Devido ao seu sabor incomum, o ruibarbo ganhou muitos admiradores. Das 40 espécies de plantas populares, apenas 6 são cultivadas para fins culinários, sendo as mais comuns os legumes ondulados, peciolados e compactos. A melhor maneira de preservar o ruibarbo e obter uma porção de vitaminas para o inverno é a colheita em casa.
- Como escolher um ruibarbo de qualidade para armazenamento
- Congelamento
- Em calda
- No suco
- Armazenamento a seco
- Colheita de ruibarbo com crostas de açúcar e laranja
- Preservando
- Suco
- Purê
- Jam
- Jem
- Em calda
- Marmelada
- Ruibarbo Seco
Como escolher um ruibarbo de qualidade para armazenamento
O ruibarbo ocupa o primeiro lugar em termos de teor de fibras, seguido de maçãs e limões. Este vegetal inclui vitamina B9, bem como ácido fólico - é necessário formar hemoglobina e DNA sintetizado.
O ruibarbo não deve ser lento, os caules devem ser uniformes, fortes e densos, e é melhor escolher uma planta jovem, para que seja melhor preservada durante todo o inverno. Normalmente, o vegetal é congelado, preliminarmente picado. Assim, o ruibarbo pode ser mantido por um ano.
Congelamento
Apesar do fato de que o congelamento altera a textura do vegetal, ao fazer geléia e ao usar um produto de panificação, essa mudança raramente é um problema. Há muitas maneiras de preparar um vegetal para armazenamento no inverno. Um dos métodos é este:
- Peças cortadas são colocadas em recipientes para congelamento.
- Deixe aproximadamente 1 cm de espaço na parte superior e escreva o número e a data atual por conveniência.
- Se você usar um pacote, não as bandejas, remova o excesso de ar antes de fechá-lo.
- Alguns também adicionam açúcar ao vegetal antes do congelamento.
Hoje, mais e mais pratos estão se tornando mais populares com a adição deste vegetal exclusivo. No entanto, no inverno, é impossível comprar, porque o congelamento é uma excelente opção para a conservação. Existem 3 maneiras principais de economizar: xarope, suco, armazenamento a seco.
Em calda
Para a preparação de xarope de açúcar light é necessário dissolver 2 xícaras de açúcar em 6 copos de água.Para um xarope médio, você pode tomar 3 xícaras de açúcar e, para um xarope espesso, 4 xícaras de açúcar para a mesma quantidade de água. Então você precisa faça o seguinte:
- Quando o açúcar se dissolve, o xarope deve ser removido do fogo;
- deixe esfriar;
- coloque os pedaços picados do vegetal em um recipiente e despeje sobre o xarope resfriado;
- não esqueça de remover o excesso de ar;
- guarde no congelador.
No suco
O que necessário para suco:
- o vegetal é polvilhado com açúcar numa proporção de 4 para 1 (por exemplo, 4 copos de ruibarbo devem ser tomados com um copo de açúcar);
- o açúcar deve dissolver-se;
- coloque os pedaços de ruibarbo no recipiente e retire o excesso de ar;
- coloque no congelador.
Armazenamento a seco
Para este método, vamos precisar as seguintes ações:
- pedaços crus, pré-lavados do vegetal devem ser colocados em um recipiente ou saco selado;
- remova o excesso de ar;
- Feche o recipiente com força;
- coloque o conteúdo no congelador;
- Para a preservação da cor, você pode tentar ruibarbear antes de congelar.
Colheita de ruibarbo com crostas de açúcar e laranja
Para a receita, você precisará de: 1 kg de fatias de vegetais, 100 g de crosta de laranja, 1,2 kg de açúcar.
Crostas secas de laranja são despejadas com água até ficarem macias e depois cortadas em pequenos pedaços. Fatias de legumes cozidos e cascas de laranja são polvilhadas com açúcar. Esta mistura acabada é envelhecida até que os cristais de açúcar estejam completamente dissolvidos e depois cozidos em fogo baixo até cozinhar por cerca de 40 minutos. O tarugo é embalado ainda quente em potes quentes e bem fechado. Não precisa pasteurizar, pois a geléia tem uma alta porcentagem de acidez.
Preservando
O vegetal contém ácido ascórbico, açúcar, rutina, ácido málico, substâncias pécticas e muitos outros elementos.É a colheita, bem como a preservação normalmente produzidos até meados de junho: atrasar este processo não é necessário - com um aumento na temperatura do ar talos começar a engrossar, eles acumulam ácido oxálico que os danos ao corpo, especialmente as crianças. A partir de plantas também produzem geléia, compota de frutas, enchendo para a torta, geléia. Qualquer receita irá deliciar o paladar, e em cada um deles o ingrediente principal - ruibarbo.
