Para ver nas fazendas ucranianas um porco com um cabelo encaracolado luxuoso como uma ovelha, - uma oportunidade rara. Sobre os porcos raça rara, que há muito tempo ganhou toda a Europa, sabemos pouco. O que atraiu os agricultores mangalitza húngaros dos países progressistas, quais são suas peculiaridades e desvantagens, como crescer tal porco - sobre tudo isso vamos discutir mais adiante no artigo, você também encontrará fotos de porcos de raça pura e recomendações de especialistas em cuidar deles.
- História da criação
- Descrição da raça
- Espécie da raça por tipo de cor
- Vantagens e desvantagens
- Prós
- Contras
- Como escolher porcos ao comprar
- Condições para Conteúdo
- Que cuidado é necessário
- Como alimentar
- Criação de animais jovens
História da criação
Esta raça incrível pode ser considerada com segurança uma das mais incomuns. Longo cabelo, semelhante a um karakul, não pode deixar os conhecedores indiferentes de porco "beleza". De longe, eles são facilmente confundidos com um rebanho de ovelhas, e é provavelmente por isso que os porcos tinham o nome paralelo de "porcos de ovelha".
E tudo começou no distante 1833, quando, sob as ordens do arquiduque húngaro Joseph, foram feitas tentativas cruzamento de porcos domésticos e selvagens. O experimento foi um sucesso. A ninhada de meio-selvagens podia facilmente hibernar em geadas severas, era altamente imune e cuidava de sua própria comida.
Uma nova raça ficou interessada em mosteiros. Com o tempo, esse interesse se transformou em uma criação em massa. Muitas vezes, nas clareiras da floresta e nos prados da Hungria, era possível ver rebanhos inteiros de alas monásticas.
No final do século, a demanda por mangalits desgrenhados cruzou as fronteiras do país. Proprietários de grandes terras tiveram mais lucro com a produção de suínos do que com a extração de madeira e o cultivo de cereais. Aproximadamente em 1900 sobre esta raça aprendeu habitantes da Transcarpácia ucraniana, onde os húngaros indígenas entregaram os animais. Eles criaram rebanhos inteiros de cacheados, pastando nas florestas e vales. Um pouco mais tarde, o mangalitsa húngaro chegou à Grã-Bretanha. Mas como os agricultores locais mudaram de sebaceous para carne, sua criação não foi bem sucedida.
Muito em breve, os porcos de carne depuseram os mangalits do mercado agrícola. O número de porcos nas fazendas caiu rapidamente e, em geral, mal chegou a setecentos. Se os agricultores não tivessem percebido de repente, a raça teria caído no esquecimento. A pecuária de poupança começou por iniciativa dos produtores de suínos húngaros em 1994. Então a Associação Nacional de Porcos foi estabelecida. Com o tempo, a ideia foi posta em prática pela empresa britânica "Big Paradise" e agricultores dos Estados Unidos da América. Hoje os porcos de raça pura em todo o mundo têm cerca de 7 mil pessoas.
Descrição da raça
Confundir mangalitsa húngara com outra raça de porcos é impossível. Estes artiodáctilos únicos têm muitas diferenças marcantes.
A primeira coisa que chama sua atenção, - isso é cabelo longo encaracoladoque cobre densamente todo o corpo e até os ouvidos. Mas, se você mantiver os animais em um quarto quente e alimentá-los bem, o cabelo de ovelha cairá. É uma proteção natural contra resfriados e insetos.Graças a esses animais de lã, você pode ficar na rua durante todo o ano.
A segunda característica importante na descrição da raça mangalesa húngara é mancha escura pronunciada na borda inferior das orelhas. Um rótulo no ambiente do agricultor é chamado de "mancha de Wellman". Pode variar em tamanho de 3 a 5 cm e é um sinal claro de pureza. Isso também é indicado pela pele negra ao redor dos olhos, estigmas, cascos, mamilos e do interior da cauda. Representantes da seleção húngara têm um poderoso mas leve ossos, tem um tronco e uma cabeça de tamanho médio. Suas orelhas são direcionadas para a frente e o perfil é ligeiramente curvo.
A raça é grupo salgado. Os javalis adultos pesam até 300 kg, enquanto mais da metade recruta nos primeiros 12 meses de engorda. Por esta altura, as fêmeas estão amadurecendo. Seu peso anual é de 160 kg com um aumento de cerca de 75 cm.
