Cianose azul é uma planta perene, no período de floração se assemelha a um sino. Sua cor pode ser diferente: azul, roxo, roxo. Ervas medicinais gostam de crescer nas florestas nos lugares mais sombreados, ao longo das margens do rio, em matas de arbustos. É conhecido por nomes como lasurny de olhos azuis, dysilus, valeriana grego, materno, sorokotsvetochnik, erva de São João azul.
A cianose azul, cujas propriedades medicinais encontraram aplicação na medicina oficial e popular, é valiosa por suas qualidades úteis, mas também tem algumas contra-indicações.
- Composição quimica
- Propriedades úteis
- Produtos farmacêuticos
- Recolha e armazenamento de matérias-primas medicinais
- Receitas da medicina tradicional
- Caldo
- Infusão
- Tintura de álcool
- Pó
- Contra-indicações e efeitos colaterais
Composição quimica
A principal fonte de propriedades medicinais da planta é o sistema radicular. Inclui:
- ácidos orgânicos;
- lípidos;
- amido;
- substâncias resinosas;
- óleos gordurosos;
- galactose;
- cinza;
- saponinas;
- Óleos essenciais;
- substâncias minerais.
Propriedades úteis
A planta azul de cianose, especialmente sua raiz, é valorizada por suas propriedades úteis, que são usadas na medicina na fabricação de várias drogas:
- agente anti-inflamatório - alivia a sensação de dor, inflamação, acelera o tratamento da úlcera péptica do trato gastrointestinal;
- meios de cicatrização de feridas - a taxa de alterações de coagulabilidade do sangue, devido a que aumenta; como isso - cura mais rápida de feridas, úlceras, sensações de dor diminuem;
- um remédio para aterosclerose, distúrbios da circulação cerebral;
- normaliza a função das glândulas supra-renais;
- agente antipruriginoso - usado para tratamento externo da pele de picadas de insetos, cobras, com escrofula, dermatite;
- sedativo - nas propriedades calmantes de cianose excede a raiz de valeriana 8 vezes;
- um agente bactericida;
- hipnóticos;
- melhora o metabolismo;
- expectorante - devido ao alto teor de saponinas, que afetam o processo de liquefação do escarro e facilmente removê-lo do corpo.
Produtos farmacêuticos
Nas farmácias, em uma venda gratuita, uma forma de tablet da medicina feita com base no desenho da grama de cyanosis azul propõe-se. Estes incluem:
- sedativos;
- prepara�es para o tratamento de doen�s ulcerativas do trato gastrointestinal;
- aditivos alimentares;
- expectorantes;
- xarope com base nas raízes de cianose para o tratamento de bronquite e doenças pulmonares.
Recolha e armazenamento de matérias-primas medicinais
Na indústria farmacêutica, as raízes da erva azul de São João estão em grande demanda. A colheita de ervas medicinais deve ser feita no outono, quando a sua parte da superfície se desvanece. É melhor escolher plantas do primeiro e segundo anos de vida. Eles são cuidadosamente escavados, os caules são cortados desnecessariamente, as raízes são cuidadosamente lavadas em água fria. Se a raiz é grande, ela é cortada em várias partes. Secar as matérias-primas preparadas ao ar livre, na varanda, sótão, você também pode usar armários especiais de secagem a uma temperatura não superior a 50 ° C.As raízes prontas para o consumo tornam-se quebradiças e quebram-se facilmente. As matérias-primas colhidas são seladas em recipientes selados e deixadas para armazenamento em uma sala seca e bem ventilada. Prazo de validade das matérias primas medicinais é de 24 meses.
Receitas da medicina tradicional
Na medicina popular, as preparações de valeriana grega são usadas para reduzir a excitabilidade do sistema nervoso, reduzir o aparecimento de tiques e convulsões nervosas e combater a insônia. No tratamento de doenças pulmonares, a tuberculose, decocções e tinturas na planta ajudam a eliminar a tosse, reduzir ou interromper a hemoptise e a expurgar o escarro do corpo.
Tinturas ajudam no tratamento de dores de cabeça, insônia, aliviar manifestações de sintomas desagradáveis na menopausa. Decocção e extractos de sorokotsvetochnika remover inchaço, úlceras, remover a areia do corpo.
Caldo
A decocção das raízes da cianose azul pode superar-se até a tosse mais potente.Com sua ajuda, doenças agudas e crônicas dos pulmões e brônquios são tratadas com sucesso. Os resultados tornam-se perceptíveis com rapidez suficiente, e esse fluido é útil para todo o sistema respiratório. Além disso, o caldo lida perfeitamente com o tratamento de uma doença como a epilepsia. Para preparar o caldo tome 2 colheres de sopa das raízes da erva azul de São João e um copo de água fervente. Em banho-maria, projetar-se por 15 minutos, infundir por 1 hora. O líquido deve ser filtrado e, em seguida, restaurar o volume original do caldo adicionando água fervida. Tome deve ser 1 colher de sopa depois de comer, de preferência pelo menos 3 vezes por dia.
Infusão
A infusão da erva azul de São João é curada por resfriados. Para preparar a infusão, triture 6 g de raízes secas de cianose e encha-as com um copo de água. Infundir por 1 hora. Infusão tomar 1 colher de sopa depois de comer três vezes ao dia.
Tintura de álcool
A tintura espírita de cianose azul encontrou aplicação no tratamento da tuberculose pulmonar. Propriedades bioativas da grama também ajudam no tratamento de distúrbios nervosos. Tintura bastante eficaz luta com uma tosse, manifestações de bronquite e broncoespasmo. Para prepará-lo, pegue 10 g de raízes gregas valerianas, moa em pó e coloque um copo de álcool. Tudo isso deve ser colocado em um local escuro por 2 semanas para insistir. De vez em quando a tintura deve ser agitada, misturando bem. Após 14 dias, a tintura preparada é filtrada. A droga é tomada 15 gotas 3 vezes ao dia.
Pó
As raízes da cianose podem ser moídas em pó. Armazene em um recipiente bem fechado, em local seco e ventilado. Mais tarde, caldos e tinturas são preparados a partir dele.
Contra-indicações e efeitos colaterais
A erva chamada cianose azul encontrou ampla aplicação em se livrar de muitas doenças, mas também existem contra-indicações para o seu uso:
- gestantes;
- pessoas alérgicas;
- pessoas com intolerância individual à planta;
- pessoas que têm pressão alta;
- mulheres durante a lactação;
- pessoas que têm tendência a formar coágulos sanguíneos e que sofrem de varizes.
Quando exceder as normas admissíveis para tomar medicamentos com base na raiz da cianose, dores de cabeça, fraqueza, tontura, falta de ar, vômitos, letargia, sonolência são possíveis. Cianose planta azul - um expectorante eficaz, dilui bem o escarro, remove-lo do corpo, suaviza a tosse debilitante. Outra propriedade que é altamente valorizada pela planta é a sedação. Esta erva é incluída em coleções sedativas e é usada no tratamento de úlceras pépticas do estômago e do duodeno.