Para que o alho se enraíze e dê uma boa colheita, você precisa não apenas plantá-lo corretamente e colher a tempo, mas também saber quais são os predecessores favoráveis e depois dos quais não vale a pena plantar.
A importância da rotação de culturas
Todas as plantas, em desenvolvimento, consomem nutrientes da camada inferior ou superior do solo, necessária para elas. Cultivando a mesma colheita em um só lugar, corremos o risco de obter uma colheita ruim, pois o solo está esgotado. Para impedir que isso aconteça, a rotação de culturas é importante.
A rotação de culturas é o plantio alternativo de várias plantas para restaurar a fertilidade do solo.
É necessário por vários motivos:
- A mudança correta não apenas não permite a depleção do solo, mas também a enriquece.
- Impede o desenvolvimento de doenças nas plantas, sua infecção por pragas.
- Ajuda no controle de ervas daninhas.
- Economiza tempo e dinheiro, pois evita a introdução de um grande número de fertilizantes e desinfetantes.
Recomendações para antecessores
Precursores favoráveis do alho são plantas que amadurecem rapidamente. Eles não têm tempo para coletar todas as substâncias úteis e fertilizantes orgânicos introduzidos por eles. Esta matéria orgânica será usada pelo alho depois deles, principalmente porque é contra-indicada para ela fresca. Assim, por exemplo, uma abóbora não apenas deixa seu fertilizante, mas também não transmite doenças, pois elas têm diferentes.
Os melhores precursores do alho são legumes.
As bactérias em suas raízes produzem nitrogênio, que é um fertilizante importante para o alho. E também o sistema radicular das leguminosas afrouxa os solos pesados, permitindo que o solo seja enriquecido com oxigênio.
Bagas como groselhas, morangos e morangos também podem ser úteis. Pode-se tolerar lugares onde crescem culturas de maturação média.
Jardineiros aconselham em um jardim onde é suposto plantar alho no outono, no verão para plantar alfafa, trevo e mostarda. Eles atuarão como sideratos, enriquecerão o solo com oligoelementos úteis e melhorarão sua estrutura.
Como as raízes do alho se alimentam de substâncias da camada superficial, elas devem ser plantadas após plantas de raiz longa que retiram componentes de camadas profundas da terra e, em nenhum caso, após raízes e tubérculos (batatas, beterrabas, cebolas, verduras) que empobrecem a camada superior. Além disso, eles têm apenas doenças com alho (fusarium, nemátodes).
As ervas com cheiro apimentado inibem o desenvolvimento do alho e pioram seu aroma.
Gráfico de compatibilidade de culturas específicas ao alho
Compatibilidade | Predecessores |
O melhor |
|
Possível |
|
Não recomendado |
|
O Sr. Summer residente recomenda: Bons vizinhos
O alho é um inseticida natural, fungicida, é um protetor e pode ter um efeito positivo em outras plantas. Seu cheiro repele ratinhos.
Deve ser plantada ao lado de alface, cenoura, tomate, pepino, beterraba, batata, morangos, flores para protegê-las de doenças e pragas.
Você não deve colocar alho ao lado de legumes e repolho.