A viola cornuta é amada por muitos jardineiros devido à sua bela aparência, floração precoce, resistência ao frio e uma doença rara. Amplamente utilizado em paisagismo.
Descrição do produto
Esta planta perene pertence ao gênero Violet, a família dos violetas. Pode atingir tamanhos (em altura) de até 26 cm, as flores têm um aroma agradável, crescem de 2,5 a 5 cm de diâmetro e as pétalas são bastante longas, lembrando asas de borboleta. Cresce em pequenos arbustos, que, quando plantados perto, formam uma espécie de tapete.
A violeta deve seu nome ao apêndice presente na parte de trás da flor, semelhante a um chifre ou esporão. Alguns híbridos modernos desta espécie não possuem um chifre tão distinto.
Tem sido utilizada como planta decorativa em jardinagem desde o final do século XVIII.
A violeta com chifres é uma planta rasteira que, graças a um rizoma ramificado, cresce amplamente. 2-3 plantas no segundo ano podem cobrir completamente uma área de cerca de 2 metros quadrados. m. Os arbustos crescem abundantemente flores. Assim, em uma viola, você pode contar até 60 botões e flores desabrochando.
As folhas da planta são verde-escuras, ovais, nas bordas de algumas variedades existem dentículos arredondados. Nas hastes longas, há flores únicas, no meio há um "olho" de cor amarela ou laranja. Existem muitas cores das pétalas, criadas pelo método de hibridação. Eles podem ser: lilás, amarelo, laranja, violeta, bordô, etc. Existem também variedades de violetas de uma cor, que são mais usadas no design de grandes jardins de flores e no paisagismo. Existem variedades e, com uma combinação de vários tons da mesma cor, são populares entre os jardineiros amadores.
Outra vantagem indiscutível das violetas com chifres é a sua longa floração. Começa em maio e termina no final de setembro. Na primavera - o pico deste processo, as flores são as maiores e existem muitas; no outono, esse processo desaparece gradualmente.
Sinta-se bem e desfrute de uma floração forte em um lugar por 5 anos; depois, você precisa transplantar para outro.
Violeta com chifres: variedades
Atualmente, os criadores estão desenvolvendo ativamente novas variedades híbridas de violetas. Porém, ao plantá-las, é importante lembrar que elas sobrevivem muito pior ao inverno e precisam estar bem cobertas por esse período de tempo. E também alguns deles são plantas bienais, e não crianças de cinco anos. As mais comuns são as seguintes variedades.
Grau | Descrição / Período de floração |
Molly Sanderson | Eles têm uma cor incomum: preto ou roxo escuro com uma mancha amarela no centro da flor. Os arbustos estão espalhados, crescem até 15 cm de altura. As folhas são verdes, brilhando ao sol. Tem uma resistência bastante alta ao gelo, mas ainda é necessário cobri-los para o inverno. É melhor plantar em áreas escuras, lá ela estará muito mais confortável do que ao sol. Começa em abril. |
Rebecca | A altura dos arbustos atinge 15 cm e é apreciada pelos cultivadores de flores por longos e maciços. Cresce com um tapete exuberante. Parece bom ao plantar perto de arbustos. As pétalas são de cor amarela clara, os traços roxos estão na borda. No calor, a planta precisa de rega. Desde o início de junho até a primeira geada. |
Creme de Foxbrook | A cor das flores é branca como a neve. É usado ativamente para enquadrar canteiros de flores e, às vezes, bordas. Cresce tanto na sombra parcial quanto no sol. Aparar as partes verdes da planta para o inverno é opcional. Do início de maio a setembro. |
Boton Blue | Arbustos baixos - não mais que 10 cm As flores são azul claro. Cresce melhor em solo leve e úmido. De março até a primeira geada. |
Viola columbine | A planta é rastejante, atinge 20 cm e as folhas são oblongas, de cor verde, com grandes dentículos ao longo da borda. As flores são multicoloridas em tons de branco, azul e lilás. Prefira terrenos soltos e férteis. Se o inverno tiver se destacado com uma pequena quantidade de neve, é recomendável cobrir as plantas, por exemplo, com galhos de abeto. De maio a outubro. |
Sorvete wi-ti-ti | A peculiaridade dessa variedade é a mudança de tons em diferentes períodos. No início, eles são pintados de azul, depois o azul aparece, e no final da floração - branca como a neve. |
Perfeição branca | As flores são brancas e o núcleo é amarelo. Resistente ao gelo. Eles são usados no paisagismo como cobertura de solo plantando sob árvores. |
Esta é apenas uma pequena lista de variedades de violetas. Existem muitos deles.
