Calla (Zantedeskia) é uma bela cultura que cresce em jardins e em ambientes fechados. Esta floração perene pertence à família Arononic. O berço dos lírios é o trópico da África do Sul.
Descrição de Calla
Outro nome para a planta de Zantedesia é devido ao botânico italiano com o mesmo nome. Altura da planta - 30-150 cm - Flores externas indefinidas são colocadas no cilindro da espiga.
Eles têm um agradável aroma a baunilha. Uma espiga envolve um véu que parece uma flor. Como polinizada, muda de cor: de branco leitoso para verde.
Uma flor de forma tubular específica, com folhas largas e brilhantes em forma de ponta de flecha. Os frutos amadurecem na espiga - pequenas bagas de rubi.
Os lírios contendo alcalóides, glicosídeos, são plantas extremamente venenosas; portanto, as plantações são plantadas em luvas de proteção.
Uma característica distintiva da planta é a resistência a doenças fúngicas. As flores não são invadidas por pragas.
Tipos de lírios de jardim
A família é composta por 8 espécies de rizoma e plantas tuberosas. Três variedades principais e uma grande variedade de variedades de seleção são cultivadas no jardim.
Tipo de calla | Descrição do produto | Condições de cultivo | Variedades |
Etíope (Aronnik) | Planta alta com uma colcha de flores brancas como a neve. A parte subterrânea é o rizoma. As folhas com uma superfície verde brilhante e brilhante não morrem durante a dormência. | O tempo de vegetação ativa é primavera - outono. Em setembro, o rizoma é desenterrado. Juntamente com um pedaço de terra, eles são armazenados em um local seco e fresco. A rega é moderada. |
|
Remanna | Flor curta com folhas estreitas. A parte subterrânea é o tubérculo. Flores de várias cores - rosa, lilás, bordô, pêssego, roxo. | Folhagem cai no outono. No inverno, está em repouso. Áreas secas são selecionadas para cultivo. |
|
Eliot | Uma planta com folhas grandes, variadas e em forma de coração. Tem um véu ligeiramente ondulado: mármore branco por dentro, cereja - por fora. Altura - 0,5 m. | Prefere solo fértil ligeiramente ácido. Cresça no lado ensolarado. A fertilização com fertilizantes é realizada semanalmente. Responde bem à introdução de produtos orgânicos. |
|
Plantando callas e cuidando deles ao ar livre
Um local ensolarado e espaçoso está preparado para o cultivo de uma flor no jardim. A melhor opção é plantar callas perto de arbustos, galhos de árvores. Eles fornecerão proteção contra a luz solar abrasadora. Callas não florescem na sombra.
Para obter um substrato de alta qualidade, o solo do jardim, a areia do rio, a turfa e o húmus são misturados em proporções iguais. Uma condição necessária é a criação de uma camada de drenagem. Inaceitavelmente perto do local da superfície das águas subterrâneas.
Seleção de material para plantio
Antes de tudo, é necessário escolher uma variedade adequada para condições de cultivo. Os mais comuns são Calla etíope, Remanne. Caprichosos ao sair, eles possuem propriedades decorativas.
Tubérculos de qualidade são grandes. Não há manchas, amolgadelas nelas. Ao comprar material de plantio, você deve inspecionar cuidadosamente cada tubérculo. A qualidade é garantida por floriculturas especializadas, exposições de criação, feiras, viveiros.
O material de plantio é gravado em uma solução fungicida. O tempo de exposição é de 10 a 40 minutos. Biofungicidas populares são: Fitosporina, Gamair, Gliokladin, Alirina-B.
Recursos de desembarque
A tecnologia possui algumas nuances:
- O momento ideal para o plantio no solo é o início de maio. Em algumas áreas, o período é adiado por 7-14 dias devido a possíveis geadas.
- Na área escavada, são formados orifícios profundos de 1 dm.
- Os tubérculos são pré-tratados com um estimulador de crescimento - nitrato de potássio, superfosfato.
- Mudas antes do plantio endurecer 7-10 dias.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo das covinhas - seixos, argila expandida, fragmentos de tijolos.
- A distância entre as plantas vizinhas é de 40 cm.
