Uma das mais belas rosas inglesas é considerada a rosa "Mary Rose".
Esta é uma das rosas David Austin, que na década de 60 do século passado, decidiram se envolver na criação de novos tipos de flores bonitas.
Vamos ver o que essas plantas são para cuidar deles e se multiplicar.
- História da criação
- Descrição e características
- Condições para a planta
- Preparação e plantio de mudas
- Cuidado com a variedade
- Rega
- Fertilizante
- Aparar
- Proteção contra doenças e pragas
- Características de reprodução
- Abrigo para o inverno
História da criação
O criador David Austin estabeleceu uma meta para trazer tais rosas, que pareceriam antigas, mas teriam qualidades modernas.
Características importantes de uma rosa moderna para ele eram:
- possibilidade de floração repetida;
- odor forte;
- proporcionalidade da forma do mato.
Amplamente utilizado por "Mary Rose" para a criação de novas variedades, transmite apenas as melhores qualidades. As variedades de filha desta flor são a Catedral de Winchester da cor branca, Redoute da cor suavemente rosa e muitos outros.
Descrição e características
Na descrição desta variedade existem qualidades básicas: um arbusto poderoso com muitos galhos, resistência a doenças e resistência ao inverno. Na foto você pode ver que a rosa "Mary Rose" tem uma cor rosa brilhante agradável e ramos em forma de copo.
O diâmetro da flor é 8-10 centímetros, o arbusto cresce até um metro de altura e 60 centímetros de largura. As flores têm uma forma em forma de taça, o toque é terry. Após o início do florescimento, as pétalas inferiores tornam-se gradualmente pálidas e inclinam-se ligeiramente para baixo.
A folhagem do arbusto tem uma cor verde suculenta, é exuberante e fosco. A rosa começa a florescer cedo (início do verão) e continua a perfumar por muito tempo (até o final do outono).
No aroma dos botões, você pode traçar as notas sutis de mel e amêndoas. Se você cortar flores, o buquê ficará bom, mas terá vida curta. É muito mais prático admirá-lo, crescendo no site.
Condições para a planta
Esta flor vai se sentir melhor na penumbra. Se você plantá-lo em uma área ensolarada, as pétalas vão queimar rapidamente, e as próprias flores irão florescer mais rapidamente. Em condições de semi-sombra, as próprias flores descartam pétalas desnecessárias, antes de se tornarem despenteadas.
Em termos de solo e vizinhança, a rosa é despretensiosa. Plante ao lado dela você pode ter qualquer tipo de rosas. O principal é que tanto "Mary Rose" e rosas vizinhas têm espaço suficiente para o crescimento e desenvolvimento.
Preparação e plantio de mudas
Antes de plantar uma colheita, você precisa podar o sistema radicular da planta e mergulhe na água com um estimulador de raízes. Na solução, as mudas devem ser deixadas por um dia.
Em seguida, você precisa cavar um buraco de plantio para uma planta de 50 x 50 centímetros. Isso terá um bom efeito na planta se você adicionar húmus ou composto à terra para o plantio. Mas, se isso não for possível, a terra comum do jardim servirá.
Coloque o enxerto da rosa deve ser enterrado no solo cerca de 10 centímetros. Se isso não for feito, a planta não irá desenvolver bem, o local de inoculação vai secar ao sol, a casca deste lugar vai descascar. Sem penetração, essa cultura rapidamente envelhece e morre, novos brotos não aparecem. Plantando a planta no chão, você precisa morder sua parte, localizada acima do solo. Esse cuidado ajuda a melhorar o enraizamento da flor.
Cuidado com a variedade
Rosas inglesas não são muito caprichosas no cuidado. No entanto, para criar as condições mais favoráveis para o desenvolvimento adequado e rápido crescimento da flor, vale a pena fazer pequenos esforços.
Rega
Assim que foi notado que o solo sob a rosa secou, é necessário regá-lo. Faça este procedimento à noite, sob cada arbusto despeje cerca de 5-7 litros de água. Encher o mato com muita água, bem como molhar, quando o solo já está molhado, pode levar à deterioração das raízes e morte da planta.
