Nitrophoska - complexo de fertilizante de azoto-potássio-fósforo, o qual é utilizado para aumentar o rendimento de todas as culturas hortícolas e vegetais.
Hoje vamos discutir a popularidade de nitrophosphate e suas propriedades, bem como escrever a aplicação da norma para as plantas diferentes.
- Composição quimica e forma de liberação
- Vantagens desses fertilizantes
- Dosagem e aplicação para diferentes culturas
- Para mudas
- Para flores interiores
- Para rosas
- Para morangos
- Para framboesa
- Para groselhas
- Para tomates
- Para pepinos
- Para repolho
- Para batatas
- Para árvores
- Medidas de segurança
- Diferenças entre nitrofosfato e nitroammofóscio
Composição quimica e forma de liberação
A partir do exposto, torna-se claro que o fertilizante nitrofoska tem três componentes principais na seguinte dosagem:
- azoto - 11%;
- fósforo - 10%;
- potássio - 11%.
Além dos três principais componentes, a composição da nitrosfask inclui cobre, boro, manganês, molibdênio, zinco, magnésio, cobalto.
Para garantir que todos os componentes sejam rápida e totalmente absorvidos pelas plantas, eles são apresentados sob a forma de sais: cloreto de amônio, nitrato de amônio, amofos, superfosfato, precipitado, nitrato de potássio e cloreto de cálcio. Uma composição impressionante pode satisfazer as necessidades de qualquer planta que cresça na terra.
Quanto à forma de liberação, o nitrofosfato está disponível na forma de grânulos prontamente solúveis de cor cinza ou branca. Os grânulos são revestidos com um revestimento especial, que os protege da umidade e do endurecimento, aumentando assim o tempo de armazenamento para a alimentação.
Vantagens desses fertilizantes
Deve-se dizer que a nitrofoska é um fertilizante seguro, após o qual você receberá uma colheita ecologicamente correta.
Além disso, contando com a composição, mais uma vantagem pode ser notada a versatilidade deste fertilizante. A nitrofosca contém todos os elementos e oligoelementos necessários, proporcionando um complexo de fertilizantes. Isso significa que você não precisa preencher o solo com vários fertilizantes minerais, pois a Nitrofoska fornece uma nutrição completa e completa das plantas. Econômico. Não precisa selar toneladas de fertilizantes minerais para obter o rendimento esperado. É o suficiente para selar um pequeno número de pellets, que mesmo em lojas especializadas são baratos.
Utilidade máxima. Como os grânulos se dissolvem rapidamente no líquido, todos os elementos entram imediatamente no solo e são rapidamente absorvidos pelo sistema radicular. Você não precisa esperar algumas semanas para que substâncias complexas se dividam em substâncias mais simples sob a influência da umidade e da temperatura. Assim, se você precisa urgentemente "apoiar" as plantas após os "caprichos" do tempo, doenças ou pragas, então "Nitrofoska" será o melhor para você.
Resumindo tudo isso, podemos concluir que a nitrofoska é um fertilizante complexo barato e facilmente solúvel, acrescentando que, você pode esquecer a fertilização mineral adicional (não confunda com cobertura orgânica).
Dosagem e aplicação para diferentes culturas
Acima nós escrevemos que, dependendo da cultura que você quer alimentar, você precisa usar nitrofosque com uma porcentagem diferente dos elementos principais. Portanto, vamos falar sobre quanto fertilizante é necessário para uma cultura, discutir as sutilezas de aplicação e a taxa de introdução de nitrofósseis no solo.
Para mudas
As plântulas de nitropho são fertilizadas somente se as plantas jovens forem muito fracas ou o crescimento e o desenvolvimento forem inibidos. Além disso, é utilizado durante a semeadura de mudas no campo aberto, adicionando a cada poço 13-15 grânulos secos. Os grânulos devem ser misturados com o solo para que não entrem em contato direto com as raízes.
Fertilizante não faz mal, mas só ajudará no desenvolvimento. No entanto, vale a pena lembrar que se durante a colheita em campo aberto você colocou um sedimento, então espere pelo menos duas semanas antes de fazer qualquer outra adubação, que inclui as mesmas substâncias básicas (nitrogênio, fósforo, potássio).
