Você pode esperar colheitas de frutas e bagas, esperando por condições climáticas favoráveis e mãe natureza, ou você pode tentar melhorá-las com a ajuda da fertilização. Além disso, medidas regulares para adubação de plantas permitem melhorar o solo e manter, no nível requerido, sua fertilidade, bem como propriedades físicas, para fortalecer a imunidade das árvores.
E aqui o principal é levar a cabo este processo corretamente, porque a aplicação equivocada de fertilizantes pode fazer mal, não bom. Sobre como fazer enfeite de topo de árvores de fruta e arbustos no começo de primavera, eu lhe falarei neste artigo.
- Como alimentar
- Dicas e truques
- Características de fertilização de árvores frutíferas
- Macieiras
- Peras
- Cerejas
- Ameixas
- Damascos
- Arbustos de frutas
Como alimentar
Como qualquer planta, árvores frutíferas e arbustos de bagas para o crescimento e desenvolvimento normais requerem o fornecimento de tais nutrientes requeridos, tais como nitrogênio, fósforo, potássio. O nitrogênio ajuda as plantas a crescer e dar frutos; o fósforo ativa o seu desenvolvimento e torna o sistema radicular forte; O potássio contribui para o fato de que as árvores melhores sobreviver a condições ambientais adversas, aumenta a sua resistência às doenças e afetar a qualidade ea manutenção da qualidade dos frutos.
Para fertilizar as culturas de romã (maçãs, peras), são necessárias grandes doses de fertilizantes, em vez de frutas de caroço (ameixa, cereja).
Como fertilizantes aplicam substâncias orgânicas e minerais. De substâncias orgânicas são adequados:
- estrume;
- composto;
- húmus;
- excrementos de pássaros;
- turfa;
- cobertura morta de folhas, palha, serragem, etc.
- superfosfato;
- sulfato de potássio;
- Sulfato de potássio (cloreto);
- nitroammofosco;
- uréia;
- nitrato de amônio.
Dicas e truques
Antes de proceder a uma descrição do processo e do tempo de cobertura de plantas específicas, damos recomendações gerais sobre como aplicar fertilizantes para arbustos e árvores frutíferas e bagas:
- A alimentação inicial é necessária no estágio de plantio. Nos poços de plantio, em regra, a matéria orgânica é introduzida: turfa, húmus, composto. E também fertilizantes de fósforo e potássio. Na parte inferior colocar potássio, misturado com o solo. O fósforo é introduzido na camada superior do poço.
- Não é necessário introduzir nitrogênio ao plantar.
- Para cima, vestir as árvores frutíferas começa no segundo ano de vida. Para plantas de um ano, este procedimento não é necessário.
- O curativo com fosfato e potássio deve ser introduzido no outono, nitrogênio - no início da primavera.
- Se nenhuma fertilização foi realizada na primavera, então na primavera é necessário se alimentar de fertilizantes complexos.
- Se o solo em que as árvores frutíferas crescem é pobre, então você precisa adicionar orgânicos à linha mais próxima a cada ano. Em outros casos - depois de dois ou três anos.
- Os fertilizantes orgânicos devem ser diluídos em água. Os fertilizantes minerais são utilizados tanto na forma seca como na diluída, dependendo das recomendações do fabricante.
- Os fertilizantes orgânicos podem ser misturados com fertilizantes minerais. Neste caso, suas doses devem ser reduzidas.
- As árvores frutíferas de pedra requerem alimentação até quatro ou cinco anos de idade.
- Para árvores de jardim, a aplicação de curativos foliares também é possível.
- Nos primeiros cinco anos, os fertilizantes são suficientes apenas no círculo próximo do barril, no futuro o território precisará ser expandido.
- Qualquer fertilizante é aplicado apenas no solo bem umedecido. Após a sua introdução, rega abundante é realizada.
- Antes da fertilização, um pré-requisito é a remoção de ervas daninhas do tronco da árvore e a eliminação das ervas daninhas.
- Por via de regra, fertilizar na primavera executa-se duas a três semanas antes do começo da florescência de fábricas.
