No início da primavera, assim que a neve cai, ao longo das margens dos rios e lagos, jovens folhas verdes aparecem nas bordas das florestas. A forma das folhas se assemelha a um lírio do vale, e a gosto - alho de verdade. Esta é uma farmácia natural para pessoas e animais - alho-poró selvagem.
O que é alho-porro selvagem
O alho selvagem, também conhecido como cebola de urso, alho selvagem ou Kalba, é uma planta herbácea perene da família amaryllis, um gênero de cebola. Assim que a neve derrete, suas folhas e flechas jovens aparecem. Despertados, esgotados durante o inverno, os ursos de prazer comem verduras suculentas, restaurando a força após a hibernação. Daí o nome - arco de urso.
O alho selvagem se desenvolve a partir de um bulbo fino e alongado, com menos de 1 cm de espessura.O caule é triédrico, de 15 a 40 cm, e geralmente com até 50 cm de altura. Pecíolos longos e finos exibem folhas lanceoladas oblongas, assemelhando-se à forma do lírio do vale.
No final de maio ou no início de junho - durante a floração - o caule libera um guarda-chuva hemisférico com pequenas flores brancas em forma de estrelas. A floração termina com o aparecimento de sementes - pequenas ervilhas pretas.
O alho selvagem tem gosto e cheiro de alho. É por isso que o gado não é aconselhado a pastar nos locais em que a cebola cresce. O leite e a carne dos animais que consumiram alho selvagem adquirem sabor desagradável e cor incomum.
Locais de crescimento
O alho-poró selvagem está crescendo em toda a Europa, no Cáucaso e na maior parte do país. Pode ser encontrada nas margens sombrias de rios e lagos, bem como nas florestas da Transbaikalia e Sibéria, até a tundra. Muitas vezes, o arco de um urso forma clareiras inteiras, que são fabulosamente bonitas durante a floração.
Em muitas regiões da Rússia, o alho selvagem é listado no Livro Vermelho.
O alho selvagem deve ser colhido no início da primavera, antes do início do calor. A vegetação desta planta é a mais nutritiva e deliciosa neste momento. Um pouco mais tarde, quando a temperatura do ar sobe acima de 18 ° C, as folhas do alho selvagem se tornam grosseiras e não comestíveis.
Usando alho selvagem
Como alimento, o alho selvagem é usado como verduras picantes, e todas as partes da planta vão para os negócios - folhas, flechas e cebola. Fresco é adicionado a saladas e okroshka, mas é bom em pratos quentes. Sopas e todos os tipos de molhos são preparados a partir de alho selvagem no Cáucaso, cozido com legumes na Sibéria, e na Alemanha esse é um ótimo recheio para tortas.
Sanduíches com alho selvagem - um café da manhã muito rápido, saboroso e saudável.
Pasta de sanduíche
Para o preenchimento, você precisará de:
- 150 g de queijo duro;
- 3 ovos cozidos;
- um pequeno molho de alho selvagem;
- 2-3 colheres de sopa de maionese;
- sal e pimenta a gosto.
Preparando um sanduíche como este:
- O alho selvagem é cortado e triturado com sal em uma argamassa até que o suco seja liberado.
- Ovos e queijo são ralados.
- Adicione a maionese e a pimenta.
- Todos misturam bem.
- Fatias de fatias de pão resultantes da pasta.
O alho selvagem também é colhido para o inverno. Pode ser salgado, em conserva e até fermentado, e a maioria das vitaminas e minerais é retida.
Uma maneira simples de preservar o alho selvagem
Para salgar por 1 kg de alho selvagem, você precisa de 600 g de sal.
- As folhas, juntamente com os pecíolos, são bem lavadas e embebidas em água fria por meia hora.
- Em seguida, as matérias-primas escaldadas com água fervente são depositadas em camadas de cerca de 2-3 cm em um frasco esterilizado.
- Cada camada é polvilhada com sal.
- O frasco é fechado com uma tampa de capron e limpo em local frio.
Propriedades medicinais do alho selvagem
Cebolas de urso - a planta medicinal mais antiga. Os arqueólogos, graças aos estudos de assentamentos neolíticos nos Alpes, descobriram partículas de lixo selvagem. Isso dá motivos para acreditar que as pessoas usaram essa planta há milhares de anos:
- as propriedades curativas do alho selvagem foram usadas pelos antigos romanos e celtas;
- Nos manuais médicos antigos, essa planta é mencionada como um meio seguro de proteção contra pragas e cólera durante uma epidemia.
