As pulgas são os companheiros mais frequentes e prejudiciais dos cães.
"Viajando" de um animal para outro, eles espalharam um monte de doenças infecciosas: vermes, varinha de peste, tifo de pulga e outros.
As picadas de pulgas causam uma coceira insuportável no animal e o desejo de aliviar rapidamente o sofrimento do animal de estimação do dono.
Essas são definitivamente pulgas?
Primeiro de tudo, certifique-se que o animal de estimação é arranhado realmente por causa das pulgas.
- Se uma erupção cutânea, vermelhidão ou caspa for encontrada, é provável que seja uma alergia.
- Se a pele estiver limpa - é possível que o bebê esteja simplesmente cultivando uma nova pele.
- Bem, se parasitas apareceram na lã, então o diagnóstico está correto e a besta precisa ser tratada.
Remédios populares
Independentemente da escolha, o sucesso do tratamento dependerá da paciência e perseverança do hospedeiro. Em qualquer caso, o filhote terá que ser processado várias vezes. Se você quebrar o regime - as pulgas devem retornar. Além disso, nem todas as ervas são tão seguras quanto imaginam.
- Absinto
Tem um odor característico que repele insetos. Decocção de grama limpe a pele do animal. Esteja preparado para os parasitas saltarem ativamente do cão. Além disso, a grama é colocada em um travesseiro e usada como lixo para o filhote.. Para o animal de estimação, o método é completamente inofensivo.
- Pente
Você pode tentar pentear o cachorro com um pente pequeno. Mas em primeiro lugar, esse processo é bastante trabalhoso. Em segundo lugar, pulgas se espalharam ativamente por todo o apartamento. Em terceiro lugar, re-infecção não impede isso.
- A água fervendo
Vendido na farmácia. O remédio aplicado abundantemente na fralda em que você precisa para embrulhar o animal por 15-20 minutos.
- Alho
Repele os insetos com um cheiro forte, mas mPode causar distúrbios digestivos em cães com ingestão acidental. Use alho para tratar filhotes - não.
Abordagem profissional
As farmácias veterinárias oferecem uma vasta gama de preparações baseadas em compostos químicos, que têm um efeito insecticida estável.
Sprays
Para combater pulgas em filhotes você pode usar sprays. Eles incluem substâncias químicas especialmente selecionadas, seguras para o animal, mas mortais para os parasitas. O efeito é alcançado rapidamente e dura várias semanas.
A dosagem de tais medicamentos (o número de cliques por garrafa) é geralmente depende do comprimento do casaco e do peso do animal de estimação. Spray é aplicado a todo o corpo do cão contra o crescimento do cabelo de uma distância de 15 - 25 cm Para evitar a irritação, os olhos e nariz do cachorro deve ser coberto com uma mão. O tratamento é realizado ao ar livre. Dentro de 48 horas após o uso, os procedimentos de água são contra-indicados.
- O menor - "Spray de linha de frente".
Malotóxico em caso de lambida acidental, aplicado a partir do 2º dia de vida do animal.
- A partir da 10ª semana de vida, você pode usar o "BlochNet"ou"Leopardo".
As drogas domésticas irão rapidamente livrar o filhote de pulgas, carrapatos, nematóides e outros ectoparasitas. O efeito anti-bloqueio dura até 2 meses. Spray "Barras" pode ser usado como um repelente.
- "Hartz Ultra Guard"para o cachorro de 6 semanas.
- "Hartz Ultra Guard Plus"- de 12 semanas.
Independentemente da marca escolhida, qualquer medicamento pode causar a intolerância de um indivíduo em um animal. Também deve ser lembrado que sprays têm uma desvantagem significativa - quando pulverizado, eles podem entrar nos pulmões do animal e seu hospedeiro.
Gotas
Eles são feitos com base em inseticidas, que têm um efeito de paralisia dos nervos nas pulgas, o que leva à morte de insetos e suas larvas.
O número necessário de gotas (determinado pelas instruções) deve ser aplicado na cernelha do filhote e esfregado na pele do animal. A droga não entra na circulação sistêmica. É absorvido pelas glândulas sebáceas e distribuído uniformemente sobre a pele do animal de estimação, proporcionando proteção duradoura contra parasitas.
