Uma das pragas mais perigosas encontradas por jardineiros em pereiras em crescimento é um rolo de folhas de insetos. Esta praga pode atingir praticamente toda a superfície da planta em um tempo muito curto. O folheto sobre a pêra requer métodos eficazes, imediatos e, mais importante, seguros para o combate.
- Como reconhecer uma praga
- Ciclo de vida
- Sinais de derrota
- Prevenção e luta "ativa" contra o inimigo
- Pulverização Preventiva
- Métodos Agrotécnicos
- Preparações
- Receitas populares
Como reconhecer uma praga
Folheto (Tortricidae Latina ou Olethreutidae.) - uma família de borboletas, que tem mais de 1.000 gêneros e 10.000 espécies de insetos.
A traça adulto ou semelhante para moles de várias cores mais perto a cinzento-castanho, com uma envergadura de não mais do que 2,5 cm. Grossas do corpo de borboleta e as asas são cobertas com os cabelos e flor cinzento. Rastrear alcance inseto 2 cm de comprimento estão 8 pares de pernas, e virtualmente nenhuma torso nu cobertos com tiras raras. lagartas de cores pode variar de amarelo-rosa para verde, ea cabeça - preto ou marrom. É a larva de uma borboleta provoca enormes danos às plantas. Os tipos de pera de rolos de folhas são perigosos: pêra, maçã, ameixa, grozdevoy, oriental, carvalho, cor de rosa, espinheiro e zamorozkovaya.
Comendo folhas, as larvas dobrá-los para dentro de tubos, ou convertido em uma massa informe. Se o insecto é perturbado, é curvada em ângulo agudo, desliza para fora da folha e paira sobre um filamento de teia de aranha.
Ciclo de vida
Pequenas pragas podem destruir toda a colheita, comendo os brotos e gravata dando rins. Nível de robustez árvores empobrecido insectos é significativamente reduzida. E a capacidade de viver e destruir lagartas começa com o degelo da primavera e dura toda a estação quente.
Na primavera, as lagartas atacar os botões, botões e danificar os rins, com a sua entrecruzamento teia. Mais tarde eles se mudaram para as folhas, dobrando-as para formar casulos utilizando a web. Insects pupate no início de julho. Duas semanas mais tarde, já há uma borboleta. Durante uma temporada, as pragas podem produzir várias gerações. Espécimes adultos de algumas espécies (como rosanne, espinheiro e geada) são depositados no ovo de pêra para o próximo ano. As outras espécies de lagartas sobrevivem ao inverno com segurança, deixando os casulos nas rachaduras da casca ou nos ramos da árvore.
Chegando a um número alto, os insetos destroem a fruta madura.
Sinais de derrota
Um dos sinais de danos à pêra por um inseto nocivo é o líquido pegajoso que flui ao longo dos galhos e do tronco. Outra característica importante é a veia central transversa das folhas. Eles começam a escurecer, tornando-se quase pretos.
Dentro dos tubos de folhas estão as larvas de insetos, seus excrementos e os restos dos casulos das mariposas que se viram. O fruto afetado pelo folheto pode sofrer de uma doença, como a podridão dos frutos, por isso é necessário livrar-se da praga nos primeiros sinais da sua aparição.
Este inseto é capaz de destruir 80% da colheita e mais da metade das folhas das árvores, caso as medidas para o seu extermínio não sejam tomadas.
Prevenção e luta "ativa" contra o inimigo
A aparência de um rolo de folhas em uma pêra é um grande problema para todo jardineiro, por isso é importante entender quais medidas preventivas podem ser usadas para prevenir o aparecimento de lagartas, como lidar com elas, se o problema já tiver surgido do que processar árvores sem prejudicar as plantas.
Pulverização Preventiva
No início da primavera, é necessário limpar a casca das árvores de fragmentos mortos e processar as brocas com uma solução de leite de cal e sulfato de cobre ou "Carbofhos" (2%). É muito importante proteger a pêra contra danos mecânicos e rachaduras por geada. A primeira profilaxia química é realizada imediatamente após a limpeza e reabilitação das árvores, antes do início do período de fluxo da seiva.A temperatura do ar, favorável ao processamento, deve ser superior a 10 ° C, de modo que as larvas, escondendo-se sob a casca do frio, saiam. A primeira pulverização, bem como as duas subseqüentes, antes e depois do florescimento, são realizadas com preparações "Kinmix" e "Decis".
