Planta exótica do sul Aionium: seus tipos, propriedades medicinais e cuidados para ela

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de plantas de casa por muitos anos continua sendo uma atividade popular entre recepcionistas urbanas. Anteriormente, as janelas gostavam de decorar com violetas, aloés, gerânio, begônias. Hoje, a moda inclui plantas exóticas do sul, como os Eoniums. Eles atraem a atenção com cuidado simples, aparência decorativa incomum, floração bonita e rara.

origem

Seu nome vem da palavra latina "Aeonium" (eterno, vivo). Às vezes é chamado "Desert Rose".

Lugar de crescimento - Ilhas Canárias. Também ocorre em algumas partes da Etiópia e do Mediterrâneo, na Península Arábica.

Características, aparência

Aeonium - um género de plantas suculentas da família tolstoiana. É dotado de características que a distinguem de outras espécies de plantas.

  • O tronco é dendrítico, ramificado, ereto, marrom. Os galhos são curvos.
  • As folhas são carnudas, coriáceas, coletadas em rosetas apertadas no topo das hastes. Existem espécies com folhas verdes e Borgonha (Atropurpureum), que exigem boa luz solar para manter a cor.
  • O sistema radicular é bastante poderoso, mas vulnerável à decadência.Em muitas espécies, é possível formar raízes aéreas adicionais.
  • Flores de diferentes tonalidades: branco, vermelho, amarelo. Formado em um pedicelo longo e resistente. Inflorescências grandes, umbelladas.

Tipos


Na natureza existem cerca de quarenta espécies. Vamos considerar o mais popular deles:

Aeonium Layered

Sinônimos: em forma de placa, em camadas. Flor suculenta compacta com uma roseta verde, plana, sedentária, em forma de placa, de até 50 cm de diâmetro. Na parte superior eles são aumentados e em forma de pá, e estreitos para a base. As bordas são afiadas com cabelos finos e leves. O soquete é muito denso. A posição das folhas se assemelha a um telhado de azulejos. As flores são amarelas. Inflorescência umbellada, piramidal. As sementes são escuras, pequenas. Depois de florir e frutificar, perece. Na natureza, é encontrado em Tenerife.

Aeonium ondulado

Grande flor suculenta com um talo grande e não ramificado, cor cinza-prateada e cicatrizes acastanhadas. Roseta densa, com até 30 cm de diâmetro As folhas são verde-escuras, brilhantes, arredondadas, largas e em forma de pá. A parte superior é dilatada, para a base estreitada. As bordas são onduladas. Inflorescência ampla-piramidal. As flores são pequenas, limão.

Aeonium Home

Um arbusto compacto, fortemente ramificado, com 25-30 cm de altura. O tronco é dendrítico. Da base são formados ramos prostrados, dobrando-se perto do ápice. Folhetos são pequenos, cobertos de vilosidades. Inflorescência grande. As flores são amarelas. A vista é frequentemente usada para criar mini-aquários verdes, composições de designers. Tem qualidades estéticas e decorativas, perfeitamente adequadas para o papel do elemento principal principal. A origem da espécie permanece um mistério. Alguns botânicos consideram isso um híbrido de jardim.

Aionium Variegata


Pertence à subespécie Domashny. Distingue-se por pontos brilhantes nas folhas. Muitas vezes é cultivada em grandes estufas exóticas.

Aeonium Dendritic

Um arbusto pequeno ramificado com um caule ereto e folhas suculentas. Caules de 2-3 cm de diâmetro, folhas jovens são pressionadas com força. A superfície é brilhante, lisa. As flores são amarelas, aparecem em fevereiro. Importado do Marrocos.

Aionium Havort

Um arbusto alto e fortemente ramificado. Ramos finos laterais são formados imediatamente sob o soquete. Com o tempo, eles se tornam mais rígidos, as raízes do ar aparecem.As folhas são densas, ovais, com um cinza-verde, com uma faixa vermelha e cílios ao longo das bordas irregulares. Roseta frouxamente. As flores são pequenas, amarelas com um tom rosa. Alguns produtores comparam um arbusto adulto com um bonsai.

