Salvar os de beleza: Ciclame principais pragas e seu controle

Pin
Send
Share
Send

O cíclame é uma flor bastante delicada, que necessita de cuidados especialmente cuidadosos e atenção aumentada dos proprietários para o aparecimento de doenças e pragas.

Esta planta, ao contrário de muitos irmãos de sala, não para de crescer e florescer no inverno, por isso é atacada por insetos nos meses de inverno.

Além disso, no artigo, as principais doenças causadas por várias pragas e métodos de tratamento serão consideradas.

As causas do aparecimento de insetos na flor

As razões mais frequentes para o aparecimento de pragas no ciclâmen são cuidados incorretos e condições desfavoráveis ​​de sua manutenção.

  1. Organismos prejudiciais atacam a flor com a temperatura, luz e umidade erradas.
  2. A rega excessiva ou insuficiente das plantas, o substrato indevidamente selecionado, a presença de correntes de ar, o curativo desequilibrado também provocam o surgimento de pragas.
  3. Muitas vezes as pragas entram na sala na flor comprada na loja. Portanto, é tão importante antes de comprar para inspecionar todas as partes da planta para a presença de insetos.
  4. Na primavera e no verão, uma flor da casa é muitas vezes realizada em uma varanda e loggia, onde também pode ser infectado com insetos.
  5. O solo para transplante, retirado do campo aberto, pode ser perigoso para a planta, uma vez que pode conter pupas e larvas de pragas.
Atenção por favor! Uma vez que a maioria das pragas se reproduz muito rapidamente e maciçamente, até mesmo alguns despercebidos a tempo, os indivíduos representam uma ameaça a uma delicada flor doméstica.

Parasitas básicos: descrição, foto e luta com eles

Pulgões

Os pulgões são a praga mais comum e incômoda que pode ser tratada com relativa facilidade se você notar imediatamente e tomar todas as medidas necessárias para destruí-la. Na maioria das vezes, pulgões chegam à planta da rua através da janela ou da janela durante a ventilação.

Este pequeno inseto sem asas tem 1,4 - 2,5 mm de comprimento. A cor de seus corpos pode ser cinza, verde, laranja e preto. Os pulgões comem suco dos tecidos moles do ciclâmen.

Acima de tudo, insetos como brotos, folhas jovens e brotos de flores.

Sintomas:

  • A flor deixa de crescer.
  • As folhas começam a se deformar e dobrar, ficam amarelas e caem.
  • Botões e flores começam a secar e cair.
  • Na planta, em todas as suas partes, aparece um revestimento pegajoso. Devido a este líquido na parte de baixo das placas de folha, forma-se um fungo preto que piora muito as trocas gasosas e danifica fortemente toda a aparência do ciclâmen.

Métodos de luta:

  1. Isole o ciclâmen de outras flores internas.
  2. Lave a planta sob um fluxo de água morna, limpe as folhas com um pano úmido embebido em água e sabão.
  3. Para processar insectídeos: "Aktara", "Aktellikom" "Confidor" ou "Agravertin".
  4. Você pode pulverizar a planta com remédios populares: caldos de cascas de cebola, cascas de laranja, agulhas de árvore de Natal, urtigas, milefólio, etc.

Escudo

É um insecto muito pequeno, semelhante a uma gota, com um diâmetro de 2 a 5 mm com uma casca dura (escudo), por causa da qual é frequentemente comparado com uma tartaruga. Este parasita se instala em toda a planta: o caule, as folhas, os botões.

O Escudo suga os sucos de flores, privando-o dos oligoelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados.

Fêmeas adultas de escudos são imóveis e larvas jovens sem escudos se movimentam ativamente, rastejando de uma planta para outra. Eles são difíceis de detectar em um estágio inicial da infecção da planta, pois eles se escondem nas axilas das folhas e sob as folhas e se disfarçam como manchas.

Os machos desta espécie são ainda mais perigosos. Graças a suas asas, voam, superando com facilidade dezenas de metros e espalhando a população para as plantas vizinhas.Eles parecem um monte de pó branco.

Infectados com crostas de flores enfraquecidas, nas quais o excesso de nitrogênio e o metabolismo são perturbados com cuidados inadequados:

  1. rega incorreta;
  2. iluminação insuficiente;
  3. ar muito quente ou frio.

Sintomas:

  • Uma gota pegajosa aparece nas folhas do ciclâmen.
  • As folhas ficam amarelas e secas.
  • Os rebentos novos impedem o seu crescimento.
  • Flores e botões caem.

