Muitos apicultores estão se perguntando como derreter a cera com o mínimo de tempo e dinheiro. Ao mesmo tempo, ao se aprofundar na busca de informações sobre vários mecanismos, eles não obtêm o resultado esperado. É por isso que vale a pena considerar essa questão com mais detalhes.
- Recursos de usar o dispositivo na apicultura
- Os principais tipos de produtos de cera para a apicultura
- Vapor
- Solar
- Fornalha de cera centrífuga
- Forno elétrico de cera
- Melhor conselho e recomendações para sua escolha
- Posso aquecer a cera sem o enceramento?
Recursos de usar o dispositivo na apicultura
Voskotopka - um dos dispositivos que facilita o trabalho no apiário. Desde o próprio título, é claro que a cera é extraída por meio da exposição a matérias-primas de alta temperatura. Mas os princípios de trabalho e a qualidade do produto dependem, em grande parte, do tipo de estrutura que existe em grande número.
Qualquer dispositivo pode ser fabricado de forma independente, bem como adquirido em uma loja especializada. Se você quiser fazer isso sozinho, então não se esqueça dos cálculos e esquemas exatos.
Os principais tipos de produtos de cera para a apicultura
Já observamos que as matérias-primas são processadas em altas temperaturas. Água e até eletricidade podem servir como fontes. Dependendo deles, os seguintes tipos de dispositivos são diferenciados:
- solar;
- vapor;
- centrífugo;
- elétrico.
Vapor
Seu design é significativo em que a cera é re-aquecida a partir do quadro. Esse mecanismo pode ser feito de forma independente, mas você pode comprá-lo.
E seu preço dependerá do fabricante e do material (o aço inoxidável é mais caro que o alumínio).
A água é despejada no compartimento inferior do tanque através do tubo de extensão (está no funil). A quantidade de água depende do volume da estrutura.
Derretendo sob a influência do vapor, a cera drena através da malha e cai no fundo superior da estrutura.
Solar
O enceramento solar é uma caixa com uma parede frontal (20 cm) localizada abaixo das costas (10 cm). As placas para a construção devem ter uma espessura de 2-2,5 cm.
A tampa é feita de duas partes. A parte de madeira serve para cobrir o enceramento durante o tempo em que não é usado.
O segundo é moldura envidraçada (geralmente com um copo, raramente - com dois). Para que o quadro se encaixe perfeitamente no corpo, você precisa usar ganchos. Na caixa, duas partes são montadas: uma "calha" e uma panela de metal coberta com estanho. É aqui que a cera será colocada. O mesmo design é instalado em um pilar de madeira.
Recomenda-se fazer uma cruz para facilitar a rotação do enceramento. Às vezes, o design pode ser instalado em um ângulo para que a penetração da luz solar seja maior.
O material de cera a ser pontilhado é colocado em uma malha que fica entre a armação e a bandeja de metal. A grade não permite a entrada de várias impurezas, larvas, etc. Ao mesmo tempo, a matéria-prima não deve tocar a armação envidraçada.
Em média, no tempo claro e temperatura do ar de 19 graus Celsius extractores pode ser aquecido até 120 graus. Ele não pode ser deixado no mesmo lugar, é necessário voltar-se para o sol, que passam através do vidro. Não esqueça de limpar a tela de sujeira.
Fornalha de cera centrífuga
O mecanismo funciona por meio de uma centrífuga e um gerador de vapor. As matérias-primas são colocadas no saco e quando o rotor gira, o vapor aquece as matérias-primas. No processo de kindling, a cera entra através do tubo de extensão.
Forno elétrico de cera
Esta é uma versão melhorada do solar. as últimas desvantagens são que é impossível levar a cabo o controlo constante ao longo do ângulo de inclinação, não existe um tempo limitado de dias, e não existe a possibilidade de monitorização contínua da temperatura de fusão. Portanto, para melhorar o desempenho, são adicionados aquecedores que substituem os raios solares.
Melhor conselho e recomendações para sua escolha
Cada uma das espécies tem suas vantagens. Por exemplo, a cera solar é mais barata que o resto. O vapor permite produzir cera de melhor qualidade. O elétrico não é limitado pela hora do dia, mas a centrífuga reduz a duração do processo.
Posso aquecer a cera sem o enceramento?
Obviamente, para obter um produto tão valioso, não é necessário comprar ou fazer várias adaptações. Portanto, mais adiante, vamos considerar como derreter a cera em casa.
Existem várias maneiras. O mais comum pode ser chamado de "banho de vapor". É necessário tomar duas panelas.Deve-se ser mais para acomodar o outro, onde a cera será localizada diretamente. A água é despejada na grande. Em seguida, deve ser fervida e colocada em cima do recipiente com cera. Lembre-se que o fogo deve ser reduzido e sempre se certificar de que nada ferve. É necessário derreter em um recipiente de metal. Se possível, use um termômetro de cozinha.
Em qualquer caso, encerar - este é um elemento obrigatório na economia de um apicultor profissional.