Frésia - plantio e cuidados em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Frésia (Frésia) - planta em flor da família Iris. Por muitos anos, o caule pode crescer até um metro. Uma flor cultivada em casa é duas vezes menor. A frésia se desenvolve intensamente. O momento da floração depende do tempo de plantio da planta. As lâmpadas plantadas no verão se transformarão em um buquê exuberante para o ano novo.

Flores grandes podem ter cores diferentes. In vivo, eles são encontrados em diferentes partes da África. A pátria da frésia é considerada a região do Cabo da África do Sul. Portanto, uma planta elegante, cujo aroma se assemelha a um lírio do vale, é chamada de lírio do vale. Para a elegância dos botões entreabertos, ele é chamado de flor digna de aristocratas.

Veja também como cultivar araruta e araucária.

A taxa média de desenvolvimento.
Floresce em meados da primavera.
A planta é fácil de cultivar. Adequado para iniciantes.
Planta perene.

Freesia: atendimento domiciliar. Brevemente

Às vezes, a frésia exige suas condições domésticas e não tem pressa em florescer. A planta florescerá e conquistará qualquer coração, se você criar condições favoráveis ​​para ela:

Modo de temperaturaNo inverno - não mais que + 23 ° C, no verão - até + 18 ° C.
Humidade do arAcima da média, de 60%.
IluminaçãoQuebrado brilhante; janelas ocidentais e orientais são adequadas.
Regadurante a floração - cerca de 3 vezes por semana, o número de regas é reduzido.
Solo de palmeira de freesiaUm substrato universal de flores ou uma mistura de doses iguais de folhas, húmus, areia, grama, turfa.
Fertilizantes e fertilizantesDurante a floração, uma vez a cada 15 dias com fertilizante universal líquido, diluído ao meio.
Transplante de palma FreesiaGastar anualmente; os cormos são plantados do final de agosto ao início de dezembro.
ReproduçãoBebês de cormos ou sementes.
Recursos crescentesA planta tem um caule fino, difícil de suportar uma inflorescência pesada. Para ajudar Freesia com dignidade a manter a "cabeça", estabeleça um apoio. A flor se sente confortável em plantações em grupo. Portanto, vários cormos são plantados em uma panela de cada vez.

Freesia: atendimento domiciliar. Em detalhe

A frésia é uma planta doméstica, não apenas no local de crescimento forçado, mas também em essência. A flor alcança uma atmosfera caseira, embora às vezes se permita ser caprichosa. É em casa que revela suas melhores propriedades, floresce mais e mais, cheira melhor.

Freesia especialmente tenta provar a si mesma quando são criadas condições adequadas para ela.

Frésia de desembarque

Geralmente, a frésia é plantada cinco meses antes da celebração planejada (com um plantio anterior, a planta já terá desaparecido a essa altura; com um plantio tardio, os brotos não terão tempo para abrir). Antes do plantio, o bulbo é tratado com um estimulador de crescimento. Uma camada de drenagem e um substrato preparado são derramados no fundo do tanque com um diâmetro de cerca de 0,15 m.

Molhado com fertilizante diluído de potássio - fósforo. Novamente, um pouco de substrato é derramado por cima. 4 a 6 cormos são plantados em uma panela, aprofundando-se em 50 mm. O vaso é transferido para uma sala iluminada. A temperatura não deve exceder + 15 ° C. As flores futuras contêm sem rega até que as folhas apareçam. Então a flor começa a ser regada e transferida para um local mais quente.

Freesia bloom

Um mar de emoções vívidas dá a frésia florescente. Um caule elegante é coroado por uma inflorescência racemose de 3 a 9 flores. O diâmetro de cada um deles pode chegar a 5 cm, comprimento - 7 cm, e flores delicadas em forma lembram sinos. A cor das pétalas pode ser diferente: do branco aos diferentes tons de vermelho, amarelo, azul, lilás.

Muitas vezes, a faringe é marcada por um pequeno ponto de cor contrastante. Curiosamente, as variedades de freesia com pétalas vermelho - amarelas crescem muito mais rápido que outras. As plantas com pétalas brancas como a neve cheiram acima de tudo. As flores de freesia podem ser duplas (neste caso, dispostas em duas linhas) ou simples (com um arranjo de linha única).

Frésia após a floração

Após a floração, a frésia também precisa de cuidadoso cuidado. Durante 30 a 45 dias, a flor continua sendo regada. Em seguida, as folhas e caules secos são removidos, os cormos são desenterrados e tratados com permanganato de potássio. Eles são secos ao ar por três semanas.

Descarte as lâmpadas danificadas; o restante é armazenado em uma sala seca a + 20 ° C até o plantio. Certifique-se de cuidar da umidade, que deve ser de pelo menos 75%. Para fazer isso, coloque um recipiente aberto de água próximo a ele.

Modo de temperatura

Em relação às plantas que amam o calor e em casa, a frésia precisa cumprir um regime especial de temperatura. Dentro de casa, floresce no inverno ou na primavera. Para que a floração seja abundante, é necessária uma temperatura na faixa de + 20 - 22 ° C.

Em temperaturas mais baixas ou mais altas, a flor é deformada, os brotos não se desenvolvem. No verão, a planta precisa de frescor. A frésia é mantida à temperatura ambiente, que não deve exceder + 18 ° C.

