No armário de remédios, você pode encontrar ferramentas que se encaixam e no jardim. Uma dessas drogas - conhecido por toda a amônia, um "agrícola" que descrevem as propriedades do artigo.
- Álcool de amônia - composição
- Propriedades úteis da solução de amônia no controle de pulgões
- Como livrar-se de pulgões por meio de amônia, a instrução sobre o processamento de fábricas
- Existe algum dano à amônia: medidas de segurança ao trabalhar com a droga e primeiros socorros
Álcool de amônia - composição
Esta preparação é universal devido aos seus componentes. Por classificação científica, é chamado uma solução aquosa de hidróxido de amônio (em outras palavras, é amônia ou tintura de amônia).
A água age como um elemento auxiliar. O líquido incolor usa-se, em primeiro lugar, na medicina, mas também para necessidades domésticas, também fará. É um composto nitrogenado, que pode ser usado como fertilizante para plantas e um meio de controlar pragas.
Devido ao odor acentuado e característico, é difícil confundi-lo com outros medicamentos da caixa de remédios caseiros. À venda é oferecido como uma solução a 10%, vertida em garrafas (10, 40, 100 ml). Também há ampolas de 1 ml.
Propriedades úteis da solução de amônia no controle de pulgões
Horticultores experientes sabem que as pragas não toleram o cheiro forte desse remédio. É usado com sucesso contra moscas da cebola e um urso, wireworms e formigas, mas o principal "cliente" é pulgões. O nitrogênio contido na solução é perfeitamente tolerado pelas próprias plantas, enquanto as pragas não toleram isso. A cobertura periódica foliar estimula o crescimento e é uma medida preventiva na luta contra as pragas.
Antes de descrever como a amoníaco "funciona" contra pulgões, considere seu impacto sobre as culturas vegetais. Este fertilizante não é acumulada pelas plantas, e o "score" com o arbusto de amoníaco não vai funcionar.
Para proteger contra pulgões, a amônia é usada devido à sua toxicidade e odor agudo. Mesmo uma dose insensível aos seres humanos é fundamental para os insetos. Isto também se aplica a vespas, formigas, medvedok e outros convidados não convidados no jardim. Todos eles não toleram a ação dos álcalis (e a amônia é apenas um deles).
Como livrar-se de pulgões por meio de amônia, a instrução sobre o processamento de fábricas
Todos podem preparar uma composição protetora. Para isso você precisa:
- Pré-rale o sabão (100 - 200 g). Qualquer, mais importante, que sem sabor. O econômico também fará.
- A migalha resultante é diluída com um litro de água destilada aquecida, após o que esta solução é despejada em um balde de água comum por uma corrente fina.
- Esperamos quando o cereal se instala e as bolhas aparecem, e derramamos os restos.
- Adicione um frasco com 25% de amônia (com base em 50 ml / 10 litros de água).A dosagem pode ser alterada dependendo do recipiente, mantendo a proporção.
Quando a composição está pronta, o controle de pragas com amônia começa imediatamente - é impossível deixar um recipiente por um longo tempo. Partículas de sabão "grudam" a solução das folhas e brotos, para que os insetos não desapareçam. Para o tratamento de plantas será necessário um regador com um bocal "grande". Devido à volatilidade da base de amônia, o gotejamento deve vir com um spray.
Um pequeno bocal irá simplesmente pulverizar a substância ativa, que não terá tempo para entrar nas folhas. Ao usar o pulverizador, o esquema é o mesmo - coloque uma ponta grande (o modo "nevoeiro" é indesejável).
Tal tratamento pode ser realizado em diferentes momentos: após o amanhecer (em dias nublados) ou após a rega, ao entardecer de um dia ensolarado.
Para uma pequena seção, a periodicidade padrão de tal trabalho - uma vez por temporada. Para um densamente habitado, impressionante no tamanho da casa, você pode precisar de re-spray (com um intervalo de duas semanas).
Algumas variedades de alho e cebola podem eventualmente sinalizar um excesso de nitrogênio (raramente, mas às vezes): os brotos começam a escurecer levemente, tornando-se brilhantes. Particularmente sensível a morangos "excessos" - inspecione regularmente as folhas. O processamento de groselha com amônia é diferente como receita (em vez de sabão, adicione alguns borrões de detergente) e os termos (uma "baía" repetida na presença de pragas é obrigatória).
Como vemos, o álcool é usado em diferentes estágios de crescimento - desde a fase de mudas até a proteção de arbustos e flores adultas. O acima mencionado "excesso de azoto" azoto não deve ser temido, este processo é manifestado apenas em solo oleoso.
Outra nuance com a qual o efeito do álcool nas plantas está associado é que ele não passa absolutamente para a camada de tecido.
Existe algum dano à amônia: medidas de segurança ao trabalhar com a droga e primeiros socorros
Lembre-se que a amônia é um dos venenos fortes. A pele, a membrana mucosa e o trato respiratório são as principais "maneiras" pelas quais ele entra no corpo. O descuido em trabalhar com ele é repleto de envenenamento, o que requer um longo tratamento.
Para produtos contendo amônia, um dos quais é o álcool de amônia, a instrução sobre a embalagem é obrigatória - não seja preguiçoso demais para se familiarizar com ela.
Durante a preparação e pulverização, use luvas de borracha. Além disso, roupas fechadas e proteção para os olhos são úteis. Ao trabalhar com variedades cacheadas ou em uma elevação, você precisa de um capô e um respirador. Estas precauções não serão supérfluas com precisão - casais agressivos são capazes de prejudicar até diferentes coberturas, sem mencionar os órgãos internos de uma pessoa.
O tratamento com amônia também é usado em plantas de efeito estufa e plantas de interior. Aqui a primeira coisa - isso é ventilação. Nas estufas nos meses quentes abrem as molduras e portas para dispersar o ar estabelecido.
No caso de plantas domésticas, a pulverização é realizada em uma varanda ou sacada. Ao mesmo tempo, você precisa estar do lado de barlavento.
Garantir que as plantas só podem se proteger de "manifestações" agressivas da droga.
Considerando o que é útil para jardineiros tal álcool, estamos convencidos das suas propriedades nutricionais e protetoras. Agora, nossos leitores sabem como usar com sucesso a amônia para proteção contra pragas.