Trópicos no peitoril da janela - Asplenium: fotos e dicas sobre atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

O canto da África, a floresta amazônica ou a misteriosa Ásia estão próximos, no seu peitoril da janela, no jardim de inverno ou no quarto.

Isso é bastante realista se uma samambaia se instalar na casa.

Surpreendentemente diversificada, maravilhada com a abundância de vegetação e tons esmeralda suaves do gênero Asplênio família dos Kostentsovs.

Entre os nomes, menciona-se também o Asplênio, e Kostenets.

Na natureza, há até setecentas viúvas dessas samambaias, mas elas crescem principalmente em florestas tropicais, onde o clima úmido e quente permite o crescimento de uma vegetação luxuriante.

É lá que até agora foram preservadas áreas naturais únicas, onde os ecossistemas existem quase em sua forma primordial.

Pastas - a mais antiga das plantas da Terra, pedras com estampas neles padrões de folhas (vayi) são mais freqüentemente encontradas por paleontólogos. E esta planta incrível pode viver em sua casa, decorar a colina alpina ou gazebo, porque as samambaias também despretensioso, eles vivem em encostas rochosas, em cantos sombreados, folhas podem atingir um comprimento de 60-80 centímetros.

Tipos

Existem muitos tipos de asplénio, cada um à sua maneira interessante, mas a floricultura interior não é adequada.

Asplênio - planta epifítica, na natureza as samambaias desta família perfeitamente sentem nos troncos de árvores poderosas, graças às quais podem "adquirir" à luz solar.

Eles podem muito tempo para tolerar a ausência de umidade, acumulando substâncias úteis.

Plantas jovens são cuidadosamente cobertas com folhas mortas, que ao mesmo tempo alimentam plantas, alguns dos minerais que recebem da casca das árvores.

Vivípara

As folhas arqueadas desta samambaia terrestre coletado em um soquete, verde claro, duas ou quatro vezes dissecado e curvado, têm mais de meio metro de largura, até 40 centímetros, triangular.

Os rins localizados no topo da folha são chamados de traças de ninhada, porque amadurecem, caem e se acomodam facilmente em solo úmido, porque suas raízes estão praticamente formadas.

Foto da subespécie Asplenium Viviparous:

Sul da Ásia

Conhecido por sua folhas grandes, que alcance um ano e meio metros e são montados em um soquete, em forma de funil.

Eles perto do Asplenium do Sul da Ásia são quase sempre sólidos, oblongos, mas também têm um padrão de corte irregular. O rizoma é muito espesso, com uma infinidade de raízes acessórias, literalmente o enredando.

Subespécie de fotografia Asplenium South Asian:

Em forma de ninho

Especialmente familiarizado com os floristas.Descomplicada, de crescimento rápido, o comprimento das folhas com bons cuidados atinge 1 metro mas com a idade e a largura, esse asplênio está notavelmente em expansão: folhas sempre novas estão crescendo constantemente do centro.

Mas você não pode tocar nos vayas, eles são muito sensíveis, como todos os tipos de osso.

Asplênio em forma de ninho prefere lugares molhados obscuros. E em uma roseta crescente parecida com um ninho, umidade, folhas e folhas de grama se acumulam sob condições naturais, insetos mortos, cujos nutrientes alimentam a samambaia.

Foto da subespécie Asplenium Nest-shaped:

Lukovitsenosny

Famosa pelo fato de que Não tenha medo de geada. Claro, a temperatura abaixo de zero não pode ser transferida para ele, mas ele sobreviverá ao resfriamento. Tamanho médio decídua Samambaia cresce bem em quartos com ar moderadamente quente.

Subespécie de fotografia Asplenium Bulbousen:

Scolopendrovy

Às vezes chamado folha de skolopendrovym, chifre de veado, língua de veado. Assemelha-se a uma samambaia parecida com um ninho, as folhas - os cintos crescem fortemente para cima e começam a dobrar em um arco. As bordas do ondulado são onduladas, muito bonitas, parecem incomuns. Para salas frias - a planta ideal.

Subespécies de fotografias Asplenium Scolopendrovy:

Osaka (antikum)

Muito peculiar. Osaka não gosta quando a água entra em sua saída e reage a isso pelo amarelecimento do wai e seu desaparecimento. As folhas do sedimento crescem até um metro, têm uma forma pinçada, as bordas são onduladas.

Foto da subespécie Aspenium Osaka:

Nidus

Este é o nome de uma espécie de samambaia em forma de ninho, cujas folhas são mais decorativas, muito delicada e frágil, mas alcance um comprimento máximo de 60 centímetros.

