Cada cultura de frutos e bagas tem certas datas de plantio que devem ser observadas. Somente neste caso, as mudas irão se enraizar e crescer com sucesso. É possível plantar uma pêra na primavera e no outono, mas as características climáticas da região onde essa planta deve ser cultivada devem ser levadas em consideração.
Quando plantar uma pêra
Tendo tomado a decisão de cultivar peras em sua horta, é importante saber não apenas como plantar corretamente uma muda, mas também levar em consideração o tempo apropriado para esse processo. Se os jardineiros com experiência são guiados pelo tempo de plantio, então para iniciantes essa pergunta pode ser um problema. Antes de decidir a hora do pouso, é necessário considerar que um clima relativamente seco e temperado é mais adequado para o desenvolvimento da cultura. Pode-se esperar uma boa colheita de peras em regiões com verões quentes e invernos frios, mas sem fortes flutuações de temperatura. Em geral, as mudas podem ser plantadas na primavera e no outono.
Na primavera
O plantio de uma pêra na primavera é realizado, via de regra, levando em consideração as características climáticas da região. No sul do país, os jardineiros podem plantar na primavera e no outono. Embora alguns jardineiros acreditem que o período de outono é mais rentável, porque é mais difícil criar raízes para as mudas no verão quente. No norte do país, a primavera também é escolhida; caso contrário, a árvore simplesmente morre devido à geada. Na pista do meio, uma pêra pode ser plantada na primavera e no outono.
Uma das principais vantagens do plantio de primavera é o fato de que você não precisa se preocupar com possíveis geadas. Durante o verão e o outono, a árvore fica mais forte e o frio do inverno se transfere muito melhor. Na primavera, é melhor plantar desde o final de março até o início de maio. Muitos são guiados até o final de abril. O sinal para o pouso é o momento em que o tempo está quente (não mais que +15˚C) e quedas de temperatura não são previstas. É importante realizar o procedimento antes do início do fluxo de seiva e da brotação dos rins. Os jardineiros iniciantes preferem plantar mudas de árvores frutíferas na primavera, já que a probabilidade de morte das plantas durante esse período é menor.
Outono
O plantio de outono da colheita em questão tem as seguintes vantagens:
- o sistema radicular é mais desenvolvido e pronto para o plantio;
- o solo está bem aquecido durante o período de verão, o que é mais natural para uma árvore;
- As plantas de outono são mais resistentes à geada.
Há também desvantagens, porque a árvore terá que sobreviver ao inverno quase imediatamente após o plantio.
É melhor executar o procedimento quando a planta deixa cair as folhas.
Quanto ao momento, eles dependem da região e do clima inerente. O principal é pegá-lo antes da geada: plantar uma pêra deve ser feito um mês antes que a temperatura comece a cair abaixo de zero.
No verão
Para o plantio de verão, geralmente são usadas mudas com um sistema radicular fechado (em recipientes). O plantio de tais plantas pode ser realizado a qualquer momento. Árvores em contêineres são caracterizadas pela maior porcentagem de sobrevivência. O principal é que, ao plantar, remova cuidadosamente as mudas do tanque para que a terra não se desfaça. Caso contrário, a planta pode ficar doente ou morrer.
Datas de chegada em diferentes regiões
Cada região tem suas próprias datas de plantio, que devem ser seguidas.
Faixa do meio
Na faixa do meio, a pera pode ser plantada na primavera e no outono. Muitos jardineiros preferem o outono, porque neste momento a maior seleção de mudas é oferecida. A primavera também é adequada para o plantio devido ao alto teor de umidade no solo. As datas de plantio de pêra na primavera são em abril, no outono - do final de setembro e todo o mês de outubro.
Sibéria
Na Sibéria e nos Urais, uma pêra também pode ser plantada na primavera e no outono. Como a cultura acorda tarde demais, a sobrevivência será boa. No período de plantio no outono, medidas devem ser tomadas para proteger a árvore dos roedores e da luz solar, por exemplo, para branquear o tronco. O plantio de primavera exigirá manutenção mais cuidadosa, e atenção especial deve ser dada à rega, especialmente até que as mudas sejam colhidas.
Primorye
No Território de Primorsky, recomenda-se plantar uma pera exclusivamente na primavera, pois as características climáticas dessa região levarão ao fato de que as mudas durante o plantio de outono provavelmente congelarão e secarão.
Regiões do norte
Nas regiões do norte, por exemplo, em Leningrado, o plantio de peras deve ser feito na primavera. O plantio de outono devido ao clima desta região definitivamente não é adequado para uma pêra.
Vídeo: datas de plantio de árvores frutíferas
Quando é melhor transplantar uma pêra
É necessário transplantar a pêra para um novo local; é necessário saber em quanto tempo realizar esse procedimento para que a árvore se enraíze o mais rápido possível. O transplante da cultura em questão pode ser realizado na primavera e no outono.
Na primavera
Durante este período, jovens pereiras são transplantadas. Para saber quando começar a trabalhar, você precisa monitorar a condição das árvores. Quando a neve derrete, mas os brotos ainda não estão inchados, é hora de começar o transplante, ou seja, no início da primavera.
Outono
O transplante de outono fornece desenvolvimento ativo do sistema radicular. Antes que as geadas cheguem, a árvore terá tempo para criar raízes e, com o advento da primavera, novos brotos começarão a se desenvolver. A mudança no outono permite que você se adapte rapidamente às novas condições e inicie o processo de desenvolvimento. Se esse período for quente e longo, as plantas mais tarde entrarão em estado inativo. Portanto, o momento do transplante ocorre no final de outubro e no início de novembro. Antes que o frio chegue, a árvore terá tempo para se preparar.
No inverno
Se a região é caracterizada por um clima ameno, as pereiras adultas podem ser transplantadas no inverno, na ausência de neve e em uma temperatura de cerca de 0 ° C. Nesse caso, o rebento é desenterrado com um grande pedaço de terra para evitar derramamento do solo e danos às raízes. Ao transplantar em clima frio (-10 ° C e abaixo), o sistema radicular pode congelar.
Vídeo: quando é melhor transplantar mudas
Quais árvores são adequadas para transplante?
Se você precisar transplantar uma pera, uma nuance importante deve ser levada em consideração: quanto mais velha a árvore, pior ela tolera esse procedimento. O melhor de tudo é que a mudança de local de crescimento é realizada por árvores aos 2-3 anos de idade. Bons resultados de sobrevivência são apresentados por plantas com estoque vegetativo. Essas árvores são capazes de restaurar o sistema radicular, que é colocado no nível da genética.
Caldo vegetativo - caldo clonal, obtido por propagação por camadas ou estacas.
Uma árvore adulta com mais de 15 anos não pode ser transplantada. Isso se deve ao fato de o sistema radicular da planta ser grande e durante a escavação, a maior parte dela pode ser danificada. As raízes restantes não serão capazes de fornecer à árvore a nutrição necessária. Antes de prosseguir com um transplante, é necessário inspecionar a árvore em busca de doenças. Uma boa muda de pera deve ser flexível, com galhos elásticos e um tronco, com uma casca saudável, sem manchas e danos. Se forem detectadas áreas doentes, elas serão imediatamente removidas.
Apesar do fato de a pêra ser uma cultura que adora calor, escolhendo uma variedade regionalizada e plantando a tempo, você pode cultivar uma árvore saudável e forte. As opiniões dos jardineiros quanto ao horário do plantio diferem, mas, seguindo as informações apresentadas, será mais fácil fazer uma escolha.