Khomalomena prefere luz natural dispersa. Mal cresce na sombra. Propaga no meio vegetativo.
Ama o solo fracamente ácido e vitaminado. Bem responde à fertilização.
Descrição geral
Khomalomena é uma planta tropical maravilhosa que se encaixa perfeitamente nas condições do ambiente. Refere-se aos representantes da Araceae. Nome latino: Homalomena.
Khomalomeni tem cerca de 150 subespécies diferentes. Às vezes, esta bela planta é comparada à diffenbachia. Dependendo da subespécie da flor, as folhas são dotadas de todas as variações possíveis de tonalidades, formas e parâmetros.
A planta agachada "H.humilis" tem folhas esmeralda longas. O vermelho "H. Rubescens" deixa uma sombra de bardovye da forma de coração. As folhas da flor "H.wallisii" são muito largas, redondas, de cor esmeralda, com manchas cinza-âmbar.
Folhas em todas as subespécies não exceda 25-35 cm. As folhas da planta estão alastrando. Formar uma roseta com diâmetro não superior a 40-45 cm.
O sistema radicular da flor é ramificado. Graças a tal rizoma durante um ano, uma flor está crescendo. Em condições internas, a floração ocorre com pouca frequência. Inflorescências deste representante da flora não são decorativas. Portanto, quando os botões aparecem pela primeira vez, eles devem ser removidos.
Variedades de flor hamolamena na foto:
Atendimento domiciliar
No cultivo e no cuidado em casa, a planta é despretensiosa. Sua recomendo aos floristas iniciantes. Dificuldades podem surgir com cuidados inadequados.
Se as pontas das folhas começam a secar - na sala onde a flor está localizada, o ar também seco. É necessário aumentar a umidade com a ajuda de pulverização da pistola de pulverização. Para isso, a água convencional é adequada.
Se pontos começam a aparecer nas folhas, eles começam a ficar amarelados e caem, então perto da flor é uma iluminação muito forte. É necessário abandonar a iluminação artificial.
Um animal de estimação é colocado em um peitoril da janela, onde cairá sobre ele luz natural dispersa. A planta não pode ser sombreada.
Se as folhas começarem a enfraquecer, desbotar, esticar-se fortemente e ficar pálida, então Khomalomena não recebe iluminação suficiente. A flor deve ser transferida para um quarto mais leve. Recomenda-se que as folhas fortemente estendidas sejam removidas.
Com crescimento lento da flor e a formação de folhas muito pequenas, é necessário substituir o recipiente por um maior.O sistema radicular da planta é dividido em várias partes e transplantado em novas panelas.
Com forte amarelecimento das folhas e decomposição do pecíolo próximo à base da folha, é necessário pare de regar.
Recomenda-se aguardar a secagem completa do solo. Depois disso, a planta é transplantada para uma nova terra.
Aparar
Às vezes podada folhas mais baixas. Isso ajuda a não sombrear o tronco. Com este procedimento, Khomalomena começa a crescer rapidamente.
Por causa da proliferação de floricultores experientes recomendam não cortar, mas replantar imediatamente a planta em novos recipientes.
Rega
A terra no tanque deve ser umedecida constantemente. Não é recomendado permitir que o solo seque. Mas não se deve permitir o alagamento.
Esta planta é pouco resistente ao ar árido. No inverno, especialmente se a flor cresce ao lado dos radiadores, precisa pulverização adicional.
Pulverizar a planta é necessário duas vezes por dia - manhã e noite. Com este procedimento, as folhas tornam-se brilhantes e brilhantes.Também a capacidade de Khomalomena pode ser colocada em uma bandeja com musgo-esfagno úmido da floresta.
Às vezes, um animal de estimação é lavado em um fluxo de água por um banho quente. Antes do início do procedimento, o solo deve ser fechado de um excesso de alagamento.
Aterragem
Para plantas de plantio use terra comprada para aróides. Você também pode preparar o substrato sozinho. Para isso, a folha e o solo de coníferas são usados em proporções iguais.
