O lírio do vale é uma planta perene com flores delicadas e aroma delicado. Esta revisão é destinada para iniciantes em floricultura que querem aprender a cultivar essa grama incomum em sua casa.
- Descrição botânica
- Variedades populares
- Escolha de um lugar em uma trama pessoal
- Localização e luz
- Solo para lírios do vale
- Plantando uma flor
- Tempo
- Esquema de plantio
- O cuidado apropriado dos lírios do vale no jardim
- O que fazer depois da floração?
- Um pouco sobre as propriedades medicinais
Descrição botânica
Primeiro, vamos dar uma olhada em como o lírio-do-vale se parece, e também nos deteremos em uma breve descrição biológica dessa erva.
Lírio do vale (Convallaria) - um gênero de gramíneas perenes da família Asparagaceae. Em altura, a grama geralmente atinge 20-25 cm, o sistema radicular está se arrastando, as próprias raízes são finas. Múltiplas raízes têm uma estrutura fibrosa.
As folhas são encontradas em números de um a três. A folha é oval-oblonga, largamente lanceolada, permanece verde brilhante até o final de julho, depois fica amarela e murcha. O botão de flor é formado a partir de um olho de flor.
Na sua parte superior, a espiga de flor é aparafusada em espiral e tem uma secção transversal triangular.As flores estão concentradas em um pincel por 8-10 peças. As flores são sinos pequenos, brancos e perfumados, com estames curtos.
O comprimento de cada sino é de 4 mm e a largura é de 5 mm. No final da fase de florescimento, a inflorescência perde sua cor, um ovário é formado - frutas de três câmaras. Cada baga tem 3-6 sementes. Quanto às áreas naturais onde os lírios do vale crescem, geralmente são florestas de pinheiros, decíduas ou mistas, além de clareiras e franjas. As flores crescem especialmente bem em florestas de várzea. Em condições naturais, esta erva pode ser encontrada em quase todos os países do continente europeu.
Variedades populares
Acreditava-se anteriormente que o lírio do vale género é constituído por uma única espécie polimórfica - Maio. Com base na fragmentação geográfica de alguns lírios do vale destacou-se nas espécies autónomas, as características biológicas de diferentes extremamente baixo.
De hoje a classificação é dividida em três espécies biológicas do gênero:
Na floricultura decorativa, os lírios do vale foram criados a partir do século X. Diversas variedades de jardim foram introduzidas:
- "Rosea" - tem uma inflorescência rosa claro;
- "Alba Pleno" ("Flore Pleno") ou "Alba Plena" ("Flore Plena") - tem grandes inflorescências brancas de terry;
- "Grandiflora" - é alocado por grandes inflorescências;
- "Albostriata" - as folhas da planta têm bandas longitudinais branco-creme;
- "Picta" - com manchas roxas na base dos filamentos do estame;
- "Prolificantes" - distinta de outras formas por pedicelos ramificados, formando inflorescências congestionadas;
- "Aureovariegata" ou "Lineata", "Striata", "Variegata" - difere em tiras longitudinais amarelas nas folhas.
Escolha de um lugar em uma trama pessoal
O lírio do vale é uma erva da floresta. Para sentir o lírio do vale em sua casa "em casa", você deve seguir as regras de cultivo e higiene, e também escolher a zona mais confortável para flores.
Localização e luz
Lírios do vale preferem um local sombreado.No entanto, o sombreamento não deve ser espesso, senão a flor vai parar. Em uma sombra contínua, a planta dá toda a sua força para o crescimento das folhas. Plante flores sob árvores ou arbustos. Evite também áreas muito claras, que são caracterizadas pela exposição ativa aos raios solares diretos. O superaquecimento do solo na área da raiz afeta negativamente o seu crescimento.
Sabe-se também que os lírios do vale não gostam de ventos fortes. A cerca, a parede da casa, bem como árvores altas e arbustos ajudarão a proteger as plantas.
Solo para lírios do vale
O substrato para o plantio deve preferencialmente ser preparado com antecedência, um ano antes do plantio ou na primavera. A camada cultivada da terra deve ser bastante profunda (25-30 cm).
Os lírios do vale preferem solos altamente drenados, leves ou médios, frescos, úmidos, levemente ácidos (pH 5). Mas a planta também cresce bem em solos neutros. Solo fortemente ácido é preliminarmente calcário.
