Thuja é um representante brilhante da família de coníferas do cipreste. Esta é uma planta generalizada, bonita e sempre-verde. Por suas excelentes qualidades decorativas, foi chamada de “árvore real”. Muitos jardineiros decoram suas parcelas pessoais com esta planta, e também é muito popular entre os paisagistas.
Esta planta é chamada de "árvore da vida" por causa de suas propriedades curativas. Além do fato de serem feitos muitos medicamentos para vários fins, o aroma dessa árvore também é curativo. Portanto, uma caminhada no jardim, onde o thuja cresce, tem um efeito benéfico no corpo.
Visitante da América do Norte (generalizada no leste da Ásia), o thuja se enraizou perfeitamente nas condições climáticas da zona média, devido à sua despretensiosidade, algumas espécies podem suportar até geadas severas. Essas plantas são ideais para organizar sebes, frequentemente usadas para criar belas composições de paisagens. Para fornecer os cuidados necessários para o thuja em campo aberto, não é necessário um grande investimento de tempo e esforço.
Descrição Thuja
Essas sempre-vivas são arbustos ou árvores. Na natureza, várias espécies são comuns. Em condições naturais, são encontradas amostras de até 70 m de altura e diâmetros de copa de até 6 m.As variedades ornamentais nos jardins da faixa do meio têm uma altura máxima de 10 m, algumas até 20 m.O diâmetro da copa atinge 2,5 m.
Thuja pertence ao gênero de coníferas gimnospermas. As sementes planas com duas asas têm 1 a 2 peças em cones escamosos oblongos ou ovais. Amadureça pela queda. As sementes que contêm sementes estão no meio da coroa; naquelas que crescem mais perto do ápice do thuja, não há sementes.
As folhas das plantas jovens são em forma de agulha, macias, de cor verde clara e em adultos - verde escuro, escamoso, mais claro na parte inferior do que na parte superior. Em algumas variedades, um tom acastanhado aparece no inverno. Eles são macios ao toque, quase não picados.
A casca dos troncos em espécimes jovens tem uma superfície lisa marrom-avermelhada e, com a idade, começa a delaminar, partir em listras e adquirir uma tonalidade acinzentada. O sistema radicular é desenvolvido, superficial.
Thuja, exigente em condições especiais, cresce bem em cidades com ar poluído, tolera facilmente geadas e é amplamente utilizada para criar composições de topiaria. Pode ser dada de várias formas, a poda tem um efeito benéfico na saúde dela.
Variedades de thuja
Thuja tem várias formas:
- colunar (cônico ou piramidal);
- esférico;
- anão.
Existem cinco tipos no total:
- ocidental - a mais despretensiosa e resistente à geada, cultivada com mais frequência na faixa do meio, uma grande variedade de variedades;
- Coreano - resistente ao gelo, não tolera a estação seca, cresce bem apenas em áreas verdes, a coroa é piramidal, agulhas macias, luxuriantes, de verde a esbranquiçada, com um aroma cítrico-conífero;
- Japonês - cresce lentamente, a altura máxima dos arbustos é de até 5 m, a coroa é larga, macia, a cor é verde pálido com tons de prata, resistente ao gelo (mas não tolera o inverno), não gosta de seca;
- dobrado - vida longa (500-600 anos), pertence aos maiores representantes dos arborvitae, na natureza algumas árvores crescem até 70 m, com um diâmetro de tronco de cerca de 2 m, espécies ornamentais crescem até 15-20 m, a copa é espessa, piramidal;
- oriental - caprichosa no cuidado, popular por sua decoratividade, muito calor, não tolera o frio, prefere solos rochosos, uma coroa de cor verde claro.
Variedades de Thuja
Destas cinco, mais de 120 variedades são criadas.