Dos antepassados selvagens Os porcos húngaros são caracterizados por um caráter calmo e equilibrado. Eles herdaram sua resistência e capacidade de lembrar o caminho de casa.As porcas têm um bom instinto natural e protegem seus filhotes, aquecem-no no inverno.
Espécie da raça por tipo de cor
Anteriormente, durante a "procissão" em massa da raça nas fazendas européias, as caxumbas cabeludas eram de cor diferente, o que poderia satisfazer qualquer sabor. Entre eles estavam branco, cinza, preto, cinza-marrom, vermelho, esfumaçado com um azul claro e muitos outros. Mas hoje, de toda essa diversidade, só 4 subespécies:
- Branco. É a cor mais popular dos modernos mangalits húngaros. Do número total desses indivíduos, cerca de 80%.
- Preto. Infelizmente, hoje os indivíduos com esse tipo de revestimento são muito raros.Alguns especialistas dizem que a coloração já está perdida.
- Vermelho (às vezes chamado de ruivo). Também à beira da extinção.
- "Engolir" (ou cor mista). Para os porcos desta subespécie, as costas pretas, os focinhos e a parte de trás das orelhas, a barriga branca e as pernas são característicos.
Vantagens e desvantagens
A julgar pelas respostas dos criadores de gado, a raça de porcos mangalianos húngaros tem características positivas e negativas. Vamos dar uma olhada mais de perto nessas nuances.
Prós
As principais vantagens da raça são:
- benefício econômico da manutenção de animais (eles se alimentam da forragem e não requerem condições especiais para reprodução);
- comportamento social do rebanho;
- A qualidade da gordura e da carne, que segundo critérios mundiais são considerados uma iguaria;
- imunidade genética forte de leitões;
- resistência de animais jovens;
- alta rentabilidade.
Contras
Parece que todo mundo sonha com esses porcos: eles parecem estar lá, mas nenhum problema com eles é apenas um lucro. No entanto, juntamente com os momentos positivos da criação desta variedade, negativo:
- a dificuldade de encontrar pais de raça pura para reprodução;
- o conteúdo destes semi-selvagens requer um grande pastoreio com uma alimentação de alta qualidade;
- devido ao fato de que a demanda excede a oferta, o preço dos porcos pedigree não está disponível para o consumidor médio;
- Baixa produtividade das fêmeas (esta característica é típica de todos os porcos de raça pura).
Como escolher porcos ao comprar
Se você decidir para obter a sua jovem húngara Mangalica, ir às compras no mercado ou a Internet, e em fazendas com uma boa reputação. Afinal de contas, de leitões sujos, não se deve esperar maior resistência mencionada acima e adaptação a quaisquer condições de detenção. Esteja preparado para que a busca pelo produto certo possa demorar muito, pois a raça é realmente considerada exótica. Para não se tornar uma vítima de vendedores inescrupulosos, lembre-se as principais características da raça:
- "O ponto de Wellman" na orelha;
- pele negra ao redor dos olhos, mamilos, estigma, garras e lado interno da cauda;
- uma espessa camada de branco, vermelho, preto ou "engolir";
- parte traseira listrada, que é uma herança genética dos antepassados selvagens.
Meio-sangues pode ser visto imediatamente de um personagem hostil. Eles também ganham peso pouco, fastidiosos em comida e têm carne dura.
Você precisa comprar porcos um casal. Na empresa eles são mais alegres, comem melhor e, consequentemente, crescem mais rápido. Inspecione cuidadosamente os animais que você gosta. Eles, além do bom apetite, devem ter uma aparência saudável. Escolha animais jovens com um esterno largo e costas retas, cascos brilhantes, pernas uniformes e fortes, uma cauda curva "donut", olhos e ouvidos limpos. Indivíduos saudáveis são sempre distinguidos por sua brincadeira e atividade. Quando você os pega, eles começam a gritar alto. Um som abafado e apático ou a falta dele indica uma saúde debilitada e a fraqueza de um animal de casco fendido.
Condições para Conteúdo
Dizem que os Mangalis húngaros não se importam, sob que condições vão crescer. Comida e alojamento se encontrarão. E tudo mais é ninharia. Mas os donos do cuidado mantêm o rebanho em canetas especiais com acesso ao pasto.
Para adquirir um rebanho de porcos desgrenhados, você precisa cuidar de um pasto grande e de alta qualidade. É desejável protegê-lo de animais selvagens e cães. Isso pode ser qualquer grama de campo ou um campo especialmente semeado.
