Nepentes é um representante incomum da flora com caráter predatório. Além da comida habitual, ele precisa de insetos, que ele digere em seus jarros. O gênero pertence à família do mesmo nome Pentes. Ocorre na Ásia tropical e na bacia do Pacífico (de Kalimantan à Austrália e Madagascar). Um exótico incrível certamente atrairá a atenção e se tornará um favorito universal. No entanto, para que a planta se revele com toda a sua glória, é importante seguir as regras de cuidados.
Descrição botânica
No gênero Nepentes, são encontradas videiras, arbustos e arbustos. A planta tem caules finos e gramados que gradualmente se lignificam. Na maioria das vezes, os nepenthes se instalam ao lado de árvores altas. Seus brotos são capazes de crescer dezenas de metros para romper os densos bosques da floresta em direção ao sol. Nepentes em casa têm apenas 50-60 cm de altura.
Nos ramos jovens, existem folhas pecioladas regulares de cor verde brilhante. A chapa tem uma forma oblonga, bordas lisas e uma extremidade pontiaguda. A veia central é claramente visível na superfície da folha. Às vezes, as bordas das folhas ficam um pouco rosadas sob o sol.
A planta Nepentes modificou parte das folhas no sistema digestivo. Eles assumem uma forma arredondada e se assemelham a pequenos jarros com uma tampa de abertura. No processo de formação das folhas, a cavidade é preenchida com suco de vegetais com enzimas para a digestão dos seres vivos. O comprimento do jarro em diferentes espécies é muito diferente. Pode ser de 2,5 a 50 cm, a superfície externa é de cores vivas, pode ser verde, laranja, marrom, rosa ou vermelho. O pescoço é decorado com pequenos crescimentos verrugos. Quando um inseto entra, é completamente digerido e o líquido resultante serve como fertilizante.
Periodicamente, pequenas flores florescem nas axilas das folhas. Eles são desprovidos de pétalas e consistem exclusivamente em sépalas e anteras. Após a floração, pequenas caixas de sementes amadurecem. As sementes cilíndricas nelas são separadas por partições finas.
Tipos de Nepentes
Na natureza, são registradas cerca de 120 espécies de nepenthes. Apenas algumas variedades particularmente decorativas são cultivadas em cultura.
Nepentes Alata (alado). Os rebentos podem crescer 4 m de comprimento, são cobertos com folhas lanceoladas verde-escuras. Os jarros de caça com um diâmetro de 5-8 cm têm uma cor verde-vermelha irregular. Vista ampla das Filipinas.
Nepentes Madagascar. Um arbusto ramificado com 60-90 cm de altura é coberto com folhas lanceoladas verdes brilhantes no topo. Sob a coroa, jarros de framboesa com cerca de 25 cm de comprimento ficam pendurados em finos flagelos.
Nepentes Attenborough. A planta forma um arbusto extenso de até 1,5 m de altura e, a seguir, são dispostas folhas de couro em pecíolos muito curtos. Jarros têm uma grande capacidade (até 1,5 litros). O comprimento é de 25 cm e o diâmetro é de 12 cm.
Nepentes Raflesi. As videiras longas da planta são cobertas com folhas grandes em pecíolos curtos. O tamanho da folha é 40-50 cm de comprimento e 8-10 cm de largura. No exterior, o jarro tem uma cor verde clara e está coberto de manchas vermelhas. No interior, tem um tom azulado. O comprimento do jarro é de 10 a 20 cm e o diâmetro é de 7 a 10 cm.
Nepentes Raja. A variedade é considerada a maior das já existentes. Brotos de trepadeiras rasteiras são capazes de crescer 6 m de comprimento. Folhas grandes de pecíolo, juntamente com uma antena longa, estão localizadas nos brotos a distâncias iguais. Os jarros cor de vinho ou roxos têm 50 cm ou mais de comprimento.
Nepentes truncados. Distribuído em planaltos abertos sobre. Mindanao (Filipinas). Sob as folhas grandes e coriáceas, com uma ponta romba, existem grandes jarros de cor verde-marrom. Seu comprimento pode atingir 50 cm.
