A escama dourada difere da aparência usual do ágar-mel, é maior; no chapéu existem escamas pequenas que se assemelham às agulhas de um porco-espinho. No Japão, o cogumelo é produzido em tocos podres e, na Rússia, por algum motivo, os catadores de cogumelos geralmente não confiam nele, além de serem comestíveis. É melhor coletar cogumelos reais no final do verão e na primeira quinzena de outubro.
Descrição e características do fungo
Parâmetro | Recurso |
Chapéu | O diâmetro de cogumelos jovens é de 5 a 10 centímetros, adultos - 10 a 20. O chapéu é em forma de sino largo, com o tempo se torna achatado. Cor - de amarelo e vermelho vivo a dourado. Em toda a área do chapéu existem muitos flocos vermelhos que se assemelham a flocos. |
Perna | Comprimento - 6-12 centímetros, diâmetro - 2 centímetros. Denso, com escamas amarelas ou douradas felpudas. Nele há um anel fibroso, que eventualmente desaparece. |
Registros | Pratos largos em uma perna de cor marrom escuro. A princípio, sua cor é palha clara, escurecem apenas com o tempo. |
Celulose | Amarelo claro, tem um cheiro agradável. |
Onde crescem as escamas douradas e quando coletá-las?
Cogumelos escamosos crescem em regiões de florestas pantanosas, na maioria das vezes perto de tocos velhos, ao lado de amieiro, salgueiro, choupo e menos frequentemente com bétulas.
A estação do ano para esses cogumelos é o final de agosto e meados de outubro. No território de Primorsky, onde o clima é mais quente, a coleta é possível a partir do final de maio. Encontrar cogumelos reais é bastante simples: eles crescem em uma família numerosa. Mas, precisamente por causa do momento da coleta, eles geralmente são confundidos com colegas venenosos.
A principal maneira de distinguir cogumelos comestíveis e falsos é ver onde eles crescem. Bons cogumelos crescem em árvores mortas.
Residente de Mr. Summer adverte: duplas perigosas
O agaric de mel real comestível é difícil de confundir com os homólogos venenosos, devido à sua cor vermelha e escamas afiadas em forma de agulha. No entanto, os fungos iniciantes podem cometer um erro e coletar em vez de um floco de skyrim dourado:
- Floco de amieiro ou ognevka (Pholiota alnicola). A principal diferença é o tamanho pequeno. O comprimento das pernas nunca excede 8 centímetros, o diâmetro da tampa (amarelo) - 6. Espessura - apenas 0,4 centímetros. É amargo e cheira desagradável.
- Floco de fogo (Pholiota flammans). Tem uma cor muito brilhante e escamas da forma correta (um tom mais claro que o de um cogumelo comestível). Este agaric de mel falso é fácil de identificar por seu habitat, em contraste com os cogumelos reais que cultivam famílias, prefere a solidão, encontrada em florestas mistas e coníferas. Não é venenoso, mas não vale a pena usá-lo em pratos.
- Floco de Hale (Pholiota highlandensis). Difere em tamanhos modestos e um chapéu de cor marrom escuro, repleto de escamas de lã. A superfície da tampa e das pernas costuma estar coberta de muco. O lugar favorito deste cogumelo é a madeira carbonizada.
- Floco mucoso (Pholiota lubrica). Refere-se a condicionalmente comestível. O chapéu é grande, mas as escamas são pequenas e sempre leves. Os anéis estão ausentes desde o início.
O conteúdo calórico, benefícios e malefícios dos cogumelos reais
Valor nutricional por 100 gramas: 21 Kcal.
O floco dourado contém muito fósforo, cálcio, ferro e magnésio. Fortalece o sistema imunológico, normaliza a composição do sangue (aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue), melhora a glândula tireóide e reabastece a reserva de potássio. Na medicina popular, esses cogumelos são usados para tratar diabetes, tromboflebite e anemia.
Ao cozinhar, o mel agárico é necessariamente fervido, após o qual é cozido ou frito. Para a maioria dos pratos, use chapéus; as pernas são melhores em conserva.
O fungo é proibido para uso em distúrbios do trato gastrointestinal e alergias alimentares.