Para coletar muitas frutas deliciosas no outono, os horticultores muitas vezes se concentram nos indicadores de rendimento e nas qualidades de sabor da variedade. No entanto, esses critérios não são a única coisa a considerar, porque as preferências climáticas da variedade não são menos importantes.
Temperatura, umidade, número de dias ensolarados são os fatores determinantes no cultivo de tomates. Portanto, é importante entender quais tipos são os melhores para a região de Moscou.
- Que tipo de tomate é melhor plantado na região de Moscou, com base no clima
- As melhores variedades de tomates para estufas
- Tomates abertos
- Variedades "Cereja"
- Características de desembarque no campo aberto nos subúrbios
- Preparação do Solo
- Plantar Sementes
- Cuidado e rega
- Colheita
Que tipo de tomate é melhor plantado na região de Moscou, com base no clima
Escolhendo a variedade certa para as condições da região de Moscou, é necessário levar em conta as características climáticas deste território:
- saltos de temperatura;
- o início das geadas de outubro a novembro;
- alta umidade (78%).
Para obter uma rica colheita nos subúrbios, você deve prestar atenção aos seguintes tipos de tomates:
- "Enchimento branco". Isso é cedo, muito resistente a variedades de geada. É fácil crescer em regiões com condições climáticas severas, pois é despretensioso no atendimento. Esta é uma espécie determinante, isto é, subdimensionada, não requer a remoção de rebentos laterais e a construção de suportes.
- "Fit". Dá uma boa colheita em quase todas as condições meteorológicas. A planta não sofre de requeima, frutas podem ser armazenadas por um longo tempo, não se deterioram durante o transporte.Universally também o uso deles / delas: saladas frescas, lanches, preparações vegetais e sucos.
- "Alenka". Uma variedade híbrida muito curta de tomate. É despretensioso às condições meteorológicas, raramente é afetado por infecções e fungos. As frutas são muito suculentas, doces.
- "Boi de orelha". Espécies indeterminadas com um longo período de colheita. É muito popular entre os horticultores e caminhoneiros. Frutas são alongadas, carnudas, com uma pele densa, doce. A variedade é considerada salada, mas também é possível preparar sucos, massas, vegetais enlatados de frutas.
- "Medoc". Frutas de cor vermelho brilhante, em forma de ameixa, amadurecem cedo. Arbustos são subdimensionados, pasynkovanie não é necessário, mas é desejável amarrar os brotos para que eles não quebrem sob o peso de um tomate.
As melhores variedades de tomates para estufas
Crescendo em estufas e estufas, é possível escolher variedades de tomate indeterminadas, altas e mais termofílicas. Assim, durante anos de trabalho árduo e seleção, os horticultores selecionaram algumas das melhores variedades de tomate para a região de Moscou, que são adequadas para o cultivo em uma estufa, a saber:
- "De Baro".As frutas agradam a variedade de cores (tons variando de amarelo suave a vermelho carmesim, às vezes até preto), eles são igualmente deliciosos, tanto na forma crua e em conserva. Os arbustos são poderosos, altos; desde o plantio de sementes até a colheita, a primeira colheita leva em média 4 meses.
- "Mel rosa". Esta é uma planta de tamanho médio, muito termofílica, com grandes frutos cor-de-rosa. É mais frequentemente adicionado a saladas, mas o armazenamento é bem tolerado. Muitas pessoas consideram este tipo de tomate um dos mais deliciosos.
- "Sevryuga". O segundo nome da variedade "Pudovik". Nesta variedade, grande (às vezes até 0,5 kg), vermelho-carmesim de bom gosto. Arbustos exigem uma liga obrigatória para apoiar, a planta é indeterminada.
- "Verlioque." É considerado uma das variedades mais frutíferas de tomates - se você aderir às regras de cultivo e cuidado, a partir de um metro quadrado você pode obter até 18 kg de tomates. Além disso, esta espécie não sofre de muitas doenças típicas do tomate: fusarium, mancha marrom. Devido ao tamanho compacto da fruta, eles podem ser consumidos frescos e cultivados em tarugos. Grau adequado para estufas nos subúrbios e na faixa do meio.