Métodos de criação
As flores de Nepentes podem ser propagadas por estacas ou sementes apicais. A propagação vegetativa é considerada a mais conveniente. De janeiro a abril, são cortadas estacas com várias folhas. Um corte é feito um pouco abaixo da folha para que uma pequena perna permaneça. Fatias de musgo-esfagno são colocadas em uma panela pequena e a haste é fixada nela com um arame. Mantenha a planta em um local quente (+ 25 ... + 30 ° C) e pulverize periodicamente a pistola. O enraizamento leva 4-6 semanas. Os nepentes crescidos são transplantados para um vaso permanente.
Variedades do tipo liana podem ser propagadas por camadas de ar. Para isso, parte da casca de uma haste flexível é removida e a videira é pressionada no chão. Após algumas semanas, as raízes aparecem e as camadas podem ser separadas da planta mãe.
A propagação por sementes deve ser realizada imediatamente após sua coleta. Eles são semeados em pequenas caixas com uma mistura de esfagno e areia. O recipiente é mantido em local úmido e quente (+ 22 ... + 25 ° C). As fotos aparecem após 1,5 a 2 meses.
Recursos de transplante
Nepentes é transplantado na primavera a cada 1-2 anos. O procedimento deve ser realizado com muito cuidado para não danificar a raiz do núcleo. Recomenda-se que isso seja feito recarregando um coma de terra. É melhor usar panelas de barro profundas. O solo de Nepentes deve incluir os seguintes componentes:
- musgo esfagno (4 partes);
- fibra de coco (3 partes);
- casca de pinheiro (3 partes).
Uma parte de perlita e turfa pode ser adicionada à mistura. Todos os componentes devem ser vaporizados antes do uso.
Regras de cuidados
Cuidar de Nepentes em casa requer alguma habilidade. A planta não pode ser chamada de despretensiosa, essa exótica merece atenção cuidadosa.
Iluminação Nepentes amam luz solar difusa. Da luz solar direta, especialmente no verão, você precisará de proteção. Basta cortinar a janela com uma cortina de tule ou gaze. O horário de verão de uma planta durante todo o ano deve ser de 15 a 16 horas, se necessário, use uma lâmpada de luz do dia.
Temperatura A temperatura ideal do ar na sala onde nepentes cresce é de + 22 ... + 26 ° C. No inverno, é permitido um leve resfriamento (+ 18 ... + 20 ° C). Se o termômetro cair abaixo de + 16 ° C, o jarro pode morrer. Não há necessidade de baixar especialmente a temperatura. O período de descanso é caracterizado por uma diminuição do horário de verão e umidade.
Umidade Um residente tropical precisa de alta umidade (70-90%). Geralmente, recomenda-se pulverizar a planta e colocá-la perto de recipientes com água. Um local ideal seria um jardim de inverno, onde as condições climáticas necessárias são mantidas constantemente.
Rega. Regando Nepentes frequentemente. O solo deve sempre estar um pouco úmido. É importante evitar a estagnação da água. O fluido deve estar quente e bem limpo. O excesso de impurezas minerais afeta adversamente o crescimento.
Adubo. Durante o período de crescimento ativo, recomenda-se alimentar Nepentes com fertilizantes minerais para plantas de interior. A solução é aplicada ao solo duas vezes por mês. Formulações com baixo nitrogênio devem ser selecionadas.
Jarros de alimentação. Para crescimento e desenvolvimento normais, os nepentes precisam de nutrição orgânica. Insetos (moscas, mosquitos, aranhas) ou suas larvas (minhocas) são colocados em jarros. É o suficiente para "alimentar" metade dos jarros uma vez por mês.
É importante lembrar que o suco com enzimas é formado no jarro apenas durante a formação. Se o líquido derramou, não será possível restaurá-lo e não será necessário alimentar esse jarro. Para prolongar a vida útil da folha, você pode derramar água destilada nela. Mas ainda assim, seca antes do resto.
Poda. Nepentes é recomendado para beliscar e aparar periodicamente. Então a planta não se alongará muito e manterá uma coroa atraente. A poda também estimula a formação de jarros. A primeira vez que o procedimento é realizado após o crescimento da sexta folha. As espécies semelhantes a lianas precisam de apoio.
Pragas. Às vezes, pulgões e cochonilhas pousam na coroa. A razão para isso pode ser ar muito seco. De parasitas devem ser tratados com um inseticida.