Características do cultivo e cuidados
As variedades híbridas violeta - perenes com chifres podem ser bienais ou anuais (se plantadas em mudas de solo aberto). Esta planta é despretensiosa para as condições de cultivo, mas se você levar em conta algumas de suas preferências e se cuidar adequadamente, será melhor florescer e encantar o cultivador.
Solo
Cresce em quase todo o solo, mas em solos soltos, leves e férteis, com drenagem e pH de 6,8 a 7,2, é mais confortável. Cresce abundantemente e floresce ao mesmo tempo. É importante fazer a cobertura do solo. Para fazer isso, use: pedras, grânulos de drenagem, cascalho, lascas e musgo. Devido a isso, a umidade é retida no solo, as ervas daninhas crescem menos e os nutrientes são lavados para fora do solo.
Local de desembarque
Cresce melhor em sombra parcial, próximo às contrapartes mais altas, que protegem a violeta do sol do meio-dia. Não vale a pena plantar na sombra: o caule começará a se esticar e as flores ficarão menores em tamanho e ficarão pálidas. Além disso, lá é atacada por lesmas e caracóis, o que não agrega beleza à planta.
Rega
Deve ser moderado, é produzido à medida que o solo seca. Em clima quente, regada com mais frequência. Se o jardineiro estiver temporariamente ausente e não puder regar regularmente a violeta, ela a tolerará sem morrer, mas a floração se tornará menos intensa com brotos menores.
Com a pulverização regular (manhã e noite), cresce melhor.
Top vestir
É realizado na primavera e no final de agosto. Os fertilizantes minerais e orgânicos em concentrações mais fracas são os mais adequados. Vale lembrar que o estrume é estritamente proibido. Uma vez que é extremamente agressivo no sistema radicular da flor, danificando-o.
Aparar e manter uma aparência decorativa
Às vezes, a planta começa a se esticar por muito tempo, a partir da qual sua aparência se torna desleixada. Nesse caso, eles são aparados, dando uma aparência compacta e mais bem cuidada. Se o objetivo de obter sementes estiver ausente, é melhor remover as inflorescências murchas. Portanto, a planta não gasta energia em seu amadurecimento e floresce mais abundantemente e por mais tempo. É também um método de prevenção da auto-semeadura indesejada.
Invernada
Em geral, o violeta é bastante resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de até -23 ℃. Mas vale lembrar que os híbridos são mais sensíveis ao frio e devem ser cobertos com turfa, folhas caídas ou ramos de abeto. Além disso, as flores jovens recém plantadas também abrigam a estação fria.
Rejuvenescimento da aterrissagem
Uma vez a cada vários anos (3-5), vale a pena realizar o procedimento de rejuvenescimento de plantas. Quando vale a pena fazer isso, você pode perceber facilmente: as flores são cada vez menores. Para fazer isso, desenterre as raízes e divida-as em várias partes, transplantadas para um novo local.
Reprodução
A violeta com chifres é propagada de várias maneiras.
Violeta com chifres
Pode ser cultivada e sementes. Eles fazem isso de duas maneiras: semeiam imediatamente no solo ou mudas previamente preparadas. Creme de Foxbrook
Semeando sementes para mudas
As sementes são plantadas de fevereiro a abril. É importante considerar que quanto mais cedo você as plantar, mais rapidamente a planta florescerá. O período entre a semeadura e o aparecimento das flores é de 10 a 13 semanas.
Pré-prepare uma mistura de nutrientes da terra, calcina no forno para desinfetar infecções e fungos e despeje com uma solução de Fundazole.
É necessário fazer sulcos a uma distância de 1,5 a 2 cm um do outro, colocar as sementes nelas, polvilhá-las sobre o chão e borrifar com água da pistola. É importante esclarecer a germinação de uma variedade específica de violetas antes da semeadura. Pode variar de 60% a 95%.
Em seguida, o recipiente com as sementes semeadas é coberto com filme plástico e regado periodicamente, é impossível permitir a secagem completa do solo. A temperatura mais adequada para germinação máxima é de +12 ... +18 ℃. Quando os primeiros brotos aparecem (após cerca de 3-5 semanas), o recipiente é movido para condições mais quentes (+ 18 ... +22 ℃). É necessário remover o filme por um tempo para ventilar. Sua duração aumenta gradualmente à medida que as mudas crescem.
