Antracnose - uma doença fúngica perigosa das plantas de jardim e casa

Pin
Send
Share
Send

A antracnose é uma doença cujos patógenos incluem Gloeosporium, Kabatiella e Colletotrichum. Culturas vegetais, arbustos de bagas e árvores de fruto podem sofrer com esta doença. Na maioria das vezes, os sintomas característicos aparecem em plantas cuja imunidade é muito enfraquecida. Uma causa significativa de preocupação é o dano óbvio (feridas, rachaduras) e sinais de murcha.

A situação é complicada pelo fato de ser impossível impedir a penetração de esporos no interior do campo. Eles são transportados por água, vento e insetos. A umidade e o ar excessivos do solo tornam-se um fator provocador. O risco de uma doença é aumentado devido a um alto nível de acidez, uma forte mudança de temperatura, uma falta de minerais, em particular fósforo e potássio. Além disso, não se deve esquecer a proximidade de plantas doentes.

Sinais de Antracnose

Nas plantas afetadas por essa doença, ocorrem manifestações características. Manchas avermelhadas-acastanhadas se formam nas folhas, brotos e galhos, em torno dos quais você pode ver uma borda amarela, marrom e roxa escura.

Com o tempo, eles aumentam, capturando uma área maior. Se o tempo estiver muito quente, as partes vegetativas da planta se quebram. A nutrição na parte afetada é perturbada, como resultado da qual a planta murcha. Devido ao aumento da umidade, as hastes se tornam quebradiças.

Manifestações sobre vários vegetais e medidas de controle

Ao escolher um método de tratamento, os recursos de uma cultura vegetal devem ser levados em consideração.

Em pepinos

Sinais de uma doença fúngica podem aparecer em pepinos já no período de plântulas. Os primeiros pontos aparecem perto da raiz do pescoço. Marcas deprimidas se tornam feridas ao longo do tempo. Na ausência de medidas oportunas, as mudas caem no chão. As lâminas das folhas dos pepinos adultos são cobertas com manchas marrons ou amarelas, que logo se transformam em orifícios. Depois disso, o fungo passa para as hastes, brotos e frutas.

Tendo encontrado pontos característicos na planta, ela deve ser tratada com a solução Abiga-Peak ou com líquido Bordeaux. Eles são derramados sob a raiz. A massa verde é pulverizada com Polyram e oxicloreto de cobre. Para obter o efeito máximo, vários procedimentos podem ser necessários. A composição terapêutica é preparada seguindo as instruções que acompanham o medicamento.

Em tomates

Somente tomates adultos são infectados com antracnose. Primeiro, as lâminas das folhas localizadas na parte superior desbotam, depois aparecem manchas pretas nos frutos maduros.

Os tomates, nos quais se formam amolgadelas características, amolecem. Nesse caso, o produtor precisará de Poliram, Cumulus-DF, enxofre coloidal e Tiovit Jet.

Na batata

Pontos borrados podem ser vistos nas hastes e tubérculos das batatas. Para prevenir a infecção, a semente é tratada com fungicidas.

A lista de atividades agrícolas obrigatórias inclui capina e limpeza oportuna dos campos após a colheita. O passo final é cavar o solo. Ao mesmo tempo, o afrouxamento deve ser abandonado.

Abobrinha

Abobrinha sofrem não menos do que outras culturas. Nesse caso, é quase impossível salvar a planta, pois em pouco tempo toda a parte aérea é afetada.

Se você não pulverizar o vegetal a tempo com uma solução de enxofre coloidal ou líquido de Bordeaux. Brotos, frutos e folhas afetados antes que isso precise ser removido.

Manifestações e tratamento da antracnose em arbustos e árvores

Não são apenas os vegetais que podem contrair esta doença. Traços podem ser vistos em groselhas, cerejas, groselhas, framboesas, uvas. Primeiro, manchas afundadas aparecem nas folhas e brotos que estão abaixo do resto. Framboesas, passas, maçã e cereja

Isso ocorre devido à proximidade das partes vegetativas da planta com o solo alagado. As bagas são cobertas com úlceras esbranquiçadas.

Os pontos de matiz podem variar. Por exemplo, na groselha são marrons, na framboesa - azul acinzentado e na cereja - rosa escuro. Independentemente da cor, seus limites crescem rapidamente. Depois que as lâminas dobrarem, seque e caia. O mesmo acontece com as frutas.

O processamento com compostos especiais deve ser realizado antes que as bagas e frutos apareçam.