Estes são principalmente representantes dos thuja ocidentais. O mais comum nos jardins e parques da pista do meio:
Grau | Descrição do produto |
Smagard | . A coroa é em forma de cone, a planta é agachada, com 4-6 m de altura e 2 m de largura.O arranjo dos galhos é vertical, a distância entre eles é significativa, a ramificação é pequena. A cor das agulhas é do verde ao dourado. Distingue-se pelo crescimento rápido, despretensiosidade e até mesmo jardineiros inexperientes podem cultivar facilmente essa variedade. |
Danica | Variedade de crescimento lento criada na Dinamarca. Planta esférica anã. Dependendo da variedade, as agulhas podem ser gramadas ou douradas no inverno com um tom marrom. Cresce até 80 cm, diâmetro 1 m. |
Brabante | Uma variedade de rápido crescimento, mais adequada para coberturas. Em forma de cone, altura 15-20 m, diâmetro da copa até 4 m, agulhas verdes, casca avermelhada. Planta fotófila, tolera excesso de umidade, mas não há resistência ao gelo. |
Woodwardi | Variedade de crescimento lento anão, pode atingir uma altura máxima de até 2,5 m, largura de copa até 3 m. Suporta geadas, calor, condições ambientais urbanas adversas. Uma planta bonita e forte, com densas agulhas verde-escuras. |
Thuja plantando em campo aberto
Não é tão difícil cultivar thuja, mesmo um iniciante pode lidar com isso. Para obter plantas bonitas e saudáveis, você precisa cuidar do seguinte com antecedência:
- avaliar a visão geral do local, iluminação (presença de árvores altas), proximidade com outras plantas, encontrar um local adequado;
- levar em consideração as condições climáticas e o tipo de solo;
- determinar a estação;
- escolha mudas saudáveis;
- aterrar de acordo com as regras;
- prestar os cuidados necessários.
Escolha de mudas e condições de plantio
Os thuja jovens são geralmente vendidos em contêineres, em estopa com o solo. Por alguns sinais, já é possível determinar antecipadamente quão viáveis elas são e como elas se enraízam em um novo local. A propósito, plantas com 3-4 anos de idade são mais bem aceitas e crescem mais rapidamente, elas podem ultrapassar aquelas que já têm 5-6 anos de idade em crescimento.
Ao examinar as mudas, você precisa prestar atenção a esses pontos:
- se a coroa é exuberante, tem uma cor uniforme, as raízes estão em ordem; tal instância ocorrerá em um novo local mais rapidamente;
- a cor das agulhas é diferente em tons de verde ou dourado; se for marrom, a planta não é saudável, carece de nutrientes;
- melhor quando a coroa da muda é simétrica;
- o tronco deve estar intacto;
- as agulhas de uma planta saudável não se desfazem: é possível verificar se uma planta está viva apertando as agulhas na palma da sua mão - se ela lida imediatamente com ela, quando é liberada, a muda está correta;
- o solo deve estar úmido, porque quando as raízes ficam secas por um longo tempo, a planta não pode ser colhida;
- é melhor, na medida do possível, verificar os rizomas, que devem ser feitos com brotos suculentos, saudáveis e branco-de-rosa (marrons e macios ao toque já apodrecem devido à irrigação inadequada).
Datas de desembarque thuja
Não existe uma data exata, você precisa escolher dependendo das condições climáticas da região. O tempo apropriado depende da chegada da primavera ou da geada do outono. Você pode plantar da primavera ao outono, observando as condições corretas para uma estação específica.
Recomenda-se o plantio de primavera, pois durante esse período a ativação do crescimento de raízes e processos começa, o que permite que a planta absorva rapidamente e, durante todo o período quente, o thuja tem tempo para se fortalecer. Na primavera, você precisa pousar em março-abril, quando o clima quente e constante ocorre na região.
Se o plantio for feito no verão, você precisará garantir a rega regular, para evitar a secagem do solo, a melhor época é em agosto.
No outono, você precisa calcular o período para que a planta tenha tempo para começar a congelar.
- A faixa do meio e a região de Moscou - até meados de outubro;
- Sul - novembro;
- Ural e Sibéria - final de setembro.
