O saxifrage é uma planta incrivelmente bonita e brilhante que é amplamente difundida como uma plantação de jardim.
Sua popularidade não se deve apenas à sua notável aparência, mas também a um bom indicador de resistência ao congelamento, dimensões compactas e um "caráter" sem princípios.
Se você também quiser adquirir uma planta perene, escute algumas das dicas apresentadas abaixo.
- Preparação de sementes para sementeira
- Plantio de sementes de saxofrage para mudas
- Plantação de brotos de saxifrage em terreno aberto
- Combinação de saxifrage com outras plantas
- Alguns segredos para cuidar das flores
- Métodos de reprodução do saxifrage
- Sementes
- Dividindo o mato
- Estacas
- Combate a possíveis pragas e doenças da Saxifrage
Preparação de sementes para sementeira
Preparação de sementes começa em abril, pois este é o momento mais adequado para semear. Sementes de saxifrage devem ser pré-tratadas com frio. Para fazer isso, um pequeno recipiente, no qual uma camada fina de um substrato muito leve e levemente umedecido é despejada. As sementes distribuem exatamente em uma superfície de um chão, sem enterrá-los, e colocam tudo em uma geladeira por 2-3 semanas.
Plantio de sementes de saxofrage para mudas
Depois de processar as sementes, o recipiente deve cobrir com vidro transparente, filme ou outro material semelhante, criando assim uma mini-estufa, e colocada em um lugar leve, quente (+ 18-20 ° C). A rega deve ser regular, mas certifique-se de que o líquido não estagna.
Os primeiros tiros podem ser admirados cerca de 7 dias depois, mas se isso não acontecer em 14-18 dias, as mudas não irão germinar. Brotos de mergulho (em vasos de turfa ou caixa volumétrica) pode ser após o aparecimento de pelo menos uma folha muito forte.
Plantação de brotos de saxifrage em terreno aberto
O plantio de mudas de saxifraga deve ser realizado no início de junho. Escolha solo bem drenado e médio-fértil. A planta se estabelecerá no local com os pobres e o solo de calcário, mas não suportará a estagnação da água, portanto, é melhor dar preferência a declives e fendas. Organize as plantas a uma distância de aproximadamente 10 cm umas das outras.
Combinação de saxifrage com outras plantas
Sawcloth em paisagismo é usado como uma planta decorativa, cobertura do solo, é usado para decorar jardins de pedra, colinas artificiais, montes, rochas. Encaixa-se harmoniosamente em qualquer composição com pedras naturais de várias formas e tamanhos. As flores deste representante da flora diferem em uma variedade de cores - de branco a vermelho escuro, e folhas verdes suaves têm uma borda branca ou amarela. Tal beleza pode efetivamente complementar outras plantas raquíticas, como íris ou muscaria. Também é usado para plantar perto de plantas altas que florescem um pouco mais tarde, por exemplo gramíneas, phlox. Maravilhosamente complementar o saxifrage de mirtilos vermelhos e decorado com genciana chinesa.
Alguns segredos para cuidar das flores
O cuidado desta planta não é complicado e até mesmo um jardineiro inexperiente pode fazer. A irrigação do saxifrage deve ser regular, mas moderada, o solo deve ser capaz de secar, também deve ser solto e erva daninha. Crie uma sombra relativa para a planta, proporcione uma boa drenagem.
As pedras servem como um tipo de barreira, protegendo as raízes do sol escaldante e ajudando a reter a umidade. Após a floração, cortar a parte do solo da planta, isso contribuirá para o aparecimento de novos brotos.
O enfeite superior de saxifrage com fertilizante complexo faz-se todos os meses junto com a rega (exceto durante o período de resto - de outubro ao fim do inverno). A concentração de fertilizante líquido deve ser reduzida pela metade daquela indicada na embalagem.
Métodos de reprodução do saxifrage
O saxifrage é capaz de se reproduzir de três maneiras: por sementes, dividindo o mato e por estacas.
Sementes
Como cultivar mudas de saxifrage, já descrevemos acima.
Dividindo o mato
Este método é usado a cada seis anos para rejuvenescer amostras antigas. Depois que a floração acabou,a partir da planta mãe central deve ser separada rebentos laterais para formar rosetas por as raízes e plantada num local com sombra, protegido contra o sol.
As plantas jovens precisam de rega regular abundante. Eles inverno no campo aberto, e na primavera devem ser transplantadas para um lugar permanente.
Estacas
Propagação por estacas também é necessário começar após saxifrage floresceu. Para fazer isso, dobre até o chão ramos laterais longo e seguro, prishpilte eles. Espere para o enraizamento, que será no final do verão, e pouco antes da geada encher folhas caídas. Na próxima Primavera, você será capaz de separar as plantas jovens com raízes do arbusto pai e transplantado-los para o local desejado.
Combate a possíveis pragas e doenças da Saxifrage
Embora a resistência saxifrage a pragas e doenças é bastante elevada, mas em condições de crescimento adversas pode ainda sofrem com eles.
Ácaro da aranha infecta a planta com secura excessiva. Os sinais de essa teia é esbranquiçadas, manchas amarelas, e, em seguida, a secagem e a morte de folhas. Para se livrar dele, use inseticidas.
Amoreira em pó é mostrada por manchas de cor enferrujada, que são formadas nas folhas. Para combatê-lo, você deve remover toda a folhagem afetada e polvilhar a saxofrage com a solução de infusão de tabaco ou sabão.
Para se livrar do saxifrage de pulgões verdes que cobrem as folhas com um revestimento preto pegajoso, use pyrimore.
Em alta umidade, a planta é afetada por doenças fúngicas e precisa de tratamento com preparações à base de cobre.