Tratamento da pasteurelose em porcos

Pin
Send
Share
Send

A pasteurelose é considerada uma das doenças mais perigosas que afetam os porcos. É muito importante identificar corretamente o porco doente e tomar medidas para que esta doença não tome a escala da epidemia. Na ausência de tratamento de porcos doentes, a taxa de mortalidade chega a 70%. Mais detalhes sobre a pasteurelose em porcos, as causas da doença, sintomas e tratamento serão discutidos mais adiante.

  • Descrição
  • Causas e patógenos da doença
  • Sintomas de manifestação em diferentes formas
    • Sharp
    • Superbright
    • Crônico
  • Diagnóstico da doença
  • Tratamento
  • Medidas preventivas

Descrição

A Pasteurelose de suínos é uma doença infecciosa grave caracterizada pela contaminação do sangue animal por microorganismos patogênicos que causam inflamação hemorrágica do trato respiratório superior e dos intestinos. Esta doença pode muitas vezes ser diagnosticada em conjunto com outras doenças de cobaias - peste e erisipela.

Importante! O agente causador da doença, vara Pasteurella multicida mantém sua atividade na água - até 3 semanas, no cadáver do animal - até 4 meses, em carne congelada - até 1 ano.

Causas e patógenos da doença

Uma das principais causas da doença com pasteurelose é a não observância de padrões sanitários e higiênicos no chiqueiro.

A humidade elevada, a má nutrição, um grande número de porcos em uma baia, um sistema imunitário enfraquecido, hipotermia - todos estes factores contribuem para a proliferação do patógeno, bacilo gram-negativo Pasteurella multicida. Este microorganismo tem uma forma oval (uma forma de cápsula) e possui a variabilidade morfológica - assume a forma de alguns tipos coccobacillus e ovóides.

animal saudável pode estar doente após o contato com o indivíduo do doente, infectado com água utilizada Pasteurella e animal.

Voce sabe Porcos não apenas grunhem - eles têm sua própria língua. Existem cerca de 20 sons idênticos usados ​​pelos porcos para expressar seus desejos.
Os portadores da doença podem ser roedores, insetos e até aves. A infecção penetra no animal através de cortes na pele, no trato gastrointestinal e pelo ar.

Pasteurelose em leitões pode ocorrer quando se alimenta leite de uma porca doente.

Sintomas de manifestação em diferentes formas

O período de incubação patógenos Pasteurella multicida varia de várias horas a 3 dias. A doença pode ocorrer em formas agudas, super maduras e crônicas. Vamos olhar para os sinais de pasteurelose e peculiaridades de cada uma das formas da doença.

Familiarizar com tais representantes de raças de suínos como Mirgorod, Duroc, carne, cinto vermelho, vietnamita.

Sharp

A forma aguda da doença é caracterizada por um aumento rápido da temperatura para 41 ° (a temperatura normal nos porcos é 38-39 °), recusa de comer, falta de ar, o estado geral do animal é deprimido.

Tosse, descarga do nariz, muitas vezes com uma mistura de sangue, pode aparecer. Ao pressionar o peito, o animal pode reagir dolorosamente. Cianose das orelhas e membranas mucosas se desenvolve. Nas formas agudas da doença, o animal raramente sobrevive. A morte ocorre do 3º ao 8º dia.

Superbright

A forma exagerada da pasteurelose é semelhante nos sintomas à forma aguda da doença. Inchaço do pescoço, sede e insuficiência cardíaca são adicionados, como resultado do qual o estômago, quadris e orelhas do porco adquirem um tom azulado. O animal morre em 1-2 dias.

Voce sabe Os porcos húngaros da raça Mangalica têm forte imunidade e têm a maior percentagem de convalescença após doenças com pasteurelose - 92%.

Crônico

Em alguns casos, há alguma melhora na condição e a doença assume uma forma crônica.Neste caso, os sintomas da doença permanecem tosse, inchaço nas articulações, o animal começa a perder peso rapidamente e enfraquecer, há eczema da pele.

Aumento da temperatura corporal é normal. Neste caso, a morte do porco infectado ocorre dentro de 1-2 meses.

Diagnóstico da doença

O aparecimento de pelo menos um sintoma do acima exposto é a razão para se aplicar ao serviço veterinário. O animal doente deve ser isolado com urgência.

Para fazer um diagnóstico preciso e excluir a praga e o centeio de porco, são necessários testes laboratoriais.

Importante! A pasteurelose é perigosa não só para os animais. Uma pessoa também pode ser infectada após contato com um indivíduo doente ou por lesão na pele. A falta de tratamento atempado leva ao inchaço das articulações e artrite.
Para uma avaliação bacteriológica, os porcos mortos ou intencionalmente mortos são enviados para o laboratório (não mais do que 5 horas após a morte), e eles não deveriam ter sido tratados com drogas. Além disso, os rins, baço, pulmões, infiltrados da cavidade torácica são examinados.

Tratamento

Para o tratamento da pasteurelose, a antibioticoterapia é usada. Efetivamente afetar Pasteurella multicida após antibióticos - tetraciclina, enrofloxacina, dibiomicina, levomicitina, terramicina.

Saiba mais sobre as peculiaridades dos porcos reprodutores.
Os medicamentos devem ser administrados estritamente de acordo com o médico veterinário responsável pela prescrição. Durante o tratamento, os indivíduos doentes contam com melhor consumo e nutrição.

Medidas preventivas

Para que seus porcos não sofram de pasteurelose, é necessário monitorar a implementação das normas sanitárias e veterinárias, entre as quais as principais são:

  • introdução oportuna de soro contra a pasteurelose de porcos;
  • aeração regular das instalações (mas os projetos devem ser evitados);
  • proporcionar aos animais uma dieta saudável e equilibrada, beber puro;
  • check-ups regulares por um veterinário;
  • desinfecção oportuna e regular, desinsetização e desratização das instalações;
  • isolamento oportuno do porco doente do saudável.
Neste artigo, você aprendeu sobre a pasteurelose de suínos, o tratamento e a prevenção dessa doença. Deixe esta informação ajudá-lo a cultivar corretamente os porcos e deixar seus porcos não ficarem doentes.

Assista ao vídeo: Pasteurelose: o que é a doença e impacto na cadeia produtiva

Pin
Send
Share
Send