Aeonium de Canário

Suculenta com uma haste encurtada e uma espetacular roseta de folhas de até 45-50 cm de diâmetro. As folhas jovens são verde-claras, ligeiramente pubescentes, rosadas. O pico da flor é longo, até um metro de comprimento. Flores de limão. Difere fragrância balsâmica de folhas.

Aeonium Lindley

Um arbusto compacto perene com uma haste que é lignificado na base, até 30 cm de altura. Os galhos são numerosos, marrons e finos. As folhas são pequenas, espatuladas, verdes, cobertas de pêlos. Ao tocar levemente aderir à superfície das mãos. As flores são amarelas douradas, recolhidas nas mãos. Cuidados em casa para Eonium Lindley é semelhante a outras espécies. Em estufas e apartamentos é mantido em condições quentes. Resistente ao crescimento em salas com iluminação artificial. Propaga por brotos com 2-3 rosetas de folhas. Vale a pena notar que os brotos de Lindley estão muito bem enraizados na água. Atenção aos cultivadores de flores! Na cultura hidropônica, a planta cresce bem na solução LTA-2. A vista é muitas vezes escolhida por designers para criar composições florais, mini aquários.

Aeonium Decorativo


O arbusto é hemisférico. As folhas são carnudas, pequenas, ligeiramente serrilhadas ao longo das bordas, brilhantes, verdes com bordas vermelhas, coletadas em belas rosetas planas formadas nas extremidades de brotações ramificadas. As flores são rosas. Inflorescência da forma racemosa. Floresce em maio-julho.

Aeonium Schwarzkopf em forma de árvore

Popular na floricultura. Subespécie do Treelike. Caracterizado por folhas escuras, vermelhas e bordô.

Cuidado para eonium em casa

Cultivar uma planta não é difícil. É o suficiente para seguir recomendações simples.

Após a compra

Muitas amantes adquirem a flor não é pensada. Alguém compra por acaso em uma exposição, supermercado, shopping center, ou talvez apenas recebê-lo como um presente de aniversário. Como resultado, o pote é deixado no peitoril da janela e começa a cuidar dele. Isso não está correto. Imediatamente após a compra, a planta precisa ser transplantada! O substrato e o recipiente em que estava na loja não são adequados para cultivo permanente e são usados ​​apenas para superexposição temporária.

Escolha um pote

O sistema radicular da planta é poderoso, portanto, o contêiner caberá alto e não largo.É melhor dar preferência à cerâmica do que ao plástico. Necessário com um buraco na parte inferior.

Escolhendo o solo


O substrato precisa de um oxigênio leve e poroso, permeável e umidade para as raízes. Para fazer o solo de forma independente, você pode misturar a folha e o solo de grãos em partes iguais. Adicione turfa, areia, migalhas de tijolos.

Plantando uma flor

  • Lave e desinfete completamente o novo recipiente.
  • Faça uma camada de drenagem e encha o chão.
  • Coloque a planta em um substrato umedecido e levemente sujar o solo.
  • Atenção por favor! Durante o transplante, certifique-se de inspecionar as raízes. A planta deve ser saudável.

Iluminação

A sala deve estar bem iluminada. O lugar ideal na casa é o parapeito da janela que fica em frente ao sul, sudoeste e sudeste.

  • Em dias quentes, levemente escurecer do sol para evitar queimaduras nas folhas.
  • A flor não sofre um leve apagão. Mas, em algumas espécies, a característica cor brilhante das folhas aparece apenas ao sol.
  • No inverno, cuide de uma fonte de luz adicional (se necessário).

Rega


O verão e a primavera devem ser regados regularmente (aproximadamente 1 vez em 7 dias). Nos dias quentes com mais frequência.No inverno, a rega está praticamente suspensa.
Atenção por favor! Aeonium é sensível ao excesso de umidade. A água estagnada pode levar à podridão.

Humidade do ar

Umedecimento adicional não é necessário. Às vezes, pode ser pulverizado com água para remover a poeira. Alguns produtores cobrem o solo com celofane durante a pulverização para evitar a entrada de água no substrato.

Atenção por favor! A água deve estar fluindo, temperatura ambiente, pré-estabelecida por um dia.

