Muitas vezes jardineiros quer mudar variedade de uva cultivada na área, mas não quer gastar o tempo no patamar do novo arbusto. Neste caso, o procedimento de vacinação é usado, o que discutiremos com mais detalhes em nosso artigo.
- Por que plantar uvas
- Termos de enxerto de primavera
- Maneiras de enxertar
- Colheita de mudas de uva
- Nós escolhemos os porta-enxertos para inoculação
- Enxerto de primavera: instruções passo a passo
- No decote
- No baz
- Usando uma broca
- Mais cuidado para as uvas enxertadas
- Erros comuns
Por que plantar uvas
Antes de proceder para descrever o procedimento em si, é necessário entender para que é necessário. Graças a vacinação pode rejuvenescer vinhas velhas, trazer novas variedades com melhor sabor, a crescer a um arbusto bagas de diferentes graus, melhorar a imunidade das plantas a doenças e pragas.
Termos de enxerto de primavera
Para vacinar adequadamente as uvas na primavera, é necessário observar os termos. Normalmente, o procedimento é realizado após os rins terem inchado no porta-enxerto. Este período cai em abril. É importante que a temperatura do ar não fique abaixo de + 15 ° C, e o solo - não abaixo de + 10 ° C. Deve-se levar em conta que a temperaturas muito altas, quando o sol está assando, o procedimento não deve ser realizado.
Maneiras de enxertar
Existem várias maneiras de enxertar as uvas:
- No decote.
- Metade clivada.
- Na bunda.
- Butt.
- No porta-malas.
- Perfuração
Colheita de mudas de uva
Para garantir que o privoj se mostrou qualitativo, recomenda-se preparar as estacas durante o período de outono. É necessário escolher um arbusto saudável que dê uma colheita saborosa e rica, e corte-o de tal maneira que cada um deles tenha vários olhos com uma faca especial limpa e afiada. Em média, o comprimento do corte deve ser de 10 a 12 cm. Para uma inoculação bem sucedida, certifique-se de que o caule tenha um corte uniforme. Antes de cortar um ramo de um arbusto, não faz mal praticar em outros ramos desnecessários.
Nós escolhemos os porta-enxertos para inoculação
Como porta-enxerto, é preciso escolher variedades que tenham boa resistência à geada, vigorosas, com alta resistência a diversas pragas e doenças. Os arbustos devem ter um bom caule subterrâneo. Ideal será arbustos 3-5 anos de idade - taxa de sobrevivência em plantas jovens é muito melhor do que nos antigos. É improvável que o enxerto de uvas em um arbusto velho traga os resultados desejados, uma vez que qualquer intervenção em uma planta já idosa piora sua condição e pode até levar à morte.
Enxerto de primavera: instruções passo a passo
Há muitas maneiras de enxertar uvas, mas em mais detalhes descreveremos três delas. Graças às instruções detalhadas, até os novatos podem realizar o procedimento.
No decote
Um dos métodos mais comuns é enxertar as uvas em uma fissura.Inclui as seguintes etapas:
- É necessário limpar a videira das folhas e marcar o local do enxerto (geralmente é selecionado entre o segundo e terceiro nó). Com uma solução desinfetante, limpe-o completamente - para se livrar da sujeira e das bactérias.
- Deixe a distância de até 5 cm até o nó e corte o topo da videira.
- A uma distância de 3 cm do local, fazemos uma clivagem longitudinal.
- Então, é perfeitamente necessário inserir na divisão do pedúnculo, que foi preparado antecipadamente.
- O local da vacinação deve ser bem enfaixado e molhado com umidade. Certifique-se de que a temperatura neste local seja de + 23-25 ° C.
No baz
A peculiaridade deste método é que várias crias são instaladas no caule, cada uma delas com 3 olhos. O evento é realizado da seguinte maneira:
- É necessário cavar o solo em torno do tronco para o primeiro nó (cerca de 10-20 cm).
- A uma distância de 5 cm, excisada desta nó planta velha.
- É necessário dividir o coto.A profundidade deve ser a mesma que a profundidade da lâmina da lâmina.
- Nós colocamos as mudas no estoque.
- O local do enxerto deve ser apertado com barbante, embrulhado em papel molhado e grosso, polvilhado com terra umedecida de cerca de 4-5 cm.
Usando uma broca
Outra maneira que os jardineiros costumam usar é enxertar as uvas perfurando. Ele difere dos outros porque é necessário primeiro cortar o caule e só então selecionar o local de vacinação. É melhor plantar a planta se você escolher o local onde a haste é mais larga. Você pode usar qualquer recorte - mesmo aqueles que têm 2 gomos. O procedimento inclui as seguintes etapas:
- É importante encontrar uma broca com um diâmetro adequado para desinfetá-la com uma solução de permanganato de potássio.
- Faça um furo raso e insira gentilmente um talo nele. Assegure-se de que haja coincidência completa das camadas cambiais.
- Em seguida, as estacas devem ser cobertas com lascas umedecidas e cobertas com polietileno.
Mais cuidado para as uvas enxertadas
O resultado do evento será positivo se for realizado em um arbusto enxertados cuidados adequados:
- Após o procedimento, porta-enxerto regada e spud é executado. Necessariamente afrouxado a terra no buraco - é necessário que tenha sido enriquecido com oxigénio.
- Inspecione a muda enxertada em 10-14 dias: se não houver um novo crescimento, é necessário cortar o porta-enxerto e enxerto executar novamente.
- Cada 7-10 dias, veja se a fusão do porta-enxerto e copa ocorre. Se o corte se enraíza não em estoque, eles têm de ser removidos.
- Periodicamente remover a grama e ervas daninhas.
Erros comuns
Existem erros que são frequentemente cometidos durante o procedimento de vacinação. Considere estes:
- grande profundidade de clivagem. Tal erro leva a uma conexão inadequada do estoque e do enxerto. Eles não se encaixam bem uns nos outros, e o ar úmido entra nesses vazios, o que leva à decomposição, o que provoca a flora patogênica. O contato máximo ajudará a prevenir a infecção;
- incompatibilidade de porta-enxerto e estacas. Os porta-enxertos e estacas devem ter propriedades ecológicas idênticas. As variedades devem ter a mesma maturidade. Se o programa biológico não coincidir, levará à competição e morte do corte;
- armazenamento inadequado de estacas. A estrutura da madeira e casca tem uma porosidade, o que leva a uma evaporação intensiva da umidade. É muito importante manter todos os sucos nutritivos nos cortes. Para fazer isso, eles devem ser mergulhados em parafina líquida;
- uso de ferramentas inapropriadas. Para o evento foi qualitativo, você precisa fazer um corte com uma ferramenta especial ou uma faca muito bem afiada. Se o corte não for uniforme, não será possível obter um ajuste perfeito.