Eles costumam ventilar a sala, mas é necessário proteger a flor da corrente de ar.

Pulverização

O procedimento para pulverizar flores aumenta a umidade no ambiente. A planta gosta de ar úmido, mas gotas de água podem danificar os botões. Para agradar a frésia, em casa, a umidade aumenta de outras maneiras. Você pode colocar um vaso de flores com uma flor em uma bandeja com seixos molhados, ligue o umidificador.

Iluminação

A flor precisa de iluminação difusa e uma longa luz do dia. Para garantir que a iluminação esteja completa, é usada a luz de fundo recomendada pelas regras para manter a frésia em casa. Cuidar de uma planta sugere que ela receba luz suficiente em uma janela voltada para oeste ou leste. É necessário sombrear ao meio-dia na janela sul.

Os raios diretos do sol encurtam o tempo de floração, os botões são menores.

Rega

Quando a frésia floresce, precisa de rega abundante a cada três dias. Após a floração, a rega começa com menos frequência. Para irrigação, tome água morna bem defendida.

Para preservar a umidade do solo por um longo tempo, um hidrogel ou esfagno é colocado no círculo do tronco e periodicamente umedecido. Com o início do período inativo, a planta é interrompida.

Solo

Para a frésia, é adequado um primer universal adequado para flores com acidez neutra (pH 6,3 - 7). Você mesmo pode preparar a mistura, tomando a mesma quantidade de terra de turfa, turfa, areia, terra de folha e húmus.

Vermiculita, lascas de tijolo ou pedaços de esfagno são adicionados. Esses componentes darão ao substrato maior friabilidade.

Fertilizantes e fertilizantes

A frésia é alimentada durante a floração. A fertilização e a fertilização devem ser abordadas com cuidado. Um excesso de oligoelementos e estimulantes leva ao enfraquecimento da planta e à deterioração da floração. O procedimento é combinado com a rega da noite.

Uma vez em duas semanas, eles usam fertilizantes minerais para flores. O produto líquido é diluído com água várias vezes. Após o procedimento, a frésia é sombreada por dois dias. A cobertura deve continuar até que as folhas fiquem amarelas.

Transplante de frésia

O transplante de frésia é realizado anualmente. As cores não são deixadas no recipiente após a floração. Eles são desenterrados quando a folhagem fica amarela e o substrato está completamente seco. Antes do plantio, é recomendável armazenar o material de plantio em redes para garantir o fluxo de ar.

Tendo calculado o tempo de floração, os cormos são geralmente plantados no solo desde meados de agosto até o início de dezembro.

Poda

A Freesia pode se orgulhar da beleza de seus arbustos: ali tudo é harmonioso, não há nada "supérfluo" para aparar. Porém, cinco semanas após a floração, depois de parar de regar, a poda é realizada, deixando um pequeno "toco" da planta.

Período de descanso

Após vegetação brilhante, a planta deve descansar por 3 a 5 meses. Os períodos de descanso da frésia dependem do tempo de floração. Após a sua conclusão, é importante armazenar os rebentos desenterrados para obter uma planta em poucos meses.

O material de plantio é armazenado a uma umidade elevada a 60% e a uma temperatura de + 23 ° C. 15 dias antes de um novo plantio, as mudas são transferidas para um local mais fresco e mantidas a + 15 ° C.

Frésia crescente a partir de sementes

Em meados de abril, a frésia pode ser cultivada a partir de sementes. Envelhecido em uma solução de sementes de permanganato de potássio são plantadas no solo. Três semanas depois, aparecem brotos, após o que as mudas são transferidas para um local mais quente e cultivam fitolampos à luz, regando e alimentando regularmente.

Para a alimentação, tome uma preparação líquida contendo um complexo de elementos, principalmente potássio, fósforo. O fertilizante é diluído em água e aplicado uma vez a cada 10 dias. As plantas em crescimento aparecem em vasos separados. Se desejado, a frésia cultivada a partir de sementes é plantada no canteiro de flores do jardim.

Doenças e Pragas

A frésia, cultivada em casa, raramente fica doente. Mas se o cuidado é mal organizado, é afetado por doenças e pragas.

  • As vezes a planta sofre fusarium, o corm pode apodrecer devido à rega frequente. A lâmpada afetada é completamente eliminada junto com o solo. O pote é esterilizado. Se o corm é levemente afetado, ele é limpo de podridão e tratado com fungicida. É necessário processar outras flores que crescem com ele no mesmo recipiente.
  • Endurecimento da cebola fala de derrota por podridão seca de gladíolos. É impossível proteger a planta. A lâmpada é jogada fora.

A frésia pode ser atacada por ácaros, pulgões e tripes. A flor é tratada com fitoderma ou outros inseticidas e, apesar de alguns dos caprichos dos loucos, eles adoram sua aparência delicada e seu aroma delicado. Sentindo cuidado, a planta apresenta flores brilhantes no momento mais solene.

Agora lendo:

  • Hippeastrum
  • Jacinto - atendimento domiciliar em uma panela, foto de variedades e espécies
  • Eucharis - atendimento domiciliar, foto de espécies, transplante
  • Gloriosa - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Oleandro

Pin
Send
Share
Send