Aport é uma das variedades mais populares de macieiras com uma história misteriosa, mas muito interessante.
Os frutos desta árvore são caracterizados por alto valor biológico, enquanto eles estão amplamente disponíveis.
Além disso, no artigo, você será capaz de:
- leia a descrição completa das características da macieira Aport;
- aprenda a plantar e crescer esta macieira;
- veja uma foto de maçãs.
Para que tipo de referência?
Na jardinagem, dependendo do período de maturação dos frutos, Todas as culturas hortícolas, incluindo macieiras, são divididas em:
- verão (julho-agosto);
- outono (agosto-setembro);
- inverno (outubro).
Aport, de acordo com a maturidade, refere-se a final do outono e inverno. É suficiente tipo duro de inverno.
A Apple Tree Aport tem dois clones: Uma variedade com o mesmo nome Aport Alexander, mas com uma coloração listrada, e também Aport vermelho-sangue.
As variedades de macieiras de inverno também incluem: Belfry Bashkir, Bryansk, Veteran, Renet Chernenko e Koreya.
Sobre o Aport
Macieira Aport Alexander é geralmente acima da média, com uma coroa verde brilhante e frutas multicoloridas.
Muitas vezes chegar grande porte. Caracterizado por uma rodada, o suficiente uma coroa poderosa, marcadamente ramificado, mas ao mesmo tempo escasso. Ela o diâmetro é de 7 a 10 metros.
Os rebentos são longos, de média espessura, de cor acastanhada com um pequeno número de lenticets. Ramos são fortes, colocados em um grande ângulo.
As folhas estão localizadas principalmente nas extremidades de pequenos ramos.
A folha de Alexander Aport é verde escuro, arredondada, ligeiramente achatada, de tamanho médio (120 milímetros de comprimento e 75 milímetros de largura).
A placa da folha é ligeiramente curva, as bordas são ligeiramente pubescentes com uma rede neural espessa. Pecíolos em tamanhos médios de alcance até 40 mm.
Frutas são troncocónicas e muito grandes.
Parâmetros do feto médio:
Peso | 250-270 g |
Altura | 70-75 mm |
Largura | 92-95 mm |
Pedúnculo | 1,5-1,8 cm |
Mas muitas vezes as frutas atingem um tamanho gigantescoexemplo em 500-600 g. A cor do feto é vermelho-amarelo-verde. A pele cheira bem, brilha, não é espessa, mas não é fina.
Se removido, é verde-amarelo com manchas vermelhas brilhantes, listras e traços, que em alguns lugares passam suavemente um no outro. Na superfície, os pontos subcutâneos são claramente visíveis.
O feto é amplamente lobulado, colocado na parte superior.Câmaras de sementes são fechadas e bastante grandes.
A polpa é muito perfumada, consistência de grão fino, branco-verde e não muito densa.
Para saborear maçãs Aport doce e azedo com um sabor de vinho, e como eles olham você vai ver na foto.
O excelente sabor também pode ostentar as seguintes variedades: Orel Pioneer, Screen, Folk Grande, Orlinka e Fragrant.
Fotos
História da criação
A origem exata da macieira não foi estabelecida. Mas ainda em Em 1779 Bolotov A.T. mencionado como um tipo que há muito tempo é conhecido e circula sob o nome Gusevskoye.
Acredita-se que na Polónia e na Ucrânia uma variedade de maçãs Aport já era conhecido no século XII. A primeira vez que o nome Aport foi mencionado no Cazaquistão, no início do século XX.
Região de crescimento
Por causa da história não identificada da aparência da macieira, Aport Alexander é difícil de confirmar sobre a zona de seu crescimento natural, mas na maior quantidade é cultivada no território do Cazaquistão.
E, curiosamente, há Alexandrov macieira Aport dá os maiores e mais doces frutos.
Mas esta macieira é facilmente plantada jardins ao redor do mundodesde pode criar raízes em quase todas as condições climáticas.
Produtividade
Frutificação ocorre em um crescimento anual e vem somente por 7-8 anos. Mais a frutificação dura 40 anos.
A colheita, de acordo com a literatura, pode ser coletada anualmente e em grande número, mas mais frequentemente isso acontece em um ano. A produtividade é grande em média, uma árvore dá até 150 kg. Prazo de validade dessas maçãs de dois a quatro meses.
Variedades de alto rendimento também são consideradas: Strifel, Scarlet Early, Nastenka, Kuibyshevsky e Antonovka comuns.
No inverno, você precisa armazenar maçãs em recipientes de madeira ou prateleiras, possivelmente também em caixas de papelão e madeira.
Temperatura Óptima - 0 ° C. É desejável que os frutos sejam calibrados em tamanho.
