Na primavera e no outono, muitas vezes surge a questão do uso de complexos vitamínicos. Isto é devido a uma falta de vitaminas ou seu desequilíbrio. Situações semelhantes surgem em organismos jovens, em crescimento ativo, mas esse problema não é exclusivo das pessoas. Os animais também precisam de suplementos vitamínicos especializados. A solução é o uso de um complexo de vitaminas. De uma ampla lista de medicamentos oferecidos por veterinários, recomendamos que você preste atenção a um complexo muito simples e conveniente chamado "Trivit".
- Descrição e composição
- Propriedades farmacológicas
- Indicações para uso
- Instruções para uso do trivit
- Para aves domésticas
- Para animais de estimação
- Contra-indicações e efeitos colaterais
- Prazo de validade e condições de armazenamento
Descrição e composição
"Trivit"é um líquido oleoso transparente com tons de amarelo claro a castanho escuro. O cheiro se parece com óleo vegetal. Este complexo é embalado em frascos de vidro de 10, 20, 50 e 100 ml. "Trivit" consiste basicamente em complexo vitaminas A, D3, E e óleos vegetais.
A vitamina A é um grupo de substâncias próximas na estrutura química, incluindo os retinóides, que têm atividade biológica semelhante. Em um mililitro de trivitamina, são contidas 30.000 UI (unidades internacionais) de vitaminas do grupo A. Para o corpo humano, a necessidade diária varia de 600 a 3000 microgramas (microgramas), dependendo da idade.
A vitamina D3 (colecalciferol) está contida dentro de 40.000 UI em um mililitro de "Trivita". Esta substância biologicamente ativa é produzida na pele sob a influência da luz solar. A necessidade de um organismo em vitaminas D é constante. A taxa diária, por exemplo, para uma pessoa é de 400 a 800 UI (10 a 20 mcg), dependendo da idade.
Vitaminas E (tocoferol) são compostos naturais do grupo Tokola. Em um mililitro de vitaminas "Trivita" deste grupo contém vinte miligramas. Todas estas vitaminas são altamente solúveis em óleos vegetais. É por isso que o óleo de girassol ou soja é usado como auxiliar. Este método simplifica o uso e armazenamento do medicamento.
Propriedades farmacológicas
Composição complexa da preparação equilibra o metabolismo. A relação medicamente válida de vitaminas A, D3, E melhora o crescimento de animais jovens, a fertilidade das fêmeas, aumenta a resistência a doenças infecciosas.
Provitaminas do grupo A - um antioxidante muito eficaz. A combinação de retinol com vitamina E aumenta as propriedades antioxidantes do trivit. A vitamina A também ajuda a melhorar a visão.
Provitamina D3 - regula a quantidade de fósforo e cálcio no corpo, o que é necessário no processo de renovação do tecido ósseo. Também tem um efeito benéfico no aumento da imunidade, afeta o nível de cálcio e glicose no sangue. Fortalece ossos e dentes.
A vitamina E - um poderoso antioxidante, protege as membranas celulares do efeito destrutivo dos radicais livres. Fortalece a regeneração dos tecidos, previne o envelhecimento precoce. Reduz o nível de colesterol no sangue, normaliza o trabalho do sistema reprodutivo do corpo.
Indicações para uso
"Trivit" - um medicamento que fornece ação complexa no corpo dos animais, seu uso é mais comum em beribéri, raquitismo. Também quando osteomalácias (mineralização insuficiente do tecido ósseo), conjuntivite e secura da córnea do olho. Para a prevenção de hipovitaminose em aves e gado. É útil usar no período de recuperação depois da doença, durante a gravidez e lactação.
Avitaminose ocorre quando há uma falta de vitaminas de importância vital. Os sinais de avitaminose são fraqueza, fadiga, problemas de pele e cabelo, cicatrização lenta das feridas.
Hipovitaminose ocorre quando o desequilíbrio de ingestão e um número suficiente de vitaminas no corpo. Os sintomas da doença são fraqueza, tontura, insônia. A sintomatologia é semelhante à avitaminose. O raquitismo é uma doença em que há violação do sistema musculoesquelético. Na maioria das vezes isso é devido a uma falta de provitaminas D. Os sintomas do raquitismo - um aumento da ansiedade, aumento da ansiedade e excitabilidade. Esqueleto mal desenvolvido. Suas deformações são possíveis.