- "Flamingo rosa". Grandes (150-200 g), em forma de ameixa, tomates-de-rosa doces.É devido às qualidades de gosto que os tomates desta variedade se usam muitas vezes frescos, mas muitos podem preservar, apesar da forma oblonga.
Ao selecionar plantas para a estufa também deve levar em consideração as suas características especiais: feito a partir do qual estufa (vidro, filme de policarbonato), o nível de iluminação da sala, a temperatura, a presença de aquecimento, etc ...
Tomates abertos
O próximo grupo de tomates amadurece perfeitamente ao plantar em um solo desprotegido. Essas plantas incluem:
- "Demidov". Planta não híbrida, determinante, meio madura. Frutas são usadas principalmente frescas. Tomates são excelentes para crescer ao ar livre nos subúrbios.
- "Coração de alta". Variedade muito popular entre os camionistas. Tomates são obrigados a nomear sua forma, que é um pouco como o coração. Os frutos são grandes, açúcar e muito doce, porque não é adequado para o processamento.No entanto, os tomates são mais adequados para saladas, cortes de vegetais, lanches. Amadurecer de julho a setembro, tomates verdes são dispensados mesmo em outubro.
- "Schelkovo cedo". Esta espécie tem algumas características: os tomates amadurecem muito rapidamente, por isso a planta não consegue pegar as doenças típicas dos tomates (em particular, a requeima). Frutas não são grandes, usadas principalmente para espaços em branco, porque são mal armazenadas.
- "Maturação siberiana". A planta é classificada entre as variedades determinantes, os frutos amadurecem cedo. Os tomates são vermelhos, redondos, grandes e doces. Estes tomates são usados frequentemente para fazer molhos, sucos e pastas, graças ao alto teor de matéria seca na fruta.
- "Sultan F1". Variedade de maturação média, que deliciará frutas saborosas até a geada. Este tipo de tomate é considerado uma salada, por isso é melhor comê-los sem tratamento térmico.
Variedades "Cereja"
A maioria das variedades de "Cereja" são plantas extremamente termofílicas, portanto, aterrá-las em solo desprotegido aberto é inaceitável. É por isso que muitas pessoas gostam de cultivar tomates em miniatura nas varandas e peitoris das janelas. No entanto, em uma estufa, se as condições de temperatura e iluminação forem observadas, também é possível obter com sucesso grandes produções de pequenos frutos doces.
Para o cultivo de "Cherry" nos subúrbios, você pode considerar as seguintes variedades de tomates:
- "Honey drop".
- "Mio".
- "Praia negra".
- "Pigmeu".
- "Miracle Balcony".
- "Creme doce infantil".
- "Bonsai".
- "Lycope".
Características de desembarque no campo aberto nos subúrbios
Embora os tomates precisem de muito calor e luz, eles podem ser cultivados ao ar livre, mesmo nas condições climáticas da região de Moscou. No entanto, para o cultivo bem sucedido, é necessário aderir às regras da tecnologia agrícola.
Preparação do Solo
Prepare o solo para plantar tomates melhor a partir do outono. É necessário escolher o local onde as sementes serão semeadas; É melhor plantar tomates em canteiros após o cultivo de pepinos, repolho, legumes, endro, cebola e cenoura.
O local para tomates deve ser bem iluminado pelo sol, ser protegido de fortes rajadas de vento, não deve acumular água. É melhor no outono cavar o solo e fazer fertilizantes: suplementos minerais (superfosfato, cloreto de potássio), estrume ou húmus. Na primavera, o solo deve ser solto antes do plantio. Para proteção adicional de tomates de pragas de insetos, perto dos canteiros, calêndulas e calêndula podem ser plantadas: o cheiro de plantas não suportam ursos, gorgulhos, nemátodos. No entanto, essas flores podem inibir o crescimento de vizinhos de plantas, por isso é importante não exagerar.
Plantar Sementes
O plantio de sementes é tradicionalmente realizado em março-abril. Para variedades determinantes (subdimensionadas), o tempo ótimo de plantio será o início-meio de abril, mas variedades indeterminadas (altas) devem ser plantadas cedo.