No interior, certifique-se de ter abrigos de verão baixos, onde os animais podem se esconder do sol escaldante e do mau tempo.
Também é importante construir um chiqueiro aquecido para o inverno. Apesar da resistência e aptidão dos braseiros para hibernar em um palheiro, será mais confortável para eles em uma sala de som. Afinal, más condições necessariamente afetarão a produtividade do rebanho. Na caneta, deve haver acesso constante a água fresca.
Que cuidado é necessário
Os criadores de suínos dizem que o magnálico húngaro é criado para os preguiçosos, já que esses artiodáctilos, ao contrário das espécies tradicionais de porcos, não requerem nenhum cuidado. A principal coisa para eles é ter muita grama, legumes, frutas, bolotas e água.
Especialistas no campo da pecuária para a agricultura doméstica são aconselhados a não testar a força dos animais e fornecer a eles o mesmo cuidado que com os outros animais de estimação. O cuidado com porcos encaracolados é reduzido ao seu pasto diário, limpando os piquetes e mudando a ninhada. Não esqueça que as cobaias são bastante independentes e não precisam de supervisão constante. Certifique-se de que eles tenham acesso à comida e à água da popa, mas não os superalimente.
Os cuidados com os cabelos facilitam sua resistência genética às doenças comuns dos suínos. Esses porcos não precisam fazer nenhuma vacinação e administrar antibióticos. Eles não estão doentes.Os veterinários apenas nos lembram da necessidade de desinfetar animais jovens e adultos de piolhos e helmintos a cada seis meses.
Para pequenos porcos após o nascimento, é desejável quebrar presas para que elas não mordam a porca durante a alimentação. A castração oportuna dos porcos também é importante.
Como alimentar
Esta raça é tão específica que as questões sobre como e o que alimentar a mangalitsa húngara são resolvidas por elas mesmas. Porco De Lã onívoro. Eles não vão desistir de alimentos de origem vegetal e animal, produtos de sua transformação, desperdício de alimentos.
No inverno, os cascos fendidos comem tubérculos, bolotas, castanhas, feno, caules de milho, ossos, presas de trigo, farelos e miudezas. Não ofereça crianças de cabelo encaracolado com guloseimas seletivas, senão elas deixarão de comer corretamente e precisarão de iguarias.
Na estação do verão, os porcos recebem grama (prado, ervas daninhas do jardim, medicinais e todos os outros tipos), gotas de frutas, lentilhas, brotos,casca e raízes de diferentes árvores (especialmente como carvalho), batatas, espigas de milho, cenoura, beterraba, abobrinha.
Criação de animais jovens
As porcas após o parto não são libertadas no cercado e contêm, juntamente com os porcos caneta fechada. É importante que antes de seis semanas de idade o jovem prole com o leite da mãe recebeu todas as vitaminas e minerais necessários. Portanto, atenção especial é dada à alimentação do útero.
Alguns proprietários conseguem comprar forragem mista. Outros compartilham a experiência de suas próprias preparações feitas à mão. Isto irá exigir feno ou animal maduro (70%) do bolo (15%), milho (20%), farelo de trigo (10%), giz ou farinha de ossos (1%), cevada (40%) e prmistura para leitões (1%).
Você pode alimentar animais jovens apenas uma semana após o nascimento. A melhor opção para eles é cevada torrada ou uma tagarela líquida. Para fortalecer os ossos é desejável oferecer porcos farinha de osso, giz ou barro vermelho. Em nenhum caso devemos deixar que a comida da mãe entre no bebedouro das crianças.É repleto de diarreia, mal-estar, o crescimento suspensão e até mesmo a morte. Leitões mensais alimentação com ração misturada com a adição de raízes, feno ou gramíneas murchas. Nessa idade, eles já podem ser desmamados da porca para venda.
Se você pretende deixar o gado para nós, neste período, você pode ensinar às crianças para o paddock. Até quatro meses porcos em geral são mantidos em jejum a partir de Makukha (3%), giz (5%), a pré-mistura (1%), farelo (10%), de trigo (29%), cevada (29%) e de milho (30%).
Os indivíduos mais velhos não estão restritos na seleção de alimentos. A principal coisa é que na dieta diária mangalica eram cerca de 70% vegetais de raiz ou verdes, 20% castanhas e bolotas, 10% do feed.
Como você pode ver, a criação de húngaro Mangalica nenhum custo, graças ao que é um negócio muito lucrativo. Hoje, a demanda por indivíduos desta raça está crescendo novamente.