Localização
Se você encontrar imediatamente um local adequado para um thuja no jardim, no futuro não precisará gastar muito tempo em cuidados adicionais: regar, combater o amarelecimento e derramar agulhas.
Pontos a considerar ao escolher um local:
- o local deve estar bem iluminado, mas protegido da luz solar direta, apenas meia sombra é permitida; a sombra tem um efeito ruim no desenvolvimento da arborvita;
- nas proximidades de grandes árvores com raízes que cresceram em largura, você não pode plantar esta, porque elas agirão de maneira esmagadora, retirando substâncias úteis do solo;
- ela não gosta do bairro com ásteres, peônias;
- não tolera correntes de ar, é necessário escolher áreas sem vento;
- essas coníferas adoram a umidade, mas reagem negativamente à estagnação da água nas raízes; portanto, escolhem locais onde o nível da água subterrânea não fica a menos de 1 m da superfície.
Thuja pode ser plantado nas proximidades, sob a forma de uma cerca viva, a distância entre eles deve ser de 50 a 60 cm.
Solo
O solo adequado deve consistir em solo de turfa, turfa (2: 1), ao qual pode ser adicionado húmus (1) e, no caso de solo frondoso, até o último adiciono turfa, areia e húmus (2: 1: 2: 3).
Além disso, a mistura é enriquecida com superfosfato ou nitroamofos - cerca de 3 punhados, certifique-se de misturar tudo bem para que o fertilizante não queime o sistema radicular.
Regras de desembarque
- Pré-prepare o poço de aterrissagem. No fundo, uma camada de drenagem (10-15 cm ou mais) é feita de tijolo quebrado, pedra britada, argila expandida. Depois adormeça com uma mistura fértil preparada.
- Meia hora antes do plantio, o thuja é regado com um estimulador de formação de raízes - além dos benefícios para o sistema radicular, isso permite que você tire delicadamente o caroço de terra do recipiente.
- Você pode retirar a planta do tanque apenas quando tudo estiver pronto para o plantio. Porque suas raízes secam rapidamente e o thuja pode não ser aceito.
- Um balde de água é derramado no poço preparado com o solo, a fim de evitar ainda mais a sua grande subsidência.
- O thuja é colocado no solo para que seu pescoço basal fique 3-4 cm acima do nível do solo - essa é uma reserva para subsidência do solo. Depois que ele se alinha com a superfície.
Posição muito alta ou mais profunda da raiz do pescoço.
- Ao redor das mudas, o restante do solo nutriente é coberto e regado. Após a subsidência do solo, adicione nivelado com a superfície.
- O local de pouso é coberto com composto ou lascas de madeira. Eles não devem tocar no tronco, caso contrário, a árvore bloqueará.
Cuidado de Thuja em campo aberto
Se a aterrissagem for feita corretamente, os cuidados adicionais com as arborvitas não exigirão muito tempo. Enquanto a planta é tomada, é regada regularmente. Jovem (10 L), adulto (50 L), de manhã ou à noite.
Periodicamente, a terra ao redor do thuja é solta e as ervas daninhas são removidas com muito cuidado, suas raízes não são profundas.
O próximo curativo é realizado seis meses após o plantio e, em seguida, primavera sazonal suficiente. Use fertilizante para coníferas.
Na primavera realizam poda sanitária de galhos e no outono - decorativo.
Thuja de inverno
No final do outono, as plantas jovens ainda imaturas são cobertas de geada com abetos. As árvores adultas não abrigam, apenas cobrem as raízes, adicionando turfa e colocando galhos de coníferas. Amarre os galhos ao tronco para que não se soltem sob o peso da neve. Solte na primavera.
Pragas e doenças
Às vezes, o thuja é afetado por pragas e sofre de doenças:
Derrota | Medidas corretivas |
Fungo | Para a profilaxia, Istra é tratado, Carcocide. Em caso de infecção: Hom. |
Pulgões, escudos falsos | Pulverizado com Decis, Karbofos. |
Colmeia de Thuja, verme | Actellik é usado, após 2 semanas é processado novamente. |