Para flores interiores
Neste caso, não há razão para temer a nocividade do fertilizante, já que não consumiremos flores. Muitas pessoas podem perguntar por que precisam fazer fertilizantes e gastar dinheiro com isso? Se você criar plantas de casa mal-humoradas que exijam que "partículas de poeira" sejam arrancadas, então um fertilizante complexo é o que você precisa. Isso não apenas tornará a planta mais viva e dará força adicional para o crescimento, mas também melhorará a imunidade. Escolhemos o molho superior com alto teor de cálcio para aumentar o número de gemas e tornar a cor mais viva.
Para a rega, fazemos uma mistura, adicionando 6 g de fertilizante adicional a 1 litro de água. É melhor fertilizar as plantas na primavera e durante o verão. A alimentação de outono e inverno só é possível se a flor não tiver substâncias suficientes ou se for afetada por doenças / pragas.
Para rosas
A nitrofosca é um excelente fertilizante não só para plantas de interior, mas para crescer no jardim, por isso vamos falar sobre o seu uso para rosas.Usar um curativo tão alto é extremamente necessário no início do verão para acelerar a floração e tornar os botões mais brilhantes e maiores.
A solução para a irrigação é feita da seguinte forma: para 10 litros de água, tomar 2 a 3 st. l. top vestir e regar todas as plantas sob a raiz. A taxa de consumo é de 3-4 litros sob o mato.
Para morangos
Nitrofoska é um fertilizante universal, então vamos falar sobre seu uso para morangos. Você pode usar adubação apenas na primavera e no verão para aumentar o rendimento. Além disso, é adicionado ao buraco "fresco" no transplante de arbustos para aclimatação rápida em um novo local.
Para irrigação, use a seguinte solução: 15 g de substância por 5 litros de água. A norma é de 0,5 a 1 bush.
A alimentação é realizada antes da floração, durante a floração e após a colheita.
Para framboesa
Agora vamos falar sobre como fertilizar as framboesas de nitrato. É extremamente necessário alimentar framboesas anualmente, a fim de manter ou aumentar o rendimento, e também reduzir o risco de doenças.
Para fazer "água mineral" é necessário antes da floração e após a colheita, a fim de obter um grande número de frutos grandes e evitar a depleção da planta no outono.
Grânulos são incorporados no solo sem imersão ou diluição em água.Taxa de aplicação - 50 g por quadrado. Como antes da colheita, e depois que ele paga a mesma taxa. Também vale a pena lembrar que a quantidade de fertilizante não depende do número de plantas, por isso não é necessário aumentar a dosagem.
Para groselhas
Fertilizar groselha produzida no mesmo princípio como o de uma framboesa, mas a dosagem é aumentada para 150 g por 1 sq. m. Deve notar-se que a groselha muito sensível ao cloro, portanto, é necessário escolher o fertilizantes sem cloro. Também preste atenção para o percentual de fósforo. Para o mato, apenas um fósforo de alimentação em 3-4 anos, para escolher um fertilizante com um baixo teor deste elemento. um excesso de fósforo pode conduzir a várias doenças, e reduzir a cultura de imunidade.
Para tomates
Agora, considere o fertilizante nitrophoska aplicativo para aumentar o rendimento de tomates. Para esta cultura é o fertilizante mais valiosa, pois atende às necessidades das plantas é de 100%.
O facto do tomate é dependente dos elementos-chave em todas as fases de crescimento, de modo indicador dos grânulos é levada a cabo a aterragem (1 colher de sopa. L. Em cada orifício) ou mudas esgrima em campo aberto (mesma dose, como quando se alimentam todos os outros mudas ). Duas semanas após a decapagem do material de plântulas, rega repetida com uma solução de nitrofos (5 g por 1 litro de água).
Existem certas variações de nitrofósicos que são mais adequadas para os tomates. Ao comprar fertilizante, preste atenção ao que contenha enxofre ou tenha uma concentração maior de fósforo. A fertilização ácido-ácida estimula a formação de proteína vegetal e é um fungicida que repele várias pragas. O nitrofosfato fosforítico influencia positivamente o tamanho do fruto, sua densidade e prazo de validade.
Para pepinos
O curativo mineral é especialmente importante para os pepinos em todos os estágios de desenvolvimento, até o amadurecimento total dos frutos.
