama de cores das espécies se limita principalmente a tons vermelho - laranja. Uma lâmpada forma dois ou mais pedúnculos fortes, cuja altura não excede 0,4 M. Em cada um deles, até 7 grandes flores - flores de gramofone.
Seu diâmetro geralmente excede 5 cm e as flores são coletadas em inflorescências - guarda-chuvas. Os estames dourados enfatizam a delicada textura das pétalas. A expectativa de vida do pedúnculo é de até uma semana. Durante a floração, Wallot continua a ser alimentado. Água com cuidado, tentando não molhar as flores. Eles protegem a planta de correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Modo de temperatura
Para plantas com raízes do sul, é imperativo manter o regime de temperatura; caso contrário, elas se desenvolverão desigualmente, retardarão o crescimento e não florescerão. No inverno, a planta de wallot em casa deve ser mantida a uma temperatura não superior a + 28 ° C e no verão a + 12 ° C.
A flor não tolera correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. No verão, Vallota gosta de respirar ar fresco no jardim ou na varanda.
Pulverização
A flor se sente confortável quando a sala está com umidade média. Cuidar da wallot em casa recomenda pulverizá-la todos os dias no verão. Isso deve ser feito com muito cuidado, sem entrar nas flores. Para manter a umidade no nível adequado, um recipiente aberto de água é colocado próximo à planta, às vezes um umidificador de ar é ligado. Limpe periodicamente as folhas com um pano macio e úmido.
Iluminação
Uma planta do sul fica satisfeita quando a luz cai sobre ela. Os raios do sol têm um efeito benéfico no seu desenvolvimento, ativam a vitalidade. O wallota doméstico adora a luz solar intensa, mas em dias quentes deve ser sombreada, caso contrário as queimaduras não podem ser evitadas. As mais adequadas para a colocação de wallots são as janelas voltadas para o sul, sudeste e sudoeste.
As janelas da direção norte estão excluídas: a flor vai esticar, suspender a vegetação. Mas no inverno, jardineiros experientes recomendam colocar a panela com a parede nas janelas do norte, para que a planta possa relaxar e relaxar completamente. Na primavera, a flor é devolvida ao seu antigo local - bem iluminado.
Molhar Wallots
É necessário monitorar a superfície do solo e impedir a formação de crostas nele. A rega das paredes durante a floração e o desenvolvimento intensivo são realizados quando o solo começa a secar.
Geralmente isso acontece uma vez a cada 7 dias, durante o calor - um pouco mais frequentemente, para impedir que as folhas sequem (a wallota está sofrendo muito dolorosamente todas as alterações associadas a elas). Após a floração, a frequência de rega é reduzida; no inverno, a rega é necessária, em média, a cada 12 dias. Para irrigação, use água morna e bem defendida.
Pote de parede
O resultado do desenvolvimento harmonioso da wallota é o seu florescimento contínuo e exuberante. É importante que o produtor crie condições ideais para que a planta mostre seus maravilhosos "sinos" ao mundo. De grande importância é o pote para wallots. Se você comprar um contêiner muito espaçoso, muitas crianças se formarão e, em vez de florescer abundantemente, a parede cuidará delas, fortalecendo o desenvolvimento das lâmpadas.
Portanto, a panela precisa ser um pouco apertada. O diâmetro do bulbo de uma flor adulta é de aproximadamente 80 mm. A distância para cada parede do vaso não deve ser superior a 40 mm, o que significa que o diâmetro do recipiente para uma parede adulta é de 160 mm. Uma planta jovem precisa de um vaso cujo diâmetro não exceda 100 mm. A altura do recipiente não deve ser maior que seu diâmetro.
Ao comprar uma panela, você deve sempre olhar para que haja orifícios de drenagem na parte inferior.
Solo
Os nutrientes do solo devem fluir livremente para as raízes da planta, para que o wallota se desenvolva bem. Isso é possível se você usar um solo solto e permeável para plantar uma flor. Na loja, você pode comprar um substrato universal para plantas com flores e complementá-lo com pó de carvão vegetal, casca de abeto picada, esfagno.
Para melhorar as propriedades de drenagem, migalhas de tijolos e vermiculita são adicionadas ao solo. Você pode preparar independentemente a mistura do solo, tendo em proporções iguais húmus, solo do jardim, turfa, areia. Melhore a composição dos mesmos componentes que o substrato acabado.
Fertilizantes e fertilizantes
Para que o wallota se desenvolva harmoniosamente em casa e floresça lindamente, são necessários curativos e fertilizantes. Use um fertilizante complexo universal para plantas com flores. A ferramenta é usada na forma diluída após a rega da noite. O fertilizante líquido é melhor absorvido pelas raízes, reduzindo o risco de superalimentação da planta.
Uma flor overfed irá construir massa verde e florescer mal. Isso reduzirá as propriedades decorativas das wallots. A cobertura é realizada durante o período de vegetação intensiva uma vez a cada 14 dias. Após a floração, reduza a frequência do procedimento e, no inverno, pare completamente. Alimentando a planta, ela fica sombreada por um dia.