O risco de obter produtos químicos no estômago do filhote é mínimo lamber o veneno da cernelha o animal não será capaz de. Após o tratamento, os procedimentos da água devem ser adiados por várias horas.
É importante lembrar que o inseticida, que faz parte da preparação, tem toxicidade e pode causar alergias. A escolha das gotas deve ser feita com cautela, concentrando-se na idade mínima especificada nas instruções para o animal.
- "Fortaleza"- a partir de 6 semanas.
- "Celeste"- a partir de 2 meses.
- "Leopardo"para cachorros com mais de 10 semanas com um peso corporal de 2 kg.
- "Hartz"- de 12 semanas.
Coleiras
Eles são uma fita flexível feita de material polimérico com um fecho, que permite ajustar o comprimento, dependendo do tamanho do animal.Uma substância quimicamente ativa é aplicada à fita, que Ele absorve no revestimento e na pele do animal de estimação, não deixando nenhuma chance para pulgas.
Dos procedimentos da água, o efeito não enfraquece. Muitos colares também possuem propriedades repelentes. Colocado corretamente em um colarinho não causa desconforto, seu cão deve usar constantemente.
Este método de luta contra parasitas provou-se em relação a indivíduos adultos. Usá-lo em filhotes deve ser feito com muito cuidado, pois o inseticida tratado com o colarinho pode causar reações alérgicas em crianças, até a intoxicação do corpo.
Leia as instruções cuidadosamente antes de usar. Na coluna "Contra-indicações", os fabricantes especificam limites de idade para o animal.
- Colar "Hartz"é aprovado para uso em 6 semanas de idade.
- "Leopardo"- de 8 semanas.
- "Kiltix"para os mais jovens - a partir de 2 meses.
- Os colares para indivíduos com mais de 6 meses devem ser usados com cautela, mesmo se os limites de idade forem cumpridos. Por exemplo, o fabricante "Beaphar"indica separadamente que o animal com a coleira não deve estar em contato com crianças pequenas.
Mais informações sobre coleiras de pulgas para cães podem ser encontradas em nosso artigo.
Comprimidos
Depois de engolir, entre no trato digestivo do cão, então distribuído por todo o corpoEntre na corrente sanguínea. Tendo mordido um animal, os parasitas perecem. A frequência de aplicação depende da marca.
Fabricantes de pílulas anti-bloco garantem sua segurança e efeitos adversos mínimos no corpo do animal. Apesar disso, a popularidade desta ferramenta em criadores de cães russos é pequena.
Shampoos
Muitas vezes são uma preparação da escolha de cynologists experimentados no tratamento de pequenos filhotes de pulgas. Eles causam danos mínimos ao animal de estimação, enquanto eles são eficazes o suficiente para combater parasitas. A composição de muitos shampoos inclui produtos especiais para o cuidado do cabelo.
Para alcançar o efeito máximo, você deve seguir regras simples:
- A temperatura da água deve ser confortável para o cão, cerca de 37 graus.
- O banho deve ser feito por pelo menos 6 minutos.
- Para tratar todo o pêlo animal com uma solução de sabão.
- Exclua a possibilidade de engolir xampu com água.
- É muito importante lavar o remédio completamente, caso contrário, ele vai cair no corpo do filhote quando "lambendo".
- Para evitar a reinfecção, é desejável repetir o procedimento periodicamente.
Restrições de idade para cachorros ao aplicar shampoo de pulgas:
- "Doutor zoológico"- a partir das duas semanas de idade.
- "O senhor Bruno"- a partir de 1 mês.
- "Beaphar"e" Phytoelita "- pode ser usado a partir de 2 meses.
As pulgas também podem existir fora do cão. Tendo escolhido um tapete, um tapete, um sofá, um brinquedo macio, espaço atrás do rodapé, eles podem esperar o filhote e, mordendo, voltar para casa.
Para mais informações sobre shampoos de pulgas para cães, clique aqui.
Ao escolher um remédio para pulgas para um cachorro, é importante lembrar que o benefício esperado do tratamento não deve exceder o possível dano à saúde do animal de estimação.