Se o período de floração já tiver terminado, é recomendável usar soluções mais seguras. Estes incluem drogas como Dnock e Nitrafen. Após a colheita, os arbustos podem ser pulverizados com Cumulus-DF e Tiovit Jet.

O sulfato de potássio é usado para alimentar árvores frutíferas. A casca de macieira está coberta de limão. Jardineiros experientes costumam substituí-lo por compostos especiais. Este procedimento deve ser realizado na primavera ou no outono. Com o cuidado adequado de árvores frutíferas e arbustos, o risco de antracnose é mínimo.

Antracnose em flores no jardim

Na maioria dos casos, as rosas sofrem desta doença. Nesse caso, a variedade e os recursos varietais não importam. A antracnose nos estágios iniciais é frequentemente confundida com manchas pretas. Posteriormente, as manchas adquirem uma cor mais brilhante e uma forma vaga. Os furos aparecem dentro deles. O mesmo pode acontecer com hosta, tremoço, linho e outras plantas ornamentais. Tremoço, hosta, linho

Da antracnose, as culturas que crescem em uma parcela pessoal (morangos, morangos) não são imunes. A diferença está apenas nas condições necessárias para o desenvolvimento de uma infecção por fungos.

As flores mais indefesas que precisam de solo úmido e alta temperatura do ar. O número de plantas infectadas aumenta após o último atingir um limiar de +20 ° C.

Para evitar tais problemas, deve-se dar preferência a culturas caracterizadas pela resistência à antracnose. Entre eles destaca-se o spathiphyllum. Esta flor é freqüentemente chamada de "felicidade feminina". Sua resistência a esta doença é indicada por críticas positivas de jardineiros em fóruns temáticos.

Atenção especial deve ser dada aos ciclâmenes, antúrios, violetas e clivia. Em caso de infecção, a folhagem deste último se assemelha a um tecido verde brilhante perfurado por uma fração. As plantas de jardim bulbosas afetadas pela doença são distinguidas pelas lâminas das folhas, nas bordas das quais se formam estrias amarelas, marrons e vermelho-marrons.

A derrota das plantas de interior antracnose

Entre as donas de casa, os ficuses e as palmeiras são especialmente populares. Se as recomendações dos especialistas não forem seguidas, as folhas podem ficar cobertas de manchas marrom escuro, cinza acinzentado ou marrom. Sua aparência é o primeiro sinal de que a folhagem secará e cairá em breve. As peças danificadas terão que ser removidas, elas não poderão retornar à aparência anterior. Ficus doente precisa ser separado de outras plantas de interior. Deve ser regada raramente, o mesmo se aplica à pulverização. Palm e ficus

O tom das manchas nas orquídeas é determinado por diferenças varietais. Sinais comuns incluem:

  • contornos claros das áreas deprimidas;
  • crescimentos frouxos que ocorrem perto da base das lâminas foliares.

Na aparência, os traços que a antracnose deixa em folhas delicadas lembram queimaduras. As orquídeas não se recuperam bem após uma doença infecciosa. Quanto mais cedo as medidas forem tomadas, melhor o resultado. Para alcançar a máxima eficácia, muitos usam medicamentos especiais.

No caso dos callas, o aparecimento de amassados ​​com bordas largas e vermelhas se torna um sério motivo de preocupação. Nos corpos de frutificação, forma-se um líquido rosa, cuja composição está presente nos esporos. Quando eles rompem, o "suco" infectado adquire flores saudáveis. Posteriormente, manchas marrons aparecem nelas.

Os cactos não conseguem resistir a essa doença. Se não for possível se livrar da umidade, é improvável evitar o aparecimento de antracnose. Amassados ​​marrons brilhantes aparecem na superfície da planta. Após encontrá-los, é necessário cortar imediatamente os focos resultantes da infecção. O procedimento é realizado usando instrumentos estéreis. Outras infecções são evitadas pelo carvão moído.

Medidas preventivas contra antractose

Uma doença é mais fácil de prevenir do que curar. A prevenção deve começar na fase preparatória. Os agentes causadores da antracnose podem ser encontrados em equipamentos e sementes de jardinagem. Para reduzir a probabilidade de infecção, é necessário realizar a desinfecção.

Quando surgem condições favoráveis, os fungos são ativados rapidamente. Plantas enfraquecidas são as primeiras a adoecer. Portanto, o objetivo das medidas preventivas é protegê-las. Para que todas as plantas sejam fortes, é necessário observar a rotação das culturas e a limpeza oportuna do território doméstico.

Outro ponto importante é o processamento de culturas com preparações especiais. Antes do plantio, a semente é necessariamente embebida em formulações que aceleram o crescimento. Sua lista inclui Immunocytophyte, Zircon e Epin.