- Ao plantar usar fertilizante mineral (diammofosku) - 30 g / m2.
- Os tubérculos são colocados em poços preparados.
- Mudas polvilhadas com terra.
- Regado com a formação das primeiras folhas.
- Os poços com mudas umedecem imediatamente após o plantio.
Rega, adubação, fertilizantes
Tendo pousado lírios no chão, eles esperam 14 dias. Hidrate o solo para formar um sistema radicular saudável, impedindo que a água entre diretamente nos tubérculos. A próxima rega é feita após a formação das primeiras folhas verdadeiras.
O solo é umedecido semanalmente. Na seca, a quantidade de água está aumentando. Após a rega, o solo é suavemente solto. Jardineiros experientes usam minhocas. A rega é regulada à medida que o solo seca.
A cobertura superior ativa o rápido crescimento da folhagem, a formação de pedúnculos. 14 dias após o plantio, é aplicado fertilizante para plantas tuberosas em cada planta. Todo mês, o solo sob calas é regado com uma solução de água com ácido acético, cítrico ou succínico (20 g do medicamento são dissolvidos em 10 l de líquido).
Métodos para armazenar tubérculos
No outono, começa a preparação de calas para o inverno. Os tubérculos são retirados do solo na terceira década de setembro, antes do início da geada. Eles são limpos de sujeira, lavados suavemente sem danificar as raízes fracas. Em seguida, imerso em uma solução de permanganato de potássio: 5-6 cristais por copo de água morna. Folhagem existente é deixada. Depois de meia hora, eles o retiram, secam no escuro.
Duas semanas armazenadas a uma temperatura de + 5 ... +15 ° C. Devido às folhas, eles são estocados com nutrientes. Raízes finas são cortadas dos tubérculos secos, deixando as crianças para o plantio da primavera. Desinfetar em uma solução de permanganato de potássio.
Mantê-los no inverno deve estar em recipientes de papel. Em casa, eles usam uma geladeira para manutenção, colocada em um musgo esfagno.
Os tubérculos são verificados semanalmente. Quando os primeiros rins são formados, os lírios são plantados em uma panela. Conter como planta de casa. Após a ameaça de geada, coloque no chão.
Propagação de lírios de jardim
O cultivo de flores está disponível para todo jardineiro. Maneiras:
- semente;
- reprodução vegetativa - tubérculo, divisão da raiz, mato.
Sementes
Essa propagação é usada para criar novas variedades incomuns. Como semente, escolha uma planta forte e saudável, deixe a orelha. Depois de murchar, as sementes amadurecem. A inflorescência é cortada, desmontada em partes. Eles contêm sementes. A coleção é realizada com extrema cautela.
Por 6 horas, as sementes são mantidas em um estimulador de crescimento - Emistim C. Por uma semana, são germinadas em uma gaze umedecida. Em seguida, colocado no substrato preparado. Mantenha em um local quente. Mudas fortificadas são plantadas no chão. A hora certa é o final de maio.
Vegetative
A divisão rizoma é adequada para os lírios etíopes. Faça isso no outono. Separe o pescoço da planta do sistema radicular. Armazenar em local escuro e com alta umidade a uma temperatura de +15 ° C. Durante o inverno, raízes saudáveis são formadas. No final da primavera, as sementes são preparadas para o plantio no local.
A propagação de tubérculos é a maneira mais acessível. O crescimento de material de plantio saudável é estimulado por preparações especiais - Humate, Fumar, ácido succínico.
Os tubérculos são colocados em recipientes com um substrato de qualidade. Manter a temperatura do ar +25 ° C. Regado como o solo seca. Com o advento do verão, os cormos são aprofundados no solo em 10 cm. Este método permite acelerar a floração.
Aplicativo de design
Crescendo, os callas formam um tapete floral exuberante. Eles são escolhidos para formar composições bizarras. As calas são colocadas ao longo das calçadas, emolduradas por canteiros, canteiros, plantados perto de lagoas artificiais. As variedades altas são usadas em composições únicas.
Cultivar flores tropicais incríveis e cuidar de calas em campo aberto é um processo de baixo custo. O resultado será uma decoração brilhante do campo interno.