Passiflora - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Passiflora (Passiflora) - liana florescente exuberante com flores grandes e em forma de estrela. A terra natal da Passiflora é a floresta tropical da América do Sul, Brasil, Peru, Paraguai. Devido às propriedades decorativas e ao maravilhoso aroma de uma flor, a maracujá é cultivada em muitos países do mundo e é chamada de flor de maracujá. Já se adaptou ao clima mediterrâneo, subtropical e temperado, com quedas de temperatura noturnas a curto prazo.

Crescendo em uma floresta tropical, a liana fotófila de maracujá é forçada a pegar sol sozinha. Com a ajuda de várias antenas especiais em um caule potente e arborizado, ela se apega a suportes e árvores e chega ao nível superior da floresta.

Algumas amostras em habitats naturais atingem 45-47 metros de comprimento. Em casa, a passiflora perene cresce para 3 metros, dá brotos anualmente de 2 a 2,5 metros de comprimento e é uma planta completamente despretensiosa. Inúmeras flores cobrem a planta durante o verão, mas cada ciclo de vida não passa de um dia.

Alta taxa de crescimento. Atira anualmente 2-2,5 metros de comprimento.
Inúmeras flores cobrem a planta durante o verão, mas cada ciclo de vida não passa de um dia.
A planta é fácil de cultivar.
Planta perene.

Toxicidade e toxicidade do maracujá

Apesar da presença de algumas propriedades curativas, o passiflora não é recomendado para consumo. As substâncias contidas na planta, que entram no corpo, podem provocar distúrbios no funcionamento do sistema cardiovascular, cérebro, rim ou fígado.

Passiflora cuidar em casa. Brevemente

Passiflora em casa precisa de cuidados padrão, o que não é difícil:

Modo de temperaturaA temperatura no verão não deve exceder 23-25ºС. No inverno, a planta fica entre 13 e 17º.
Humidade do arA umidade deve ser suficiente. Ele precisa ser levantado diariamente com um palete com argila expandida umedecida. Além disso, recomenda-se a pulverização. Uma vez a cada dois dias, com água morna, evitando o contato com as flores.
IluminaçãoA iluminação é brilhante com muita luz solar direta. Caso contrário, a floração diminui ou desaparece completamente.
RegaA rega é moderada, uma vez a cada dois dias, para que o solo fique constantemente úmido. No entanto, não deixe excesso de água na panela. No inverno, a rega é reduzida para 1 vez por semana.
SoloO solo da Passiflora deve ser leve e respirável. Você pode cozinhá-lo misturando folha, solo com grama, húmus e areia nas proporções de 3: 2: 2: 1, respectivamente.
Fertilizantes e fertilizantesFertilização e fertilização são necessárias durante a estação de crescimento. Remédios líquidos especializados para plantas com flores são adequados.
Transplante de passifloraO transplante não é recomendado com mais frequência do que a cada 2-3 anos. A hora certa é abril.
ReproduçãoA reprodução ocorre por estacas, antenas, sementes.

As principais características do cultivo de maracujá no amor à luz solar e à umidade, medo de correntes de ar fortes e necessidade de apoio. Sem iluminação suficiente, a planta rapidamente deixa de florescer e perde seu efeito decorativo. A sala onde o maracujá cresce deve ser ventilada, mas ao mesmo tempo deve ser protegida dos ventos fortes.

Liana pode ser cultivada em recipientes suspensos, é adequada para criar arcos de flores, cestas e outras composições.

Para garantir a melhor floração, além de luz e umidade, é necessária uma poda constante. No final do período adormecido, as brotações são reduzidas, as do ano passado são completamente removidas, não haverá flores nelas no novo ano.

Passiflora cuidar em casa. Em detalhe

Maracujá de florescência

Surpreendentemente lindas, grandes e brilhantes são as flores pelas quais a paixão é famosa. O atendimento domiciliar não requer habilidades especiais, a condição principal é muita luz. Durante todo o verão, a planta se deliciará com um grande número de flores e a constante mudança de um broto após o outro.

Dependendo da variedade, as flores Passiflora de cinco pétalas, que se assemelham a uma forma enorme de margarida, podem ter cores vermelhas, rosa, roxas, azuis, brancas. Além das pétalas principais, uma coroa adicional de fios é formada no botão, que difere na cor da principal. No centro desta brilhante "estrela", 5 estames e um pilão de tamanhos impressionantes ostentam.

