A macieira tem várias vantagens: alta produtividade, despretensão ao solo, resistência ao gelo, pouco difícil de cuidar. Graças a isso, é uma das árvores frutíferas mais procuradas, especialmente na Rússia central. Às vezes, sua vida vai além do centenário. Tal centenário é obviamente um caso raro. Como regra, o ciclo de vida de uma macieira é de 50 a 60 anos. Mas não confunda com frutificação ativa. Dura muito menos. Obviamente, se você escolher a muda correta, plantar e cuidar dela, a árvore poderá trazer uma colheita de 20 a 30 anos ou mais.
Períodos do ciclo de vida da macieira
Todas as macieiras da vida são divididas em três períodos. Eles se substituem, caracterizando as mudanças que ocorrem com a idade.
Primeiro
O ciclo inclui o desenvolvimento inicial, quando a árvore acumula o sistema radicular, as partes vegetativas e entra na estação de frutificação. Isso geralmente é de 1 a 15 anos.
Durante esse período, é muito importante seguir todas as regras de atendimento.
Segundo
Este ciclo inclui um período de frutificação ativa e uma diminuição gradual no ritmo de desenvolvimento. Ele passa em 15-50 anos. Além disso, se a copa não for formada adequadamente, não é suficiente cuidar da árvore, o espessamento impedirá o crescimento de brotos jovens, os frutos serão menores e a própria macieira sofrerá várias doenças. Se você não retomar os cuidados, ele corre solta e degenera. Mas com o tempo, a poda sanitária e modeladora pode restaurar a cultura.
Poda antienvelhecimento
Este procedimento afeta muito a vida útil de uma árvore e seu rendimento.
Por via de regra, é realizado no outono. As macieiras adultas rejuvenescem após 20 anos, se não derem frutos. Os galhos grandes e quebrados secos são removidos, aqueles que são direcionados para a coroa e interferem nos processos jovens. Eles abrem, por assim dizer, o centro da coroa, deixando apenas aqueles que aspiram para cima, apenas sobre eles se formarão jovens galhos frutíferos.
Terceiro
Este é o ciclo final. A árvore gradualmente interrompe seu crescimento, os galhos que formam a coroa secam e morrem. Nesse caso, a macieira pode parar subitamente de dar frutos ou isso acontecerá gradualmente. A planta antiga não pode mais ser restaurada, é razoável arrancar essas árvores.
Desarraigamento tábua de velhas macieiras
A remoção correta da árvore antiga para dar espaço aos jovens é uma tarefa muito difícil.
Para fazer isso:
- O tronco da macieira é cavado em uma vala, para que seja possível cortar as grandes raízes grossas da velha árvore.
- Depois disso, o tronco é abalado e tombado.
- Em seguida, os restos das raízes são cortados e removidos, o tronco é serrado.
Se não for possível cair em uma árvore, use outro método passivo:
- Eles cortaram a macieira.
- Faça furos no toco.
- Eles preenchem fertilizantes nitrogenados (uréia, nitrato de amônio).
- Eles o adicionam várias vezes durante o verão (isso acelerará o processo de deterioração das raízes).
Depois de dois anos, o sistema radicular do toco é tão destruído que o prejudica é facilmente removido do solo.
Todos esses períodos são bastante arbitrários, pois dependem de vários fatores.
Fatores que afetam a vida útil
Há várias razões que afetam a longevidade de uma macieira:
- local de crescimento;
- afiliação varietal;
- cuidados com as árvores.
Região
Sua vida depende do local onde a macieira é cultivada. Nas áreas mais ao sul, a duração é muito mais longa, até 100 anos ou mais. Na faixa do meio, não chega aos 70 anos. No norte, onde as condições severas são 40.
Grau
As diferenças varietais afetam o ciclo de vida.
Por exemplo: macieiras que crescem cedo, ou seja, aquelas que dão frutos em uma idade muito precoce, vivem menos que as variedades de crescimento tardio.
Coloniforme cedo e profusamente começa a dar frutos, mas vive no máximo 20 anos.
Cuidado
O processo de cuidar das árvores é muito importante. A partir do plantio todos os anos, deve ser adequadamente modelado, fertilizado, protegido de pragas e doenças.
O efeito da seleção nas características etárias das macieiras
Antigamente, quando as macieiras eram cultivadas a partir de sementes, sem o uso de vacinas, possuíam maior vitalidade e viviam até 200 anos. Os espécimes cultivados a partir de sementes têm características importantes:
- resistência a doenças;
- resistência do inverno;
- despretensiosidade ao solo.
Mas, com várias propriedades de resistência positivas, embora subsequentemente produzam bons rendimentos, elas só começam a dar frutos aos 10 a 15 anos de idade, quando o sistema radicular e a coroa se desenvolveram completamente.
As variedades híbridas produzem uma colheita abundante já em 5 anos, mas sua expectativa de vida não excede 20 anos, pois uma macieira que ainda não foi formada gasta muita energia e energia na formação de frutos, esgotando e desgastando rapidamente.
No processo de seleção, várias variedades de macieiras se adaptam a uma zona climática diferente, diferente de sua terra natal. Isso leva ao aparecimento de variedades de amadurecimento precoce, que são menores em tamanho e sua expectativa de vida é reduzida pela metade.
Acontece que a seleção que não leva em consideração as características biológicas da árvore reduz muito seu componente etário. Conhecendo todos os fatores que afetam o rendimento e a vida útil de uma árvore, você pode escolher qual é o mais importante.