Como cuidar de calceolaria

Pin
Send
Share
Send

Entre as cores da casa, a calceolaria é muito popular - uma planta em miniatura a partir da qual é impossível arrancar os olhos. Em nosso artigo vamos dizer-lhe que tipos de calceolaria existem, como é plantada e tratada em casa, forneceremos fotos.

  • Descrição e variedades
  • Condições necessárias para o crescimento
    • Umidade e temperatura
    • Iluminação para uma flor
    • Solo para cultivo
  • Reprodução de calceolaria (plantio)
    • Método de semente
    • Corte
  • Características do cuidado
    • Como regar?
    • Do que fertilizar?
    • Como formar arbustos?
  • Possíveis dificuldades no crescimento

Descrição e variedades

Calceolaria - uma planta perene tendo aproximadamente a mesma largura e altura que é de 20-30 cm de folha tem uma cor verde brilhante, uma estrutura ondulada, o comprimento das folhas. - 5-10 cm.

As flores da planta tem incomum, visualmente se assemelha a combinação de dois lábios. Eles são pequenos -. 2-6 cm Uma peça tem um tamanho muito pequeno, e o segundo muito maior, inflar diferente e forma esférica.

Simultaneamente, a um arbusto pode florescer 50 florzinhas. O período de floração começa em maio-abril e dura 3-5 semanas.

Entre todos os tipos de mais populares são:

  • Calceolaria purpurea. Pertence ao grupo das perenes herbáceas, cuja altura é de até 50 cm, folhas irregulares, flores com um lábio de forma alongada, pintadas em vermelho-lilás.
Importante! Antes de plantar as plantas, certifique-se de esterilizar a caixa e o substrato com fungicidas - isso ajudará a proteger a planta dos fungos do bolor.

  • Calceolaria Mexicana. A altura dessa espécie é de 20 a 50 cm e depende de quais condições serão criadas para a planta. As flores são amarelas, seu diâmetro é de cerca de 5 cm.
  • Calceolorium enrugado. A altura da planta pode ser de até 150 cm, a flor tem pequenas folhas e pequenas flores amarelas, nas quais as manchas marrons são colocadas de maneira atrativa. Durante a floração, a flor se assemelha a uma grande nuvem amarela.
  • Calzololia, híbrido. Esta espécie inclui várias plantas que têm uma forma semelhante, mas cores diferentes. Principalmente este grupo inclui flores amarelas, vermelhas e laranjas. Distinguem-se pela presença nas flores de vários borrões, golpes, divórcios e impregnações.O mais comum dos híbridos é a variedade Dundee. Durante a floração, ele atrai a atenção com flores vermelhas brilhantes

Existem muitos outros tipos de plantas, mas são muito menos comuns.

Condições necessárias para o crescimento

Calceolaria por muito tempo agradou o olho e harmoniosamente ajustou no interior, é necessário cultivá-lo corretamente.

Umidade e temperatura

É importante fornecer a planta com alta umidade. Mas é proibido borrifar da pistola de pulverização, porque a água cai facilmente danifica as folhas.

Para aumentar a umidade, coloque a panela no palete, que é argila, turfa ou musgo. Também é possível colocar recipientes em uma panela e preencher o espaço entre as flores com turfa úmida.

Saiba mais sobre plantas domésticas como spathiphyllum, violeta, hibisco, crisântemo, chlorophytum, monstera, antúrio.
A temperatura ideal na sala para a planta é de + 14-16 ° C. Se ficar acima dessas marcas, o florescimento da calceolaria ocorrerá com muito menos freqüência, e pragas e doenças também começarão a atacá-la.

No inverno, a temperatura do ar não deve exceder + 12 ° C.No verão, as flores são frequentemente colocadas na varanda, varanda ou alpendre.

Iluminação para uma flor

Calceolaria ama a luz, mas não a coloca sob luz solar direta. A planta vai se sentir bem nos peitoris do norte, oeste ou leste. Retirando a panela na varanda, cuide para que o sol não brilhe sobre ele e a planta esteja protegida do vento.

No outono e inverno, com falta de luz solar, é necessário criar iluminação artificial com uma lâmpada fluorescente. Com o advento da primavera e o início da floração, forneça à planta uma pequena sombra.

Voce sabe As sementes de calceolaria são tão pequenas que em 1 g existem vários milhares.

Solo para cultivo

Calceolaria não é exigente para o solo, a mistura para o plantio pode ser preparada em casa ou comprada em uma loja especializada. O ideal são tais misturas:

  • 3 partes de terra de terra, 1 parte de terra de folha, 1 parte de turfa, 0,5 partes de areia;
  • 2 partes de relva, 1 parte de solo, 1 parte de turfa, 0,5 partes de terra de humo;
  • 2 partes do solo, 2 partes do gramado, 1 parte do composto, 1 parte do solo da folha.
Você também pode adicionar ao substrato;

  • cinzas de madeira;
  • vermiculite;
  • crosta conífera esmagada;
  • serragem detalhada;
  • musgo de turfa.

Se você duvida que pode preparar adequadamente o solo, é melhor consultar um especialista na loja.

Reprodução de calceolaria (plantio)

Existem várias maneiras de plantar uma flor. Vamos considerá-los em mais detalhes.

Método de semente

Não há tempo definido para a semeadura. Depende de quando você planeja aproveitar a incrível floração da planta. Se você quer que a calceolaria floresça na primavera, a plantação deve ser feita em junho, e se no outono - em março.