Quando 2-3 folhas aparecem na planta, é importante colher, plantando em intervalos de 5-6 cm um do outro.
É possível plantar em campo aberto em maio, é obrigatório regar regularmente para soltar o solo. O primeiro curativo é realizado após 14 dias, os fertilizantes minerais são mais adequados.
Semeando em campo aberto
Diretamente no solo pode ser plantado de 10 de maio a 10 de setembro. Para um método semelhante, as sementes coletadas pessoalmente são mais adequadas, mas você pode usar as sementes adquiridas e, em seguida, é necessário levar em consideração a germinação das mesmas.
Antes do plantio, é importante soltar o solo e fazer sulcos onde as sementes são colocadas, adormecer em cima do solo e regar.
Os brotos aparecerão na próxima primavera, que são importantes para proteger da luz solar direta. Se os brotos são muito frequentes, eles devem ser plantados. Em agosto, as plantas são transplantadas para um local permanente. Se os ovários das flores aparecerem, eles são removidos para que não sejam consumidos sucos nutritivos e a violeta sobreviveu ao inverno em um estado mais forte.
Na próxima primavera, a planta irá deliciar o produtor com sua bela floração.
Propagação vegetativa de violetas
É dividido em várias subespécies.
Divisão Bush
O período mais adequado é do início da primavera ao meio do verão.
Se você o realizar durante esse período, a violeta terá tempo para desenvolver o sistema radicular e, no outono, será forte o suficiente para sobreviver ao inverno; se você fizer a divisão posteriormente, a probabilidade de morte das plantas é alta.
O método é realizado da seguinte maneira: um arbusto é desenterrado, e dele são separados fragmentos com raízes. As partes separadas são desenterradas com o solo em um local sombreado e protegido do vento forte em solo úmido. É importante evitar que o solo seque. Para a planta enraizar-se, geralmente 2-3 semanas são suficientes. Na próxima primavera, eles podem ser transplantados para o local pretendido.
Propagação de ramificação
Uma das maneiras mais fáceis de se reproduzir. É necessário escolher vários brotos longos, dobrá-lo, pressioná-lo no chão em vários lugares com suportes de plástico ou ferro (você pode usar grampos para cortar os cabelos), polvilhe, cubra os locais de fixação do acessório com terra e regue-o regularmente. Após cerca de 1 mês, as raízes são formadas nas hastes enterradas no solo e devem ser separadas da planta em geral.
Estacas
É realizada do início de junho ao final de julho. Os rebentos são cortados em estacas de 5 cm de comprimento, com 2-3 nós e 3-4 folhas em cada um. Em um recipiente preparado previamente com solo úmido, eles ficam presos a uma profundidade de cerca de 1-1,5 cm em ângulo agudo. O recipiente é coberto com um filme e colocado em um local quente e protegido da luz solar. Uma vez ao dia, o polietileno é removido para ventilação. Após cerca de 1 mês, o crescimento das mudas começa, o que indica o seu enraizamento. Agora eles podem ser transplantados para o campo aberto na sombra. Em um lugar permanente, eles se mudam para a próxima primavera.
Problemas crescentes
A violeta, como muitas plantas, é suscetível a várias doenças e ataques de pragas. A tabela abaixo mostra os mais comuns.
Doença / praga | Derrota | Tratamento |
Oídio | Pontos pretos e placa aracnóide aparecem nas hastes, folhas e brotos. | É necessário pulverizar a planta com um agente antifúngico. |
Spotting | A doença começa nas folhas, depois o caule seca. Pode afetar as sementes. | A cama deve ser desenterrada e tratada com desinfetantes químicos. |
Perna preta | O caule fica mais fino e mais escuro. | As plantas devem ser afinadas, o solo solto e tratado com agentes antifúngicos. |
Podridão cinzenta | Um revestimento cinza macio aparece nas flores, e então começa a podridão da planta. | É necessário afinar os arbustos, fertilizar, tratar de doenças fúngicas. |
Lagartas | Todas as partes da planta são afetadas, principalmente de maio a junho. | Pulverize com infusão de tabaco e clorofos assim que as primeiras pragas forem notadas. |
A violeta com chifres não é apenas uma flor bonita e despretensiosa, mas também tem sido usada com sucesso na culinária. Flores perfumadas dão saladas, sobremesas, iogurtes um sabor incomum refinado, aparência bonita. Eles são açucarados, congelados em cubos de gelo, decorando-os com várias delícias.