Muitas variedades de maracujá produzem um aroma maravilhoso e delicado. Ao polinizar flores, frutas são formadas, algumas delas são comestíveis. Em casa, a polinização pode ser realizada de forma independente. Para fazer isso, use um pincel e transfira cuidadosamente o pólen de uma flor para outra.

Modo de temperatura

Passiflora em casa precisa de calor. Os indicadores mínimos no inverno são 12-13ºС, o máximo - 17-18ºС. Ao mesmo tempo, a rega é significativamente reduzida e a pulverização é interrompida.

A temperatura ideal no verão é 17-25ºС.

Pulverização

A passiflora doméstica pode crescer em clima seco, mas a intensidade do crescimento e a floração diminuirão significativamente. Portanto, para criar as condições mais favoráveis, é necessário borrifá-lo regularmente, principalmente perto de aparelhos de aquecimento, e também colocar a panela em seixos molhados.

Um indicador de umidade insuficiente do ar é a secagem das extremidades das folhas.

Iluminação

A principal e principal condição para a floração abundante e prolongada do maracujá é uma exposição suficiente à luz do sol por pelo menos 4-5 horas por dia.

Ideal para janelas do sul, varandas, varandas com sombreamento leve. Os lados oeste e leste também são adequados para o cultivo, mas você não deve contar com uma floração exuberante. Para os proprietários de janelas do norte, a maracujá se tornará apenas uma videira verde e exuberante. A floração nessas condições é improvável.

No inverno, a maioria das espécies de maracujá deixa de florescer, descansa. Mas também existem variedades que podem continuar a brotar no inverno, mas, para isso, devem ser quentes e muito leves.

Rega

A flor de Passiflora em casa regava abundantemente e com frequência. Mas o excesso de umidade deve ser evitado, para evitar o acúmulo de excesso de água na panela. A rega insuficiente é repleta de redução do número de flores, murchas, amarelecimento ou queda total das folhas. Mas esses sinais não aparecem imediatamente, mas apenas com uma violação sistemática das condições de atendimento.

No inverno, se a temperatura na sala exceder 20-24 ° C, a rega das plantas não poderá ser muito reduzida.

Solo de Passiflora

Deve-se dar preferência a misturas prontas para plantas com flores: begônias, limão e senpólia. Enriqueça-os com estrume comum. O solo deve ser neutro ou levemente ácido, bem drenado e respirável.

Você pode preparar o substrato você mesmo. A base é terra, húmus, areia e relva são adicionados a ela. Adequado para o cultivo de hidroponia de maracujá.

Fertilizantes e fertilizantes

Com o início da estação de crescimento, a passiflora é recomendada para fertilizar. Para isso, qualquer cobertura mineral ou orgânica complexa é adequada. Durante o período de floração ativa, a planta precisa de preparações com uma grande quantidade de potássio na composição. A fertilização é realizada duas vezes por mês.

Transplante de passiflora

A flor precisa de um transplante a cada 2-3 anos em abril. Mas não aumente acentuadamente o tamanho do pote. Isso não eliminará a necessidade de um transplante subsequente e provocará o crescimento do sistema radicular em todo o solo. Passiflora não florescerá durante esse período. Uma pequena capacidade é adequada para isso.

Ao redor da panela, é necessário organizar um suporte ao longo do qual a liana se enrole e cresça. Caso contrário, ele envolverá todos os objetos ao redor que encontrar no caminho. A melhor opção de suporte é uma escada de bambu ou plástico, um anel de metal.

Os galhos de salgueiro dobrados e cavados no chão são ideais como suporte para a criação de arranjos florais interessantes, mas devem ser atualizados anualmente.

Como aparar passiflora?

Passiflora precisa ser aparado regularmente. No início da primavera, os do ano passado são removidos e os cílios crescidos durante o inverno são encurtados. A planta inteira é cortada por mais da metade. Durante a estação de crescimento, é necessário cortar brotos desbotados e sem graça. O corte fica a 3-5 cm da base.

Não é necessário encurtar demais a liana, pois isso pode levar à deterioração de parte do sistema radicular.