A camada superior deve conter uma pequena quantidade de turfa. Você pode adicionar areia fina e granulada. Não se recomenda compactar o solo fortemente.
No fundo do pote colocado drenagem. Seixos adequados ou pequenos tijolos. A planta é colocada no centro e polvilhada com terra. Depois - abundantemente regada.
Transplante
Por causa da proliferação de raízes, é necessário fazer o transplante frequente. O procedimento de transplante pode ser realizado durante todo o ano em qualquer momento conveniente.
Recomenda-se transplantar uma flor no verão e na primavera. É neste momento que a fábrica pode se adaptar rapidamente à nova capacidade e ir para o crescimento.
Ao transplantar, remova parte das hastes. Isso se deve ao fato de que as folhas recebem a quantidade necessária de luz. Ao remover brotos, o arbusto não será muito grosso.
O solo para transplante pode ser usado qualquer.O principal é que a terra é vitaminada, ligeiramente ácida e solta. O conteúdo do húmus é recomendado. A turfa e a areia do rio de grão fino podem ser adicionadas ao substrato.
Reprodução
Esta flor se reproduz muito facilmente. Para este propósito, vegetação. A reprodução ocorre dividindo o sistema radicular e suas saídas filhas.
O sistema radicular das flores expandidas é dividido em várias partes. As seções devem ser desinfetadas com carvão moído. As linhas resultantes são colocadas em contêineres separados.
Ao multiplicar pelas saídas de filha recebidas, os brotos são cortados da raiz principal. Em seguida, eles os colocam em potes de vidro antes do aparecimento de suas raízes. Depois eles são tratados com um estimulante de crescimento e plantados no chão.
Temperatura
A planta é muito termofílico. Ela cresce bem nas salas iluminadas a uma temperatura de 24-26 ° C. Ele não gosta de frio. Não abaixe a temperatura abaixo de 21 ° C.
No inverno, a sala na qual esta flor está localizada é aconselhada a ser ventilada com muito cuidado.
Iluminação
Perfeitamente cresce com dispersão natural luz. Ele não gosta de sombra. Nos quartos escuros cresce muito lentamente.
Neste momento, a flor precisa de iluminação artificial adicional. Caso contrário, as folhas da flor podem começar a desmoronar e perder sua aparência estética.
Esta planta é muito fotofílica, por isso precisa do sol ao longo da vida. E a iluminação artificial é necessária pelo menos duas vezes por dia - de manhã e à noite.
Benefício e dano
Folhas de uma planta não recomendado para comer. Devido a sua despretensão ao crescer, a flor geralmente decora os peitoris de escritórios, creches e outras instituições. Recomendamos o cultivo de cultivadores inexperientes.
Doenças e pragas
A planta muitas vezes se presta a atacar ácaro de aranha. Essas pragas se alimentam de células vegetais. A flor enfraquece a fotossíntese.
Homalomena pode se tornar suscetível a várias doenças. Portanto, quando um ácaro é encontrado, ele deve ser isolado imediatamente. As folhas são limpas com uma solução de esponja e sabão.
Então a flor é levada sob um fluxo de água morna. O sistema radicular é coberto preliminarmente com oleado. As áreas afetadas são removidas. E a própria planta é pulverizada com preparações químicas.
Excelente ajuste "Actellik", "Fitoverm", "Neuron". Mas você também pode usar álcool médico. Destrói as larvas da praga. Você pode usar a infusão de alho.
As cabeças são finamente picadas e despejadas com água. Insista 5 dias. Você também pode usar cascas de cebola. Em 100 gramas você precisa de 5 litros de água. A mistura é insistida por 5 dias.
O khomalomena é dotado de uma bela aparência, folhas variadas. Em cultivo despretensioso. Gosta de adubação adicional e solo constantemente umedecido. A rápida expansão requer, portanto, transplantes freqüentes.