Alimentação

De maio a agosto, os fertilizantes são aplicados uma vez em 30 dias.
Use fertilizante líquido para suculentas e cactos, que contém muito potássio.
Recomenda-se tomar uma dose duas vezes menor que a dose necessária. O excesso de substâncias minerais pode causar danos à saúde. Espécies variegadas são cobertas com pontos brilhantes.

Condições de temperatura

Na primavera e no verão temperado adequado, temperatura morna - 20-25 graus. No inverno - cerca de 14-15 graus.

Mantenha longe do vento frio, correntes de ar e mudanças súbitas de temperatura.

Com bom tempo, você pode pegar uma panela na rua, para que a planta seja ventilada e respire ar fresco.

Reprodução

Eonium reproduz com a ajuda de cortes de folhas, rosetas apicais, estacas de caule, sementes.

  • Folhas e rosetas facilitam isso. Eles são suficientes para prikopat no substrato (uma folha de 1/3)
  • Raízes de estacas na areia sob o polietileno, tendo processado um corte com fitohormônio. Estacas enraizadas são plantadas em recipientes separados e colocadas em condições de iluminação difusa.
  • Pode ser propagado por sementes. Para E. Tarelchaty - esta é a única maneira de salvar a vida. Eles são semeados no final do inverno em uma mistura de terra e areia. Acima de um pouco polvilhado com terra. Germinar a uma temperatura de 12-14 graus. Depois de 1-2 semanas, os primeiros tiros aparecerão.

Floração

Na cultura caseira, o aeonium floresce raramente, mas muito bonita e continuamente. Depois disso, o broto que leva a espiga de flores morre. E. Tarelkovidny não tem haste ramificada e um único prato, por isso morre após a floração. O tempo de floração pode variar e depender das espécies particulares.

Cheirar


A flor não tem cheiro pronunciado. Folhas de algumas espécies (E.Kanarskii, E. Lindley) distinguem-se por um aroma balsâmico.

Tempo de vida

Pode diferir dependendo da espécie.Aeonium refere-se a flores perenes.

Pragas, doenças

Eonium possui um bom sistema imunológico, é resistente a doenças e pragas. Problemas podem ocorrer se os cuidados não forem mantidos adequadamente.

  • A estagnação da umidade leva ao aparecimento de podridão. É importante detectar a doença a tempo e transplantar a flor para um novo recipiente e substrato. As raízes são cuidadosamente lavadas, limpas e tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Como medida preventiva, siga o regime de irrigação recomendado.
  • Quando há falta de luz, os caules são esticados, as rosetas ficam soltas, as folhas caem. É importante reorganizar o pote em boas condições de iluminação.
  • As doenças fúngicas são manifestadas pelo aparecimento de manchas marrons e amarelas nas folhas. É necessário processar preparações especiais, ajustar o regime de irrigação e transplantar, se necessário.
  • Às vezes, a planta é afetada por uma minhoca. Pode ser visto em um revestimento de cera branca semelhante a lã de algodão. Forma eficaz de combater-tratamento com uma solução de sabão ou um algodão embebido em álcool. Depois disso, você pode pulverizar com infusão de alho ou sabão verde. Quando a infecção é forte, o carbofos é usado.

Propriedades terapêuticas de Eonium

Às vezes o aeonium é usado na medicina popular.

  • Suco de folha é usado para tratar o glaucoma, herpes, queimaduras. Tem propriedades antibacterianas, promove a regeneração dos tecidos. As mulheres adicionam suco aos produtos cosméticos para se livrar das rugas, para rejuvenescer a pele.
  • O óleo tem uma propriedade anti-séptica. É utilizado no tratamento da inflamação, cicatrização de feridas, erupção alérgica.
Apesar das propriedades curativas, não se auto-medicar! Não deixe de consultar um médico. A automedicação pode ser perigosa para a saúde. Componentes que fazem parte do suco do eionium podem causar efeitos colaterais, ter contra-indicações.

Atualmente, o aeonium é popular entre muitos floristas. Ele atrai a atenção com um visual incomum, exótico e decorativo. Ele pode decorar qualquer interior de casa, usado para criar composições florais ou mini-aquários verdes. Não é difícil cuidar dele. Se você lhe der o seu cuidado e atenção, por muito tempo ele vai lhe agradar e criar um aconchego na casa.

Fotos

Pin
Send
Share
Send