Quando crescer tomates, muitas vezes você pode ver como eles desaparecem com o tempo. Esta murcha ocorre devido a infecção com verticílios. Esta é uma das doenças mais comuns dos tomates.
- Descrição da doença e fotos
- Os primeiros sintomas
- Causas e agente causador
- Existe uma cura?
- É melhor prevenir: tecnologia agrícola para prevenção
Descrição da doença e fotos
A verticilose é uma doença fúngica de uma planta que aparece repentina e se espalha rapidamente. Seus patógenos estão em grandes quantidades no solo, afetando a planta através da raiz. A uma profundidade de 45 a 55 cm, esses fungos podem sobreviver na terra por cerca de 15 anos. O sinal característico da verticilose é a necrose. Esta doença afeta não só tomates; dela sofrem e tais culturas como berinjela, batata, girassol, pimenta e framboesas. Na maioria das vezes, esta doença ocorre em regiões com clima frio.
Os primeiros sintomas
Os primeiros sintomas de verticilose em tomates aparecem durante a estação de crescimento, no momento em que a floração começa.Ao mesmo tempo, as folhas inferiores começam a ficar amarelas, depois secam e caem. No topo dos tomates, as folhas permanecem verdes, mas começam a girar violentamente. Além disso, as raízes começam a morrer gradualmente, embora o sistema radicular não pareça estar infectado. A necrose dos vasos nessa doença pode se espalhar ao longo do caule até uma altura de até 1 m.
Causas e agente causador
O agente causador é o fungo, que é encontrado no solo. A infecção se desenvolve primeiro nos vasos e depois, com uma corrente de líquidos, passa para todos os órgãos da planta. O fungo se acumula nas raízes e veias das folhas. Quando uma planta morre, a doença entra no solo e se espalha para as plantas vizinhas através de cortes, raízes quebradas ou outras partes.
Os primeiros a sofrer com isso sempre sofrem de plantas jovens que crescem bem. Esta doença é transmitida através de sementes, plantas, solo e até ferramentas para o jardim.
Existe uma cura?
Como tal, o tratamento de Verticillium murcha de tomates não existe. Tomates que foram infectadas, não são submetidos a tratamento químico - não vai salvá-los. Eles devem ser destruídos imediatamente.
É melhor prevenir: tecnologia agrícola para prevenção
A melhor maneira de sair desta situação é para evitar murchamento. Para combater esta doença é muito difícil e, em certa medida inútil. Para proteger os tomates de murcha deve respeitar as seguintes regras:
- assim que viu a planta infectada, removê-lo. Em nenhum caso, não jogá-lo no pit compostagem;
- É um tratamento útil aterragens sabão em conjunto com a cinza;
- também é um bom modo de pulverização de permanganato de potássio com ácido bórico, sulfato de cobre e zinco;
- fertilizar regularmente tomates misturas de fósforo-potássio;
- atente para a umidade do solo.
Se você quiser cultivar tomates, então compre aquelas variedades que são resistentes a esta doença. Muitas dessas variedades foram criadas agora. Boa sorte no plantio e deixe seus tomates não sofrerem de várias doenças!