Além de cal, adicione composto de turfa, estrume ou húmus, bem como alguns superfosfato simples e sulfato de potássio. No verão, mantenha a área sob vapor, não deixe o solo cheio de ervas daninhas.Antes de pousar, não esqueça de soltar o solo.
Plantando uma flor
Os lírios do vale podem ser cultivados a partir de sementes, mas é melhor transplantá-los inteiramente ou usar o método de dividir os rizomas.
Tempo
As flores devem ser plantadas no outono. No entanto, eles também criam raízes bem no caso do plantio de primavera.
No outono A melhor época para o plantio é de agosto a setembro. Se você realizar um pouso no outono, então por dois meses semear no site feijão ou ervilhas. Antes de plantar, corte as verduras e torça as raízes no solo. Feijão ajudará a enriquecer o solo com nitrogênio e matéria orgânica, acumulada nos tubérculos nas raízes.
Na primavera O pouso na primavera também é permissível. Na verdade, na primavera, você pode encontrar facilmente o material de plantio. O tempo de pouso ideal neste caso é de abril a maio. No entanto, ao plantar na primavera, as plantas podem ficar doentes. Brotos jovens são mais fáceis de criar raízes no campo aberto, se você preparar um terreno no outono e desenterrar o solo na primavera antes de plantar. Além disso, cubra os rebentos à noite com polietileno, protegendo assim contra as geadas do início da primavera.
Esquema de plantio
- Prepare o material para o plantio: divida a raiz em segmentos de 3 a 5 cm de comprimento com vários botões apicais (rins). Escolha tal corte, em que o olho do vértice é grande e arredondado.
- Não há necessidade de fazer camas. Na borda do local, cave uma cerca larga (cerca de 20 cm). Se houver uma ameaça de estagnação de fluidos, usando ramos convencionais, providencie a drenagem.
- Nos comprimentos das raízes, encurte as raízes finas.
- Coloque os pedaços em poços com uma profundidade de cerca de 3 cm a uma distância de 20-25 cm um do outro.
- Encha os poços com terra fértil e bata no húmus das folhas.
Quanto a quando os lírios do vale estão florescendo, os primeiros brotos são esperados em maio. A grama floresce por apenas duas semanas. Assim, a fase de floração durará até o início de junho.
O cuidado apropriado dos lírios do vale no jardim
Após o plantio, inicia-se o estágio de enraizamento, com duração de um mês. Durante este período, use fertilização orgânica, substâncias minerais só serão apropriadas durante um ano. Os lírios do vale são despretensiosos, por isso não os sature com excesso de produtos químicos.
A principal regra de cuidados - em um tempo regular e regar os canteiros de flores.No entanto, não permita umidade excessiva. Molhe logo que o solo ao redor das flores seque. No clima seco do verão, é necessário participar de procedimentos de irrigação.
Mantenha a trama em condição solta e livre de ervas daninhas. É desejável livrar-se de ervas daninhas manualmente.
O que fazer depois da floração?
Lily-of-the-valley - plantas agressivas. Apesar de sua fragilidade externa, eles possuem excelentes propriedades "penetrantes" e são muito ativamente distribuídos. Plantando algumas raízes no chão, você recebe um gramado cheio de grama perfumada.
Estas flores podem eliminar quase todas as plantas do jardim. Portanto, após a floração, siga os procedimentos para restringir o desenvolvimento. Para este fim, coloque os canteiros de flores com ardósia, ferro ou outros materiais similares.Proteja os canteiros de tal forma que a ardósia fique a uma profundidade de cerca de meio metro.
Um pouco sobre as propriedades medicinais
Lírios do vale são valorizados pela sua alta concentração de glicosídeos. Em todas as partes da planta existem cerca de 20 glicosídeos. Estas substâncias são usadas para a produção de drogas cardíacas.
Os glicosídeos promovem o fortalecimento do músculo cardíaco e também regulam o metabolismo energético e lipídico na circulação perturbada. Está provado que os glicosídeos melhoram a hemodinâmica e afetam o sistema excretor.
O espectro do uso do lírio do vale na medicina popular é um pouco mais amplo. É usado para reduzir o edema de várias gêneses, com doenças oculares e distúrbios do sistema nervoso. Normalmente, das partes da planta são feitas decocções concentradas e tinturas fracamente concentradas.
Ao observar as regras de plantio e com o mínimo de cuidado, seu lírio do vale não será igual em beleza. Você se dará prazer a cada primavera para observar a deliciosa floração dessa delicada flor em seu jardim.