Foto da subespécie Asplenium Nidus:

Atendimento domiciliar

Características de cuidado após a compra

Samambaias de asplênio após aquisição certamente mudou-se para outra capacidade. Sua Não transplante, mas acabou, tentando soltar um pouco as extremidades das raízes, mas deixe a gota principal da terra na planta. Misture terra folhosa, casca de pinheiro, húmus e substrato de coco.

Na panela (não muito largo), despeje a drenagem, em seguida, misture, tentando manter a samambaia em um espaço bem preenchido e arejado.

Mas um grande volume de recipientes não gosta do osso. Raízes devem respirar bem.

Iluminação

Não gosta luz solar direta, calor. Sombreie a planta ou cultive uma samambaia em quartos não localizados no lado ensolarado.

Temperatura

O asplênio cresce bem e se desenvolve a uma temperatura de 16 a 27 graus. O desenvolvimento excelente em 21 graus, no inverno é melhor deixá-lo descansar, tendo abaixado a temperatura a 18 graus.

Humidade

Estas samambaias precisa de alta umidade do ar: 50 a 60 por cento. O ar seco pode causar a morte das folhas. Não deve haver nenhum dispositivo de aquecimento perto do vaso de flores.

Rega

Aspleniums amando umidade regada com muito cuidado.

O solo no vaso deve estar úmido, mas não apodrecer, evite secar e ajude a despejar água na bandeja coletora.

No inverno, a planta é regada em abundância, mas 1 - 2 vezes por semana

Transplante

Os asplênios são transplantados não mais que uma vez em dois anos, quando o sistema radicular dominará completamente o espaço do tanque.

Adubação adicional

Na primavera e no outono é bom regar a samambaia concentrado fertilizantes projetados para plantas de interior, mas com cuidado para cumprir a dosagem - a necessidade do carro é muito menor do que muitas das flores. A coisa mais próxima é uma samambaia - um osso para as mesmas epífitas - orquídeas, e ela precisa ser alimentada também com precisão.

Aparar

Aparado fora da planta apenas folhas velhas ou danificadas. Se a parte da folha estiver danificada, aparar ordenadamente e pulverizar a planta diariamente com água, isso ajuda a manter o wii limpo.

Reprodução

Como a planta prolifera o asplênio? Isso acontece de várias maneiras:

Disputas

Cortar a folha com esporos (eles desenvolvem na parte de baixo da folha), cuidadosamente coletar os esporos em um lençol branco limpo. No viveiro, onde a drenagem e o solo com turfa são despejados, plante as sementes, cubra-as com vidro e coloque-as em um local escuro e quente.

Ventile periodicamente o viveiro, a água e em 2 - 3 meses você verá brotos jovens. Agora você pode semear a colheita, deixando apenas brotos fortes. Apenas a toga é plantada em vasos separados quando se desenvolve bem.

Os rins

É mais fácil multiplicar samambaia vivípara.

Nas folhas são formados tubérculos nos quais o rim de cria começa a se desenvolver. Dele desenvolve uma planta com folhas e pecíolos - raízes.

Enterrando em um terreno solto um pedaço de vaiya com brotos tão pequenos, você pode cultivar uma nova samambaia.

E você pode apenas esperar até que o rim de ninhada caia e não crie raízes.

A planta é cuidadosamente escavada e plantada em um novo vaso.

Fissão do rizoma

Tendo inspecionado a raiz durante o transplante, anote todos os pontos de crescimento.Se eles são poucos, então o asplênio não deve ser dividido para não destruir.

E se um número suficiente deles, você vai ver o quão rapidamente começa a crescer jovem samambaia.

Entre os erros a serem evitados, com exceção de luz e umidade, vale a pena considerar o fato de que a planta não gosta de correntes de ar, água rígida ou clorada, muito frio. Todos esses fatores podem levar à morte do asplênio.

Doenças e pragas

Por secagem fern pode causar bolor cinzento, doenças bacterianas, e a prevenção é a restrições de rega.

Uso indevido de fertilizantes pode causar manchas - samambaias como acidez reduzida, lembre-se disso.

Se asplenium apareceram manchas castanhas, este pode ser o nemátodo, que é curada por um fern é muito difícil. Neste caso, a fábrica simplesmente terá que ser descartada.

Conclusão

Não é fácil plantar samambaias. Mas se você decidir sobre isso, você dificilmente pode parar: muito está escondido nessas plantas maravilhosas. E em breve, provavelmente, você vai querer se tornar o dono de um pequeno jardim samambaia em casa no parapeito de uma janela.

Outros samambaias em vasos incluem Pelleya, Pteris, Tsirtomium, Nephrolepis, Avenca, Davallia, Blehnum, Salvini, Polipodium, platycerium, Uzhovnik e lunária.

Pin
Send
Share
Send