Plantio e cuidado
Ao plantar uma árvore, os fertilizantes clássicos são usados. No cuidado da macieira, a Aport não é caprichosa.
A macieira de Alexandre é plantada em dois períodos:
- outono (final de setembro - início de outubro);
- primavera (no final de abril).
Aport Alexander - árvore de maçã de inverno, mas porque eles aconselham a escolher depois de tudo período de outono para o plantio. Você precisa escolher mudas com um sistema radicular desenvolvido.
Terreno para plantio deve ser bem drenado. Para uma árvore crescer forte e produzir o rendimento máximo, é recomendável use o barro do solo.
É obrigatório regar abundantemente a árvore imediatamente após o plantio.
No ano seguinte ao plantio, na primavera, é importante a formação da coroa caduca da macieira.
Você precisa cortar as extremidades de cada ramo.
Em abril, você DEVE irrigar árvores com misturas que protegem contra pragas.
Este procedimento deve ser realizado duas vezes:
- quando os brotos começaram a inchar nos galhos;
- antes que os gomos se dissolvam.
Depois disso, a árvore não precisa mais ser fertilizada por um ano. É muito importante regar abundantemente a árvore, especialmente no verão.
Doenças e pragas
Apple árvore Aport Alexander também pode ser é suscetível ao ataque de pragas e ao aparecimento de várias doenças, como outras variedades. E muitas vezes não só a árvore é afetada - a colheita inteira também estraga.
As frutas são obtidas ou não maduras, ou com toda uma lista de falhas.
Para evitar a derrota, é importante isolar a macieira de outras culturas no jardim, monitore cuidadosamente a planta e constantemente conduza a desinfecção e fertilização do solo.
Se a doença atacasse a árvore, o primeiro sinal seria aparecimento de falhas na casca.
O convidado mais frequente no porta-malas é fungo-fungo. Isso afeta fortemente o tronco da macieira, mas afeta os frutos indiretamente.
É importante nos primeiros estágios de tal cogumelo imediatamente eliminar. exposição diária à casca fungo desenha uma grande quantidade de energia e os nutrientes que são essenciais para a existência normal da macieira.
Naturalmente, a madeira saudável também sofrerá. É importante destruir o fungo em suas raízes. Caso contrário, depois de algum tempo, o cogumelo voltará a "pousar" no mesmo lugar.
Depois de remover a infecção, o local em que ela cresceu deve ser desinfetado. O principal é que a fatia deve ser lisa, mais frequentemente há mais alguns cortes.
O tratamento deve ser realizado com sulfato de cobre, após o que é desejável pintar a área tratada tinta a óleo. Se isso não for feito, logo a ferida se tornará um ninho para pragas de vários tipos.
A segunda doença comum é sarna Sua característica é que, em primeiro lugar, afeta as folhas da árvore e, em seguida, passa para as frutas.
O tronco permanece perfeitamente saudável. As árvores do Aport de Alexandre são para médio-resistente a variedades de sarna.
A causa do aparecimento deste fungo pode ser Estagnação do ar dentro da coroa de uma árvore ou alta umidade.
Os primeiros sinais da sarna são o aparecimento de manchas verde-marrom nas folhas, bem como em um grande número de pequenas manchas marrons e crocantes nos frutos.
Para prevenir esta doença, é importante realizar a prevenção, que consiste em:
- introdução de cinzas no solo;
- formação de coroa;
- reabastecimento de fertilizantes potássicos;
- compostagem adicional.
Se a doença ainda afeta a árvore, você deve começar imediatamente a tratá-la. O tratamento é devido a lavoura em torno da cultura e pulverização de madeira misturas diferentes.
Como regra geral, este é um complexo universal de medidas, que é a prevenção e tratamento de quase todas as doenças da árvore do jardim.
As melhores ferramentas para processamento são: solução de ureia (uma média de uma árvore deve ser 7-8 litros), oxicloreto de cobre para ser usado pela primeira vez antes da floração, e, em seguida, no momento da ocorrência dos primeiros frutos, e calda bordalesa, o que pode ser facilmente substituído com sulfato de cobre.
Não ignore a aparência de várias pragas no jardim. Sobre como executar a prevenção contra a traça da maçã, sycophant de frutas, espinheiro, bicho da seda e traça de mineiro, leu em alguns artigos do nosso site.
Macieira Aport Alexander traz os frutos de altas propriedades organolépticas com alto valor nutricional e biológico.
Eles não são caprichosos em crescer e cuidar deles. A árvore é lindamente cultivada em quase todas as condições.
Neste vídeo você pode se familiarizar com a história do Aport e tentar revivê-lo em nosso tempo.