Após a temporada, as ferramentas de jardim precisam ser lavadas e secas bem. Manter o inventário deve ser mantido em um local limpo e seco, previamente embrulhado em papel oleado. Álcool deve ser usado durante o processamento. Assim, a propagação do fungo é impedida.

As plantas plantadas podem enfraquecer devido a:

  • rega excessiva;
  • transplantes;
  • danos mecânicos;
  • predisposição genética;
  • substrato infértil.

Portanto, para minimizar o risco, é necessário cumprir o plano de medidas agrícolas. As folhas são estritamente proibidas de limpar com materiais abrasivos. Devido a isso, podem aparecer arranhões e rachaduras. Danos à camada protetora é um fator que pode provocar infecção.

Ao comprar sementes, você deve escolher variedades caracterizadas pela resistência a doenças fúngicas.

O solo deve ser desinfetado sem falhas, pois a infecção pode entrar na estufa a partir do exterior. No solo que não foi tratado, podem estar presentes fungos. Permanece viável por 5 anos.

Residente do Sr. Summer informa: a lista de medicamentos para a antracnose e suas características

Para combater essa doença, serão necessários medicamentos com efeito antifúngico. Eles incluem fungicidas.

Seu alcance é bastante extenso. O processamento não é recomendado antes da chuva, pois neste caso a eficácia dos fundos utilizados será mínima.

A droga, foto e custoFuncionalidades
Abiga Peak

85 esfregar mais de 75 g

A composição contém cobre. É caracterizada por um amplo espectro de ação. É fitotóxico, portanto, ao usar, as instruções anexadas devem ser rigorosamente observadas.
A ordem

50 esfregar mais de 25 g

Pertencem ao sistema de contato com fungicidas moderadamente perigosos. Eles são usados ​​para combater doenças causadas por fungos. Além da antracnose, a lista inclui a praga tardia e a alternância.
Acrobat Mc

150-200 esfregar. mais de 100 g

Tem um efeito sistêmico local e é tóxico.
Oksihom

70 esfregar mais de 10 g

Tóxico, usado para tratar doenças fúngicas.
Previkur

500 esfregar por 60 ml, o pó pode ser comprado mais barato (60 rublos por 10 g)

Fungicida sistêmico, entre os benefícios adicionais da restauração rápida da atividade de crescimento. Possui propriedades protetoras. O contato com as mucosas e a pele causa irritação.
Cuproxato

9-10 mil rublos por 10 l

Contém cobre. É caracterizada por um poderoso efeito curativo. É considerado um dos mais populares.
Ridomil Gold

21 esfregar mais de 5 g

Tem um amplo espectro de ação.
Quadris

400 esfregar mais de 60 ml

Com sua ajuda, o aparecimento de muitas patologias fúngicas é prevenido e tratado.
Em breve

60 esfregar para 2 ml

Usado para o tratamento e prevenção de peste tardia, crostas e muitas outras patologias. Se as recomendações do fabricante forem violadas, poderá ser prejudicial.
Portões

50 esfregar mais de 2 g

É caracterizada pela resistência à precipitação, moderadamente perigosa.
Tiovit Jet

25 esfregar mais de 30 g

Relacionam-se com acaricidas e fungicidas de contato.
Fundazol

40 esfregar mais de 10 g

Utilizado como agente de tratamento de sementes. Com tratamento frequente, os parasitas se tornam resistentes.
Topsin-M

66 esfregar mais de 10 g

Eles cultivam o solo e a massa verde. Tem um efeito terapêutico e preventivo. Possui um alto nível de segurança.
Fitosporina-M

60 esfregar mais de 200 g

Tem baixa toxicidade e efeito de contato. Perigo para abelhas e plantas.
Tricodermina

50 esfregar mais de 30 g

Fungicida biológico, usado para melhorar o solo. Não prejudica pássaros, pessoas, peixes, abelhas. Não se acumula no chão.
Mistura Bordeaux

100 esfregar mais de 200 g

A droga tem um efeito complexo. É usado para proteger as culturas de frutas, bagas, vegetais, melão e flores.

Muitos medicamentos estão em uma categoria separada. O fator determinante é a classe de perigo. As informações são indicadas na embalagem.

Se o medicamento é caracterizado por alta fitotoxicidade, deve ser usado com extrema cautela. De qualquer forma, não é recomendável esquecer luvas e respiradores.

O uso e a dosagem são estritamente proibidos de violar. Caso contrário, a probabilidade de recuperação das plantas afetadas diminuirá significativamente.

Pin
Send
Share
Send