Importante! Se a temperatura ambiente subir mais de + 20 ° C, a flor começará a deixar cair botões, as folhas ficarão amareladas e torcidas.

Primeiro de tudo, o solo está preparado. Para isso, turfa solo e areia são misturados na proporção de 7 para 1. A flor reage mal a turfa ácida, por isso vale a pena combiná-lo com giz moído (1 kg de turfa - 20 g de giz). Depois disso, o solo é calcinado. A planta tem sementes muito pequenas, por isso o plantio é espalhado na superfície da terra. Não os coloque em cima do chão, apenas coloque uma folha de papel úmida sobre eles e umedeça periodicamente. Assegure-se de que a temperatura da colheita seja pelo menos + 18 ° C.

Após 10 a 14 dias, os primeiros tiros aparecerão. Pulverize as linhas entre linhas com um fio fino e fino. Quando duas folhas reais aparecem, os brotos são pontiagudos.

Para melhor adoção de mudas, recomenda-se cobri-las com vidro ou filme. Todos os dias, vale a pena realizar a aeração das mudas e garantir que a turfa não seque.

Após 2 meses, você precisa de uma segunda escolha. Para fazer isso, você precisará de um recipiente, cujo diâmetro deve ser de 9 a 11 cm. Após o transplante, a planta precisa ser picada. Deixe no mato 2-3 pares de folhas, no devido tempo você vai notar, como novos rebentos começam a fazer o seu caminho.

Voce sabe Calceolaria é uma flor bastante antiga. Foi registrado e retirado em 1770.
Quando a planta fica mais forte, ela é transplantada em vasos de flores. Observando todas as regras de cultivo, você pode admirar o florescimento de calceolaria em 8-10 meses depois de semear o material de semente.

Corte

Após o término do período de floração, realiza-se o enraizamento das estacas, sendo melhor realizar este procedimento em fevereiro, março e agosto.

Para fazer isso, os brotos devem ser mergulhados em um pó especial, que irá promover o enraizamento, e depois plantar o talo na mistura do solo. Há algum tempo as mudas são cobertas com espuma ou vidro.

A sobrevivência das estacas demora aproximadamente 2 meses. Para obter um arbusto exuberante, recomenda-se plantar várias mudas em um recipiente.

Características do cuidado

Como muitas outras plantas, a flor interna da calceolária precisa de cuidados. Considere como implementá-lo corretamente.

Como regar?

A flor precisa de rega moderada: não exagere no solo, mas a terra seca também não irá promover o desenvolvimento da planta. A rega deve ser realizada quando a camada do solo seca em 2 cm Para irrigação, use água morna em pé.

Importante! Atualize a planta 1-2 vezes por ano, pois os brotos não aparecerão nos rebentos velhos e a calceolaria não florescerá.

Quando a planta floresce, a rega é realizada a cada 7 dias. Não se esqueça de imediatamente drenar a água da panela, pois sua estagnação pode levar à decomposição do sistema radicular.

Após o término do período de floração, a rega deve ser feita 2 vezes menos e o solo deve ser umedecido apenas quando o barro da terra secar.

Do que fertilizar?

A fertilização da flor deve ser feita uma vez em 10-14 dias. Idealmente adequado para este penso líquido mineral - é bem absorvido no solo. O fertilizante deve ser realizado 2 semanas após o transplante.

Outono e inverno não são recomendados para realizar adubação, porque neste momento a flor está em repouso. Se fertilizado durante este período calceolaria, pode levar ao amarelecimento da folhagem e sua queda.

Como formar arbustos?

Para que a planta floresça lindamente e luxuriantemente, antes do início do período de brotamento, é necessário dar uma forma ao arbusto com a ajuda do pasyning. Para fazer isso, remova os brotos laterais, que crescem a partir dos seios das folhas.

Você também pode beliscar os brotos laterais, deixando 2 pares de folhas. Graças ao segundo método, você pode conseguir uma floração abundante, mas as flores não serão grandes em tamanho.

Possíveis dificuldades no crescimento

A calceolaria em crescimento é um processo bastante complicado. A flor é notável por seu fastidiousness, que conduz frequentemente a dano à planta por doenças e por pragas.

Bastante muitas vezes a flor sofre de ataques de moscas brancas e pulgões.Se você notar um pequeno número de pragas, elas podem ser coletadas do mato e destruídas. Se a planta estiver severamente danificada, produtos químicos especiais são tratados.

Voce sabe Calceolaria única flor é o menor representante do gênero, que cresce nas terras altas. A altura da flor é de apenas 10 cm.

Uma grande ameaça para a flor é o ataque da podridão cinzenta. A causa da doença é um excesso de umidade no solo, baixa temperatura do ar e uma grande concentração de nitrogênio no fertilizante.

As partes da flor que são fortemente afetadas, precisam urgentemente ser removidas, e depois tratar a flor com cuproxato ou líquido Bordeaux. Além disso, quaisquer outros medicamentos que contenham cobre são adequados.

Lembre-se que uma violação das condições de cuidado da planta afetará imediatamente sua folhagem - ela começará a ficar amarela e desaparecer. Do artigo você aprendeu o que é calceolaria, como é cultivado a partir de sementes e mudas em casa. Tendo fornecido os devidos cuidados para a planta, você pode apreciar a beleza mágica de uma flor incomum por um longo tempo.

Assista ao vídeo: Cómo cultivar Calceolaria Híbrida (Dr. Matta) - TvAgro por Juan Gonzalo Angel

Pin
Send
Share
Send