- A introdução de fertilizantes para culturas de frutas e bagas diretamente sob o tronco está errada.
- Se uma mistura de substâncias, cada uma das quais é diluída em uma pequena quantidade de água, e, em seguida, para misturar. Adiciona-se água até ao volume desejado.
Características de fertilização de árvores frutíferas
Macieiras
Na primavera, depois de acordar e fora de dormência, árvores, em particular, necessitam de assistência e vestir-se elementos essenciais.
A primeira alimentação é realizada nas macieiras no tempo de primavera, quando a neve derrete somente. Durante este período, eles requerem reconstituição de azoto que pode ser feito com a ajuda de adubos azotados minerais e orgânicos: esterco, estrume de aves domésticas e de compostagem.
Eles fazem cavar em troncos de árvores a uma distância de 50-60 cm do tronco, do perímetro da coroa, anteriormente, abundantemente regada. No solo fazer sulcos 45-50 cm de profundidade. Diretamente sob o tronco do adubo não é feita.
A primeira alimentação deve ser feita antes da floração utilizando orgânicos.Três e cinco baldes de húmus, estrume de galinha ou verbasco são misturados nos troncos. Também para o primeiro fertilizante 500-600 g de ureia, nitrato de amônio, nitroammophoska: 30-40 g.
O segundo enfeite superior executa-se já durante a floração da macieira. Durante este período, divorciado em 10 litros recipientes com água:
- superfosfato (100 g), sulfato de potsio (65-70 g);
- estrume de galinha (1,5-2 l);
- pasta (0,5 baldes);
- ureia (300 g).
- sulfato de potsio (800 g);
- superfosfato (1 kg);
- excrementos de aves (5 litros) ou lamas (10 litros), ureia (500 g).
Na primavera, para macieiras, uma terceira adubação adicional será necessária - é feita após a floração, quando as frutas começam a ser amarradas. Neste momento, uma mistura de nitroammofoska (0,5 kg), humate de potássio seco (10 g), diluída em 100 litros de água, é adequada. A solução deve ser usada, com base no consumo: três baldes para cada árvore.
Também é possível adubar com fertilizantes verdes, que são preparados a partir de capim verde, inundados com água e infundidos em polietileno por 20 dias.
Além da alimentação da raiz, é bom alimentar maçãs e formas foliares. É usado após a formação das folhas e quando leva 20 dias após a floração. É aplicado sob a forma de pulverização de folhas, tronco e galhos. Na maioria das vezes a macieira é alimentada com uréia (2 colheres de sopa / 10 litros de água), que não apenas alimenta a árvore, mas também luta contra certas doenças.
Também de curativos foliares, você pode aconselhar a pulverização da coroa de cinzas dissolvidas em água (1 copo / 2 litros de água quente). Este curativo de molas é adequado para macieiras e pereiras durante o amadurecimento dos frutos. A pulverização pode ser feita várias vezes, fazendo intervalos de 10 a 15 dias.
Peras
Os primeiros fertilizantes para a pêra são introduzidos a partir do momento do seu despertar e da descida da neve.Eles são introduzidos pelo seu método radical para cavar em espécies sólidas e líquidas, dependendo da presença de precipitação. Como outras plantas, neste momento a pêra requer reabastecimento de nitrogênio. É melhor, se esse reabastecimento for feito com a ajuda de matéria orgânica: verbasco, chorume, excrementos de pássaros. Mullein e soda cáustica apenas diluída em água numa proporção de 1 a 5. A ninhada deve ser fermentada durante vários dias.
A técnica de aplicação de fertilizantes na pêra é a mesma da macieira - no círculo próximo ao tronco, recuando 50 a 60 cm do caule.
De fertilizantes minerais, recomenda-se a utilização tais contendo nitrogênio:
- nitrato de amónio (30 g / 1 m2, diluído com água 1:50);
- carbamida (80-120 g / 5 l de água / 1 árvore).
Na adubação subseqüente, se não houver material orgânico disponível, fertilizantes complexos podem ser usados: nitroammofosco, nitroamfos, etc. Nitroammophoska é diluído em uma proporção de 1: 200 e vertido em três troncos sob um tronco.