Período de descanso

O comportamento da passiflora no inverno depende do tipo de planta. Para as variedades que deixam de florescer e soltar folhas, é necessário criar condições confortáveis ​​para relaxar. Do meio do outono ao final do inverno, eles são deixados em um local bem iluminado, a uma temperatura de 15 a 18 ° C, moderadamente regada e excluindo a aplicação de fertilizantes.

Propagação de Passiflora

A propagação da planta ocorre de várias maneiras.

Propagação de Passiflora por estacas

Cortada do início ao meio do verão, um caule com 2-3 folhas é imerso em água por 2-4 semanas e fornece boa luz do dia e iluminação artificial. Durante esse tempo, ele criará raízes. Além da água, o enraizamento é realizado com sucesso em uma mistura de areia e turfa.

Antes do plantio, as extremidades das mudas são desinfetadas, aplique cinza de madeira e um estimulador da formação das raízes. Após imergir a alça, o solo é regado, coberto com polietileno e deixado em local quente a uma temperatura de 21-26ºС por 25-35 dias. Anteriormente, a raiz pode ser adicionada ao substrato.

Para acelerar a formação de raízes ajudará a aquecer o fundo da panela com uma alça, você pode usar uma mini-estufa. Durante todo o período de enraizamento, o polietileno é aberto periodicamente para ventilação, o solo é regado e o broto é pulverizado com água morna.

Passiflora crescente a partir de sementes

O plantio de sementes é realizado no final do inverno. Eles são pré-esfregados com lixa ou embebidos por 20-24 horas em suco de limão. Em seguida, as sementes são colocadas em uma mistura à base de terra, areia, húmus e turfa, regadas, cobertas com vidro e deixadas em um local quente a uma temperatura de 23 a 25 ° C por 3-4 semanas. Durante esse período, as sementes germinam. Mudas com duas folhas estão prontas para a colheita.

Doenças e Pragas

Os seguintes sintomas indicam uma deterioração do estado de saúde da passiflora:

  • Passiflora deixa torcer, ficar macio - a planta está fria;
  • Passiflora deixa amarelo e cai - a razão é baixa temperatura, rega insuficiente;
  • Pontas das folhas da Passiflora secas - Passiflora não possui umidade do ar ou água;
  • Passiflora está crescendo lentamente - falta de nutrição ou pouca iluminação;
  • Passiflora não floresce - pouca luz, excesso de nitrogênio no fertilizante, vaso muito grande;
  • Hastes apodrecidas - excesso de rega.

Pode acontecer que, depois de comprar a maracujá, ela jogue fora todas as flores. Estes são os efeitos do estresse. Depois de um tempo, a planta florescerá novamente.

Além das doenças, o passiflora é suscetível à invasão de pragas: pulgões, ácaros, moscas-brancas, tripes.

Tipos de Passiflora caseiros com foto e nomes

Passiflora blue

O tipo de vinha mais despretensioso e difundido, atingindo 9 m de comprimento. Floresce do início da primavera ao final do outono, os botões são grandes, de até 10 cm, brancos ou azuis.

Passiflora mutável

As hastes e folhas desta espécie são cobertas com um cotão delicado. As flores são grandes, com 5-7 cm de diâmetro, tons de branco, azul, rosa, roxo. Frutas são arredondadas.

Maracujá alado

Uma das maiores espécies, com uma videira potente e flores vermelhas brilhantes de até 12 cm, floresce muito bonita e abundantemente, mas apenas com calor e luz suficiente. Os frutos têm um aroma pronunciado.

Passiflora carne vermelha

Grau despretensioso. Possui propriedades curativas, é utilizada na fabricação de alguns sedativos. É capaz de aliviar a dor e o espasmo muscular, eliminar a insônia, o nervosismo, estabilizar a pressão sanguínea e acalmar. Cresce em comprimento de até 10 m., As flores podem ter cores diferentes.

Maracujá comestível

A diferença é que, após a polinização, formam-se frutos comestíveis - maracujá. Floresce em enormes e bonitos botões brancos de até 7 cm com estames roxos incomuns. Em casa, os frutos são obtidos por polinização artificial, alguns anos após o plantio. Existem variedades auto-polinizadoras, também adequadas para o lar.

Agora lendo:

  • Ivy - atendimento domiciliar, espécies fotográficas
  • Fuchsia - atendimento domiciliar, foto
  • Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto
  • Ficus sagrado - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send