Para a semeadura é necessário selecionar as melhores sementes: não ressecadas, do mesmo tamanho, sem danos e manchas. Como tratamento, as sementes podem ser embebidas em água morna,depois, durante meia hora, mergulhe numa solução de permanganato de potássio. Para preparar o solo, é necessário misturar húmus, turfa e turfa em partes iguais.
A mistura deve ser preenchida em um recipiente com uma profundidade de pelo menos 10 cm, umedecida do atomizador e fazer sulcos de 0,5 a 1 cm a uma distância de 2 a 3 cm um do outro. Quando as sementes estão cobertas de terra, o solo pode ser novamente aspergido. Vale a pena lembrar que diferentes variedades de tomates não podem ser plantadas em um único recipiente.
Para criar um efeito estufa, um recipiente com sementes deve ser coberto com um filme e colocado em um lugar bem iluminado: em 7 dias, os primeiros brotos aparecerão.
Cuidado e rega
Tomates da planta no campo aberto nos subúrbios pode ser, quando a terra se aquece a 15 ° C; isso ocorre no início de meados de maio. Às vezes neste período há geadas - para proteger as mudas, deve cobrir-se de um filme.
A distância entre os arbustos deve ser calculada com base no tipo de tomate: para variedades determinantes, a distância ideal é 30-40 cm, para variedades indeterminadas é aumentada para 60 cm.A profundidade dos furos é de 10 cm As mudas devem ser cuidadosamente escavadas do recipiente, tentando não destruir o pedaço de terra e danificar o sistema radicular. Depois de aspergir com terra, as mudas podem ser regadas e mulhadas (palha, grama, folhas).
No futuro, os tomates devem ser regados regularmente; a primeira irrigação após o transplante no solo pode ser realizada após 1-2 semanas (com base na secura do solo). Molhar os arbustos deve estar sob a raiz - obter umidade na parte verde da planta leva à doença e à dispersão de flores. A necessidade de rega aumenta durante o período de crescimento intensivo das plantas, a formação de ovários e frutos; então o número de rega pode ser reduzido. Para saturar o solo com o oxigênio, bem como para evitar a formação de crosta terrestre, a terra após a irrigação deve ser solto a uma profundidade de cerca de 4-8 cm Se o solo superfície as raízes mostrar através Bush precisa hilling -. Planta de processo Devido forma novas raízes que oferecem uma abundância de nutrientes . Hilling também permitirá mais tempo para reter a umidade na terra e enriquecê-lo com oxigênio.
Tomates precisam de alguns curativos superiores para a temporada (uma média de 3-4 vezes).Como fertilizantes, você pode aplicar:
- nitrato;
- misturas contendo fósforo;
- estrume de galinha ou verbasco;
- cinzas.
Colheita
Datas frutifica coleção determinada pelo tipo de tomate. Na região de Moscou podem ser plantadas variedades precoce e mid-season, para que possa recolher os primeiros frutos na segunda metade de junho. Permissão para interromper completamente formado em tamanho, ligeiramente avermelhada fruta - 1-2 semanas que eles atinjam a maturidade desejada, os indicadores não deteriorar o sabor. Arranque informe os frutos não pode ser - quase nunca mantido, e rapidamente apodrecer. coleta ativa de tomates começa em agosto, como a maioria das plantas neste período é a morte do caule e folhas. É importante para recolher toda a colheita (mesmo fruta verde) para o período em que a temperatura cai abaixo de 10 ° C, caso contrário, os tomates são maus dozarivatsya. Se o fruto permanecer sobre os arbustos a 5 ° C, que podem apodrecer rapidamente.
Tomatizing Ela ocorre em (cerca de 25 ° C) ambientes quentes, com boa circulação de ar. Ele deve ser inspecionado regularmente e em tempo o fruto para extrair aquelas que começaram a mostrar sinais de doença, para proteger o resto da cultura.
Então, você sabe o que variedades de tomates são adequados para os subúrbios: para o cultivo em campo aberto e estufa, considerados especialmente o desembarque em solo desprotegido, regras de atendimento de plantações. Como você pode ver, nada particularmente complicado nisso. Desejamos-lhe uma boa colheita!