Instruções para uso do trivit
A preparação é administrada como injeções por via intramuscular ou subcutânea. Dosagem "Trivita" para animais deve ser selecionado de acordo com as instruções. O complexo vitamínico é administrado uma vez por semana durante um mês.
Para aves domésticas
Fazer tiros para as aves não é a melhor decisão. Como o "Trivit" dá uma penugem? Ou cai no bico ou adiciona o complexo vitamínico ao alimento. Galinhas. Para o tratamento de carne de frango e ovos de nove meses - 2 gotas, para frangos de cinco semanas - três gotas. Diariamente por três a quatro semanas. Uma dose preventiva é uma gota para duas ou três galinhas. É dado uma vez por semana durante um mês.
Para aves adultas, recomenda-se adicionar 7 ml de "Trivita" por 10 kg de alimento para a profilaxia. Uma vez por semana durante um mês.Ou uma gota no bico todos os dias quando os sintomas da doença ocorrem.
Patinhos e gansos. Na presença de aves em pastoreio com acesso a capim fresco, "Trivit" para fins preventivos não pode ser usado. Dosagem para uma ave doente - cinco gotas durante três a quatro semanas até os sintomas desaparecerem.
Recomenda-se que uma ave doente adulta dê uma gota todos os dias no bico dentro de um mês. Para prevenção, recomenda-se adicionar uma vez por semana a 8-10 ml de ração. da preparação por 10 kg de ração.
Perus. Para o tratamento de pintos, oito gotas são usadas por três a quatro semanas. A fim impedir - o crescimento novo de um a oito semanas, adicione 14.6 ml. vitamina por 10 kg de ração uma vez por semana. Uma ave adulta é recomendada uma dose profilática - 7 ml de "Trivita" por 10 kg de ração. Uma vez por semana durante um mês. Ou uma gota no bico diariamente para pássaros doentes.
Para animais de estimação
"Trivit" é administrado por via subcutânea ou intramuscular uma vez por semana durante um mês. Doses recomendadas:
- Para cavalos - de 2 a 2,5 ml por indivíduo, para potros - de 1,5 a 2 ml por indivíduo.
- Para o gado - de 2 a 5 ml por indivíduo, para vitelos - de 1,5 a 2 ml. no indivíduo.
- Para porcos - de 1,5 a 2 ml. no indivíduo, para leitões - 0,5-1ml por indivíduo.
- Para ovelhas e cabras - de 1 a 1.5 ml. no indivíduo, para cordeiros de 0,5 a 1 ml por indivíduo.
- Para cães - até 1 ml por indivíduo.
- Coelhos - 0,2-0,3 ml por indivíduo.
Contra-indicações e efeitos colaterais
Como tal, os efeitos adversos não foram observados com as dosagens indicadas nas instruções. Sobre o efeito no corpo este complexo vitamínico refere-se a substâncias de baixo risco. No entanto, uma reação alérgica individual do organismo vivo à droga é possível.
Não há contra-indicações para o uso da droga.
Em casos de hipersensibilidade aos componentes da droga e a ocorrência de uma reação alérgica, você deve ir imediatamente ao hospital. Tenha um manual de instruções e, de preferência, um rótulo. Em situações normais, recebendo o complexo vitamínico nas mãos ou mucosas, é bom o suficiente para lavar as mãos em água morna com sabão ou enxaguar os olhos.
Prazo de validade e condições de armazenamento
"Trivit" é adequado para uso dentro de dois anos a partir da data de produção. É armazenado em um frasco fechado em local seco, protegido da luz solar a uma temperatura de + 5 ° C a + 25 ° C. Recomenda-se mantê-lo fora do alcance das crianças.
Complexo vitamínico "Trivit" é fácil de usar, não precisa de condições especiais de armazenamento. É bastante seguro e prova seu efeito positivo nos animais por muitos anos.