Marrom mancha de morango é uma doença que não provém de pragas, mas de infecção fúngica. Aparece na forma de manchas escuras em flores, pecíolos, bigodes e bagas diretamente. Mas os mais vulneráveis são brotos e folhas verdes. Percebendo os primeiros sinais desta doença, o jardineiro deve intervir no menor tempo possível para salvar uma deliciosa fruta doce.
- Mancha marrom: uma breve descrição da doença
- Primeiros sinais
- Causas
- Como proteger morangos de "doença marrom"
- Transplante
- Tratamento com drogas
- Prevenção de doença
- Erros de jardineiros no combate a manchas marrons
Mancha marrom: uma breve descrição da doença
O agente causador desta doença é o fungo Marssonina petontillae. A mancha marrom é considerada uma das principais doenças dos morangos e geralmente se manifesta no período de frutificação. É então que o residente de verão pode notar um morango marrom em seu jardim.
De agosto a outubro, a atividade da doença está no auge. É capaz de atacar de 60% e mais da massa de madeira, com a maior parte da área de folhagem morrendo. Como resultado, a planta é privado da possibilidade de se alimentar de oxigénio, de quebrar os processos de fotossíntese.
Aumento da umidade ativa o desenvolvimento desta doença fúngica. A reprodução de manchas marrons pode começar em qualquer temperatura do ar acima de zero. Quando geadas severas o fungo não pereça, mas permanece em um estado de repouso. A este respeito, a seguinte rendimento estação pode ser significativamente reduzida.
Primeiros sinais
O principal sintoma da doença é a presença mancha na superfície das folhas de morango. Manchas cor roxo escuro, que mais tarde pode mudar a cor, transformando castanho ou vermelho.
Isso pode ser um desafio para iniciantes, já que outras doenças similares da fruta vermelha também têm os mesmos sintomas. Portanto, você deve prestar atenção à presença de pontos brancos no centro das manchas escuras.Com manchas marrons, não há tais pontos. Se as manchas começarem a aumentar de tamanho, o próximo passo será a secagem da folhagem e a subsequente extinção.
Sobre os morangos afetados vai dizer não só folhas marrons, mas também uma gradual Espalhamento de manchas em todos os órgãos e tecidos do mato: caules, bagas, caules, sépalas. Diminuindo ou parando o crescimento, secando os pedicelos, pequenos frutos de cor escura - todos estes são sintomas óbvios da progressão da mancha marrom.
Dificuldades podem surgir nos jardineiros que, por qualquer razão, não puderam observar os morangos no estágio inicial da doença.
O fato é que em um estágio tardio aparece a aparência de "recuperação" de arbustos: folhas velhas e doentes começam a crescer, e o fato de as dimensões não serem o que deveriam ser, é percebido como uma falta comum de alimento.
E, mais importante, as almofadas fúngicas desaparecem. Em tais casos, você precisa estar preparado para o fato de que depois de um tempo a mancha marrom pode começar a progredir com uma nova força em jovens, só apareceu brotos verdes.
Causas
Às razões para a formação do fungo podem ser atribuídos vários fatores. Um deles humidade. O fato é que os esporos dos fungos se desenvolvem muito bem e crescem em um ambiente úmido, na água. Além disso, os insetos e pragas que vivem no local podem mover os esporos. Outra razão é o espessamento e os detritos das plantas.
Como proteger morangos de "doença marrom"
Assim que os primeiros sinais de uma aparência marrom aparecem nos morangos, é necessário atacar com urgência o tratamento da planta.
Transplante
O primeiro passo é destruição completa de todos os arbustos doentes. Não se sinta triste por eles, porque se houver pelo menos uma planta doente, o fungo se espalhará novamente pelo local para todos os arbustos saudáveis.Depois disto, é necessário executar a limpeza sanitária da cama e fazer a fertilização de morangos na forma de fertilizadores fosfato-potássio. Os fertilizantes nitrogenados devem ser evitados neste caso, pois eles só podem aumentar a quantidade de folhagem. Também é necessário tentar eliminar a umidade no jardim.
Tratamento com drogas
Quanto ao tratamento de morangos com drogas, recomenda-se o uso de cloreto de cobre e calda bordalesa (1%). Processar a planta com estes produtos deve estar na fase de crescimento das folhas, antes da floração da amora e depois da colheita dos frutos.
Deve-se assegurar que os arbustos de bagas vermelhas não cresçam muito, engrossa o fungo. Também precisamos nos livrar das ervas daninhas no local a tempo.
Se a lesão não for única, mas maciça, você pode usar fungicidas, como "Oxihom", "Skor" ou "Ridomil Gold".
Prevenção de doença
Como você sabe, a doença é mais fácil de prevenir do que tratar. Portanto, no cultivo de morangos um lugar pesado prevenção de doenças:
- Para evitar a ocorrência de manchas marrons, você precisa limpar regularmente as camas de folhas secas e ervas daninhas, que são as principais fontes desta doença.
- Também é necessário lembrar os transplantes de morangos, pois o fungo tem a propriedade de ficar no solo por muito tempo e atingir novas plantas que serão plantadas lá.
- O material de plantio deve ser saudável e de qualidade, independentemente de ter sido cultivado por conta própria ou comprado em uma loja.
- Hoje no mercado existem variedades de morangos, que são resistentes a manchas marrons. Recomenda-se escolher plantá-los.
- Após a colheita, você deve necessariamente diluir a planta, remover o excesso de folhas e bigodes.
Erros de jardineiros no combate a manchas marrons
Os principais erros no cultivo de morangos e a luta contra manchas marrons pode ser considerada a seguinte:
- Assento escolhido incorretamente para o plantio. Aqui você pode incluir camas onde há claramente um alto nível de umidade, onde a água geralmente se acumula após a chuva.
- Ervas Daninhas Se você não seguir a limpeza no jardim, não se livre de detritos e ervas daninhas, a probabilidade da doença está aumentando dramaticamente.
- Cultivo em um só lugar. É necessário procurar a oportunidade de mudar de vez em quando o lugar da germinação de morangos, livrar-se da infecção e dar a oportunidade de comer macronutrientes das forças acumuladas do solo.
- Falta de prevenção. Se a ação preventiva correta for tomada, não há necessidade de combater a doença.
É possível e necessário combater a mancha marrom dos morangos. O principal é monitorar regularmente as condições desta planta, a fim de poder tomar as medidas necessárias a tempo.