Fertilizante
Antes do início da floração em massa de "Mary Rose", é necessário introduzir um fertilizante contendo nitrogênio. Quando a rosa já floresceu, é possível fertilizar o solo com cobertura de fósforo e potássio. Claro, não se esqueça de fertilizantes folclóricos naturais - húmus e esterco. Tal adubação adicional saturará o solo no qual a planta cresce, com as vitaminas e oligoelementos necessários.
Aparar
Atenção especial deve ser dada à poda "Mary Rose". Os métodos de poda diferem na dependência direta de tipo de arbusto, quem quer ter um jardineiro:
- Poda para criar uma forma chanfrada;
- poda para obter um arbusto alastrando espesso com rebentos caídos;
- poda para criar um arbusto compacto com muitos novos brotos.
Para obter uma rosa forte, não corte todos os novos rebentos que cresceram durante o verão. Esses brotos hibernam em um estado primitivo e não são cortados. O corte deve ser fraco, bem como brotos laterais.
A formação da rosa escalada começa imediatamente após o plantio da planta.Para criar um arbusto alastrando espesso com brotos caídos, escolha o mais fino e não dando ramos de flores e cortá-los. Para obter um formato de bush compacto, um grande número de novos brotos e muitas cores, você precisa remover 2/3 da altura do mato.
Proteção contra doenças e pragas
A maioria das fontes de informação sugere que a resistência da Rose Rose às doenças fúngicas é muito alta. No entanto, alguns deles mencionam que uma rosa pode ser capturada por um jardineiro, vulnerável a essas doenças. É afetado principalmente por oídio e manchas pretas, e também às vezes ferrugem. Para evitar que a flor seja tratada pelo menos três vezes por ano com vários pesticidas e remédios populares.
Se a doença, apesar das precauções, ainda ultrapassasse a flor, é necessário tratá-la com meios especiais. Para combater o oídio, muitas vezes usam "Topázio", "Fitosporin" e outros meios conhecidos. Você pode derrotá-lo e maneira folk - uma solução fraca de sódio-soda (40-50 g de refrigerante e 40 g de sabão por 10 litros de água). Para curar uma planta de manchas pretas, use "Oxyhom" e "Profit". Livrado de ferrugem ajudará "Hom" e "Falcon". Os remédios populares usam a infusão de urtiga: um balde de urtiga é derramado com água fria e deixado fermentar por 10 dias, e depois criado numa proporção de 1 a 10.
Características de reprodução
Propagou rosas inglesas de duas maneiras:
- estacas;
- camadas.
Para propagar Mary Rose por estacas, você precisa escolher os brotos maduros do ano atual. Cortá-los com três folhas - deixe o topo, e remova os dois inferiores. As estacas preparadas são plantadas a uma distância de 15-20 centímetros uma da outra e são enterradas de modo que apenas uma folha possa ser vista na superfície.
Após o plantio, a planta é coberta com uma garrafa plástica aparada e abre o pescoço, e assim que a geada começa, eles dormem com a neve. Na primavera, novas folhas e brotos devem aparecer nas estacas. Depois de um ano, o talo pode ser transplantado.
A maneira mais simples é considerar multiplicação por camadas. Para fazer isso, escolha uma planta com brotos fortes e longos. É necessário pegar um ramo, cortá-lo e pressioná-lo no chão com um suporte. Depois disso, o ramo é polvilhado com terra e regado.O enraizamento da camada é bastante rápido e, na próxima primavera, a fábrica estará pronta para o plantio da mãe-arbusto.
Abrigo para o inverno
A variedade Mary Rose é resistente a geadas de inverno, mas é melhor escondê-la após a circuncisão. A planta é geralmente ligada com um feixe e coberta com um spunbond ou lutrasil. O procedimento de abrigo é realizado quando a temperatura cai para -5 ° C e pode ser aberto na primavera quando a temperatura do ar é de 0 ° C.
Uma boa idéia será organizar um inverno de tunelamento - para esconder o número máximo de rosas com um único túnel, já que elas combinam melhor o inverno. As rosas precisam ser dobradas, mas não exagere - nas dobras durante as geadas elas podem rachar. É possível ajudar o inverno a hibernar bem se você encher o solo sob eles com lascas, húmus ou folhas secas.