Métodos de luta:

  1. Limpe a flor de insetos com um cotonete embebido em água com sabão. É necessário tratar completamente todas as partes da planta e remover todos os escudos.
  2. Aplique inseticida - Aktar ou Bancol e coloque a planta sob o filme por 1 hora.
  3. Repita este procedimento a cada 3-4 dias durante duas semanas.
  4. A planta infectada deve ser colocada em quarentena e lavar a área com uma solução de sabão.

Tripes

Muitas vezes os ciclâmenes são atacados por tripes, pequenos insetos negros com cerca de 2 mm de comprimento, que se assemelham a um fuso em sua forma, e têm aglomerados nas pernas em forma de bolhas. Eles também são cinza e marrom.

Essas pragas afetam toda a parte aérea da planta: brotos, flores, folhas e caules.Estas são criaturas muito resistentes e persistentes e muito antigas, alguns entomologistas as consideram ancestrais dos insetos. Sua aparência contribui para o ar quente e baixa umidade.

Sintomas:

  • Nas folhas e caules, pontos, traços, perfurações e pequenos pontos brilhantes são claramente visíveis.
  • A planta está descolorida.
  • Na parte superior das placas de folhas aparece uma tonalidade marrom-acinzentada, e na parte inferior há manchas de cor marrom-acastanhada.
  • As bordas das folhas são deformadas, torcidas.
  • Flores e botões murcham, secam e caem.

Medidas de controle:

  1. A planta doente deve ser urgentemente isolada e transplantada para um novo substrato, previamente enxaguadas raízes e tubérculos em uma solução leve de permanganato de potássio.
  2. Para processar ciclâmen com inseticidas: "Aktara", "Intavir", "Aktelikom", "Fitoverm", "Carbophos". O tratamento deve ser feito uma vez por semana, 3 vezes ao dia.
  3. Os tripes não suportam o cheiro de alho, então você pode pulverizar a planta com a infusão apropriada ou simplesmente colocar as fatias cortadas próximas a ela.

Carrapato ciclamênico

Um inseto microscópico tem de 1 a 3 mm de comprimento. Ele tem um corpo amarelado e 4 pares de pernas.Aparece quando o ar está muito seco e muito quente.

Sintomas:

  • Em diferentes partes da planta aparece um revestimento empoeirado, que é claramente visível nas dobras de folhas jovens e botões de flores.
  • As bordas das chapas de folha são deformadas.
  • Murchar e desvanecer gomos.
  • As hastes são torcidas.

Métodos de luta:

  1. Removido todos os botões afetados, flores e folhas.
  2. Preparações químicas: "Fitoverm", "Inta-vir", "Decis", "Iskra", "Neoron", "Kinmiks" ou "Karate".
  3. Remédios populares: solução de sabão de cinzas, infusões de batatas fritas, cascas de frutas cítricas, casca de cebola e alho e outras.
Ajuda: É muito eficaz combater insetos com a ajuda de água quente. Para isso, um recipiente adequado deve ser enchido com água a 45 °. Em seguida, coloque a planta infectada em conjunto com o pote por 15-20 minutos. Devemos garantir que a temperatura não caia neste momento. Então a flor deve permanecer em quarentena em um lugar quente e sombrio por 3-4 dias.

Se o tempo já foi perdido e o ácaro se multiplicou, você pode tentar salvar a planta pelo método de cortes.

Profilaxia de doenças de flores

Para evitar situações desagradáveis ​​com o aparecimento de pragas na flor, observe as seguintes regras:

  1. Inspecione cuidadosamente as plantas disponíveis e recém-adquiridas para pragas.
  2. Compre apenas material de plantio saudável e de alta qualidade de fornecedores confiáveis ​​em lojas especializadas.
  3. Isolar flores danificadas de plantas saudáveis.
  4. Desinfectar os pratos e os solos antes de plantar e replantar a flor.
  5. Aumentar significativamente a estabilidade dos cíclames para pragas rega regular e regular, arejando a sala, o modo de adubação e iluminação.

Conclusão

Como regra geral, as pragas atacam com mais frequência as flores danificadas ou enfraquecidas. O surgimento de insetos em casa ameaça sua rápida reprodução e reassentamento para outras plantas. Portanto, devemos tentar impedir sua ocorrência e responder rapidamente aos primeiros sinais de sua vida.

Pin
Send
Share
Send