Todas as partes do alho selvagem são ricas em vitamina C, e seu conteúdo depende diretamente do local de crescimento das espécies - nas plantas das regiões montanhosas altas deste elemento, uma ordem de magnitude a mais. Também o alho selvagem contém:
- caroteno
- frutose
- proteínas, sais minerais,
- produção volátil.
Devido à variedade de nutrientes, o alho-porro selvagem é usado na nutrição clínica para a deficiência de vitaminas como um agente antirrisco zingótico, bactericida e motilidade intestinal. Além disso, o uso desta erva nos alimentos ajuda a restaurar o metabolismo, diminuir o colesterol e a pressão sanguínea, melhora o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.
Vídeo: detalhes sobre o alho selvagem selvagem
Precauções de uso
Devido ao alto teor de fitonídeos, o alho selvagem pode ser irritante para os órgãos digestivos, por isso é necessário comê-lo com cautela, especialmente para pessoas com doenças do estômago e da vesícula biliar.
Variedades de alho selvagem
Na natureza, o alho selvagem é encontrado apenas em uma espécie. No entanto, graças ao trabalho de criação de empresas agrícolas, novas variedades desta planta aparecem:
- A delicadeza do urso é uma variedade apimentada madura de longo prazo, com uma roseta grande, bastante frutífera. Graças às folhas suculentas e macias, com um sabor agradável, é recomendado para uso em saladas, para decapagem e decapagem;
- O ursinho de pelúcia é uma variedade madura precoce. As folhas são verde-escuras, grandes, lírios do vale. A superfície da folha é coberta com um revestimento de cera quase imperceptível. Você pode coletar a primeira colheita 15 dias após o aparecimento das folhas. O ursinho de pelúcia suporta quedas de temperatura e um leve alagamento do solo;
- A orelha de um urso é um alho selvagem de amadurecimento precoce: decorrem 20 dias desde a emergência até a primeira colheita. Planta perene de sabor pouco acentuado. As folhas são longas, estreitas, verdes brilhantes. A variedade é muito produtiva, são coletados 2-2,5 kg de matérias-primas em um metro quadrado.
Galeria de fotos: cultivares de alho selvagem
- Variedades de alho selvagem A iguaria de baixa é boa para saladas
- Variedade de alho selvagem Teddy Bear - cedo maduro
- Variedades Ramson Orelha de urso tem um sabor suave
Na Sibéria, o alho selvagem também é chamado de planta relacionada - cebola vitoriosa ou vitoriosa. Essas espécies têm aparência e estrutura muito semelhantes, mas as cebolas vitoriosas são muito maiores, embora o conteúdo de nutrientes e valiosos não seja diferente do alho selvagem.
Cultivo de alho selvagem em um jardim
Muitos jardineiros, especialmente em áreas onde o alho-porro selvagem não cresce, o cultivam em seus locais. Esse processo não causa dificuldades particulares, mas alguns pontos devem ser observados:
- o local sob o alho selvagem deve ser sombrio e úmido;
- a cultura se multiplica mais frequentemente por sementes que passaram pela estratificação;
- alho-porro selvagem - uma planta de crescimento lento, então você precisa estar preparado para que as sementes plantadas brotem apenas no próximo ano;
- a planta se tornará adulta em dois e florescerá, provavelmente, três anos após o plantio.
As sementes de algumas culturas devem ser estratificadas para germinar - diminuindo a temperatura por até 100 dias. Na natureza, esse processo ocorre naturalmente, quando as sementes que caem no outono caem durante todo o inverno sob a neve e na primavera são puxadas para o chão pela água derretida. Para estratificação de plantas de jardim, um refrigerador é usado com sucesso.
Vídeo: semear alho selvagem em um caracol após estratificação
Ramson - um presente maravilhoso da natureza, permitindo às pessoas diversificar e enriquecer sua dieta. Mas é importante entender que esta é uma grama que cresce lentamente e que sua coleta em escala industrial levará ao desaparecimento completo de cebolas valiosas. Portanto, o cultivo de alho selvagem em parcelas domésticas pode ser considerado uma medida ambiental.