Cerejas
Fertilizar a cereja é aconselhada quando completar três anos, desde que o fertilizante tenha sido adicionado ao poço de plantio. Para alimentar cerejas na primavera, como regra, aplicar apenas uma solução de uréia (100-300 g por árvore, dependendo da idade).No entanto, se a árvore cresce mal e produz colheitas improdutivas, ela deve ser alimentada com misturas de fertilizantes. Por exemplo, os seguintes aditivos:
- mullein (0,5 baldes), cinza (0,5 kg), ua (3 litros);
- excrementos despejados de aves (1 kg);
- sulfato de potássio (25-30 g / l de madeira).
Ameixas
Ameixa gosta muito de meio alcalino, por isso, ao aplicar fertilizantes durante o plantio, deve haver cinzas. A primeira fertilização da ameixa é recomendada aos dois anos de idade. Isso deve ser carbamida (20 g / 1 metro quadrado).
Aos três anos, a ameixa exigirá três curativos adicionais, um dos quais deve ocorrer no início de maio. Neste período, aplique 2 colheres de sopa de uréia, diluídas em um balde de água.
A partir do quarto ano a ameixa se tornará uma fruteira adulta,que requer três curativos radiculares e um foliar: antes do florescimento, após a floração, durante o amadurecimento da cultura. Antes de floração entrar:
- mistura de ureia (2 colheres de sopa.), sulfato de potássio (2 colheres de sopa.), diluído em 10 l de água;
- fertilizante "Yagodka" (300 g / 10 l).
- ureia (2 colheres de sopa), nitrofosfato (3 colheres de sopa);
- fertilizante "gigante Berry".
Na fase de amadurecimento dos frutos, a ameixa é alimentada com matéria orgânica. Para este propósito, um esterco de galinha fermentado é bem adequado, o qual é diluído com água de 1 a 20.
Recomenda-se que o estrume e as cinzas sejam introduzidos não mais do que uma vez a cada dois ou três anos.
As ameixas são boas para a cobertura da turfa e do composto. Também eficazes são fertilizantes verdes (sideratos), consistindo das seguintes ervas: centeio de inverno, mostarda, phacelia, etc.
Damascos
O alperce é alimentado a partir do segundo ano de vida. Até quatro a cinco anos, os fertilizantes são despejados ou despejados ao redor, mas não perto do tronco. No futuro, à medida que o sistema radicular cresce, o território da alimentação suplementar aumenta todos os anos em meio metro.
O mais popular para damasco durante e após a floração são considerados seguinte maquiagem:
- húmus (estrume) (4 kg), azoto (6 g), fósforo (5 g), potássio (8 g) por 1 km2. m;
- composto (5-6 kg / 1 m2);
- ninhada da ave (300 g / 1 m2);
- uréia (2 colheres de sopa / 10 litros).
Arbustos de frutas
Para alimentar arbustos de frutas (framboesas, groselhas, amoras, etc.) na primavera é melhor com as seguintes substâncias:
- Nitrato de amónio (25-30 g / 1 m2);
- sulfato de amio (40-50 g / 1 sq. m).
Sob a raiz são:
- diluído em 10 litros de água ureia (3 colheres de sopa) e cinza (polstakana);
- estrume (1 balde) e niter.
Em maio, os pensos superiores foliares serão úteis.Para eles, pulveriza-se com ácido sulfúrico e superfosfato, sulfato manganoso e ácido bórico.
Bons rendimentos são observados em plantas pulverizadas com permanganato de potássio (5-10 g) dissolvido em água (10 L), ácido bórico (2-3 g), sulfato de cobre (30-40 g).
A introdução dos nutrientes necessários é um passo importante e necessário no cuidado de qualquer planta. No entanto, deve ser lembrado que tanto a falta de substâncias e seus excedentes podem ser prejudiciais às árvores, arbustos e culturas, levar ao desenvolvimento de doenças e à invasão de parasitas.
Portanto, é importante garantir que a nutrição seja equilibrada e realizada somente se for realmente necessária para a planta e o solo, e nas quantidades recomendadas para essa cultura.