Suco
Ingredientes necessários: 1 kg de pecíolos, 150 g de açúcar.
Para o futuro do suco que precisa apenas talos jovens, que contêm uma grande quantidade de ácido málico e pouco oxálico. Tais pecíolos são mais suculentos, menos fibrosos. Para preparar os talos não são cortadas, mas com cuidado destacado. As placas foliares são removidas, pois contêm muito ácido oxálico.
Mais pecíolos limpas, enxaguadas em água fria, cortadas em pequenos pedaços (1 cm) são colocadas em uma peneira de 3 minutos, em seguida, em água a ferver, e depois arrefeceu-se com água fria, e são espremidos prima suco. Para se livrar do excesso de ácido oxálico, é necessário adicionar um pouco puro de giz (carbonato de cálcio vendido na farmácia).
A mistura é agitada e deixada em repouso durante 8 horas.Depois que o conteúdo é filtrado, passando pelo cheesecloth. Tudo se mistura com açúcar, aquece até a dissolução. O suco pronto é embalado em frascos aquecidos.
Purê
Os ingredientes certos: 700 g de peso do solo, 280 g de açúcar.
Com casca de pecíolos frescos é removido, cortado em pedaços a 3 cm, que são colocados em pratos esmaltados, em camadas com açúcar, colocados no forno e mantidos até amoleceram.
O ruibarbo pronto é passado através de um moedor de carne, a massa é cozida à consistência de creme azedo, vanilina ou canela é adicionada no final do cozimento. Mesmo na forma quente, a mistura é embalada em latas aquecidas.
Jam
pecíolos Tender foram lavadas em água fria, drenada, em seguida, removido do fio fibroso e pecíolos foram cortadas em pedaços de 1,5 cm. ruibarbo branqueados em água a ferver durante 1 minuto, arrefeceu-se com água, colocado num recipiente de esmalte é cheia a partir de cima de um xarope quente previamente feito.
Jam de ruibarbo é cozido em 2 refeições: primeiro cozinhe por 20 minutos em fogo baixo e repousar por cerca de 12 horas. Depois ferver ao máximo. Em seguida, o congestionamento é colocado em frascos aquecidos, bem fechado e deixado esfriar sem virar os frascos na tampa.
Jem
Vai levar: 1 kg de ruibarbo, 1-1,5 kg de açúcar.
Os vegetais são limpos e cortados em pedaços. Então, por 5 minutos, coloque água fervente, então - em uma peneira para regar o copo. Depois disso, a massa é passada por um moedor de carne, misturada com açúcar e cozida até ficar pronta, mexendo regularmente. O produto quente, como em outras receitas, é embalado em latas, fechadas e não pasteurizadas.
Em calda
Produtos: 2 kg de planta, 450 g de açúcar, 2 l de água, suco de 1 limão.
Legumes são lavados, limpos, cortados em pedaços. A água com o açúcar é levada a ferver, então o ruibarbo é adicionado, e tudo isso é cozido por 30 minutos em fogo baixo. O ruibarbo é limpo através de uma peneira e o suco é coletado em um recipiente separado. O xarope é colocado no fogo, cozinhe por até 3/4 de uma quantidade de 40 minutos. O suco de limão é adicionado à metade do processo. O xarope pronto esfria um pouco e despeje em latas, fechando bem. O xarope é armazenado por até 1 ano.
Marmelada
Vai levar: 1 kg de produto, 1 kg de açúcar, casca de laranja (com 1 pedaço).
Pedaços de ruibarbo são colocados em uma tigela grande, polvilhada com açúcar e deixados por 2 dias na geladeira. Além disso, você pode adicionar casca de laranja a gosto. Após 48 horas, o ruibarbo deve ser fervido por 30 minutos, mexendo regularmente. Afinal, eles colocam em latas.
Ruibarbo Seco
Ingredientes: 1 kg de produto, 290 g de açúcar.
Lave os pedaços de vegetais em água fria, polvilhe com açúcar, coloque algo pesado em cima e deixe por um dia. Escorra o suco resultante e coloque os pecíolos na assadeira a 60 ° C. Ferva o suco com o açúcar adicionado e imediatamente feche os frascos. O ruibarbo seco é colocado em um saco de linho e armazenado em uma sala onde não há cheiros estranhos.