Nitrofoska é incorporado no solo antes da semeadura. Assim, você resolve imediatamente vários problemas: dê a dose certa de nitrogênio à planta, o que permitirá que ela entre imediatamente no crescimento; em algumas semanas, os pepinos começarão a sentir a necessidade de fósforo, que irá imediatamente na quantidade certa; O potássio afetará favoravelmente o sabor da fruta, tornando-a mais doce e suculenta. A taxa de pré-semeadura é de 30 g por quadrado. A nova rega de pepinos faz-se com uma solução de tal modo: 4 g de ingrediente ativo por 1 litro de água. A taxa de aplicação para cada bush é de 0,3-0,5 litros.
Para repolho
Acima, escrevemos sobre o fato de que é melhor usar nitrofosfato de fosfato ou sulfuroso para tomates. Mas para alimentar o repolho, compre apenas o aditivo de sulfato, pois ele satisfará melhor todas as necessidades da cultura.
A primeira alimentação é realizada no estágio de forçante de mudas. 1 g de água é dissolvido em 1 litro de água e usado para irrigação. A segunda adubação é realizada no momento da colheita das mudas.
Em cada buraco, coloque 1 colher de chá. grânulos e misturar com o solo para que eles não entrem em contato com as raízes. Além disso dentro de um mês não é necessário fazer qualquer "água mineral", para que não haja dose excessiva. A segunda e terceira adubação são realizadas com um intervalo de 15 dias. A seguinte solução é usada: 30 g por 10 litros de água. Vale a pena notar que a terceira alimentação é necessária apenas para o repolho tardio.
Para batatas
Nitrofoska para fertilizante de batata é introduzido apenas quando o plantio. Cada poço é coberto com 1 colher de sopa. l. grânulos e misture bem com o chão.
Se você vai plantar um grande pedaço de terra com batatas, então será mais sensato trazer a quantidade necessária de fertilizantes do outono para economizar tempo na primavera. Você precisa fazer não mais que 80 g por quadrado, de modo que na primavera você não precise preencher a "água mineral" extra.
Para árvores
As árvores frutíferas também precisam de um complexo de minerais, como vegetais ou flores. Vamos falar sobre a taxa de aplicação dos principais tipos de árvores que são cultivadas em jardins. Vamos começar com macieiras. A taxa de aplicação para a matéria seca é de 500 a 600 g para cada árvore. Adubar a árvore melhor na primavera, antes da floração. Os mais eficazes são os pensos líquidos com base em nitrofos. Nós levantamos 50 g de substância em 10 litros de água e despejamos sob a raiz. Taxa de aplicação - 30 litros de solução.
Cereja Se você usar pellets frescos, então para cada árvore você precisa adicionar 200-250 g Se estamos regando (50 g por 10 l), então é o suficiente para derramar os baldes de solução sob a raiz de 2.
Para alimentar a ameixa, a mesma dosagem é usada para a cereja.
Além disso, a fertilização é introduzida no plantio de mudas. A taxa de aplicação para todas as árvores frutíferas é de 300 g por cova de plantio (bem misturado com o solo).
Medidas de segurança
Nitrofoska, embora considerado um fertilizante seguro, no entanto, se entrar em comida ou beber água, então uma variedade de reações são possíveis em humanos e animais. É por isso que você deve seguir as regras de segurança ao usar fertilizante.
- Durante o uso de nitrofosques, luvas de borracha devem ser usadas. Após a conclusão do trabalho, você deve sempre lavar as mãos e tomar um banho quente (no caso de você estar em contato com a substância).
- Em caso de contato com os olhos, lave com água corrente. Se a substância entrou no sistema digestivo - beba qualquer emético (manganês) e consulte imediatamente um médico.
Diferenças entre nitrofosfato e nitroammofóscio
Finalizamos o artigo analisando as diferenças entre nitrofosca e nitroammofoski.
As principais diferenças:
- concentração de substâncias;
- forma de substâncias em fertilizante;
- maneira de obter as substâncias básicas (nitrogênio, potássio, fósforo).
Acontece que o NPK é derivado para atender às necessidades de determinadas culturas, uma vez que tem os mesmos elementos básicos, mas eles estão em diferentes compostos complexos.
O uso de fertilizantes complexos devido não só para o benefício de empresários que começam a produção à venda, mas também o desempenho ambiental real de frutas e bagas, que você pode usar para cozinhar vários pratos, conservação e até mesmo dado às crianças. Não tenha medo de alimentação mineral como azoto, potássio e fósforo são em um húmus ou composto limpo, de modo a nocividade das "água mineral" só afecta de dosagem.