Transplante
Vallota é uma planta bulbosa. Ela é muito sensível a quaisquer influências externas. Normalmente, os transplantes de wallot são realizados a cada 2,5 anos, na primavera. A planta é cuidadosamente retirada da panela, tentando não danificar o bulbo e as raízes. Um transplante de flores é uma ocasião para mudar o vaso, o solo e aumentar a camada de drenagem.
Transplantando o wallot, não afunde a lâmpada para que não haja deterioração da base do caule. A terceira parte deve subir acima da superfície do substrato. Após o procedimento, o Wallot se acostumará a um novo local por um longo tempo e não continuará a se desenvolver imediatamente. Tendo crescido raízes, a flor desenvolverá sua parte superior.
Após o transplante, o Wallot deve ser colocado em um local protegido da luz solar direta. Em vez de replantar uma planta adulta, a camada superior do substrato é frequentemente substituída. Após três semanas, o Wallot pode ser alimentado.
Como aparar a parede?
Vallota precisa de poda para se livrar das folhas completamente secas. Se a folha não estiver completamente descolorida, não a toque até que toda a superfície seque. Após a floração, pedúnculos completamente murcha também são removidos.
Propagação de Wallot
A propagação de Wallota é possível de duas maneiras.
Cenouras crescentes a partir de sementes
Passe em outubro ou novembro. As sementes são embebidas em uma solução saturada de permanganato de potássio e germinadas entre camadas de gaze umedecida ou papel de filtro. Semeado em um substrato a uma profundidade de cerca de 50 mm. Cobrir com vidro ou filme, germinar com menor aquecimento. O abrigo é removido para regar e alimentar as mudas. Após 20 dias, as mudas aparecem. Após 3,5 meses, pequenas cebolas são transplantadas, completamente imersas no chão. A planta é regada moderadamente. Um ano depois, na primavera, os bulbos crescidos são transplantados para que o colo da raiz fique ligeiramente visível acima da superfície do solo. Vallota plantada com sementes florescerá em 3 anos.
Propagação de Wallot por crianças
Realizado após o transplante. As lâmpadas formadas são cuidadosamente separadas das raízes da planta mãe e plantadas em pequenos vasos, enterrados no substrato por 2/3. No início, as mudas raramente são regadas. Vallota, criada a partir de crianças, floresce em seu segundo ano.
Cultivar uma planta grande e bonita a partir de sementes pequenas é um processo demorado. Portanto, o segundo método de reprodução é mais frequentemente usado. Também é popular porque as flores plantadas pelas crianças são mais parecidas com uma planta - "mãe".
Doenças e Pragas
Doenças e pragas raramente afetam a planta. Devido a cuidados inadequados, os problemas geralmente aparecem:
- as pontas das folhas secam wallots - faz calor para a planta (ventile a sala, protegendo a flor da corrente de ar; pulverize-a);
- manchas marrons nas folhas - um sinal de podridão cinza devido ao conteúdo em alta umidade e sombreamento (cortar as folhas afetadas, tratar a planta com fungicida; ventilar com mais frequência);
- folhas murcham, rugas - um sinal de fusariose (remova todas as peças danificadas, polvilhe os pontos de corte com pó de enxofre ou carvão; se a planta estiver muito danificada, não poderá ser salva);
- Wallota não floresce - falta de período de descanso; mantendo-se em um local pouco iluminado e crescendo em uma panela espaçosa (mantenha-se fresco no inverno e raramente regue; vá para um local mais leve; transfira para uma panela mais próxima).
Na maioria das vezes, o wallota é afetado por pulgões, cochonilhas, insetos e ácaros.
Tipos de wallots domésticos com fotos e nomes
Na cultura doméstica, dois tipos são comuns:
Vallota speciosa
A altura da planta é de cerca de 0,65 M. O diâmetro do bolbo é de até 45 mm. As flores são muito semelhantes aos lírios. Pétalas vermelhas brilhantes com um tom de laranja têm uma forma oval, ligeiramente pontiaguda no final. As inflorescências do guarda-chuva são abertas e direcionadas para cima. As chapas são longas (cerca de 40 mm) e largas (até 30 mm), com formato de cinto, pintadas em uma cor verde-oliva escura. A espécie floresce em meados de agosto.
Vallota purpurea
Em um pedúnculo, 6 a 8 flores com um diâmetro de até 50 mm são formadas simultaneamente. Pétalas escarlate são apontadas para o final. O comprimento das folhas estreitas e verdes não excede 0,35 cm e floresce no início do outono.
Wallota florescendo traz alegria para a casa. Quando seus guarda-chuvas vermelhos se desdobram, a inspiração vem e a tristeza desaparece.
Agora lendo:
- Hippeastrum
- Plumeria - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
- Rosa caseira em uma panela - cuidados, cultivo e reprodução, foto
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas