Callistemon (Callistemon) - uma árvore ou arbusto sempre-verde da família Myrtle. Possui uma coroa densa e bem ramificada. Os brotos de Dun são espalhados com folhas alongadas verdes brilhantes com bordas afiadas. A árvore cresce a uma velocidade média e, durante muitos anos, pode crescer até 15 m. Em casa, o callistemon cresce de 1,5 a 2 m.
Floresce no final da primavera - verão. No topo de brotos jovens aparecem inflorescências em forma de espigões, consistindo em numerosos estames. Na aparência, as flores lembram pincéis com os quais lavam pratos. Graças às inflorescências macias e brilhantes, a árvore parece elegante. Sob condições naturais, a planta é encontrada na Nova Caledônia, Tasmânia, e o local de nascimento de callistemon é a Austrália.
Observe também a maravilhosa planta murta da mesma família.
taxa média de crescimento. | |
Floresce do meio da primavera ao final do verão. | |
Facilidade média de cultivo. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis de callistemon
As folhas de Callistemon contêm óleos essenciais. Você pode sentir o cheiro agradável esfregando-os com os dedos ou danificando acidentalmente a folha. Os óleos essenciais, escapando, enriquecem o ar com voláteis, reduzindo assim o risco de resfriados. O aroma de Callistemon acalma o sistema nervoso, melhora o humor. As estacas saudáveis remanescentes após o corte são usadas no salão de beleza doméstico: decocções e tinturas que melhoram a condição da pele com problema são preparadas a partir delas.
Callistemon: atendimento domiciliar. Brevemente
Para callistemon em casa cultivar uma árvore bonita, você deve tentar criar condições ideais:
Modo de temperatura | no verão - não superior a + 22 ° C, no inverno - 10 - 12 ° C. |
Seasons Care | no inverno, uma árvore jovem é mantida em boa luz; no verão eles vão para a rua; um ano depois, para uma estação quente, plantam no jardim, levam para casa no inverno e organizam um inverno frio; callistemon florescerá no verão |
Humidade do ar | moderado no verão, todos os dias, eles borrifam, arranjam um banho |
Iluminação | brilhante; colocado nas janelas sul, sudoeste ou sudeste. |
Rega | no inverno - uma vez a cada 12 dias, no verão - uma vez a cada 8 dias; precisa de boa drenagem. |
Callistemon Primer | solo universal para flores ou uma mistura de partes iguais de húmus, solo foliar, areia e relvado. |
Fertilizantes e fertilizantes | a cada 2 semanas - com fertilizante mineral universal, diluído várias vezes; às vezes com fertilizante orgânico diluído. |
Transplante de Callistemon | plantas jovens - todos os anos, na primavera; adultos - a cada 3 anos. |
Reprodução | usando sementes e mudas. |
Recursos crescentes | Com o início do clima quente, o arbusto é levado para a varanda ou para o jardim: é necessário um influxo de ar fresco para a vegetação. Após cada floração, os rebentos de callistemon são cortados para estimular a ramificação da planta e lançar as bases de uma nova floração. |
Callistemon se importa em casa. Em detalhe
Mesmo um jardineiro iniciante pode cultivar com sucesso um arbusto de flores bonitas em casa, se ele realmente ama plantas e tenta criar condições ideais para seu animal de estimação verde.
Callistemon bloom
No final da primavera, começa o florescimento de callistemon. O espetáculo impressiona com sua originalidade e beleza. A natureza incomum da planta com flores não é a elegância, a ternura ou a cor das pétalas (geralmente são pouco visíveis), mas em um grande número de estames brilhantes com um ponto dourado no final. Estames de vermelho, framboesa, creme, laranja e até verde no topo de brotos jovens são coletados em inflorescências em forma de espinhos.
Seu comprimento geralmente atinge 13 cm e sua largura varia de 5 a 10 cm. Após a floração, os estames são substituídos por frutos redondos que se agarram firmemente aos rebentos. Callistemon não forma sementes em casa, porque os pássaros não a polinizam aqui.
Modo de temperatura
Para que a planta callistemon se desenvolva corretamente em casa e floresça lindamente, é necessário observar o regime de temperatura. Para isso, no inverno, a árvore é mantida fresca, sem elevar a temperatura acima de + 12 ° C. No verão, o callistemon se desenvolve bem a + 20 - 22 ° C e ventilação frequente.
A planta deve ser protegida contra correntes de ar e não deve ser colocada ao lado do ar condicionado.
Pulverização
O callistemon doméstico é reservado à secura ao ar, prefere umidade moderada de 35 a 60%. No verão, várias vezes por semana, pulverize as árvores e providencie um banho quente. O procedimento também protegerá a planta de pragas. Potes de água abertos são instalados perto do pote. Isto é especialmente importante durante a estação de aquecimento.
Iluminação
A árvore de Callistemon é sensível à luz, para vegetação normal, ele precisa não apenas de uma iluminação boa, mas também brilhante. Deve-se ter em mente que um excesso de luz pode causar queimaduras nas folhas e sua falta afetará negativamente a floração.
Portanto, cuidar de callistemon em casa recomenda colocar a planta nas partes sul, sudoeste ou sudeste da sala. Se você colocar um vaso com uma árvore em uma janela voltada para o sul, ele deverá estar sombreado pelo sol brilhante ao meio-dia. Se a luz for insuficiente, inclua phytolamps.
Rega Callistemon
Callistemon é uma planta higrófila. Ao cuidar dele, é importante garantir que o solo não seque. No verão, o callistemon é irrigado a cada 8 dias, no inverno - a cada 10 dias. Regado com água morna bem mantida.
Se a água contiver muito cloro, ela será amolecida pela adição de 0,2 g de ácido cítrico ou 2-3 gotas de suco de limão por litro de água. Essa água é útil para regar o calmante até três vezes por mês. Não deixe a umidade estagnar no solo. A estagnação leva à deterioração do sistema radicular. Para evitar a morte da planta, crie uma boa camada de drenagem, e o fermento (vermiculita, perlita, agrovermiculita) é adicionado ao solo.
Callistemon Pot
O desenvolvimento da planta depende de um vaso adequadamente selecionado. O pote callistemon é necessário em profundidade moderada, para que o sistema radicular e a camada de drenagem sejam colocados lá. Nesse caso, a capacidade deve ser um pouco reduzida. Isso é necessário para o belo florescimento de callistemon.
Se não houver orifícios de drenagem no vaso adquirido, você mesmo precisará fazê-los.
Solo
A árvore pode ser plantada usando um substrato universal para flores que tem uma reação levemente ácida. Você também pode preparar o solo para o callistemon com suas próprias mãos, pegando terra do solo, húmus, areia, terra do relvado em partes iguais. Para melhorar a qualidade do substrato e melhorar as propriedades de drenagem, são adicionados esfagno picado, lascas de tijolo, vermiculita e substrato de coco.
Fertilizantes e fertilizantes
Para uma bela floração e manutenção da planta em boa forma, são utilizados fertilizantes e fertilizantes. De março a meados do outono, eles usam um remédio universal para plantas com flores na forma semi-diluída. É necessário prestar atenção para que a cobertura contenha uma quantidade mínima de cálcio: ela age mal na árvore.
Às vezes, os orgânicos são usados em uma forma altamente diluída. Callistemon é alimentado a cada 14 dias, após a rega da noite. Tendo se alimentado, a planta fica sombreada por um dia. No inverno, todos os fertilizantes são cancelados. Após o transplante, duas semanas devem passar e o curativo é retomado, caso contrário, a árvore pode ser facilmente superalimentada.
Transplante
Árvores jovens transplantam toda primavera. Callistemon cresce rapidamente, desenvolvendo rapidamente o sistema raiz. Um transplante de callistemon maduro ocorre quando suas raízes cobrem completamente um caroço de terra - aproximadamente a cada três anos.
A maioria das plantas adultas atualiza o solo superficial. Ao transplantar, o vaso é substituído por um recipiente de diâmetro maior.
Como podar o callistemon
Para que a coroa do callistemon pareça impecável, a poda de brotos diluídos e danificados é realizada todos os anos após a floração. A poda contribui para uma boa ramificação e uma bela floração da planta. Aperte os espécimes jovens para que não se estendam a proporções gigantescas.
Callistemon Bonsai
Composições originais no estilo de bonsai Callistemon revitalizam perfeitamente o interior. Para criar uma árvore única, use fios e pequenas cargas. Usando esses materiais, os brotos de callistemon são dobrados na direção desejada e presos com pesos.
Quando as ramificações são lignificadas, os dispositivos são removidos. Os brotos são encurtados para o comprimento desejado. Uma mini-árvore limpa agradará com sua forma incomum.
Período de descanso
A partir de meados de outubro, callistemon começa a ser preparado para o inverno. Reduza a rega e abaixe gradualmente a temperatura. O período de descanso de Callistemon cai em novembro - fevereiro. Neste momento, a planta não é alimentada; raramente rega, mas certifique-se de que o solo não seque e não fique coberto com uma crosta. Não é necessário reduzir a intensidade da luz; caso contrário, o callistemon florescerá mal.
Se não houver luz suficiente em casa, acenda a iluminação adicional.
Propagação de Callistemon
Em casa, a propagação do callistemon é realizada de duas maneiras.
Callistemon crescente a partir de sementes
Passe na primeira quinzena de fevereiro. As sementes são embebidas em permanganato de potássio, espalhadas sobre um substrato umedecido e cobertas com vidro ou filme. O recipiente com as culturas é mantido em uma sala quente a + 23 ° C. O abrigo é removido para irrigação e ventilação. Quando brotos aparecem, o abrigo é removido. Mudas jovens, cultivadas até 7 cm, são plantadas em vasos separados.
Propagação de Callistemon por estacas
Realizada após o corte da planta. Corte estacas fortes são tratadas com um estimulador de formação de raízes e plantadas em solo úmido. Um sinal de enraizamento bem-sucedido será o aparecimento de folhas jovens. Em seguida, as mudas são transplantadas para recipientes separados.
A propagação por estacas é a maneira mais acessível e rápida de cultivar callistemon em casa. Uma árvore obtida dessa maneira florescerá mais cedo.
Doenças e Pragas
Com cuidados inadequados, o callistemon às vezes é afetado por doenças e pragas. A aparência da planta informa imediatamente sobre os problemas:
- callistemon deixa seco e cai - excesso de umidade, falta de iluminação (troque o substrato, ajuste a rega e reorganize em um local mais iluminado);
- callistemon seca - substrato com reação alcalina (aplique fertilizantes que não contenham cálcio; transplante em solo ligeiramente ácido);
- cresce lentamente e floresce mal - iluminação fraca (reorganize em um local mais claro);
- folhas caem - excesso de umidade ou colocação em um calado (transplante em outro solo, ajuste a rega; proteger do calado);
- manchas amarelas e marrons nas folhas de callistemon - queimaduras solares (no calor que cobrem dos raios diretos brilhantes do sol; borrifam na sombra ou à noite).
Callistemon é resistente ao ataque de pragas, mas às vezes é afetado por uma crosta, um ácaro e uma cochonilha. Inseticidas são usados a partir de insetos.
Tipos de callistemon em casa com fotos e nomes
Existem diferentes tipos de callistemon que se enraízam em casa.
Callistemon Lemon (Callistemon citrinus)
Uma árvore baixa, com uma coroa densa e flores vermelhas, cujo comprimento atinge 0,1 m, as folhas verdes espalham um agradável cheiro a limão. Uma espécie popular com muitas variedades.
Callistemon em forma de bastão (Callistemon viminalis)
Arbusto baixo com brotos caídos e inflorescências alaranjadas ou vermelhas brilhantes.
Callistemon loosestrife (Callistemon salignus)
Um arbusto alto e bem ramificado, com brotos esbranquiçados e finos e inflorescências brancas cremosas ou brilhantes com muitos estames dourados. Assemelha-se a um salgueiro em flor.
Callistemon rígido (Callistemon rigidus)
Uma árvore alta com brotos eretos e flores de framboesa fofas.
Callistemon vermelho brilhante (Callistemon coccineus)
Arbusto alto (até 4 m) com brotos marrom-acinzentados e inflorescências de tons rosa-vermelho.
Callistemon pinho (Callistemon pityoides)
Árvore de até 3 m de altura, com lâminas curtas e refinadas, semelhante às agulhas das plantas coníferas. A casca de árvores jovens é pintada de cinza com um tom prateado; nas plantas adultas, ela se transforma em uma esmeralda escura. Inflorescências creme com um tom esverdeado.
As inflorescências macias e brilhantes de callistemon trazem conforto e alegria à casa. A aparência original dos exóticos, combinada com a absoluta exigência, explica sua crescente popularidade.
Agora lendo:
- Murta
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Oleandro
- Rosa caseira em uma panela - cuidados, cultivo e reprodução, foto
- Alocasia em casa. Cultivo e cuidado