Antes do florescimento, o tratamento também pode ser realizado por meio de: Átomo, Di-68, Rogor-S, Desant, Zolon. O período de crescimento e maturação, excepto tratamento insecticida de dados pode ser levada a cabo por meio de "Tsitkor", "Fúria" "Kemifos" "ignição" "Malathion".
No outono, após a queda da folha, deixa de recolher, solte a terra círculo em torno-tronco e tratar peras e solo abaixo deles com sulfato de cobre ou Bordeaux líquido.
Métodos Agrotécnicos
A garantia de segurança de quaisquer plantas, incluindo pêras, é o cuidado completo deles. Culturas enfraquecidas, doentes ou não bem cuidadas tornam-se vítimas de doenças e pragas. É muito importante cumprir a tecnologia agrícola, capinar em tempo hábil, podar, regar e fertilizar as culturas de jardim.
peras Crohn não deve crescer descontroladamente, e a quantidade de humidade e de alimentação não pode ser excessivo ou em falta, porque isso iria prejudicar a planta.
Um método biológico aceitável de combater a lagarta é atrair inimigos naturais - as aves.
Preparações
A maneira mais eficaz de combater borboletas e larvas de um rolo de folhas é química. No entanto, dois pontos importantes devem ser considerados:
- drogas devem ser alternadas porque os insetos se adaptam rapidamente à toxicidade dos produtos químicos;
- substâncias venenosas, fixando-se em frutas, podem entrar no corpo humano.
O recurso a um tal método de controlo de insectos é necessário no caso em que o seu número for superior a um limiar de risco - quando em um ramo for detectado mais de 5 indivíduos mal-intencionados.
Biopreparações eficazes incluem: "Bitoksibatsillin", "Lepidotsid", "Fitoverm". Os mais famosos piretróides usados contra lagartas são Fastak, Tsi-Alpha, Accord, Ivanhoe, Alfazin e Fatrin. Possível utilizar tais meios, "Karate Zeon" "Kung Fu" "sense", "Karachar" "Lyambdeks", mas deve ser lembrado que, quando a temperatura do ar acima de 25 ° C, a eficiência das preparações de piretróides significativamente reduzida, e que pode provocar um surto de multiplicação de ácaros.
Receitas populares
Para remédios populares para combater um rolo de folhas, tais receitas disponíveis e mais inofensivas para humanos são usadas:
- infusão de tabaco - 500 g de pó de tabaco deve ser cheio com 10 litros de água em ebulição durante 24 horas, filtrar e verter água na proporção de 1: 1. Imediatamente antes do uso, adicione 50 g de sabão líquido ou triturado para cada 10 litros da solução resultante.Não permitir a ingestão de muco ou infusão, devido à sua toxicidade;
- decocção de absinto - 800 gramas de erva seca, o absinto, despeje um balde de água e insista dois dias. Em seguida, ferver por meia hora, esfriar e leve o caldo para um volume de 10 litros. Diretamente antes do uso, dilua com água 1: 1.
- infusão de topos de batata - 4 kg de tops frescos ou 2 kg secos para moer e despeje 10 litros de água morna, deixe fermentar por 4 horas. Em seguida, coe e adicione 40 g de sabão líquido.
- decocção de topos de tomate - 4 kg de folhas e raízes frescas despeje 10 litros de água, deixe repousar durante 4 horas e depois ferva durante pelo menos meia hora. Esfrie e drene. Antes de usar, dilua com água 1: 1 e adicione 40 g de sabão.
Armadilhas de borboletas são feitas de pão kvass, compota de frutas secas ou geléia fermentada, preenchido com um terço de uma lata e suspenso à noite para uma árvore a uma altura não inferior a 1,5 metros. De manhã, as armadilhas precisam ser removidas para evitar insetos úteis nelas.
A prevenção e o controle dos rolos-folha devem ser abrangentes, completos e oportunos.Isso ajudará a preservar a saúde das árvores do jardim e preservará a colheita desejada.